Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 25 - terça-feira, 24 de setembro de 2024
 

Este espaço é para você aprimorar a notícia, completando-a.

Clique aqui para exibir os comentários


 

Os dados aqui preenchidos serão exibidos.
Todos os campos são obrigatórios

Mensagem: ESTAMOS FINANCIANDO AS DROGAS

Dário Teixeira Cotrim

De cada dez centavos que é dado aos pedintes nos semáforos de Montes Claros, 90% desse dinheiro vai para o crime organizado. Estamos financiando as drogas e o crime organizado em nossa cidade. Os jornais dizem isso todos os dias. Por outro lado, os traficantes agradecem aos cidadãos de bom coração, os que têm comiseração dos falsos ‘aleijados’ e das ‘crianças delinqüentes’ que atuam em pontos estratégicos da cidade. Essas crianças crescem ganhando dinheiro fácil, quando chegam à idade adulta aderem ao mundo do crime, assaltando, matando, estuprando, prostituindo, traficando e cometendo pequenos furtos. Então, para eles, será preciso praticar atos ilícitos para que possam continuar sustentando os malditos vícios, aqueles que nós mesmos os incentivamos que adquirissem ainda na infância da vida.
Com a benevolência nossa estamos construindo assassinos que poderão fazer com as nossas famílias o mesmo que fizeram Alexandre Nardonni e Ana Carolina Jatobá com a menina Isabela Nardonni, jogando-a do prédio em que moravam. Também o que Lindemberg Alves fez com a sua namorada Eloá Cristina Pimental, que assassinou-a com vários tiros depois de tê-la seqüestrada. O triunfo do inferno é quando o povo honra o ladrão, o incompetente, o corrupto, o mentiroso, o preguiçoso. Este é o preço da nossa irresponsabilidade. Disse Silva Alvarenga que a “moeda despendida ou tarda ou nunca volta”, mas quando ela volta vem acompanhada da desgraça e não sabemos em que porto irá atracar a maldita desgraça.
Quando se oferece a uma criança uma moeda de dez centavos, também lhe é oferecida uma péssima oportunidade para a sua delinqüência. Muitas vezes a próxima vítima é a própria pessoa que lhe dá na mão uma simples moeda. A moeda existe para o troco e não para as esmolas. O Brasil é hoje um país onde o programa social do governo federal é o mais abastado de recursos. Entretanto, não se aplica devidamente esse dinheiro em benefício do povo. O que acontece é a compra de dignidade humana. Assim, o povo deixa de ser gente e passa a ser um objeto de manipulação dos maus políticos. Quem promete mais tem mais votos. A fome é uma conseqüência do desemprego e por isso gera os pequenos furtos. Caso houvesse empregos não seria necessário o ‘bolsa família’. Aliás, sabemos muito bem que o ‘bolsa família’ existe para delinqüir e não para saciar o desejo dos esfomeados.
Sem um programa social sério que venha a contemplar as camadas sociais mais necessitadas, a violência agiganta-se contra os homens bons. Enquanto isso, o governo federal vai empurrando a nação para um buraco negro, que poderá no futuro acabar numa tragédia sem precedentes. Entendemos que o desvio do dinheiro público já é o bastante para produzir pequenas quadrilhas. Quadrilhas essas que podem tornar-se organizações bem organizadas. Hoje já convivemos como o PCC (Primeiro Comando da Capital) em São Paulo e o CV (Comando Vermelho) do Rio de Janeiro.
Crianças não precisam de moedas, crianças precisam de amor. Crianças não precisam de esmolas, crianças precisam de escolas. Crianças não precisam de trabalho, crianças precisam de brinquedos. Só amor, escola e brinquedos é que serão necessários para dotarem as crianças de dignidade. Para o combate à fome, que é uma tragédia em nosso país, existem as ONG’s espalhadas em todo território nacional e também o programa do ‘bolsa família’. Antes de dá um dinheirinho para alguém é salutar que se pense duas vezes. Será que este é o caminho correto? Estou agindo com sinceridade? Finalmente eu entendo que o prazer não tem começo e a tristeza não tem fim.

Instituto Histórico e Geográfico de Montes Claros
Academia Montesclarense de Letras

Preencha os campos abaixo
Seu nome:
E-mail:
Cidade/UF: /
Comentário:

Trocar letras
Digite as letras que aparecem na imagem acima