Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 25 - quarta-feira, 25 de setembro de 2024
 

Este espaço é para você aprimorar a notícia, completando-a.

Clique aqui para exibir os comentários


 

Os dados aqui preenchidos serão exibidos.
Todos os campos são obrigatórios

Mensagem: Transcrição da Revista do Archivo Público Mineiro, editada em ouro Preto, então capital de Minas, em 1897. O conteúdo, doze anos antes, em 1885, saiu no primeiro jornal de Montes Claros, “Correio do Norte”, fundado e editado pelo autor – o depois desembargador Antônio Augusto Veloso, pai da imprensa de Montes Claros. É o mais antigo documento sobre a história de Montes Claros - Parte 1

A mais antiga notícia em formato acadêmico que se tem de Montes Claros foi divulgada na capital Ouro Preto pela Revista do Archivo Público Mineiro, em outubro e dezembro de 1897. Doze anos antes, havia sido publicada em M. Claros, pelo jornal Correio do Norte, ´de propriedade do autor´. É um documento raro hoje em dia, saído da pena do depois desembargador Dr. Antônio Augusto Veloso, reconhecido e homenageado como o pai da imprensa de Montes Claros.

Recebeu o nome de ´Chorographia Mineira - O Município de Montes Claros´.

A remota publicação do Archivo Público diz, na apresentação, sob a ´direcção e redacção de José Pedro Xavier da Veiga, diretor do mesmo Archivo´:

´Devemos esta excellente monographia, primorosamente elaborada, ao nosso distincto conterrâneo Sr. Dr. Antonio Augusto Velloso, cujos talentos e ilustração se têm revelado assaz em outros trabalhos não menos importantes, além dos que legamente desepenha como magistrado, sendo neste caracter um dos ornamentos de sua illustre classe no Estado e da República.
É mais um valioso serviço que ao Archivo Público Mineiro presta desinteressada e patrioticamente o Sr. Dr. Antônio Augusto Velloso´.

É com este mesmo espírito que o montesclaros.com passa a reproduzir, a partir de hoje, em versão eletrônica na forma de folhetim, esta primeira e benemérita notícia da história de Montes Claros, acreditando que suscitar o registro dos passos inaugurais da civilização que aqui surgiu contribuirá, e muito, para entender e comprender a formulação do ´ajuntamento novo´ que avança pelo tempo. É, ainda, canhestra homenagem ao autor e sua descendência, pelo pioneiro serviço que prestou às gerações seguintes, ao iluminar os nossos primeiros passos. Que avançam para comemorar os iniciais 300 anos, talvez até completados, pois aqui se revela que os primeiros moradores chegaram por volta de 1707 às margens do hoje quase desaparecido rio Vieira.


(Continuará, nos próximos dias, até a publicação de toda a ´Chorografia´)

Preencha os campos abaixo
Seu nome:
E-mail:
Cidade/UF: /
Comentário:

Trocar letras
Digite as letras que aparecem na imagem acima