Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 25 - domingo, 22 de setembro de 2024

Mural

Jornalismo exercido pela própria população

Deixe sua notícia neste Mural, clique aqui para enviar
<< Próxima Página

Mensagem N°69382
De: helio martins Data: Terça 25/10/2011 10:53:02
Cidade: Montes Claros/MG

Empresa esta procurando petroleo e gas na regiao de claucilandia e juramento vi hoje espalhado por todo canto da pista na entrada para juramento e claucilandia fios que vao de 15km ou mais e maquinas enormes que parecem tratores de mineracao ,que servem para gerar tremores de terra para sonda captar os os ruidos e saber na central deles chamada" casa branca",se tem ou nao gas ou petroleo na regiao. segundo mencionado por funcionario de nome Helio que trabalha em uma empreiteira da GLOBAL GEOfysical. http://www.globalgeophysical.com/content.aspx?cid=46

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°69381
De: Mateus Data: Terça 25/10/2011 08:47:45
Cidade: BH

O Aeroporto de Montes Claros/Mario Ribeiro movimentou de janeiro a setembro deste ano 162 759 passageiros, o que corresponde a acréscimo de 80 265 passageiros em relação ao mesmo período do ano passado. O movimento de passageiros mais que dobrou.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°69380
De: Efemérides - Nelson Vianna Data: Terça 25/10/2011 07:19:47
Cidade: Montes Claros/MG

(Durante anos, o escritor e agrimensor Nelson Vianna, nascido em Curvelo e apaixonado por M. Claros, desde que aqui chegou, pesquisou a história da cidade. Foi a arquivos, jornais, revistas e livros, entrevistou pessoas, vasculhou correspondências – enfim, buscou em toda parte fontes que permitissem levantar a história do município de M. Claros. Conseguiu. Processou sua longa procura e publicou "Efemérides Montesclarenses", que cobrem o período de 1707 a 1962, revelando o que - neste período - aconteceu de mais importantes no cotidiano de nossas vidas. Nelson Vianna, apaixonado por M. Claros, reconhecido ao historiador Hermes de Paula, mais novo do que ele, mas seu auxiliar no trabalho, prestou - prestaram os dois, é preciso gritar isto - uma das mais notáveis contribuições à civilização dita montesclarina. Morreu sem ostentar riqueza material, mas o seu legado espiritual cresce a cada dia, embora ainda não seja suficientemente reverenciado. O tempo, sempre ele, também fará esta reparação. Republicar a resenha histórica pacientemente ajuntada pode ser um começo. Pelo calendário do dia, sairá publicado aqui, desde este 12 de janeiro de 2011, o que ele conseguiu desvendar no vasto tempo de 255 anos - entre 1707 e 1962, de uma Montes Claros nascente, criança e juvenil. Ajudará a cidade a se localizar. Talvez, a se achar. E haverá sempre um preito de gratidão a estes dois - Nelson Vianna e Hermes de Paula, e a muitos outros que, no silêncio, onde Deus fala aos Homens, recolhem o aplauso geral):

25 de outubro

1845 - Em sessão ordinária da Câmara Municipal, presidida pelo Vigário Antônio Gonçalves Chaves, lê-se o parecer da comissão encarregada de examinar o local próprio para se fazerem quatro cisternas, ao redor da Vila de Montes Claros de Formigas, que sirvam para água potável e lavagem de roupa no tempo da sêca, sendo de opinião que a Vargem é local apropriado para duas cisternas, podendo as outras duas se localizarem além da ponte, nas proximidades desta.
1866 - Falece o dr. Jerônimo Máximo de Oliveira e Castro. Nasceu, em Ouro Prêto, a 14 de julho de 1806, diplomando-se, em São Paulo, pela Faculdade de Direito, a 17 de março de 1831. Logo depois de formado, entrou para a magistratura, nomeado para a Vila de Montes Claros de Formigas, onde foi o primeiro Juiz de Direito da Comarca. Transferido para outras Comarcas, sempre era conservado ou recolocado na de Montes Claros, a pedido não só da Câmara Municipal, como de tôda a População local, ao Govêrno da Província. Todos se acostumaram a respeitá-lo e mesmo a amá-lo, tendo-o como Juiz incorruptível, justo, guardião da Justiça e da tranquilidade dos seus jurisdicionados. Foi vereador à Câmara Municipal. Casou-se, em primeiras núpcias, com dona Mariana Versiani e, em segundas, com dona Joana do Carmo. Orsini e Castro.
1872 - A ata especial da última apuração de votos da 11.ª eleição de vereadores à Câmara Municipal de Montes Claros, para o próximo quatriênio de 7 de janeiro de 1873 a 7 de janeiro de 1877, registra os nomes, a começar pelos mais votados: Francisco Durães Coutinho, 1558 votos; Luis Ribeiro da Silva, 1549; Antônio José de Oliveira, 1517; Manoel José de Sousa, 1517; Manoel Carlos de Oliveira, 1515; Felipe Agostinho Velloso, 1515; Antônio José Domingues, 1514; João Luiz Procópio, 1512; Luciano Fernandes de Aguiar, 1512; cap. Cesário José da Mota, 513; e outros menos votados. Ordenou-se a expedição dos diplomas dos nove primeiros mais votados, ficando os demais na suplência.
1896 - Na sessão da Câmara Municipal de Montes Claros, tendo como Presidente em exercício o tte. Ezequias Teixeira de Carvalho, Agostinho Detalonde Lopes toma posse do cargo de Diretor-Gerente e Revisor da tipografia da Imprensa Oficial do município, cargo para
o qual fôra nomeado na presente data.
1919 - A “Gazeta do Norte”, desta data, noticia que Olympio Prates assumiu o cargo de Coletor interino das Rendas Estaduais do município de Montes Claros, como Escrivão da referida Coletoria.
1922 - Pela lei municipal n.° 480, é orçada a receita do município de Montes Claros, para o exercício de 1923, em 118:580$000 e fixada a depesa em igual quantia.
1923 - Pela lei municipal n.º 540, fica considerada, para todos os efeitos legais, zona urbana, a área compreendida no seguinte perímetro:
“Da barra da barroca do Simão no rio Vieira, por esta barroca acima até o ponto onde fica a sua cabeceira, num poço que existe em um pasto de propriedade do cap. Joaquim Alves Sarmento, tido como cabeceira da aludida barroca; por uma reta, na direção N. O - S. E., até onde encontrar a reta em prolongamento da rua Tiradentes; seguindo por esta reta até uma distância de mil metros, pela estrada que, da cidade, vai para Juramento, na direção de O. a L., daí, por outra reta, até a cabeceira da barroca dos Macacos, na falda do Morrinha, na direção N. a S.; daí por uma reta que, faldeando o referido Morrinho, vai até à cabeceira da barroca do Genipapo, em direção de L. a O.; por esta barroca abaixo até a sua foz no rio Vieira; por êste rio abaixo, até a barroco. do Simão, no ponto de partida.
§ Único. Esta área será aumentada para Leste, no planalto que fica à margem esquerda do córrego do Cintra, de tantos metros quantos sejam necessários para abranger, na zona urbana, a Estação futura, oficinas e depósitos da Estrada de Ferro Central do Brasil “.
- Pela lei municipal n.° 543, é orçada a receita do município de Montes Claros, para o exercício de 1924, em 196:680$000, sendo fixada a despesa em igual quantia.
1942 - Falece, em Belo Horizonte, dona Januária Lafetá Prates. Nasceu em Coração de Jesus em 1875, filha do comendador Januário da Costa Lafetá e dona Olegária Ferreira da Costa Lafetá. Era viúva do major Antônio Prates Sobrinho, antigo advogado em Montes Claros.
1959 - Falece Antônio Versiani Athayde, aos 67 anos de idade. Era filho de Francisco de Sousa Athayde e dona Augusta Versiani Athayde. Foi fazendeiro, criador e invernista nos municípios de Montes Claros e Coração de Jesus. Casou-se, em primeiras núpcias, com dona Pedrelina Alencar Athayde, em segundas, com dona Alíria Prates Athayde.
- Falece Clarindo Sã. Nasceu em Mato Verde, Minas, a 8 de junho de 1889. Era fazendeiro e comerciante. Casou-se com dona Elvina Barbosa Sã.
1962 - Falece, em Belo Horizonte, dona Cândida Mendes de Siqueira Câmara (Doninha). Nasceu em Salinas a 25 de agôsto de 1884, filha de Luiz Mendes Pereira e dona Cândida Thiaguina de Siqueira. Foi professôra, em Montes Claros, durante cêrca de quarenta anos, cargo no qual se aposentou. Casou-se com o prof. João de Andrade Câmara, fazendeiro e antigo Coletor das Rendas Estaduais e Federais, no município de Montes Claros.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°69379
De: Ruth Tupinambá Data: Segunda 24/10/2011 13:36:20
Cidade: MG  País: Brasil

Uma Boa Noticia

Ruth Tupinambá Graça

Paira no ar uma boa noticia vinda do Centro Cultural de nossa terra: a fundação de uma Banda de Música.
Confesso que fiquei muito contente. É o que nossa terra precisa e merece: com seu grande desenvolvimento político e social ( tantos anos de existência e um número considerável de habitantes) já deveria possuir uma Banda de Música para abrilhantar suas festividades políticas e sociais.
É triste dizer: Montes Claros já teve uma Banda de Música (a Euterpe Montesclarense), que por displicência dos nossos governantes , desapareceu , deixando-nos uma grande tristeza e saudade. Fundada em 1856, quando nossa cidade era apenas a Vila de Montes Claros das Formigas, por uma grande mulher: Dona Eva Barbosa Teixeira de Carvalho (irmã do nosso saudoso prefeito Dr. Santos), uma musicista inata que sonhava com uma Banda de Música para nossa terra.
Apesar das dificuldades ela não desistia e conversando com o Coronel Prates, Padre Chaves e Dr. Carlos Versiani, (pessoas influentes da época) o entusiasmo cresceu, aumentando o sonho daquela gente e a possibilidade de realizá-lo.
Difícil era achar um bom Mestre da Música. Entusiasmado, o Dr. Carlos Versiani mandou buscar um maestro em Diamantina e um mês depois chegava à Vila de Formigas o famoso músico Risério Alves Passos , o"Mestre Risério".Tudo era difícil naquela pequena Vila, mas o entusiasmo e força de vontade venceram as dificuldades. Até os "coronéis", deixando de lado as "rixas" políticas, se entregaram de corpo e alma numa cooperação geral na organização da sonhada Banda. Os ensaios corriam com dedicação, pontualidade dos músicos e a vigilância da Dona Eva.
E, no mês de Julho de 1857 ,a Banda Euterpe Montesclarense tocou em público pela primeira vez, nos festejos da passagem de Vila de Montes Claros das Formigas para Cidade de Montes Claros. Anos depois com a morte do "Mestre Risério" (primeiro Regente) e do segundo , Professor Justino Guimarães, filho da Dona Eva e Pedro Guimarães, dois grandes músicos, a Banda quase desapareceu. Sobrevivia aos trancos e barrancos, graças à perseverança dos músicos, fazendo este trabalho sem remuneração. Tocavam pelo prazer de tocar em todas as festividades da nossa cidade. E como se sentiam felizes dentro daqueles uniformes, empunhando seus instrumentos!
Suaram para angariar verbas junto à população para comprar novos instrumentos, cavaletes individuais, cadeiras e até uniformes brancos com botões dourados e bonés enfeitados com galões para os dias de gala. A cidade foi crescendo. Alguns músicos morreram. Em 1906 a Banda foi toda reformada, com 26 figuras, instrumentos novos, cadeiras e estantes portáteis individuais e dois uniformes, sendo um de gala. Assim foi legalmente constituída com estatuto registrado, amparada por uma diretoria externa.
Foi nesta época que eu conheci a Banda, já com meus oito anos morando na Praça da Matriz. Adorava vê-los ensaiar.
Os músicos já eram outros, sendo todos meus vizinhos. Á tardinha, o piston do Augustão Teixeira (apaixonado pela Banda), quebrava o silêncio daquela Praça antiga, chamando os músicos. Dava gosto vê-los chegando, um a um, afobados, trazendo seus instrumentos de metal dourado, polidos e lustrosos Durante muitos anos a casa do Augustão, no inicio da Rua Justino Câmara, na entrada da Praça, foi o ponto de encontro desses homens extraordinários que tanto lutaram e se esforçaram para que a Banda Euterpe Montesclarense sobrevivesse. Ensaiavam lindos "dobrados", marchas militares e valsas. As festas de Agosto se aproximavam e a Banda não podia "fazer feio" nas missas dos Reinados de Nossa Senhora, São Benedito e na Procissão do Divino ou nas empolgantes "cavalhadas," um belo espetáculo em que a Banda tinha papel importante
E também nas estréias dos circos, com as melodiosas valsas. Estas comemorações tradicionais da cidade eram animadíssimas. Começavam às quatro da madrugada com a alvorada. Era uma delicia! Acordávamos com o som da música, o pipocar dos foguetes e o repicar dos sinos da velha Matriz. Tudo era tão simples! Abriam-se as janelas que, de repente, ficavam cheias de curiosos. Outros corriam para a rua, eufóricos, para ver a Banda passar...
Um céu lindo estrelado era testemunho da alegria daquele povo simples, enquanto uma brisa leve, gostosa, passava levantando os cabelos e provocando arrepios...
Tudo tão natural, interessante...
A Banda passava imponente no seu uniforme branco, retumbando seus instrumentos, dando um show de alegria, deixando em nossos ouvidos os sons doces e melodiosos daqueles celebres dobrados. Aos domingos, tínhamos retretas na Praça da Matriz (apenas um Largo enorme com um coreto no centro). Era ali que a Banda ficava por duas ou três horas deliciando nossos ouvidos com suas músicas. Todos se juntavam para ouvir: crianças e velhos. Os casais de namorados tornavam-se mais românticos e apaixonados, os velhos, lembrando-se dos tempos passados escutavam embevecidos. E a criançada aproveitava para brincar, correndo em volta do Coreto, escondendo-se no meio da multidão, esbarrando-se, de propósito, nos casais de namorados, só para vê-los atrapalhados, as caras assustadas das mocinhas que se encabulavam, Anos mais tarde os ensaios passaram para a casa do tio Basílio (pai do Dr. Hermes de Paula) que na época era o Presidente da Banda e se sentia muito lisonjeado. Após os ensaios a tia Joaquina preparava "aquele café" para os músicos com biscoitos e bolos variados, famosos e feitos especialmente para o "café dos músicos”. Nesta hora apareciam muitos "filantes" daquele cafezinho gostoso e caprichado... Infelizmente alguns daqueles dedicados músicos morreram. Os dirigentes da nossa cidade tinham as vistas voltadas para empreendimentos mais lucrativos e numa displicência total e falta de sensibilidade deixaram a Banda Euterpe Montesclarense morrer abandonada. Será que nos meus 95 anos terei o prazer de ver novamente a Banda passar?
Que Deus ilumine o Secretário da Cultura de Montes Claros. Acredito que ele é bastante sensível, como vem demonstrando.
Apoiado pela nossa comunidade e dirigentes da Prefeitura, que estão reconhecendo que o "SER é muito mais importante que o "TER", a notícia da fundação de uma Banda de Música transformar-se-á em realidade e a Banda Euterpe Montesclarense ressuscitará.

