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Mensagem: Num pé de serra de belo nome estival, Campo Alegre, reuniram-se ontem gerações de uma das famílias mais antigas do norte de Minas, a família Dias. Reagrupuram-se no limpo terreiro de uma casa antiga, sob a sombra de um velho cruzeiro que demarcava uma capelinha. O cruzeiro é só o que restou da capelinha, assentada ao lado de uma casa senhorial de numerosas portas e janelas, de mais de um século. Por décadas, a ermidinha abrigou no seu chão (e abriga, agora, no mato ralo) duas das maiores lendas do Norte de Minas, de todos os tempos: as cinzas de Alfredo Dias, precocemente morto, e de seu pai, o líder do sertão Olímpio Dias (1853-1937). O primeiro foi morto pela irmã, que por sua vez queria impedi-lo de usar as armas, como era do seu feitio, para fazer justiça própria, numa época que cada terra ditava sua lei e escolhia sua autoridade. Pois bem. Ontem não se tratou ali de relembrar a história; tratou-se quem sabe de não desconhece-la. O que se cuida agora, na convocação de família, num leilão com música, saudades e abraços, é tão somente re-unir a força de todos para reerguer o diminuto templo, símbolo que Francisco Sá, o homem, nascido ali perto, chamou de “atalaia avançada dos povoados cristãos”. Da confraternização, uma certeza subiu: a de que, em qualquer época, no futuro próximo ou distante, quando se contar a saga dos homens do Norte de Minas será obrigatório levantar o estigma que marcou o lindo Campo Alegre, e suas repercussões, não para agravar, nem para exultar, mas para registrar. Ali, o coronel da guarda nacional Olímpio Dias por longa quadra recebeu, digamos, refugiados do Norte de Minas, que por uma razão qualquer tinha a vida sob ameaça e que, debaixo da proteção armada dos seus homens, estavam “guardados” até o próximo acontecimento. São lendas e lendas, e muitas mais até que lendas, e que precisam ser recuperadas com a isenção do tempo.É preciso mencionar que um neto daquele chefe, o que enterrou o filho morto pela filha, mais provavelmente vítima do próprio irrefreável voluntarismo, um neto chegou à presidência da Assembléia de Minas. (Aliás, foi o mais novo presidente de toda a historiada Assembléia, Antônio Dias). O clã exerceu influência na vida recente da região e aí estão os descendentes, dispersos por vários ramos, para ajudar a levantar a história como existiu. A família, pelo que se sabe, veio de uma longínqua (no tempo) Mato Verde capitaneada pelo patriarca Justino e ocupou regiões de Francisco Sá, desde o Barrocão até o Campo Alegre. Tinha o costume de casar-se entre si, como os colonos do sul do País, e esta tradição – cuja origem é desconhecida – fez de dobras e redobras uma história que, se já surge esparsa citada nas lendas do Grande Sertão de Guimarães Rosa, dão por si só uma história fantástica, que começará a ser levantada com a ajuda de todos para transformar-se em livro.(Na foto, da segunda metade do século 19, aparece o chefe do clã dos Dias, Justino, rodeado pelos seus filhos homens, da esquerda para a direita: Rochano Dias, Benjamim Dias, Olímpio Dias e João Dias).
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