Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 25 - domingo, 22 de setembro de 2024
 

Este espaço é para você aprimorar a notícia, completando-a.

Clique aqui para exibir os comentários


 

Os dados aqui preenchidos serão exibidos.
Todos os campos são obrigatórios

Mensagem: Parabéns Montes Claros

Ruth Tupinambá Graça

Você está fazendo 150 anos, minha querida Montes Claros. São 150 anos “De lutas de glórias” como diz o grande poeta Luiz de Paula.
Você ficou mais velha, mas o milagre acontece: você ficou mais bonita.
Você ficou rica, virou Rainha...
Ma eu sou uma grande saudosista e não posso me esquecer da antiga Montes Claros, escura, pequena, escondida e esquecida (pelos nossos governantes) nesse sertão grande, coração das gerais.
Isto foi há muitos anos, quando você era criança e começara a engatinhar.
Lógico que você é muito mais velha, mas eu a alcancei e crescemos juntas e segui os seus passos, e tenho saudade de tudo que vivi. Eu também era criança e como tal, tive uma infância maravilhosa, acompanhando-a no dia-a-dia, eu me sentia feliz com sua beleza, seu crescimento, o labor dos seus filhos, na ânsia de vê-la crescer linda e independente.
Eu me lembro de tudo!
Retirando as pesadas cortinas do tempo, eu vejo-a na sua simplicidade, sem sofisticação, numa verdadeira “meninice”. Na verdade você era escura, a noite, mas em compensação, um céu estrelado luzia e a glorificava, enquanto a lua periodicamente, prateava toda aquela imensidão e as serenatas aconteciam... e a voz daqueles poetas e seresteiros, interpretava todo o amor, toda força, todo o valor de suas lutas e glórias, toda a beleza dos seus “Montes”, do céu estrelado, das manhã lindas com o próprio azul do céu sertanejo, do folclore, das noites enluaradas, enfim todo o “charme de mineira” que a faz tão diferente e querida.
Era um espetáculo maravilhoso (da natureza) e que hoje nem sempre o enxergamos, porque?
Por que tudo mudou. A civilização chegou trazendo um mundo de benefícios e melhoramentos, mas também, privando-nos de coisas que só se conservam em nossos corações.
Hoje estamos todos dominados pela “cibernética”. Prisioneiros e sufocados atrás dos altos muros e cercas elétricas que se multiplicam dia-a-dia em nossa cidade, enquanto correm da violência.
Eu me lembro tanto, era tudo tranqüilo!
A cidade era pacata, simples, como sua própria gente, pouco movimento, livre do “consumismo”
Não existiam bons calçamentos, asfaltos, nem ônibus, apenas algum autom´vole (de políticos mais importantes) “fordeco 24” transitava pelas ruas poeirentas e calçadas a “pé-de-moleque” (calçamento de pedras grandes e redondas) que estragavam os saltos Luiz XV dos sapatos usados naquela época.
Mas aquele “Formigueiro Humano” se explodia para todos os lados procurando meiose recursos financeiros para torná-la independente e brilhante.
Como uma “galinha de longas azas” você acolhia, amorosamente seus filhos e também os forasteiros que por aqui passavam, atraídos pelas notícias de suas riquezas naturais.
Encantados com a sua hospitalidade muitos voltaram e muitos aqui se radificaram criando famílias.
E o milagre aconteceu!
No dia 03/07/1857, (ao som dos foguetes, música, e grande movimento) a Vila de Montes Claros de Formigas, foi elevada a cidade de Montes Claros.
Você foi crescendo, assustadoramente, minha querida Montes Claros, como cresceu os lírios do campo (numa expansão até desordenada) mas impossível de detê-la.
Avenidas presunçosas rasgaram suas pequeninas ruas, os grandes “Largos” (desprovidos de decoração) foram transformados em Praças ajardinadas; o asfalto chegou substituindo os desconfortáveis calçamentos a “pé-de-moleque”. Surgiram Bairros por toda a parte; prédios subindo com apartamentos luxuosos; condomínios fechados com mansões de alto custo. O comércio crescendo assustadoramente, fundaram grandes Faculdades. Nossa cultura e o Folclore, em franco desenvolvimento.
E a Sudene, em boa hora, veio socorrê-la fundando várias Indústrias e outros melhoramentos.
Você hoje é uma grande cidade, uma das melhores do nosso Estado.
É inegável que hoje sua beleza, sua riqueza, seu progresso constante, são frutos da dedicação e amor dos seus filhos, que a amam muito e a competente Administração dos seus governantes.
Você merece todo nosso respeito, minha querida Montes Claros, e temos o dever de prestigiá-la e protegê-la. Pesquisar, interpretar, divulgar fatos históricos, fomentar sua cultura, defender e conservar o Patrimônio Histórico Artístico e Cultural do município e toda região. Não podemos perder sua História. Cidade sem história é como uma ave sem ninho, um Porto sem navios...
Devemos preservá-la, para que no futuro, nossos netos e bisnetos possam nela se espelharem, encontrando ensinamentos que nortearão seus destinos. Felizmente temos agora o Instituto Histórico e Geográfico de Montes Claros I.H.G.M.C., (recém fundado) (para nos orientar e cobrar) graças ao dinamismo e esforço de Wanderlino Arruda, Darío Cotrim, Haroldo Lívio, Luiz Ribeiro seus fundadores.
Hoje é o seu aniversário. Parabéns pelos seus 150 anos.
Envelhecemos juntas, mas com você se dá o contrário: quanto mais vive, quanto mais o tempo passa, mais você cresce, mais nova e mais bonita você se torna.
Obrigada por todas as emoções, alegrias e saudade que a seu lado vivi.
Não sei até quando seremos parceiras e podemos seguir juntas, “pari-passus” por esta estrada brilhante que será o seu destino.
E é com muito orgulho que eu respeito o “Pou-Pourri” de Montes Claros:
“Montes Claros, Montes Claros,
Terra de grande beleza,
Começou no Arraial de Formigas
Transformou numa linda Princesa”.

Preencha os campos abaixo
Seu nome:
E-mail:
Cidade/UF: /
Comentário:

Trocar letras
Digite as letras que aparecem na imagem acima