(N. da Redação: Ruth Tupinambá Graça, de 95 anos, é atualmente a mais importante memorialista de M. Claros. Nasceu aqui, viveu aqui, e conta as histórias da cidade com uma leveza que a distingue de todos, ao mesmo tempo em que é reconhecida pelo rigor e pela qualidade da sua memória. Mantém-se extraordinariamente ativa, viajando por toda parte, cuidando de filhos, netos e bisnetos, sem descuidar dos escritos que invariavelmente contemplam a sua cidade de criança, um burgo de não mais que 3 mil habitantes, no início do século passado. É merecidamente reverenciada por muitos como a Cora Coralina de Montes Claros, pelo alto, limpo e espontâneo lirismo de suas narrativas).

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°69377
De: Efemérides - Nelson Vianna Data: Segunda 24/10/2011 09:15:39
Cidade: Montes Claros-MG

(Durante anos, o escritor e agrimensor Nelson Vianna, nascido em Curvelo e apaixonado por M. Claros, desde que aqui chegou, pesquisou a história da cidade. Foi a arquivos, jornais, revistas e livros, entrevistou pessoas, vasculhou correspondências – enfim, buscou em toda parte fontes que permitissem levantar a história do município de M. Claros. Conseguiu. Processou sua longa procura e publicou "Efemérides Montesclarenses", que cobrem o período de 1707 a 1962, revelando o que - neste período - aconteceu de mais importantes no cotidiano de nossas vidas. Nelson Vianna, apaixonado por M. Claros, reconhecido ao historiador Hermes de Paula, mais novo do que ele, mas seu auxiliar no trabalho, prestou - prestaram os dois, é preciso gritar isto - uma das mais notáveis contribuições à civilização dita montesclarina. Morreu sem ostentar riqueza material, mas o seu legado espiritual cresce a cada dia, embora ainda não seja suficientemente reverenciado. O tempo, sempre ele, também fará esta reparação. Republicar a resenha histórica pacientemente ajuntada pode ser um começo. Pelo calendário do dia, sairá publicado aqui, desde este 12 de janeiro de 2011, o que ele conseguiu desvendar no vasto tempo de 255 anos - entre 1707 e 1962, de uma Montes Claros nascente, criança e juvenil. Ajudará a cidade a se localizar. Talvez, a se achar. E haverá sempre um preito de gratidão a estes dois - Nelson Vianna e Hermes de Paula, e a muitos outros que, no silêncio, onde Deus fala aos Homens, recolhem o aplauso geral):

24 de outubro

1834 - A Câmara Municipal de Montes Claros de Formigas comunica ao Govêrno da Província que o professor de Instrução Primária desta Vila, Luiz José de Azevedo, “é sem aptidão e desleixado”, pelo que vai suspensa a Escola que só se restabelece, a 16 de setembro de 1835, sob a direção do prof. Vicente José de Figueiredo.
1836 - Perante o Presidente da Câmara Municipal de Montes Claros de Formigas, cel. José pinheiro Neves, o cap. José Joaquim Marques toma posse do cargo de Juiz de Órfãos desta Vila.
1878 - “A Actualidade”, desta data, noticia que Felicíssimo Teixeira de Carvalho foi provido na serventia vitalícia de 2.° Tabelião do Têrmo de Montes Claros.
1890 - A turma de engenheiros que partiu do pôrto de Extrema, no rio de São Francisco, fazendo a exploração do traçado da Estrada de Ferro Extrema-Montes Claros, chega, com os serviços, ao arraial de Coração de Jesus.
1919 - Pela lei municipal n.° 393, fica a Municipalidade de Montes Claros autorizada a conceder a quantia de 50$000 mensais ao Delegado de Polícia em exercício no município, qualquer que seja a sua categoria.
1926 - Pela lei municipal n.° 632, é orçada a receita do município de Montes Claros, para o exercício de 1927, em 230:500$000 fixando-se a despesa em igual quantia.
1952 - E’ inaugurada a Cantina Escolar Gentil Gonzaga, no Grupo Escolar Francisco Sã, na cidade de Montes Claros.
1954 - Realiza-se, na sede da Associação Rural de Montes Claros, uma assembléia geral para a fundação de uma Cooperativa Agro-Pecuária Regional, já tendo para tal fim efetuado reuniões preparatórias que se iniciaram no dia 21, prosseguindo nos dias 22 e 23 de outubro, sendo finalmente organizada. Procedendo-se eleição de sua primeira Diretoria, foi escolhido para Presidente o dr. Antônio Augusto Athayde.
1958- Inaugura-se o Gabinete Dentário, no 10.º Batalhão de Infantaria, sediado na cidade de Montes Claros, assumindo a direção do Gabinete o cirurgião-cientista Sargento João Batista. Vianna.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°69376
De: Evaldo Data: Domingo 23/10/2011 17:39:20
Cidade: BH

17/10/11 - 11h30 Tráfego na BR 135, perto de Corinto, continua difícil, devido a acidente que matou três motoristas, hoje de manhã. (Tráfego só foi restabelecido na madrugada de terça-feira)
A reforma da BR 135, que andava caindo aos pedaços no trecho M. Claros/Corinto, desviou uma enorme quantidade de caminhões e carretas que usavam outras rotas. Como praticamente não há policiamento ao longo da estrada, caminhoneiros sem alma - não todos, mas muitos - estão fazendo da pista uma roleta russa. Entrar nas estradas brasileiras virou operação de risco. Tanto que muita gente está evitando viajar para Belo Horizonte/Montes Claros pelo trecho recuperado. Prefere passar por Pirapora, o que aumenta o percurso mas diminuiu o risco, uma vez que por Pirapora o tráfego é menor. Chegamos a tanto com a impunidade,também nas estradas.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°69375
De: Lucy Data: Domingo 23/10/2011 17:32:15
Cidade: M. Claros

Tá feia a coisa. Ladrão com piercing na sombrancelha, acompanhado de outro, ambos armados, roubaram supermercado na rua Agapanto, bairro Sagrada Família, às 13h30 de sábado. Foi-se o tempo em que ladrão procurava se esconder. Agora, exibem a cara e o piercing de sombrancelha. E fica tudo por isto mesmo. Em tempo: fugiram de moto, como quase sempre. Tomaram celulares, dinheiro e carregaram uma caixa de cerveja. Muito folgados.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°69374
De: Eliane Assis Data: Domingo 23/10/2011 17:31:27
Cidade: Belo Horizonte

Quero agradecer a todos, solidariedade a nossa familia neste momento tão difícil.Alexandre viveu intensamente a vida e foi feliz da maneira dele, sempre com humildade e alegria.Vai fazer muita falta e vou sentir muita saudade deste sobrinho querido e maravilhoso que era.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°69373
De: Ernani Data: Domingo 23/10/2011 17:27:00
Cidade: M. Claros

Raio o sol agora em Montes Claros, depois de uma semana de tempo enfarruscado, e frio. A previsão de chuvas para Montes Claros é declinante, até a virada do mês. Cinco milímetros hoje, 5 milímetros amanhã e praticamente mais nada. Com a história do frio, choveu pouco na cidade. Esperemos pela próxima rodada de chuvas, quando Deus achar melhor.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°69372
De: Efemérides - Nelson Vianna Data: Domingo 23/10/2011 12:02:27
Cidade: Montes Claros/MG

(Durante anos, o escritor e agrimensor Nelson Vianna, nascido em Curvelo e apaixonado por M. Claros, desde que aqui chegou, pesquisou a história da cidade. Foi a arquivos, jornais, revistas e livros, entrevistou pessoas, vasculhou correspondências – enfim, buscou em toda parte fontes que permitissem levantar a história do município de M. Claros. Conseguiu. Processou sua longa procura e publicou "Efemérides Montesclarenses", que cobrem o período de 1707 a 1962, revelando o que - neste período - aconteceu de mais importantes no cotidiano de nossas vidas. Nelson Vianna, apaixonado por M. Claros, reconhecido ao historiador Hermes de Paula, mais novo do que ele, mas seu auxiliar no trabalho, prestou - prestaram os dois, é preciso gritar isto - uma das mais notáveis contribuições à civilização dita montesclarina. Morreu sem ostentar riqueza material, mas o seu legado espiritual cresce a cada dia, embora ainda não seja suficientemente reverenciado. O tempo, sempre ele, também fará esta reparação. Republicar a resenha histórica pacientemente ajuntada pode ser um começo. Pelo calendário do dia, sairá publicado aqui, desde este 12 de janeiro de 2011, o que ele conseguiu desvendar no vasto tempo de 255 anos - entre 1707 e 1962, de uma Montes Claros nascente, criança e juvenil. Ajudará a cidade a se localizar. Talvez, a se achar. E haverá sempre um preito de gratidão a estes dois - Nelson Vianna e Hermes de Paula, e a muitos outros que, no silêncio, onde Deus fala aos Homens, recolhem o aplauso geral):

23 de outubro

1835 - Manoel Gonçalves Pires presta juramento e toma posse do cargo de Escrivão da 28.ª Coletoria.
1851 - Lê-se, em sessão ordinária da Câmara Municipal de Montes Claros de Formigas, uma petição do dr. Tertuliano Antônio Alves Pires, requerendo que se lhe ateste o tempo que serviu de Juiz de Direito Substituto desta Comarca, mencionando-se o dia em que começou a exercer êsse emprêgo e o dia em que deixou de o fazer.
1853 - Falece o padre Antônio Teixeira de Carvalho, aos 68 anos de idade. Nasceu em Paracatu, Minas, transferindo-se para a antiga Contendas e mudando-se dali para a Vila de Formigas, a convite do padre Antônio Gonçalves Chaves. Aqui foi Delegado do 7.° Círculo Literário, Juiz de Paz da Vila e vereador à Câmara Municipal, eleito para o período de 1849 a 1853.
1907 - Falece o tte. cel. Francisco Durães Coutinho. Nasceu na fazenda Lama Preta, município de Montes Claros, a 22 de março de 1846, filho de Antônio Durães Coutinho e dona Maria da Conceição Velloso. Veio para Montes Claros a 25 de junho de 1859, aqui cursando as aulas dos melhores professôres do lugar. Trabalhou, a princípio, como caixeiro e depois, em 1867, já abria a sua casa comercial. A 3 de agôsto dêste mesmo ano, casou-se com dona Cândida Rosa de Sousa. Eleito Presidente da Câmara Municipal de Montes Claros em 1872, para o próximo quatriênio, tomou posse do referido cargo a 7 de janeiro de 1873. Foi nomeado Delegado de Polícia do município de Montes Claros em 1877, tendo sido provido na serventia vitalícia do Ofício de Contador do Têrmo a 18 de janeiro de 1878.
1922 - Falece dona Maria da Conceição Spyer Machado. Nasceu em Montes Claros a 1.° de maio de 1895, filha de Antônio Augusto Spyer e dona Maria Vicentina dos Santos Spyer. Casou-se com João Corrêa Machado, fazendeiro no município de Montes Claros.
1923 - Pela lei municipal n.° 357, fica decretado o fechamento das oficinas de barbeiros e cabeleireiros aos domingos, na zona urbana de Montes Claros.
1935 - E’ inaugurado, às 18 horas, em Montes Claros, o primeiro chafariz público, situado no bairro do Morrinho. O ato contou com a presença do dr. José Antônio Saraiva, Prefeito Municipal de Montes Claros, do dr. Silviano Azevedo, engenheiro encarregado das obras de canalização e grande massa popular.
1941 - Falece dona Emilia Eugênia Pimenta Couy. Nasceu a
13 de novembro de 1861, filha de Domingos Pimenta de Figueiredo e dona Maria Cândida Soares Pimenta. Era viúva de Félix Alexandre Netuno Couy.
1944 - Inaugura-se a agência do Banco de Crédito e Comércio de Minas Gerais, à rua Camilo Prates, em Montes Claros. A bênção das instalações foi oficiada por monsenhor Osmar Novais Lima, falando o dr. Oscar Negrão de Lima, Superintendente do referido Banco, logo após. O primeiro agente do estabelecimento bancário ora inaugurado é, na cidade de Montes Claros, o dr. João Gomes Leite.
1948 - Falece dona Geralda Prates de Loyola, aos 35 anos de idade. Nasceu em Montes Claros, filha do prof. Carlos Catão Prates e dona Jacintha Soares de Sã. Era casada com Josias Loyola, comerciante em Montes Claros.
1952 - Falece Genésio José Tolentino, Nasceu em Espinosa, Minas, a 11 de dezembro de 1888, filho de Sebastião José Tolentino e dona Honorata Geraldina Tolentino. Residiu em sua terra natal onde foi comerciante e fazendeiro e tarefeiro da estrada de rodagem Espinosa-Matias Cardoso, tendo exercido os cargos de Delegado de Polícia, Promotor de Justiça e de Juiz de Paz. Nomeado Prefeito Municipal de Espinosa, exerceu a função até 1934. Transferindo-se em agôsto de 1934 para Montes Claros, dedicou-se ao comércio nesta cidade. Casou-se, a 22 de abril de 1908, com dona Orlinda Caldeira Tolentino.
1953 - Falece o dr. José Barbosa Neto. Nasceu em Montes Claros, a 15 de março de 1887, filho do oficial reformado da Polícia mineira, Antônio Fernandes Barbosa e dona Odília Ondina Guimarães. Era cirurgião-dentista, Tabelião do cartório do 3.° Ofício, de Montes Claros e casado com dona Olga Prates Barbosa.
1960 - E’ fundado O Orbis Clube de Montes Claros, tendo como
primeiro presidente Antônio Carlos do Amaral. Deu-se a reunião na sede da Companhia Telefônica de Montes Claros, sob a orientação de Hildebrando Mendes. A nova entidade terá 25 sócios e sua atual Diretoria foi escolhida provisoriamente.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°69371
De: Charles Data: Domingo 23/10/2011 02:35:21
Cidade: Florida  País: EUA

Cumpro o pessado dever de comunicar o falecimento do nosso amigo Geraldo Vieira Leite, noso querido Lele, ex integrante dos times de futebol do Bariri e do Tiradentes e Fiscal da da Prefeitura de Montes Claros. Recebi esta noticia hoje da amiga Berenice Brandao de Brasilia;"Lamento te dar essa noticia seu amigo Lelê faleceu dia 16-10-2011 Foi cremado.O filho Reges vai levar as cinzas para jogar no rio verde no dia 01-11 dia dos finados.Acho que Lelê não aguentou o tratamento agora ele esta em paz um abraço Charles. (...) Conheci Lele em 1970, recem chegado da gringolandia e ele foi um dos poucos e duradouros amigos de MOC. Ele me ensinou as entrancias e saidas da vida noturna de MOC. Logo depois passamos a pescar todos os finais de semana no Rio Verde. Na Sexta pela noite faziamos a feira no bar do Beto, acompanhado do famoso salame da Otani do seu Orlando e no Sabado pela manha pegavamos o trem na Central do Brasil, rumo a Bahia e deciamos em Uratinga, onde o poco da jega nos esperava com aquela sombra e aquele remso propicio para pegar surubims.Depois de 25 anos morando fora, consegui voltar e passei o ano de 2008 em MOC, e passei muito tempo convivendo com LELE e escutei e gravei na minha memoria, todos os seus causos. Quando o vi pela ultima vez, no fundo ja sabia que nao o veria jamais em vida, mas mesmo asim, como bons mineiros prometemos nos encontrar asim que a vida nos permitise. (...)Charles [email protected]

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°69370
De: Hoje em Dia Data: Sábado 22/10/2011 13:26:43
Cidade: Belo Horizonte/MG

Polêmica na lei de zoneamento – Girleno Alencar – O novo zoneamento urbano de Montes Claros, no Norte de Minas, está gerando polêmica. Apesar de os primeiro estudos realizados pelo núcleo regional do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) apontarem um processo de verticalização de áreas nobres da cidade, com o bairro Ibituruna, o secretário de Obras, João Henrique Ribeiro, afirma que o projeto, na verdade, impede a construção de prédios residenciais e comerciais no local. Como a proposta foi encaminhada na terça-feira pelo prefeito Luiz Tadeu leite, para a Câmara Municipal, o vereador Cláudio Rodrigues de Jesus pediu um estudo técnico, diante das suspeitas de que a nova lei de zoneamento permitiria a transformação de área residencial e comercial na confluência dos bairros São José e Roxo Verde, para atender a políticos da cidade. “Assim como permitiria a construção de prédios de nove andares no Bairro Ibituruna”, diz. O parlamentar alega que o projeto é recheado de dados técnicos e, por isso, pediu o parecer de entidades como o Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Minas Gerais (Crea-Minas), o IAB e a Associação dos Engenheiros do Norte de Minas. O secretário municipal de Obras nega as suspeitas e garante que as mudança foram discutidas nos conselhos municipais de Urbanismo e de Obras, com a participação de dirigentes das entidades do setor. João Henrique Ribeiro diz que a lei corrige distorções e, se algum político foi beneficiado, foi de forma indireta. “Uma empresa começou a construção de prédios residencial no Ibituruna, beneficiada pela lei anterior. Estamos agora proibindo qualquer tipo de verticalização naquela parte da cidade”, ressalta. Segundo o prefeito, o projeto altera o zoneamento de determinadas áreas urbanas, incentivando a criação de grandes empreendimentos e a ampliação das áreas verdes e das vias de circulação. A permeabilização do solo será definida na nova lei, em medida inédita em Montes Claros. O projeto também permite a regularização de construções que apresentem irregularidades técnicas internas.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°69369
De: Corpo de Bombeiros Data: Sábado 22/10/2011 13:29:08
Cidade: Montes Claros/MG

No dia 21 de outubro de 2011, por volta das 23:50 horas, o Sétimo Batalhão de Bombeiros Militar foi acionado para atender uma ocorrência de acidente automobilístico na Avenida Governador Magalhães Pinto, bairro Jaraguá ,Montes Claros/MG. No local tratava-se da colisão de um veículo, modelo Audi/A3 placa de Montes Claros/MG, em um poste de iluminação pública. Com o impacto, o veículo veio a capotar, e o condutor, o Sr Alexandre Assis Martins de 46 anos, foi projetado para fora, e se encontrava preso debaixo deste mesmo veículo. Após devida sinalização do local, munidos de equipamentos de proteção individual e usando técnicas de desencarceramento, a equipe de Bombeiros realizou a retirada da vítima presas às ferragens, sendo que em seguida a vítima foi encaminhada ao Hospital Santa Casa em Montes Claros/MG, onde não resistiu aos ferimentos e veio a óbito. Foram empenhadas nesta ocorrência 02 viaturas operacionais e 09 militares do Sétimo Batalhão de Bombeiros Militar.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°69368
De: Roy Chaves Data: Sábado 22/10/2011 12:24:40
Cidade: M. Claros/MG

Faleceu ontem vitima de acidente automobilístico Alexandre Veloso Martins, filho do Casal Américo Martins e Rosangela, o velório acontece na Santa Casa e o sepultamento será ainda hoje, aos amigos e familiares nosso pesar.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°69367
De: Prefeitura Data: Sábado 22/10/2011 11:30:08
Cidade: Montes Claros

(...) Os quase 90 homicídios registrados em Montes Claros neste ano, provocados em sua maioria relacionados ao tráfico de drogas, motivou a Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais a realizar audiência pública nesta sexta-feira, 21, na Câmara de Vereadores. (...) Na plateia, familiares de duas vítimas inocentes, mortas devido à briga entre traficantes: Miguel Hebert Rocha, de 6 anos, por bala perdida, e Max Willian, 28, executado por engano no Bairro Interlagos. (...)Dados apontados pelo delegado da Polícia Federal, Marcelo Eduardo Freitas, mostram de maneira concreta o que o prefeito salientou. Segundo Marcelo, com a entrada da Lei 12.403 de junho de 2011, em Montes Claros 255 presos foram soltos. Nos relatórios apontados posteriormente pelo chefe do 11º Departamento de Policia Civil, delegado Aluízio Mesquita, veio a confirmação de que justamente no referido mês houve a maior ocorrência de homicídios neste ano. O juiz Isaías Caldeira Veloso, da 1ª Vara Criminal, afirmou que 90% dos crimes registrados na cidade são cometidos por pessoas que estavam presos até dois anos antes. “O problema do tráfico de drogas está relacionado às deficiências do Código Penal. O cumprimento de pena é vergonhoso, o traficante não fica preso porque a legislação é benevolente”, contestou. (...) A começar pela questão da entrada de entorpecentes, a chefe da Polícia Rodoviária Federal em Montes Claros, Joana Darc, pediu o apoio do poder executivo para o aumento do efetivo de policiais, que hoje somam apenas 33 para um percurso de 600km, além de propor uma união de forças com as outras polícias para realizar operações centradas nos principais pontos de chegada, intensificando a fiscalização.Foi sugerido pelo delegado federal que seja colocada em vigor a “Lei Seca”, que restringe o uso das drogas lícitas, como o álcool, em áreas consideradas de risco. Outra solução importante seria mesclar segurança pública com políticas públicas de saúde e educação, pois já foi constatado que repressão não resolve o problema sozinha. (...)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°69366
De: Efemérides - Nelson Vianna Data: Sábado 22/10/2011 10:52:49
Cidade: Montes Claros

Mensagem: (Durante anos, o escritor e agrimensor Nelson Vianna, nascido em Curvelo e apaixonado por M. Claros, desde que aqui chegou, pesquisou a história da cidade. Foi a arquivos, jornais, revistas e livros, entrevistou pessoas, vasculhou correspondências – enfim, buscou em toda parte fontes que permitissem levantar a história do município de M. Claros. Conseguiu. Processou sua longa procura e publicou "Efemérides Montesclarenses", que cobrem o período de 1707 a 1962, revelando o que - neste período - aconteceu de mais importantes no cotidiano de nossas vidas. Nelson Vianna, apaixonado por M. Claros, reconhecido ao historiador Hermes de Paula, mais novo do que ele, mas seu auxiliar no trabalho, prestou - prestaram os dois, é preciso gritar isto - uma das mais notáveis contribuições à civilização dita montesclarina. Morreu sem ostentar riqueza material, mas o seu legado espiritual cresce a cada dia, embora ainda não seja suficientemente reverenciado. O tempo, sempre ele, também fará esta reparação. Republicar a resenha histórica pacientemente ajuntada pode ser um começo. Pelo calendário do dia, sairá publicado aqui, desde este 12 de janeiro de 2011, o que ele conseguiu desvendar no vasto tempo de 255 anos - entre 1707 e 1962, de uma Montes Claros nascente, criança e juvenil. Ajudará a cidade a se localizar. Talvez, a se achar. E haverá sempre um preito de gratidão a estes dois - Nelson Vianna e Hermes de Paula, e a muitos outros que, no silêncio, onde Deus fala aos Homens, recolhem o aplauso geral):

22 de outubro

1947 – Convocada por monsenhor Osmar Novais Lima, dr. Hermes de Paula e Gentil Gonzaga, realiza-se uma reunião no Palácio Episcopal com a finalidade de fundar, na cidade de Montes Claros, um grande Ginásio sob a orientação dos Irmãos Maristas, sendo constituída uma sociedade por quotas. A iniciativa foi coroada de êxito, tendo sido subscritos, inicialmente, Cr$ 650.000,00. O Colégio deverá ser localizado à rua Belo Horizonte, próximo à praça Senhor Bom Jesus no bairro Roxo Verde, no início da avenida em projeto que ligará a cidade ao Aeroporto local.
1953 - Realiza-se a eleição da nova Diretoria do Montes Claros Tênis Clube, para o biênio de 1953 a 1955, tendo como Presidente o cap. Enéas Mineiro de Sousa, por nomeação do Govêrno do Estado.
1960 - Por ato do Govêrno do Estado, é nomeado o bacharel Vicente de Paulo Pimenta para o cargo de Juiz de Direito da 2.ª Vara da Comarca de Montes Claros, em substituição ao dr. Abílio Leite Barbosa Filho.
Cidade: Montes Claros/MG

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°69365
De: samuel martins Data: Sábado 22/10/2011 09:26:35
Cidade: montes claros mg  País: brasil

Queria por meio desse mural deixar meus sentimentos a familia e amigos de Alexandre Martins , que faleceu de acidente proximo ao max mim ... Muito triste .

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°69364
De: Joap Data: Sábado 22/10/2011 00:03:15
Cidade: Montes claros

Acidente gravissimobem frente ao maxmin veiculo capotou e derubou um poste!!!!

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°69362
De: Heitor Data: Sábado 22/10/2011 09:13:08
Cidade: Montes Claros

Esta noite foi novamente muito fria em M. Claros. Agora mesmo, a temperatura está ligeiramente abaixo dos 20 graus. Mas a previsão é de que um sol entre nuvens reapareça, elevando a temperatura para 25 graus. Acima dos 30, como é comum, apenas no comeco da semana. Sabem todos que frio quase sempre suspende a chuva no Norte de Minas. Daí que não caíram os muitos milímetros anunciados para esta semana. Veio o frio, as nuvens permaneceram, mas a chuva não caiu. Para hoje e amanhã, a previsão é de pingos, 2 milímetros, mas...se esquentar pode ser que chova mais, para contrariar a previsão. Um sol tímido acaba de despontar, em meio a ventos de até 18 quilômetros, que seguirão soprando. Frio em outubro è coisa de chamar atenção entre nós. É a tal frente fria, debruçada nas costas da Bahia sul. Não há esperança de chuvas mais fortes na próxima semana, para nós. Talvez, na seguinte. Amém.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°69361
De: karla Data: Sexta 21/10/2011 10:47:22
Cidade: montes claros

ontem por volta das 21:20 nova tentativa de asssassinato no bairro esplanada a vitima seria jose (...) que levou um tiro na mao.Dois rapazes em moto chegou na rua crispim felicissimo e disparou contra o rapaz em um bar os motoqueiros sairam em disparada no sentido bairro independencia.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°69360
De: Corpo de Bombeiros Data: Sexta 21/10/2011 17:51:12
Cidade: Montes Claros/MG

7º BBM- Bombeiros atendem grave ocorrência de acidente automobilístico na BR 251 - No dia 21 de outubro de 2011, por volta das 08:10 hs, o Sétimo Batalhão de Bombeiros Militar foi acionado para atendimento de ocorrência de acidente automobilístico na BR 251, Km 485, zona rural de Francisco Sá/MG. No local tratava-se de uma colisão entre três veículos, sendo uma carreta com placa de Terezina/PI, conduzido pelo Sr Valdimiro de Souza com idade de 59 anos, uma carreta com placa São Paulo/SP, conduzido pelo Sr Antônio Ribeiro Trajano de 58 anos de idade que transportava mais um passageiro, e um Gol placa de Itajaí/SC, conduzido pelo Sr Joaquim Aparecido de Souza Lucas, 41 anos e que transportava 04 passageiros. De acordo com relatos, o caminhão de Terezina/PI que trafegava sentido Montes Claros/MG à Francisco Sá/MG, após desviar de um buraco na pista, invadiu a contra mão da via colidindo com a carreta de São Paulo/SP que vinha no sentido contrário, está veio a tombar na pista de rolamento interditando o tráfego de veículos, consequentemente a carreta com placa de Terezina/PI colidiu com o veículo Gol placa de Itajaí/SC, onde todos os ocupantes ficaram presos nas ferragens.Do total de vítimas do acidente, cinco eram do Veículo Gol sendo que além do motorista houve mais duas vítimas fatais, João Pedro Rodrigues de Souza com idade de 12 anos e Ana Julia Rodrigues de Souza com idade de 8 anos. Duas vítimas do veículo Gol sofreram ferimentos graves e foram resgatadas com vida: Jany Christie Rodrigues de Souza de 36 anos e Jhonatan Lucas Rodrigues De Souza com 15 anos. O passageiro da Carreta de São Paulo, Ricardo Martins Trajano de 33 anos, e os motoristas dos dois caminhões tiveram ferimentos leves. A equipe de bombeiros munida com os equipamentos de desencarceragem, utilizando técnicas de salvamento terrestre e atendimento pré-hospitalar, retirou as ferragens de sobre as vítimas presas, imobilizando-as para serem conduzidas ao hospital. Todas as vítimas foram conduzidas ao Hospital Municipal de Francisco Sá.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°69359
De: leandro Data: Sexta 21/10/2011 18:38:07
Cidade: Montes Claros/MG  País: Brasil

A respeito dessa noticia http://moc.com.br/?56121 na verdade nao foi na serra de francisco sa nao, Foi bem antes, antes de chega a cidade de Francisco sa. E um trecho da pista aonde esta bem pavimentada e bem sinalizada, mas so que o material que ele colocarao la e de pessima qualidade, so foi iniciar as chuvas e abriu uma vala la. Eu mesmo em pessoa ontem quase cai la dentro. Quem vai de Montes Claros sentido a Franciso sa nao ver o buraco, somente quem passa la sempre que ja vai pensando ele. E duro ver isso. Uma familia destruida por inrresponsabilidade dos gorvenantes. So DEUS e mais nada.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°69358
De: César Data: Sexta 21/10/2011 16:38:58
Cidade: Montes Claros

A Rede Makro começou a construir posto de gasolina na entrada de sua loja, de 16 mil metros quadrados, no bairro Planalto, avenida Magalhães Pinto. A previsão é de que funcione até o final do ano. A recepção do aeroporto, em fase de planejamento, também deverá ser deslocada para a duplicada avenida Magalhães Pinto, ali quase em frente.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°69357
De: Mateus Data: Sexta 21/10/2011 16:18:51
Cidade: Belo Horizonte

A companhia aérea de Ribeirão Preto/SP interior paulista Passaredo solicitou junto a Agencia Nacional de Aviação Civil- ANAC a operação de quatro novos voos ligando Montes Claros/MG a capital mineira Belo Horizonte/MG. Os voos seriam realizados com aeronaves a jato fabricados pela Embraer com capacidade para 50 passageiros - o ERJ145 com início previsto para 01/12/11- mas já com restrições. Já é notável a necessidade de expansão do atual terminal de passageiros e melhorias na infraestrutura geral do Aeroporto Mario Ribeiro de MOC e não estamos vendo nenhum movimento concreto para que isso aconteça. Recentemente a Gol deixou de operar um modelo maior que beneficiaria os passageiros com uma oferta maior de assentos promocionais por falta de autorização da Agencia assim como a Trip teve negado um de seus voos para Salvador/BA.
Horários solicitados:
SBBH 07:15H > SBMK 08:15H
SBMK 09:00H > SBBH 10:00H
SBBH 10:50H > SBMK 11:50H
SBMK 12:40H > SBBH 13:45H
SBBH 15:25H > SBMK 16:30H
SBMK 17:15H > SBBH 18:15H
SBBH 18:45H > SBMK 19:45H
SBMK 20:15H > SBBH 21:20H

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°69356
De: Cmte Bottina Data: Sexta 21/10/2011 14:15:31
Cidade: Moc

Mais vôos para Montes Claros - Como se não bastassem as nove opções diárias de vôos para Montes Claros com origens variadas como São Paulo, Belo Horizonte, Diamantina, Confins e Salvador - todos em vigor, hoje a Passaredo Linhas Aéreas protocolou junto à Anac pedido para operar quatro vôos com origem em Belo Horizonte/Aeroporto da Pampulha para a nossa cidade, diariamente, com partida de Moc às 9:00 - 12:40 - 17:15 e 20:15 horas, a serem operados pelos jatos E-145(Embraer de 50 lugares, como o Jet-Class que operava anteriormente pela Nordeste/Rio-Sul na nossa cidade). No momento, o pedido já se encontra em "restrição", talvez pela necessidade de ajustes ou pelo evidente colapso da estrutura do aeroporto local. A expectativas, portanto, é de que a terceira empresa aérea regular possa estar operando na cidade, aumentando ainda mais a concorrência, o que agradecemos desde já. Mas ainda fica uma observação: É o destino Brasília-DF o que mais necessitamos nesse momento, mormente pelas condições das estradas - muito movimentadas e com perigoso tráfego de caminhões pesados - além, principalmente, pelas opções rodoviárias e tempo de viagem oferecidos(Nem a opção de ônibus leito, possuimos). E ainda se fala no interesse da empresa Azul pelos nossos céus da mesma cor...Abs.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°69355
De: Waldyr Senna Data: Sexta 21/10/2011 15:25:24
Cidade: Montes Claros/MG

Enxugando gelo

Waldyr Senna Batista

Passou quase despecebida, na Câmara Municipal, o projeto de lei do Executivo concedendo perdão de juros e multas para pagamento de tributos em atraso. Em outras épocas essa medida excepcional provocava correria aos guichês.
Mas, devido à sua constância, o contribuinte aprendeu que não precisa sacar no vermelho do cheque especial, para quitar a dívida, porque no próximo ano tudo se repetirá, a pretexto da folha do 13º salário(para a qual o certo seria fazer provisão ao longo do ano), ou à proximidade de eleições.
Ou a pretexto de nada, porque só a crônica crise financeira da Prefeitura é justificativa mais do que óbvia. Ela tem se agravado tanto, por diversos fatores, que o setor financeiro já nem procura disfarçar ou amenizar essas razões, como fez em reunião de semanas atrás, quando o secretário da Fazenda, Elias Siufi, revelou o que todo o mundo sabia: “A arrecadação do município é insuficiente para cobrir as despesas com pagamento de pessoal, administrativas e serviços essenciais à população”. Para a realização de alguma obra, disse ele, a Prefeitura tem de contar com recursos dos governos federal e estadual, que, certamente, não têm sido fácil de conseguir, por ser a administração oposicionista no Estado, e a julgar pela inexistência de obras na cidade.
Na verdade, não é a receita que é insuficiente. As despesas é que são excessivas, e isso devido à gestão temerária que promove o empreguismo, consumindo recursos que não existem, e provoca o inchaço da folha de pessoal, beirando a alarmante cifra de R$ 15 milhões por mês.
A receita dos municípios, de modo geral, está concentrada nos primeiros meses do ano, com a arrecadação do IPTU e a participação no IPVA, este cobrado pelo Estado. Durante o ano, estão diluídos o ISS, devido pelas empresas prestadoras de serviços e por profissionais liberais (essa é a maior receita própria do município) e o ITBI, que provém das transações imobiliárias realizadas na cidade. Os fundos de participação, estadual e federal, que são instáveis, completam o leque. É com esse dinheiro que os municípios têm de se manter, o que exige equilíbrio dos administradores, sob pena de se verem de pires na mão para o fechamento das contas. Poucos conseguem, porque o apelo à gastança desenfreada é irresistível.
O problema da Prefeitura de Montes Claros não é propriamente falta de recursos. Os números apresentados na citada reunião quadrimestral do início deste mês mostram aumento de arrecadação, apesar da sonegação histórica de 60% do IPTU lançado. Esse fenômeno poderia ser atribuído à tabela de valores dos imóveis, que é tida como excessiva, e pelo pouco empenho da Prefeitura na cobrança, apesar dos instrumentos que a LRF (Lei de Responsabilidade Fiscal) concede aos municípios.
Além de faltar rigor na cobrança, essa repetitiva prática de perdoar os recalcitrantes incentiva a sonegação. O contribuinte sabe que a Prefeitura não irá às ultimas conseqüências. A LRF prevê penalidades aos prefeitos que se omitem e levam à prescrição dos tributos, mas eles quase sempre preferem correr o risco a perderem os votos que os sustentam no poder.
Assim, essa prática continuada de perdoar juros e multas é como enxugar gelo, pois não resolve a crise.


(Waldyr Senna é o mais antigo e categorizado analista de política em Montes Claros. Durante décadas, assinou a "Coluna do Secretário", n "O Jornal de M. Claros", publicação antológica que editava na companhia de Oswaldo Antunes. É mestre reverenciado de uma geração de jornalistas mineiros, com vasto conhecimento de política e da história política contemporânea do Brasil)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°69354
De: Lígia Chaves ( Filha do poeta, compositor e jurista João Chaves) Data: Sexta 21/10/2011 12:41:47
Cidade: Montes Claros

Família, bênção divina “Família, santuário da vida”, foi assim que o saudoso Papa João Paulo II chamou a família, depositando nela toda confiança na recuperação das famílias do mundo inteiro. A palavra “santuário” usada pelo Papa nos leva a procurar, cada vez mais, a santidade e a unidade da família. Levada. Talvez. PR esse pensamento e sob a luz do Espírito Santo, Maria Beatriz, nossa querida sobrinha, tomou a iniciativa e ajudada por suas irmãs Mêra e Raquel e a cunhada Clarete, tornaram em realidade a reunião das famílias “Souto e Chaves”. Foram meses de preparação, de organização, cuidando dos mínimos detalhes. Num trabalho incessante, a comissão organizadora elaborou uma programação que agradou a “gregos e troianos”. A data foi de acordo com a disponibilidade de todos. E nos dias 12, 13,14 e 15 do corrente mês, nós, membros das famílias Souto e Chaves, vivemos momentos de muita alegria e descontração. No dia 12 foi o encontro no Boteco do Gera. Ali, com música ao vivo, os que puderam ir aproveitaram e se divertiram muito. No dia seguinte, dia 13, uma missa em ação de graças foi celebrada na Igreja “Nossa Senhora Rosa Mística”. Um grande número de pessoas se fez presente; após a missa fomos ao Buffet “Duca e Nazaré”, para o lançamento dos CDs com a obra completa de nosso pai, onde foi servido um coquetel oferecido por Lola. Foi uma noite memorável.Dia 14 aconteceu a grande confraternização das famílias, também, no Buffet “Duca e Nazaré”. Foi uma reunião alegre e descontraída, uma ótima banda animou a noite, levando jovens, adultos e coroas a caírem na dança. Mas foi o espetáculo pirotécnico que, não só iluminou nossas almas, como também transformou-nos em crianças encantadas com tanta beleza, nota 10. O melhor da festa foi o reencontro com os parentes queridos, que há tempos não vinham a Montes Claros. Gostaram tanto que prometeram voltar outras vezes, num futuro bem próximo. Dia 15 sábado, último dia do 2º Encontro das Famílias “Souto e Chaves”, o palco para tal encerramento, foi o fabuloso Clube Pentáurea, lugar bonito e agradável, onde as flores desabrocham em abundância, enfeitando com seu colorido variado, todo o ambiente. Ali, até a exuberante hortênsia, espalha-se por toda parte, como acontece nas estradas que nos levam a Gramado-RS, um verdadeiro milagre da natureza. O almoço aconteceu em meio a muita alegria, pronunciamentos de agradecimentos e muita música. Tudo foi esplêndido, resta-nos agora apresentarmos à Comissão Organizadora, nossos agradecimentos, nosso carinho, nossos parabéns (...)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°69353
De: Ricardo Data: Sexta 21/10/2011 12:25:11
Cidade: Montes Claros/MG

Alguém poderia explicar esse frio inimaginável que estanos acometidos em pleno verão???Obrigado

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°69352
De: José Prates Data: Sexta 21/10/2011 12:02:19
Cidade: Rio de Janeiro - RJ

ENSINO SUPERIOR EM JANAÚBA

JOSÉ PRATES

Quando ouço ou leio alguma coisa sobre Janaúba, hoje cidade de certa importância no norte mineiro, vem-me à lembrança a minha adolescência quando na Comissão de Construção da Estrada de Ferro Montes Claros a Monte Azul, exercia, pela primeira vez, uma função pública como Radiotelegrafista, classificado, porém, como “operário de obras”.
Ano de 1943, a guerra alastrava-se na Europa e o Brasil preparava uma força expedicionária para enviar ao teatro de operações. Apresentei-me como voluntário, mas, fui recusado: não tinha idade nem físico. Nessa época, Janaúba nascia na esplanada da Estação, querendo expandir-se e eu nascia para a vida independente, no exercício de meu primeiro emprego. Eu acho que por isso, Janaúba ficou-me na alma e tudo que lhe diz respeito passou a interessar-me, como agora, a vinda da Universidade Federal. Fatos como este fazem-me voltar a sessenta e três anos passados, 22 de dezembro de 1948, quando reunidos no salão do clube social, na pequena Praça da Igreja, hoje Praça Dr. Rochert, os políticos locais Antonino Catulé, Dr. Maurício Azevedo, Pericles de Oliveira e os comerciantes Marcolino Evangelista, Moisés Bento Lacerda, Veraldino Conrado da Silva e os Deputados José Esteves Rodrigues, Federal e Antonio Pimenta, Estadual, comigo, um jovem de 22 anos, secretariando e com a presença do Administrador provisório, nomeado pelo Governo Estadual, formava-se a comissão de instalação do município de Janaúba, desmembrado de Francisco Sá. No dia seguinte, instalava-se a primeira escolinha municipal sob a direção de Dona Lourdinha, esposa do Sr. Veraldino. Naqueles momentos, ninguém, sequer sonhava com a chegada de uma Universidade Federal que agora no comove, fazendo-nos lembrar todo aquele passado,
A chegada da Estrada de Ferro fez nascer o povoado de Janaúba, em 1943. Mas o seu desenvolvimento rápido, crescente, está ligado à capacidade empreendedora de seus primeiros habitantes como Antonino Catulé, Américo Soares de Oliveira, Jacinto Mendes, Santos Mendes, Mozart Mendes Martins que vieram com o propósito de trabalhar o desenvolvimento economico daquelas terras, no que foram auxiliados pela localização geográfica do lugar, acrescida pelas vantagens de “ponta de trilhos” que ali ficaria por algum tempo, prometia segurança nos investimentos que fossem feitos. Isto contribuíu para a formação do povoado e seu rápido desenvolvimento. A chegada, em 1945 de Moisés Bento Lacerda, e Marcolino, instalando ali suas atividades comerciais, atraiu outros comerciantes como Veraldino Conrado da Silva sócio da firma Fraga & Silva, Ltda, abrindo um escritório para compra e exportação no atacado de algodão e milho e, logo depois, chegava “seu” Virgilio abrindo firma dedicada, também, ao atacado de algodão. Fraga & Silva, representava, também, os Bancos estabelecidos em Montes Claros facilitando aos comerciantes locais o pagamento de duplicatas.
Com a emancipação do distrito e conseqüente criação e instalação do município, em pouco viriam as eleições para a Prefeitura e Camara de Vereadores, o que fez comerciantes e fazendeiros unirem-se em torno de seus “lideres” que, na ocasião, eram Antonino Catulé de um lado e Dr. Mauricio Azevedo do outro. Antonino Catulé, apoiado por fazendeiros da região, criou e instalou o Diretorio Municipal do Partido Social Democrático - PSD, enquanto o dr. Mauricio de Azevedo apoiado por alguns comerciantes, instalava o Diretorio da União Democratica Nacional – UDN.. Não era a política do ódio pessoal nem do interesse próprio que estava nascendo ali, mas, a política do desenvolvimento econômico e social de uma cidade que começava a surgir no sertão mineiro, longe dos olhos do governo, que estavam sempre voltados para o sul e sudeste do Estado; Logo, logo, feriu-se o pleito eleitoral com dois candidatos à Prefeitura: Pelo PSD Péricles de Oliveira; pela UDN, Mauricio Azevedo. Apurada a votação, constatou-se a eleição do Dr. Mauricio de Azevedo, primeiro Prefeito Municipal do município recém-criado.
Ao Janaúbense de hoje, pra não dizer gorutubano, podemos afirmar que Janauba nasceu do empenho e dedicação dos seus primeiros habitantes que a ela se Integraram com vontade de crescer, como, de fato, cresceram juntos com a cidade. Todos, sem exceção, sentiam-se filhos da cidade e supunham-se gorutubanos. Até hoje, tantos anos depois, os que se encontram com vida, como eu, emocionam-se com o que acontece ali, como, agora, a chegada da Universidade Federal. É como se estivessem assistindo o progresso de um filho. A sensação é a mesma porque estiveram presentes em todos os atos de sua criação contribuíram para seu desenvolvimento. Para quem vive em Janaúba a ela acostumado, a vinda da Universidade pode ser normal, coisa esperada. Para quem vive distante, longe dos contados, mas com a cidade na alma, é uma novidade que lhes orgulha e lhes traz alegria. Todos nós devemos reconhecer o empenho do gorutubano no progresso da cidade que, pelo trabalho desenvolvido, chega à posição de segunda mais importante do Norte de Minas, superada, apenas, por Montes Claros. Isto, naturalmente, todos nós, fundadores de Janaúba, esperávamos, levando em conta a privilegiada localização geográfica, o pioneirismo e a capacidade empreendedora de seus filhos, frutos de tantas gerações gerações. Ao longo desses anos, não cessou o trabalho desses filhos, todos eles voltados para o progresso da terra. Esse trabalho constante foi a grande alavanca que levou Janaúba à posição privilegiada em que se encontra hoje, o que nos alegra e nos orgulha.

(José Prates, 84 anos, é jornalista e Oficial da Marinha Mercante. Como tal percorreu os cinco continentes em 20 anos embarcado. Residiu em Montes Claros, de 1945 a 1958, quando foi removido para o Rio de Janeiro, onde reside com a familia. É funcionário ativo da Vale do Rio Doce, estando atualmente cedido ao Sindicato dos Oficiais da Marinha Mercante, onde é um dos diretores)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°69351
De: Ciardo Data: Sexta 21/10/2011 09:46:34
Cidade: Montes Claros

Montes Claros também tem seus santos. Um deles é o belga Padre Chico, que morreu num 21 de outubro, na Santa Casa de Irmã Beata, que veio trazida por ele. Recebeu a mais alta condecoração concedida a um estrangeiro pelo governo brasileiro e - despreendido - perdeu a medalha dias depois. Amou tanto esta cidade, que, mesmo nela residindo, a "Montes Claros" queria sempre retornar. Era visto sempre na gare da Central do Brasil pedindo uma passagem - "para Montes Claros", que talvez não reconhecesse mais nos seus anos conclusivos, na década de 60. Sua sepultura tinha a mais simples e bela frase do cemitério local - "Eternamente, Sacerdote do Altíssimo", da ordem de Melquisedeque .Tinha, pois foi removida. Padre Chico. É preciso que a cidade se lembre mais dos seus grandes santos.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°69350
De: Efemérides - Nelson Vianna Data: Sexta 21/10/2011 07:42:22
Cidade: Montes Claros/MG

(Durante anos, o escritor e agrimensor Nelson Vianna, nascido em Curvelo e apaixonado por M. Claros, desde que aqui chegou, pesquisou a história da cidade. Foi a arquivos, jornais, revistas e livros, entrevistou pessoas, vasculhou correspondências – enfim, buscou em toda parte fontes que permitissem levantar a história do município de M. Claros. Conseguiu. Processou sua longa procura e publicou "Efemérides Montesclarenses", que cobrem o período de 1707 a 1962, revelando o que - neste período - aconteceu de mais importantes no cotidiano de nossas vidas. Nelson Vianna, apaixonado por M. Claros, reconhecido ao historiador Hermes de Paula, mais novo do que ele, mas seu auxiliar no trabalho, prestou - prestaram os dois, é preciso gritar isto - uma das mais notáveis contribuições à civilização dita montesclarina. Morreu sem ostentar riqueza material, mas o seu legado espiritual cresce a cada dia, embora ainda não seja suficientemente reverenciado. O tempo, sempre ele, também fará esta reparação. Republicar a resenha histórica pacientemente ajuntada pode ser um começo. Pelo calendário do dia, sairá publicado aqui, desde este 12 de janeiro de 2011, o que ele conseguiu desvendar no vasto tempo de 255 anos - entre 1707 e 1962, de uma Montes Claros nascente, criança e juvenil. Ajudará a cidade a se localizar. Talvez, a se achar. E haverá sempre um preito de gratidão a estes dois - Nelson Vianna e Hermes de Paula, e a muitos outros que, no silêncio, onde Deus fala aos Homens, recolhem o aplauso geral):

21 de outubro

1834 - Na sessão ordinária da Câmara Municipal de Montes Claros de Fontiígas, é lido um oficio do Presidente da Província, datado de 25 de setembro de 1834, acompanhado de um aviso da Secretaria de Estado e Negócios da Justiça, exigindo exame de cirurgiões, médicos e parteiras que exercessem a profissão no município. Nesta mesma sessão leu-se um requerimento de Manoel Hypólito da Palma, pedindo licença para exercer a profissão de cirurgião.
- O padre Ambrósio Caldeira Brant, antigo Capelão de Montes Claros de Formigas, retira-se para o Curato do arraial do S. S. Coração de Jesus.
- Em resposta a um pedido de informação do Presidente da Província, datado de 13 de setembro de 1834, sôbre lugares do município aptos para a localização de uma Colônia de Degradados, a Câmara Municipal de Montes Claros de Formigas indica “huma e outra margem do Rio Verde, desde o Iratim athé suas imbocaduras no Rio de São Francisco, cuja direita pertence ao termo de Minas Novas e a esquerda a este, Navegaveis no espaço de 20, a 30 legoas presentemente despovoado mais reconhecidas e proprias para culturas de Algodoeiros e mais viveres para o Sustento dos Colonos, mas para segurança dos degradados e vagabundos o local não offerece naturalmente proporçoins algumas, porque as Mattas planas transitaveis facilitão a fuga p.ª todos os lados”.
1879 - “A Actualidade”, desta data, noticia que foram nomeados: para professor e Secretário da Escola Normal de Montes Claros, José Rodrigues Prates Júnior, e o padre Maximiniafno da Silva Pimentel, para professor de Aula Prática da referida Escola.
1888 - Falece o dr. Pedro Augusto Cata Preta Versiani, aos 30 anos de idade. Nasceu em Montes Claros, filho do dr. Carlos José Versiani e dona Gabriela Gertrudes de Oliveira Versiarni. Fêz o curso primário em sua terra natal, onde começou a estudar preparatórios. Em 1876, tendo sido seu pai eleito Deputado Geral, levou-o para o Colégio do Caraça a fim de que prosseguisse no estudo de humanidades, que continuou em Ouro Prêto, onde prestou os exames de preparatórios. Matriculando-se na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, graduou-se em 1887, apresentando a tese “Das condições patogênicas, diagnóstico e tratamento de pneumonia”. Enquanto estudava, durante alguns anos, foi interno da Casa de Saúde de seu tio, o Conselheiro Lucas Cata- Preta. Chegou formado à cidade natal a 10 de março de 1888, iniciando a clínica. Fêz uma viagem de quatro meses pelo rio São Francisco, visitando várias cidades, regressando a Montes Claros, nas vésperas do seu falecimento.
1890 - Falece o tte. Leolino Lopes da Silva, aos 34 anos de idade. Nasceu em São Gonçalo do Brejo das Almas, filho de Antônio Lopes da Silva e dona Cecília Duarte da Cruz. Foi vereador à Câmara Municipal de Montes Claros, Delegado de polícia e suplente de Juiz Municipai desta cidade. Era fazendeiro no distrito de Brejo das Almas e casado com dona Patrícia Pereira dos Anjos.
1892 - Nasce, em Antuérpia, Bélgica, o cônego Marcos Marcelo Van In. Entrando para a Ordem dos Premonstratenses, recebeu o hábito, a 9 de outubro de 1912. Professou a 24 de fevereiro de 1915 e foi ordenado a 8 de março de 1918. Partindo da Europa a 20 de abril de 1920, veio diretamente para Montes Claros, onde chegou a 4 de junho de 1920. Foi Vigário da Paróquia de Montes Claros por longos anos, tendo sido nomeado a 1.° de janeiro de 1925. Reside atualmente em Águas de São Pedro, na Diocese de Piracicaba, no Estado da São Paulo.
1895 - E’ lavrado o contrato entre o Presidente da Câmara Municipal de Montes Claros, dr. Honorato José Alves, e Antônio Gregório da Almeida Durães e Antônio Ribeiro Neves para a construção de 80 lampiões para iluminação pública da cidade, a 6$000 por lampião, fornecendo, a Câmara aos contratantes todo o material necessário para a execução da obra.
1896 - Nasce, em Montes Claros, o dr. Agenor Fernanda Barbosa, filho de José Fernandes Barbosa e dona Francisca Brasiliana de Carvalho. Fêz o curso primário em sua cidade natal, o secundário, em Belo Horizonte e São Paulo, cidade esta em que se diplomou em Direito, em outubro de 1926. Quando se transferiu para Belo Horizonte, o que se verificou em 1912, ingressou nas Secretarias da Agricultura e do Interior, do Estado de Minas, passando logo a trabalhar na imprensa, como repórter do “Diário de Minas”, “Estado de Minas” e “Vida de Minas”, onde publicou, bem como em outros jornais, várias poesias de sua lavra. Seguindo para São Paulo como representante de “Fôlha de Minas”, no Congresso Médico, ali reunido em 1916, ingressou no “Correio Paulistano”, fazendo parte da redação. Dirigiu também, literariamente, “A Cigarra”, que se editava então sob a orientação de Gelásio Pimenta. Em 1922, ano em que se matriculou na Faculdade de Direito de São Paulo, foi nomeado Oficial de Gabinete do Presidente Washington Luiz, permanecendo então na Casa Civil do Govêrno do Estado de São Paulo, nas administrações que se sucederam, até 1930. Em maio de 1929, foi provido na serventia vitalícia do 8.° Oficio Civil da Capital paulistana, exercendo o cargo até 1958, quando se aposentou.
Seus primeiros versos e prosa foram publicados em Belo Horizonte. Em enquete promovida há alguns anos pela revista “panóplia”, foi considerado um dos dez maiores poetas de São Paulo. Como participante na Semana da Arte Moderna, em 1922, foi objeto de destacada referência no livro “História do Modernismo Brasileiro” de autoria do escritor Mário Silva Brito.
Abaixo vai transcrita uma poesia inédita de sua autoria:
MONTES CLAROS
A doçura sem fim do silêncio, que espalma
as suas asas sôbre a noite, eu me avizinho
da minha terra, que me acena como um ninho
e, na distância, é sempre linda e sempre calma.
A minha terra vive dentro de minh’alma...
Deixem que fale o coração, deva gatinho...
Que eu pare um pouco, em meio à sombra do caminho
e lhe teça, a sorrir, êste canto e esta palma.
Ouço, de longe, a voz do berço que me chama.
Voz serena de amor, de carinho e piedade
que é suave como um beijo e arde como uma flama.
Minha terra natal! Minha velha cidade!
Dentro do coração que te pertence, clama
a dor do meu exílio e da minha saudade.
Djalma Andrade, em sua secção “História Alegre de Belo Horizonte”, publicou, no Estado de Minas:
“Agenor Barbosa, quando jovem, foi um dos poetas mais queridos de Belo Horizonte. Muito magro, muito pálido, escrevia nas revistas versos líricos, que eram guardados de cor pelas garotas de 1915. Nas varetas do leque de uma moça, numa festa de barraquinhas, escreveu:
Quando for nosso noivado
Será tão lindo o teu véu,
Que um anjo o trará bordado,
Pelas santas lá do céu.
1924 - Nasce em Brasília, Minas, o dr. Oswaldo Alves Antunes, filho de Tomé Alves da Silva e dona Zulmira Antunes de Sousa. Fêz o curso primário em sua terra natal, o secundário, no Colégio Arnaldo, de Belo Horizonte, diplomando-se pela Faculdade de Direito da U.M.G., em 1950. Tem exercido as seguintes funções: Redator da secção política de “O Diário”, de Belo Horizonte, cronista parlamentar junto à Assembléia Legislativa do Estado de Minas e Redator da sucursal do “Correio da Manhã”. Exerce a advocacia na cidade de Montes Claros, onde é Diretor de “O Jornal de Montes Claros”.
1962 - Falece o cônego Francisco de Paula Moureau. Nasceu em Angleux, Bélgica, a 23 de outubro de 1879. Entrando para o Abadia de Parc, vestiu o hábito da Ordem de São Norberto, a 11 de outubro de 1897. Professou a
9 de outubro de 1899, ordenando-se a 24 de junho de 1902.
Vindo para o Brasil, ficou na Paróquia de Sete Lagoas, dali se transferindo para Montes Claros, onde chegou a 27 de julho de 1903, com o cônego Carlos Antônio Vincart. Foi Vigário Geral da Diocese de Montes Claros e Vigário da Freguesia de Bocaiúva, por vários anos. Estêve encarregado, por algum tempo, das obras de construção da Catedral de Montes Claros, tendo fundado, nesta cidade, em 1948, a Escola Apostólica São Norberto, de que exerceu o cargo de Diretor. Tomou parte na fundação do Colégio Imaculada Conceição em Montes Claros, no ano de 1907, e do qual foi um dos professôres.
Era Cavaleiro da Ordem de São Leopoldo e da Coroa (Bélgica) e possuía a Ordem do Mérito do Cruzeiro do Sul. A Câmara Municipal de Montes Claros agraciou-o com o título de Cidadão Benemérito de Montes Claros.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°69349
De: Paula Data: Quinta 20/10/2011 17:09:51
Cidade: Montes Claros  País: BRASIL

(...) A APAE tem mais de 400 crianças. O ônibus novo esta rodando sim e me parece que tem mais 02 ônibus velhos. Não tem como o ônibus novo transportar as 400 crianças. (...)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°69348
De: O Tempo Data: Quinta 20/10/2011 07:22:16
Cidade: Belo Horizonte/MG

Auditores do TCE recolhem documentos - Auditores do Tribunal de Contas do Estado (TCE) passaram o dia ontem analisando arquivos e documentos da Prefeitura de Pirapora, no Norte de Minas. O objetivo, de acordo com o TCE, é apurar possíveis irregularidades na cidade. A pedido do Ministério Público (MP), o TCE investiga se a prefeitura, comandada pelo prefeito Warmillon Fonseca Braga (DEM), cometeu falhas nos processos licitatórios para a execução de obras. Na parte da manhã, os auditores estiveram na Câmara Municipal, que também é investigada por problemas em licitações e irregularidades no repasse de verbas de gabinete e diárias de viagens aos vereadores. As investigações devem continuar até o próximo dia 28. O atual prefeito responde a mais de 90 processos na Justiça mineira. A reportagem tentou entrar em contato com a prefeitura, mas ninguém foi encontrado para falar do caso.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°69347
De: Moisés Data: Quarta 19/10/2011 19:00:04
Cidade: Moc

Não é verdade que todos os assassinos do empresário Luciano Linhares estejam em liberdade. Somente um foi solto, porque nada havia contra ele nos autos. Seu único crime, parece, foi ter vendido uma motiocicleta para um dos bandidos um mês antes dos fatos. O JUiz da causa não é de deixar escoar prazo para formação de culpa. (...)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°69346
De: josiane Data: Quinta 20/10/2011 10:08:55
Cidade: montes claros mg  País: brasil

depois de de tanto sofrimento,vejo que as crianças da pae de montes claros continuao o antigo onibus.mas cade o onibus novo? tanta propaganda pra que?

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°69345
De: lorena lopes Data: Quinta 20/10/2011 10:32:56
Cidade: montes claros/mg

menino,cai de escada na escola caic maracanã,ou escola municipal dominguinhos pereira,por a grade de proteçao esta froucha , teve um conte no quecho ,e um dos braços quebrados: a mae do menino disse que ira tira o seu filho da escola por fauta de proteção!!!

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°69344
De: Efemérides - Nelson Vianna Data: Quinta 20/10/2011 08:36:05
Cidade: Montes Claros/MG

(Durante anos, o escritor e agrimensor Nelson Vianna, nascido em Curvelo e apaixonado por M. Claros, desde que aqui chegou, pesquisou a história da cidade. Foi a arquivos, jornais, revistas e livros, entrevistou pessoas, vasculhou correspondências – enfim, buscou em toda parte fontes que permitissem levantar a história do município de M. Claros. Conseguiu. Processou sua longa procura e publicou "Efemérides Montesclarenses", que cobrem o período de 1707 a 1962, revelando o que - neste período - aconteceu de mais importantes no cotidiano de nossas vidas. Nelson Vianna, apaixonado por M. Claros, reconhecido ao historiador Hermes de Paula, mais novo do que ele, mas seu auxiliar no trabalho, prestou - prestaram os dois, é preciso gritar isto - uma das mais notáveis contribuições à civilização dita montesclarina. Morreu sem ostentar riqueza material, mas o seu legado espiritual cresce a cada dia, embora ainda não seja suficientemente reverenciado. O tempo, sempre ele, também fará esta reparação. Republicar a resenha histórica pacientemente ajuntada pode ser um começo. Pelo calendário do dia, sairá publicado aqui, desde este 12 de janeiro de 2011, o que ele conseguiu desvendar no vasto tempo de 255 anos - entre 1707 e 1962, de uma Montes Claros nascente, criança e juvenil. Ajudará a cidade a se localizar. Talvez, a se achar. E haverá sempre um preito de gratidão a estes dois - Nelson Vianna e Hermes de Paula, e a muitos outros que, no silêncio, onde Deus fala aos Homens, recolhem o aplauso geral):

20 de outubro

1836 - Na sessão ordinária da Câmara Municipal de Montes Claros de Formigas, declara-se que se oficiou ao Agente do Recrutamento da Vila do Príncipe, pedindo-lhe a corrente em que foi remetida a segunda leva de recrutas desta Vila, advertindo que “a referida corrente tinha sete a oito braças de comprido, onze colares e um cadeado feito cá”.
1864 - São arrematadas as rendas do município de Montes Claros para o exercício de 1865 pela quantia de 926$000.
1868 - Na ata de desempate entre vereadores e suplentes, verifica-se que foi decidida a sorte pelo menor João Lúcio de Andrade, de sete anos, filho de Luiz Máximo de Andrade. No empate entre os vereadores dr. Carlos José Versiani e Justino de Andrade Câmara, ambos com 1487 votos, a sorte decidiu a favor de Justino de Andrade Câmara que ficou em primeiro lugar; em terceiro Francisco Freire da Fonseca, e em quarto, Antônio Francisco Barbosa.
1897 - O bacharel Sócrates Roque de Lima Borborema é nomeado para o cargo de Juiz Substituto da Comarca de Montes Claros.
1921 - A lei n.° 468 da Câmara Municipal de Montes Claros decreta o fechamento das portas das casas comerciais da cidade nos dias de domingo, 1.° de janeiro, Sexta-feira da Paixão e Natal.
1949 - Falece João Batista da Silva, aos 50 anos de idade. Era fazendeiro e casado com dona Efigênia Lopes Batista. Foi, em sua época, o mais famoso e procurado carimbamba do Norte de Minas.
1955 - Falece, em Belo Horizonte, Antônio de Almeida Flora. Foi fazendeiro no município de Montes Claros, Coletor Federal em Pedra Azul e Corinto, no Estado de Minas. Era casado com dona Matilde Conde Flora.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°69343
De: Prefeitura Data: Quarta 19/10/2011 18:03:35
Cidade: Montes Claros/MG

(...) A Prefeitura de Montes Claros (...) concedeu anistia fiscal de multas e juros em créditos tributários municipais. (...) o contribuinte que está em débito com o município poderá sanear suas pendências livre de taxas que incidiram sobre o valor do documento vencido até 30 de setembro deste ano. Para desfrutar do benefício, é necessário pagamento integral até o próximo dia 11 de novembro. (...) a isenção de multas e juros vale para créditos tributários em favor do município lançados, apurados ou não apurados, inscritos na dívida ativa, ajuizados ou não, como IPTU, ITBI, taxa de fiscalização, entre outros impostos. (...) população terá ainda direito a um desconto de 35% na taxa de coleta de lixo – exercício de 2011. (...)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°69342
De: Zeca Data: Quarta 19/10/2011 22:05:15
Cidade: M. Claros

Manhã, tarde e noite de M. Claros estão frias, em torno dos 20 graus, o que é baixo para os costumes regionais. E, ainda há pouco, a meteorologia reviu o aumento da máxima, que deveria subir para os 28 graus sexta-feira. Ficará nos 25, como amanhã. Os ventos de até 18km se encarregarão, como hoje, de diminuir a sensação térmica.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°69341
De: Rafael Teixeira Data: Quarta 19/10/2011 08:46:00
Cidade: Montes Claros

Concordo plenamente com a M. de Fátima da mensagem 69334, e acrescento que, além dos moradores da região leste, os estudantes das faculdades Sto. Agostinho, FUNORTE e UFMG também passaram a enfrentar um grande problema, pois as ruas do Renascença não têm estrutura para receber o grande fluxo de veículos aos términos das aulas.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°69340
De: Gustavo Mameluque Data: Quarta 19/10/2011 09:57:20
Cidade: Montes Claros/MG

Relendo “ O mulo.”... Encontrei Darcy. Filhos dos Montes Claros.

Darcy que tanto admirava a fé de Mestra fininha talvez tenha convivido muito com Deus sem o saber. E poderia muito bem colocar em suas “confissões” uma máxima do Poeta maior Fernando Pessoa:” Cheio de Deus não temo o que virá, pois venha o que vier, nunca será maior do que minh’alma”. Viva o povo brasileiro. Viva Wanderlino. Viva Dona Yvone. Viva Constantin. Viva João Valle Maurício. Viva Ciro dos Anjos. Viva Cândido Canela. Viva Darcy!!! (Clique aqui para ler toda a mensagem na seção Colunistas)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°69338
De: Ney Data: Quarta 19/10/2011 07:42:29
Cidade: Montes Claros

Chuva forte no Norte de Minas. 44 milímetros em Montes Claros. É o resumo da meteorologia para nós, hoje. Contudo, a manhã lavada tem agora nuvens mais finas e claras, ares leves.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°69337
De: Efemérides - Nelson Vianna Data: Quarta 19/10/2011 07:10:21
Cidade: Montes Claros/MG

(Durante anos, o escritor e agrimensor Nelson Vianna, nascido em Curvelo e apaixonado por M. Claros, desde que aqui chegou, pesquisou a história da cidade. Foi a arquivos, jornais, revistas e livros, entrevistou pessoas, vasculhou correspondências – enfim, buscou em toda parte fontes que permitissem levantar a história do município de M. Claros. Conseguiu. Processou sua longa procura e publicou "Efemérides Montesclarenses", que cobrem o período de 1707 a 1962, revelando o que - neste período - aconteceu de mais importantes no cotidiano de nossas vidas. Nelson Vianna, apaixonado por M. Claros, reconhecido ao historiador Hermes de Paula, mais novo do que ele, mas seu auxiliar no trabalho, prestou - prestaram os dois, é preciso gritar isto - uma das mais notáveis contribuições à civilização dita montesclarina. Morreu sem ostentar riqueza material, mas o seu legado espiritual cresce a cada dia, embora ainda não seja suficientemente reverenciado. O tempo, sempre ele, também fará esta reparação. Republicar a resenha histórica pacientemente ajuntada pode ser um começo. Pelo calendário do dia, sairá publicado aqui, desde este 12 de janeiro de 2011, o que ele conseguiu desvendar no vasto tempo de 255 anos - entre 1707 e 1962, de uma Montes Claros nascente, criança e juvenil. Ajudará a cidade a se localizar. Talvez, a se achar. E haverá sempre um preito de gratidão a estes dois - Nelson Vianna e Hermes de Paula, e a muitos outros que, no silêncio, onde Deus fala aos Homens, recolhem o aplauso geral):

19 de outubro

1832 - O Presidente José Pinheiro Neves propõe em sessão da Câmara Municipal que se oficie ao Govêrno da Província, pedindo a criação de um Correio, com marchas de Ouro Prêto para esta Vila de Formigas, e que o gIro dêste fôsse dirigido pela Vila Diamantina do Tejuco, Arraial do Rio Manso, Rio Prêto, Bom Fim, até à Vila de Montes Claros de Formigas, o que é aprovado. Em sessão de 3 de dezembro de 1832, o vereador Francisco Vaz Mourão, Vice-Presidente da Câmara Municipal, proporia que se suprimisse a representação ao Govêrno e que a Câmara fizesse ensaios em particular, o que seria aprovado. Na sessão de 5 de dezembro do referido ano, o mesmo vereador Vaz Mourão proporia que o Correio fôsse mensal e se nomeasse logo o administrador, o que de fato se verificou, recaindo a nomeação em José Fernandes Pereira Corrêa que, aceitando, foi o primeiro agente dos Correios na Vila de Formigas. A inauguração da Repartição verificou-se no dia 20 de janeiro de 1833. Na sessão de 20 de janeiro de 1835, já não se contentava com o Correio mensal: era proposto que se representasse ao Govêrno o plano de dois caminheiros, vencendo a diária de 320 réis, os quais deveriam levar as maias desta Vila à de Diamantina, entregando-as àquela administração.
A 20 de janeiro de 1833, dia em que foi inaugurada a Agência dos Correios da Vila, partia o primeiro caminheiro levando as malas de Montes Claros de Formigas para a Vila de Diamantina.
1868 - A ata especial da última apuração de votos da 10.ª eleição para vereadores à Câmara Municipal de Montes Claros, eleitos para servirem no período de 7 de janeiro de 1869 a 7 de janeiro de 1873, registra pela ordem dos mais votados, o seguinte: dr. Carlos José Versiani, 1487 votos; Justino. de Andrade Câmara, 1487; Francisco Freire da Fonseca, 1476; Antônio Francisco Barbosa, 1476; Francisco Thiago Caldeira, 1466; Francisco Durães Coutinho, 1465; Antônio José Domingues, 1404; Manoel José Coelho, 1393; Joaquim José Guimarães, 1336; Francisco José Pereira do Amaral, 130, e outros menos votados. Ordenou-se que se extraisse o diploma dos nove primeiros mais votados, que deverão tomar posse a 7 de janeiro de 1869, ficando os demais na suplência. Os casos de empate foram resolvidos na sessão de 20 de outubro de 1868, decidindo a sorte a favor de Justino de Andrade Câmara, que ficou na Presidência da Câmara.
1884 - Reunindo-se diversos próceres do Partido Conservador da Paróquia de Montes Claros, na casa do Guarda-Mor João Batista Corrêa Machado, é eleito o seu Diretório que assim ficou constituído: Presidente, tte. cel. Gregório José Velloso; Vice-Presidente, tte. Ezequias Teixeira de Carvalho; Tesoureiro, cel. Celestino Soares da Cruz; Secretário, Bento Belchior de Alkmin; Conselheiro Fiscal e Orador, Justino de Andrade Câmara; Conselheiros: dr. Carlos José Versiani, dr. Antônio Augusto Velloso, Pedro de Araújo Abreu, Marciano José Alves e José Antônio Versiani.
1907 - “A Verdade”, desta data, noticia que foi fundada na cidade de Montes Claros, sob a direção do cônego Paul Lenaerts, uma orquestra filiada ao Clube Dramático São Genesco, que tomou o nome de “Carlos Gomes” e é dirigida por Armênio Sarmento.
1917 - David de Aguilar assume o cargo de telegrafista da agência de Montes Claros, em substituição a Osiris Barroso.
- Pela lei n.° 323, fica o Agente Executivo Municipal de Montes Claros autorizado a proceder à revisão do contrato do serviço telefônico celebrado em virtude da lei n.° 325 de 27 de dezembro de 1912, com o farmacêutico Antônio Augusto Teixeira e transferido posteriormente a Joaquim Pereira Souto e a Joaquim Rabelo Júnior, e, também, a realizar a encampação do privilégio concedido da dita lei para o estabelecimento de linhas telefônicas na cidade e no município, e exploração dêsses serviços, pelo prazo de 25 anos, de acôrdo com a cláusula 11.aª do contrato celebrado a 18 de fevereiro de 1913.
- Pelo decreto n.° 327, fica o Agente Executivo do município de Montes Claros autorizado a mandar construir um pontilhão na rua Grão Mogol, no cruzamento desta com a rua Belo Horizonte, na cidade de Montes Claros, podendo para tal fim despender até a quantia de 500$000.
1923 - Falece em Botucatu, Estado de São Paulo, Dom Lúcio Antunes de Sousa. Nasceu na fazenda Brejo dos Mártires, Freguesia de Boa Vista do Tremedal, a 19 de abril de 1863, filho do cel. Antônio Antunes de Sousa e dona Joana Maria da Soledade. Matriculando-se no Seminário de Diamantina, em 1830, foi ordenado a 31 de maio de 1890 pelo Bispo Dom João Antônio dos Santos. Em janeiro de 1891 seguiu para a cidade de Tremedal, seu primeiro campo de apostolado. Retornando ao Seminário em outubro de 1895, lecionou Latim, Literatura e História Universal. Nomeado Pároco de Montes Claros em 1895, chegou a esta cidade a 30 de abril de 1896, tendo exercido o cargo até 1902. Nesse intervalo foi Provedor da Santa Casa. Voltando ao Seminário em 1903, tornou-se Secretário Geral do Bispado e Redator da “Estréia Polar”. Foi preconizado Bispo de Botucatu, a 20 de outubro de 1908, sendo a Bula de nomeação datada de 17 de outubro de 1908. Foi sagrado Bispo em Roma, a 15 de novembro de 1908. Chegou a Botucatu, a 20 de fevereiro de 1909, tomando posse. Foi sepultado na nova Catedral de Botucatu, tendo legado à Igreja todos os seus bens.
1925 - Nasce, em Montes Claros, o dr. Antônio Francelino Lafetá, filho de Luiz Onofre Lafetá e dona Francisca Prates Lafetá. Fêz o curso primário no Grupo Escolar Gonçalves Chaves e o secundário, no Ginásio Municipal, ambos de Montes Claros, diplomando-se pela Faculdade de Direito de Recife a 23 de dezembro de 1956. Foi Escriturário da E. F. Central do Brasil, de 1942 a 1943, e estêve como aluno da E. T. Aviação de São Paulo, de 1943 a 1945, fazendo o curso de Meteorologia; de 1945 a 1947, foi 3° Sargento da FAB e Chefe do Serviço Meteorológico da Base Aérea de Belo Horizonte; de 1947 a 1957, Meteorologista da Panair do Brasil; em 1957 e 1958 foi advogado (trabalhista), no Distrito Federal; de 1958 até o momento, exerce a advocacia em sua terra natal.
1929 - Pela lei n.° 1223, é o Govêrno do Estado autorizado a criar e instalar um Ginásio de instrução secundária, na cidade de Montes Claros, modelado pelo Internato e Externato do Ginásio Mineiro.
1938 - Por ato do Ministro da Educação e Saúde é concedida a Inspeção Preliminar ao Ginásio Norte Mineiro.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°69336
De: Messias P. Reis Data: Quarta 19/10/2011 00:40:01
Cidade: Montes Claros-MG

Concidadãos, não vivemos num mundo à parte. As pessoas reclamam do trânsito, mas todo mundo quer ter ou comprar um carro novo. Mais de dois mil por mês, em Montes Claros, entram em circulação. Há dez anos isto era a soma de um ano de vendas. Nossas ruas são estreitas, contam com mais de uma centena de anos e foram concebidas para carroças e carros de boi. Há , ainda, as motocicletas, sendo nossa região a campeã em vendas no Brasil. Pede-se, pois, que alguém lúcido e de boa vontade, preste um enorme serviço à cidade, sugerindo soluções, ao invés da crítica pura, da manifesta indignação com a situação. Quem ama cuida, quem quer melhora sugira, mas quem nada tem a dizer, que dê um passe e se cale!

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°69335
De: Élcio Data: Terça 18/10/2011 19:29:18
Cidade: M.Claros

A natureza está em festa, exultante, com a chegada das chuvas, depois de novo longo estio. Chuva/natureza/vida, tudo entrelaçado, exuberando. Contudo, ainda nem a chuva caiu direito, e a cidade mostra que está exausta. O trânsito ficou difícil, congestionamentos surgiram por toda parte, fora até dos horário de pico, buracos reapareceram como que vindos do nada, bueiros entupidos, semáforos que deixaram de funcionar, etc. etc. O fácil acesso à compra de veículos novos apenas responde por parte do problema, agravado pelas chuvas - e que é comum a todas as cidades do Brasil, de médias para cima. Contudo, as cidades precisam se adaptar ao que acontece, e Montes Claros certamente não se preparou. A estimativa é de que a coisa vá se agravar quando as chuvas se intensificarem, daqui a pouco. Algo precisa ser feito. E aí, enquanto no mundo dos humanos a confusão se multiplica, no mundo da Vida acima, da Natureza, a vida estua, e comemora, e canta, e baila com os pássaros, jubilosa. Vede o verde rebrotando, vede os pássamos exultantes de volta aos ninhos, vede a lagoa seca transbordando, vêde...além da nuvens passageiras as estrelas, lavadas e rebrilhando, em intenso coro para as franjas do infinito. Um dia, aprenderemos com a Natureza. Aprenderemos.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°69334
De: M. de Fátima Data: Terça 18/10/2011 18:27:15
Cidade: Village/Moc

Nós, moradores da zona leste de Montes Claros, estamos até hoje sem entender por que a prefeitura, através do setor de trânsito, passou a impedir o uso em mão dupla do braço direito do prolongamento da avenida Sanitária, que naquele trecho é extensão da avenida Sidney Chaves. Explico: depois do Posto Estrela, como apenas o braço direito da avenida prossegue até a avenida Minas Gerais, a avenida recebia carros nos dois sentidos. Sem qualquer explicação, alguém na prefeitura (???) extinguiu o tráfego no sentido bairros/centro, deixando apenas o movimento no sentido contrário. Moradores dos bairros JK, Planalto, Universitário, Floresta, Village, Jaraguá, Guarujá, Monte Carmelo e outros,, isto é, moradores da parte leste, perderam esta opção de trânsito. A medida deixou o prolongamento da avenida Sanitária no sentido D. Industrial ocioso e deslocou o movimento de carros para o interior do bairro Renascença. Prejuízo nos dois casos. Todos nos perguntamos, encabulados, o que levou a prefeitura a tomar a medida, que aparentemente prejudica a muitos e não ajuda a ninguém. Pelo menos, até agora, o benefício não é visível, mas o prejuízo, este sim, é ostensivo, salta aos olhos. (...) A prefeitura precisa reexaminar o assunto. (...) Acrescento que o trecho até a entrada da avenida Minas Gerais ficou muitos anos pronto, aguardando apenas uma desapropriação no começo da avenida Minas Gerais, para atender toda a parte leste da cidade. Apenas nas vésperas da última eleição municipal foi franqueado ao público e desafogou, em muito, a outra alternativa de tráfego para aquela parte da cidade, que é pela avenida Magalhães Pinto. Agora, inexplicavelmente tudo voltou atrás, para prejuízo de milhares de pessoas. Se ao menos a prefeitura explicasse porque tomou a medida insensata já seria alguma coisa. Apelamos diretamente ao senhor prefeito, para que reveja o assunto. (...)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°69333
De: Fred Pinheiro Data: Terça 18/10/2011 16:32:00
Cidade: M Claros MG

Concordo plenamente com a MSG 63329 do Sr Ney barbalho, em relação a Comemoração da Criação da Vila de Formigas em 13/10/1831, na oportunidade o então Cel Jose Pinheiro Neves, político de Grande importãncia da época, vindo do Serro há alguns anos, tomou posse como 1º Presidente da Câmara, que até hoje é considerado como 1º Prefeito de M Claros ( tendo sua foto exposta no Hall dos Prefeitos da cidade, localizado no 3º andar da Prefeitura). A família Pinheiro, se orgulha muito do nosso Tetra-avô, pelo Político que foi e pelas obras que realizou durante seu mandato como Presidente e depois como Vice-presidente da Cãmara. É uma pena a nossos Governantes municipais não reconhecerem aqueles que aqui começaram com muita luta e força de vontade a criação desta Cidade tão especial.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°69332
De: Jose Goncalves Data: Terça 18/10/2011 13:53:47
Cidade: Belo Horizonte

Faleceu, em Recife, Geraldo Leite Vieira. Mais conhecido como Lelê, foi funcionário da Prefeitura Municipal de Moc, onde se aposentou. Jogou futebol amador e varzeano (Ateneu, Tiradentes, Ferroviário, Bariri). Nós da rua Rayo Christoff perdemos um grande irmão.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°69331
De: José Data: Terça 18/10/2011 15:26:42
Cidade: Montes Claros/MG

Depois das oito horas da manhã, já choveu 50 milímetros na área central de Montes Claros.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°69330
De: Armando Data: Terça 18/10/2011 13:27:10
Cidade: Montes Claros

A primeira chuva mais demorada já tira o esquálido rio Vieira do seu caixote de concreto. Ainda não é água para enchente, mas o rio dá sinais de fogosidade. (...) Estacionei há pouco no Shopping Ibituruna, para o almoço. Ao voltar, encontrei pastilhas cerâmicas sobre o teto do carro. As pastilhas estão caindo daqueles prédios que ficam dentro do Shoping. Se atingem carros, podem atingir também pessoas.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Página Anterior >>>

Abra aqui as mensagens anteriores: