Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 25 - quarta-feira, 13 de novembro de 2024

Mural

Jornalismo exercido pela própria população

Deixe sua notícia neste Mural, clique aqui para enviar
<< Próxima Página

Mensagem N°48904
De: Samuel Fagundes Data: Quarta 12/8/2009 13:16:47
Cidade: Montes Claros - MG

Esta mensagem é em resposta a Mensagem N° 48824, postada por "Rodrigues S." na Data de 11/8/2009 as 11:41:10. Vou começar esclarecendo algo, o evento "Noite Fora do Eixo" foi realizado pelo Coletivo Retomada, que é uma instituição independente, que faz muito pela cultura da nossa cidade. A Associação do Rock de Montes Claros e Região (ARMCR), apesar de comparecer e de fazer a cobertura do evento para sua WEB TV, não participou da realização do mesmo. O autor da mensagem que me refiro, disse que "Procurou se informar melhor e descobriu", mas parece que não se informou direito. Eu estive presente no evento, o som foi de ótima qualidade, e os shows acabaram por volta das 23:30, muito mais cedo que eventos como carnamontes, axemontes e coisas do tipo. Agora quando esse individuo diz "quem nos defenderá?", será que ele esta se referindo a se defender do que? Da cultura independente? Do rock? Dos jovens? Por muitos anos Montes Claros foi dominado por estilos musicais como axé e pagode, mas isso vem sendo mudado. Questionar que os organizadores da Noite Fora do Eixo se vangloriam do evento, é algo meio que estranho, eu me pergunto quem seria a pessoa que não se orgulharia de um evento muito bem realizado. É esse tipo de pensamento retrógado que atrasa essa cidade.
Samuel Fagundes
Jornalista - Registro no Ministério do Trabalho 14204/MG
Diretor de Comunicação/Marketing da Associação do Rock de Montes Claros e Região (ARMCR) - www.armcr.blogspot.com

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°48903
De: Junior Câmara Data: Quarta 12/8/2009 12:50:38
Cidade: Montes Claros  País: Brasil

(...) Gente, Montes Claros não é mais uma cidadezinha de 100.000 habitantes há muito tempo, essa choradeira aí é em vão, não existem locais disponíveis pra esse tipo de evento na cidade, a não ser a praça dos jatobás, que foi massacrada no século passado e seus jatobás estão mortos há anos.Montes Claros é uma vergonha em termos culturais, eventos como esse servem pra criar uma identidade propria na nossa juventude, que quando sai daqui pra outras regiões do estado é chamada de Baiana. Não gostam de ser chamados de baiano porém escutam axé o dia inteiro.Vaí todo mundo plantar mamona... isso vai dar dinheiro no futuro....

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°48899
De: Samuel Data: Quarta 12/8/2009 11:50:06
Cidade: M. Claros/MG

Acabo de ler. Nas prisões federais só é permitido o acesso com máscaras, para proteger os presos da gripe suína. E aqui fora, onde trabalhamos, estudamos, lutamos, cumprindo ordeiramente nossas obrigações, quem nos protegerá??

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°48898
De: Gerência Regional de Saúde Data: Quarta 12/8/2009 11:49:40
Cidade: Montes Claros/MG

Norte de Minas inicia a dispensação de tamiflu - O medicamento é destinado a pacientes com indicação clínica grave de Influenza A - A partir desta semana, o Comitê Estadual de Enfrentamento à Influenza A (H1N1), através da Gerência Regional de Saúde de Montes Claros (GRS-MOC), irá disponibilizar para os hospitais da rede pública o antiviral Oseltamivir, conhecido como Tamiflu. Os medicamentos são destinados a pacientes com indicação clínica grave, nas primeiras 48 horas após surgimento dos sintomas, mediante prescrição médica, que deve seguir os protocolos do Ministério da Saúde.
Foram disponibilizados para a Regional um quantitativo de 230 tratamentos para atender 11 hospitais da rede no Norte de Minas. São eles: Santa Casa, Aroldo Tourinho, Hospital Universitário Clemente Faria e Fundação Godinho, de Montes Claros, Hospital Municipal de Bocaiuva, Hospital São Vicente de Paulo, de Coração de Jesus, Hospital Municipal de Francisco Sá, Fundajan, de Janaúba, Nossa Senhora das Graças, de Monte Azul, Dr. Oswaldo Prediliano de Santana, de Salinas e Santo Antônio, de Taiobeiras. A reposição do estoque destas instituições será feita pela GRS-MOC.
Indicação clínica - Enquadram-se dentro dos protocolos, pacientes com síndrome respiratória aguda grave ou que tenham critérios de gravidade, como alterações neurológicas, queda de pressão, frequência respiratória maior do que 30 movimentos respiratórios por minuto (inspirações e expirações), pessoas com doenças crônicas, principalmente problemas pulmonares e cardíacos.
Todas as gestantes, independente do período da gestação, devem receber tratamento. Outros fatores de risco como os extremos de idade (menores de dois anos e maiores de 60 anos); pessoas com outras doenças crônicas tais como, diabetes, obesidade mórbida, doenças sanguíneas, e pacientes com doenças imunossupressoras, por exemplo AIDS e câncer, podem ou não receberam o tratamento com o antiviral de acordo com a avaliação médica.
De acordo com a vigilância epidemiológica, seguindo os critérios do Protocolo Clínico do Ministério, a indicação do medicamento será restringida para os quadros clínicos agudos, para evitar que o uso indiscriminado venha gerar resistência ao virus.
A disponibilidade do medicamento é de responsabilidade do Ministério da Saúde e só será fornecido de acordo com Critérios do Protocolo Clínico do Ministério e do Protocolo Estadual de Vigilância Epidemiológica e Assistência aos Casos de Influenza da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°48894
De: Jornal Gazeta do Povo Data: Quarta 12/8/2009 10:45:26
Cidade: Curitiba, Paraná

Cascavel fecha cinemas, shoppings e casas noturnas contra a nova gripe - Decisão será adotada até 17 de agosto e pode ser prorrogada. Fiscalização será feita pela Vigilância Sanitária da cidade paranaense - A partir desta quarta-feira (12), parte dos estabelecimentos comerciais de Cascavel não abrirá as portas. O Comitê de Enfrentamento ao vírus da Influenza A (H1N1) determinou que locais fechados que reúnem várias pessoas não poderão funcionar até segunda-feira (17). Nessa data, o Comitê voltará a se reunir para avaliar se há necessidade de prorrogar o fechamento, que atinge shoppings, escolas, igrejas e casas de show.A Vigilância Sanitária ficará encarregada de fazer a fiscalização. Os proprietários que não acatarem a decisão serão acionados pelo Ministério Público. Serviços essenciais, como transporte público, hospitais e mercados, e estabelecimentos com boa circulação de ar continuarão funcionando normalmente.
Secretaria Estadual da Saúde criticou a medida adotada por Cascavel
Em Cascavel, houve nove mortes por suspeita do vírus H1N1. A Secretaria Municipal de Saúde já havia recomendado desde 1º de agosto que se evitassem aglomerações, mas nesta terça-feira (11), com a decisão do Comitê, a paralisação de alguns estabelecimentos deixa de ser facultativo. O secretário municipal de saúde, Ildemar Canto, enfatiza que não há necessidade de estado de emergência e nem de uma medida maior de precaução. Segundo ele, a determinação da autoridade sanitária foi tomada apenas para que assegurar que as recomendações anteriores fossem respeitadas.
O Comitê de Enfrentamento ao Influenza A (H1N1) foi criado em Cascavel no último sábado com o objetivo de centralizar informações sobre o vírus H1N1 e discutir medidas de prevenção e tratamento. Participam do grupo a Secretaria Municipal de Saúde, o Ministério Público, o Conselho Regional de Medicina, a Associação Médica de Cascavel, a Defesa Civil, o Conselho Municipal de Saúde, o Comitê de Urgência e Emergência e a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).
Os integrantes se reunirão toda segunda-feira para avaliar a eficácia das medidas adotadas e a necessidade de adotar outras ações.
Sesa critica decisão
A Secretaria Estadual da Saúde (Sesa) não concordou com a medida adotada por Cascavel. O secretário estadual de Saúde, Gilberto Martin, fez críticas ao procedimento. “Isso é uma decisão que tem que ser tomada baseada em argumentos técnicos consistentes. Eu tenho certeza absoluta que não há isso em relação a Cascavel. É uma medida equivocada e precipitada. Não há necessidade deste tipo de decisão”, criticou Martin.
Outras prefeituras do interior do estado já tomaram medidas preventivas contra a gripe A H1N1. As cidades de Ponta Grossa, Foz de Iguaçu e Pato Branco, Colorado e Irati anunciaram na sexta-feira (07) providências para impedir aglomerações públicas. O prefeito de Andirá, na região Norte do Paraná, José Ronaldo Xavier (PTB), decretou, na tarde da quinta-feira (6), situação de emergência em razão da gripe A. O município, de 22 mil habitantes, tem dois casos confirmados laboratorialmente e quatro confirmados pelo protocolo do Ministério da Saúde (MS).
Em Maringá uma reunião do Comitê de Mobilização e Ação Contra a Gripe A realizada na prefeitura, nesta terça-feira (11), decidiu que as aulas das escolas municipais vão ser suspensas por causa da gripe A. A paralisação ocorre a partir desta quarta-feira (12) e vai até sexta (14), quando mais uma reunião deve ser feita para avaliar a decisão. Já as creches vão continuar recebendo as crianças.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°48892
De: Marília Data: Quarta 12/8/2009 10:30:59
Cidade: M. Claros

Não é com tranquilidade que os pais estão enviando os seus filhos às escolas. Com muitos que conversei ainda há pouco, a maioria acha que o levantamento das aulas - como fez a cidade de Uberlândia - é medida mais consequente e acertada. (...)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°48889
De: Mirian Data: Quarta 12/8/2009 10:09:38
Cidade: M. Claros

Na enquete deste site, que acabo de consultar, 7 entre 10 pessoas apoiaram o adiamento das aulas em Montes Claros. Uberlândia prorrogou a volta as aulas, por tempo indeterminado, enquanto M. Claros não.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°48888
De: Marcos VS Rafael Data: Quarta 12/8/2009 09:59:25
Cidade: Montes Claros/MG

O Carnamontes está próximo. Com a Nova Gripe, H1n1, Porém, a Prefeitura de Montes Claros deveria repensar nesse acontecimento. Se olhar atento, verá que Montes Claros ainda está em situação estável e controlada com a gripe. É certo que a sociedade tem feito sua parte: escolas, hospitais e a população têm contribuído; o álcool em gel, por exemplo, indicado para a prevenção, não se acha mais na cidade. No entanto, com o Carnamontes isso tudo pode ir à falência, já que ele atrai cada vez mais pessoas de diversos lugares do país e podem, sim, trazer com elas o vírus da H1N1. Milhares de foliões se aglutinam em três dias de festa, regada a rápidos beijos na boca descomprometidos, bebidas compartilhadas e sexo sem compromisso. Não é novidade para ninguém que esses atos contribuem para a propagação do vírus. É impossível que se faça uma festa de um nível tão grande, como o Carnamontes, e não se amplie o quadro (por enquanto estável) da "gripe A". Espero que a Prefeitura pense nisso. O direito à saúde e a vida, neste caso, deve ter supremacia ante a uma festa de diversão aos foliões e fonte de lucro aos empresários, que são, certamente, os que se oporão a essa possível medida "sine-qua-non" para a nossa tranqüilidade. É uma medida simplória. Veja-se o caso de Cascavel, cidade do Paraná, como bem foi publicado neste site em 12/08/09, que tomou medida mais radical, embora elogiada pela população: "Contra a gripe suína, cidade do Paraná fecha shoppings, igrejas, cinemas e casas noturnas.". Pode até parecer pieguismo, mas suspender o Carnamontes é um caso de vida ou morte, literalmente. A escolha é das autoridades.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°48884
De: Carla Patricia Data: Quarta 12/8/2009 09:48:56
Cidade: Montes Claros

Os vereadores de Montes Claros deveriam exigir da Secretaria do Meio Ambiente alguma ação para combater a poluição sonora. A postura de surdez adotada pela Séc. do Meio Ambiente que não ouve as reclamações da população merece atenção por parte dos nossos vereadores. Cidades bem maiores que Montes Claros não têm este problema porque lá as leis existem não só no papel e há fiscais em cima o tempo todo. Em Santo André SP, a câmara de vereadores aprovou e já colocou em pratica a realização de isolamento acústico nos ginásios de toda a cidade. As casas de shows receberam um prazo para fazer o isolamento acústico, caso contrario, a licença de funcionamento será cassada. Os Vereadores de Montes Claros não podem adotar a mesma postura “surdez” da Secretaria do Meio Ambiente, ainda que estes eventos tenham o aval ou patrocínio da Prefeitura, a população não pode ficar refém do barulho e conviver com o descaso, inoperância ou falta de competência desta Secretaria.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°48883
De: Gerência Regional de Saúde Data: Quarta 12/8/2009 09:34:28
Cidade: Montes Claros

Escolas estaduais de Montes Claros recebem kit para enfretar a Influenza A - A Gerência Regional de Saúde de Montes Claros recebeu nesta quarta-feira, 12 de agosto, o primeiro lote de kits como medida de enfrentamento à Influenza A H1N1, destinados às escolas da rede pública estadual. Os kits contêm cartazes, folhetos, jornais, impressos que informam sobre as medidas de prevenção e cuidados a serem adotados em relação à gripe, além de 100 luvas e 100 máscaras cirúrgicas. Os kits serão entregues à Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros que repassará às 56 escolas estaduais de Montes Claros.
As máscaras deverão ser usadas somente em alunos que apresentarem estado febril, maior que 37,5% C, e as luvas se destinam a profissionais, educadores, em contato com alunos nessa condição. Entretanto, nesses casos, deverão ser adotados os procedimentos necessários ao correto atendimento desses alunos. A orientação é válida também para os professores e funcionários das escolas. Se os sintomas forem mais fortes, as pessoas devem procurar o serviço de saúde.
Recomendação - Por recomendação do Comitê de Enfrentamento da Influenza A H1N1, a Secretaria de Estado de Saúde orienta que os alunos com sintomas de gripe, a qualquer tempo, não freqüentem a escola e mantenham a direção das escolas informadas. As informações sobre os sintomas da nova gripe e prevenção podem ser obtidas no site da Secretaria de Estado de Saúde específico para o tema: www.gripesuina.saude.mg.gov.br

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°48882
De: Estado de Minas Data: Quarta 12/8/2009 09:33:17
Cidade: Belo Horizonte/MG

Gripe suína para atividades em Uberlândia - Luiz Ribeiro - As aulas das redes municipal, estadual e particular de ensino e nas universidades, assim como shows e outros eventos com grande aglomeração de público, foram suspensas por tempo indeterminado em Uberlândia, segunda maior cidade de Minas, com 622,4 mil habitantes, em função da gripe suína.
Na tarde dessa terça-feira, o infectologista Marcelo Simão Ferreira, diretor do Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), disse que recomendou a adoção da medida ao Comitê Municipal de Enfrentamento da Influenza A, tendo em vista que nos últimos dias, aumentou muito na cidade a quantidade de pessoas com sintomas semelhantes ao da gripe suina que estão procurando as unidades ambulatoriais.
Ele também informou que um dos fatores que motivaram o reforço das ações preventivas é que Uberlândia não dispõe uma estrutura de leitos de Unidade de Tratatamento Intensivo (UTI) para internação de um maior número de pacientes, no caso de uma epidemia.
Segundo Simão, que também é vice-presidente da Sociedade Brasileira de Infectologia, que até essa terça, existiam 39 pessoas internadas no município com suspeita de terem contraído o virus H1N1, com três confirmações através de exames laboratoriais.
Segundo o médico, preocupa o rápido crescimento de pessoas com sintomas da gripe - dor de cabeça, febre e insuficiência respiratória. “Somente ontem (segunda-feira) foram internadas 11 pessoas com suspeita da gripe”, observou. “Eu posso dizer que, por enquanto, a situação está sob controle, mas com tendência de piorar”, afirmou o médico.
Atividades canceladas
Além da suspensão de aulas e eventos, o próprio atendimento á saúde na cidade do Triângulo Mineiro ficou prejudicado por causa do avanço da gripe A . Uma das medidas tomadas foi a suspensão do agendamento de cirurgias eletivas nos hospitais da cidade. “As cirurgias estão deixando de serem marcadas para se evitar a ocupação dos leitos hospitalares, que deverão ficar livres para garantir o atendimento das pessoas que vierem a contrair a gripe", explicou o diretor do Hospital da UFU.
O coordenador da Gerência Regional de Saúde (GRS) de Uberlândia, Daltro Catani Filho, afirmou o órgão também decidiu suspensão das aulas e outros eventos por tempo indeterminado tendo em vista que o município vive um surto de pessoas “em estado gripal”.
Segundo ele, 74% das pessoas atendidas nos hospitais e unidades básicas de saúde nos últimos dias reclamaram de sintomas relacionados com a gripe. "Não sabemos se as pessoas atendidas estão com gripe comum ou se é a Influenza. Por isso, tomamos as precauções", assegurou.
O infectologista Marcelo Simão disse que 90% dos pacientes encaminhados aos serviços básicos de saúde apresentam o "estado gripal". Ele também afirmou que acredita que o número de casos confirmados da gripe suina na cidade seja superior aos três revelados pela Gerência Regional de Saúde. "A questão é que o processo de encaminhamento do material para exames ainda está lento", salientou.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°48878
De: Marcos Aurélio Mota Data: Quarta 12/8/2009 09:16:58
Cidade: Montes Claros

Em relação à mensagem enviada por "Axé Moc", gostaria de comentar que concordo que cada um tem sua cultura, seu gosto musical.Mas, daí, perturbar o sossego de 4, 5, 6 bairros?A discussão aqui não é se o pagode e o axé invadiram Montes Claros.Até mesmo porque, se invadiu é porque tem quem ouve e quem gosta, da mesma forma que tem quem ouve e gosta de rock.A discussão é a falta de limite, de respeito à população, pela prefeitura e pelos realizadores desses "eventos" e "shows".Pode ser axé, pagode, rock, gospel, música clássica, jazz. Se o som estiver passando dos limites, independente da hora, vai incomodar sempre da mesma forma. O que muda é que nem todos urinam na porta de minha casa.Som alto, sem respitar os limites de nossos próprios tímpanos, incomoda tanto à meia-noite quanto ao meio-dia.Em relação à criação de um espaço para eventos em Montes Claros, concordo plenamente. Mas essa novela é antiga.Para finalizar, ouço muito rock.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°48876
De: Acadêmicos Data: Quarta 12/8/2009 08:35:57
Cidade: Montes Claros

Pedimos urgentemente as autoridades responsáveis pela segurança pública de montes Claros para colocarem um policiamento ostensivo perto da Faculdade Santo Agostinho Campus I, pois ontem mesmo por volta das 20:00 hs uma aluna foi vítima de um assalto, resultando em troca de tiros entre os marginais e a polícia.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°48875
De: Antônio Eustáquio Freitas Tolentino Data: Quarta 12/8/2009 08:20:26
Cidade: Montes Claros (MG)

Ainda sobre a calamidade do barulho em Montes Claros: ressalte-se que a população não é contrária aos eventos de shows, feiras ou manifestações populares. O que se questiona é o direito de todos ao silêncio, direito sagrado de paz garantido pelas leis. O que se pede é que os eventos sejam realizados em local apropriado, sem prejuízo da população. (...)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°48870
De: Wanderlino Arruda Data: Quarta 12/8/2009 07:49:28
Cidade: M. Claros

Ruth Tupinambá
Wanderlino Arruda

Muito tempo atrás, num comentário que fiz no Elos Clube sobre Hermes de Paula, falando da continuidade de escrita da história de Montes Claros, apontei a acadêmica Ruth Tupinambá Graça como a pessoa indicada para essa importante tarefa. Sei que alguns elistas até puderam ter julgado minha opinião como fruto de entusiasmo de momento, um arroubo de palestrante amigo e companheiro. A própria Ruth Tupinambá deve ter pensado o mesmo, pois sorriu descrente, nunca se colocando como continuadora da obra do nosso mais famoso historiador. A memória recente sobre Hermes de Paula, principalmente agora no seu Centenário, ainda é muito viva. A admiração por ele é incontestável, a visão de sua luta diária com os acontecimentos o coloca como insubstituível e, por isso, ainda não se firmou o pensamento de que a história não pára e exige outro acompanhante.
Continuo, pois, dizendo que depois de Hermes de Paula, mesmo passado meio século da publicação do seu livro principal, deve vir Ruth Tupinambá Graça. Não só deve, como precisa que venha. Precisamos de alguém que conheça a cidade e sua gente, alguém que goste do trabalho de registrar acontecimentos e de marcar as presenças das personagens nesses acontecimentos. Alguém que tenha amor suficiente à cidade e que saiba como manusear as palavras para pintar e descrever os momentos dignos de registros. Precisamos, sobretudo, de uma pessoa que seja, ao mesmo tempo, repórter, cronista, documentadora e contadora de histórias. E estas qualidades a autora de “Montes Claros Era Assim...” tem de sobra. Sem nenhuma intenção de fazer trocadilhos, posso dizer que Ruth Tupinambá tem muita graça para isso. Escreve com a suavidade de quem toma banho em cachoeira, com limpidez e transparência.
Ressalte-se também o fato de ela conhecer muito bem o passado de Montes Claros, desde quando se entendeu por gente. Menina curiosa, versátil, muito inteligente e perspicaz, ela observou tudo e, às vezes, até acompanhou e viveu muitos episódios, principalmente a atuação das pessoas, as visões de cortes sociais, os ambientes, as mudanças físicas e psicológicas. Analista da alma humana, Ruth Tupinambá alcança cada gesto, cada piscar de alegria, cada remoer de tristezas. Em tudo ela vê cores, sons, dimensões, o amor ou o desamor, as crendices, o folclórico. Ruth tem imensa saudade de todas as horas, e isso lhe dá condições de sempre refrescar as lembranças da memória e do coração. Parece-me um bom passaporte para a posição de historiadora, pelo menos para a criação da história apaixonada como sempre o fez Hermes de Paula.
Já quase sem espaço nesta crônica, quero dizer que o livro “Montes Claros Era Assim...” é uma boa oportunidade de conhecermos o passado da cidade, esse conjunto de gente sertaneja e vivedora que soube crescer e multiplicar. É bom, minha senhora, ler depressa (ou devagar, conforme o gosto) todas as crônicas do livro de Ruth Tupinambá para saber tudo ou, pelo menos, o lado mais interessante das coisas e das gentes. Nelas estarão os “cometas”, os bruaqueiros, o velho Christoff (pai de Konstantin), o velho João Maurício, o primo Luís, o Sinval Amorim e seu bar, a Euterpe Montes-clarense, o Cine Montes Claros, o “footing” da Rua Quinze, as boiadas, os carros de bois, os circos, a brincadeira da argolinha, a Matriz, um grande universo de assuntos que marcam saudades.
Depois da leitura, pode vir o julgamento se Ruth Tupinambá é ou não nossa real e experiente historiadora, testemunha ocular e personagem ao mesmo tempo. Tudo com muito amor!

Institutos Históricos e Geográficos de Montes Claros e de Minas Gerais

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°48864
De: Ju Data: Terça 11/8/2009 23:04:41
Cidade: M. Claros- MG

Se não houver restrições ao pesado tráfego de carretas na avenida José Correa Machado, muito em breve aquela via estará fraturada. Perdem todos.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°48861
De: Isaías Data: Terça 11/8/2009 22:23:02
Cidade: M. Claros

Julgo este espaço tão bom, tão a procura de coisas boas, tão na esperança de encontra-las em algum lugar, que não resisto a tentação de pedir que publiquem o que vai abaixo.
É parte de um diálogo entre um português dos anos 1600 e um chefe indígena na costa brasileiro. O português vinha sempre buscar pau-brasil para seu patrão francês, que usava a mercadoria no fabrico de tintas. Ao saber que todo o carregamento pertencia a um só homem, e que o pau-brasil não seria usado para manter o fogo aceso, o indígena se espantou:
- mas este homem nunca morrerá?
- se ele vai morrer, como me diz, se vai morrer como todos nós, deve ser um tolo em procurar tanto peso para o seu coração.

O português tentou explicar:
- Este francês está tentando proteger o futuro da família.

Num gesto de grande desânimo, o chefe índio falou em tom grave (e aqui desejo chegar):

- ah, meu branco, vocês estão procurando enganar a Deus. As tribos pacíficas quando começam a cogitar desse assunto, esbarram nas guerras em que se destroem uma às outras. O único ser que pode legar uma herança legítima aos nossos filhos é o dono invisível da Terra e do Céu. O sol, a chuva, o ar, o chão, as pedras, as árvores, os rios são a propriedade de Deus que, por ela, nos ensina as suas leis. Retirar os nossos filhos do trabalho natural é pretender enganar o Eterno. Como podem os brancos pensar nisso?

***
E, no entanto, nós pensamos.
(E, se não revelo o autor do texto, é por prudência; muitos não acreditariam. Há coisas que um velho índio selvagem pode compreender, e os sábios não)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°48860
De: Ministério da Saúde Data: Terça 11/8/2009 21:23:13
Cidade: Brasília DF

MINISTÉRIO DA SAÚDE - GABINETE PERMANENTE DE EMERGÊNCIAS - NOTA À IMPRENSA -Terça-feira, 11/8/2009, às 20h30
Situação epidemiológica da nova influenza A (H1N1) no Brasil
I – ÓBITOS, CASOS GRAVES E FATORES DE RISCO
· Entre 25 de abril e 8 de agosto, foram informados pelas Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde 192 óbitos por influenza A(H1N1).
Distribuição de óbitos por influenza
(...)
· Das 192 mortes, 106 (55,2%) tinham fator de risco, incluindo gestação. Entre os 1.348 casos que evoluíram para cura, 793 (58,8%) não tinham fator de risco.
· Doenças cardíacas, metabólicas e respiratórias, além de hipertensão arterial, diabetes e gestação são os principais fatores de risco para morte, entre os casos graves pelo novo vírus.
Distribuição de óbitos de SRAG pela nova Influenza A (H1N1), segundo presença de fatores de risco. Brasil
· Cabe destacar que, de acordo com o novo protocolo, o cálculo da taxa de letalidade em relação ao total de casos de influenza não é mais utilizado como parâmetro para monitorar o comportamento da doença, uma vez que os casos leves não são mais notificados, exceto em surtos — como ocorre em todo o mundo por orientação da Organização Mundial da Saúde. A taxa de mortalidade dos casos confirmados de SRAG pelo novo vírus influenza A (H1N1) no Brasil é de 0,09/100.000 habitantes.
Taxa de mortalidade
País
Óbitos
(100 mil habitantes)
Argentina
338
0,84
Chile
104
0,61
Canadá
64
0,19
EUA
436
0,14
Brasil
192
0,09
México
149
0,05
· No período, foram registrados 11.927 casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) no país. Do total, 2.057 foram confirmados para algum tipo de vírus influenza, sendo 55% em mulheres.
· Entre os casos positivos para influenza, 1.586 (77%) foram confirmados para o novo vírus e 471 (23%) para influenza comum.
Distribuição de casos de SRAG e Influenza A (H1N1) por unidade federada. Brasil,
· Os principais fatores de risco para desenvolver formas graves são doenças respiratórias, idade inferior a 2 anos, renais, debilitação do sistema imunológico, gestação, doenças cardíacas e hipertensão arterial.
· Entre os casos graves por influenza sazonal, os principais fatores foram outras doenças respiratórias, idade menor que 2 e maior que 60 anos, hipertensão arterial e debilitação do sistema imunológico.
· Dentre os casos de SRAG por influenza pelo novo vírus A (H1N1), 43% (689) apresentaram pelo menos um fator de risco para complicação, incluindo a gestação. Nos casos confirmados para influenza sazonal, a proporção foi de 38% (183).
Distribuição de casos de SRAG, pela nova Influenza A (H1N1) e pela influenza sazonal, segundo grupos e fatores de risco. Brasil
· Segundo a faixa etária, a maior proporção de casos, tanto para influenza sazonal quanto para influenza A (H1N1), é entre 15 a 49 anos.
II – MULHERES E GESTANTES
· De todos os casos confirmados de Influenza A (H1N1) com SRAG, 135 são gestantes (8,5%).
· Do total de mulheres em idade fértil com o novo vírus, 22,4% são gestantes, enquanto que para influenza sazonal, 14,7% são gestantes.
· Do total de 192 óbitos no país, 28 eram gestantes (14,5%) e, entre as grávidas que morreram, 8 tinham pelo menos um outro fator de risco.
III – SINAIS E SINTOMAS
· Entre os casos graves, a influenza A(H1N1) e a influenza sazonal apresentam sinais e sintomas similares, com pequeno aumento da freqüência em mialgia, calafrio e diarréia entre os casos da nova gripe.
Distribuição de casos confirmados de SRAG segundo classificação etiológica e sinais e sintomas. Brasil, até SE 31/2009.
IV – ANÁLISES LABORATORIAIS
· Os três laboratórios de referência do Ministério da Saúde analisaram 5.768 amostras de secreção respiratória positivas para influenza e outros vírus respiratórios.

· Do total, 3.642 (63,1%) foram confirmadas para o novo vírus influenza A (H1N1) e 1.643 (28,5%), para influenza A sazonal.
· Os laboratórios de referência são o Instituto Adolfo Lutz (IAL/SP), o Instituto Evandro Chagas (IEC/PA) e a Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ/RJ).
V – MEDICAMENTOS
· O ministro José Gomes Temporão anunciou, na manhã desta terça-feira, em audiência na Câmara dos Deputados, que o Ministério da Saúde negocia a compra de 9 milhões de tratamentos prontos para consumo, do laboratório suíço Roche.
· Os medicamentos devem chegar ao Brasil até março de 2010, para preparar o país para o próximo inverno. A compra tem o objetivo de preservar o estoque estratégico de 8,79 milhões de tratamentos, que tem validade até 2016.
· Esse medicamento está armazenado na forma de matéria-prima bruta (pó estocado em toneis). Será transformado em cápsulas prontas para consumo, conforme a necessidade e com base em uma regulação estratégica do estoque.
· No fim de julho, o laboratório Farmanguinhos, da Fundação Oswaldo Cruz, entregou ao Ministério 210 mil tratamentos.
· De 25 de abril até o momento, o Ministério da Saúde distribuiu aproximadamente 400 mil tratamentos para os estados. Outros 800 mil tratamentos, comprados do laboratório Roche, chegam até o fim de agosto.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°48859
De: axé não Data: Terça 11/8/2009 21:09:04
Cidade: Moc

Montes Claros precisa de mais eventos culturais como oq aconteceu no último fim de semana na praça dos jatobás, e se o som incomodou os aculturados, q por acaso andaram dizendo q o q aconteceu lá não é cultura, eles q entam exijam do prefeito uma área para eventos q aí não incomoda ninguem.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°48858
De: M. F. Santos Data: Terça 11/8/2009 20:58:46
Cidade: M. Claros

11/08/09 - 20h48 - "Cartazes estão sendo fixados nos ônibus para informar que pessoas com gripe evitem usar o transporte. O secretário (...) comunica também que na entrada dos veículos haverá álcool em gel. A compra será feita hoje e os ônibus deverão circular com as janelas abertas"
(...) É gritante a diferença entre o empenho das autoridades de Uberlândia, e o empenho das nossas autoridades, de Montes Claros, para enfrentar os riscos da gripe suína. Como mãe, morro de preocupação (...)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°48856
De: Melo Data: Terça 11/8/2009 19:03:21
Cidade: Montes Claros

Alguns artigos do Código Nacional de Transito :
Art. 228. Usar no veículo equipamento com som em volume ou freqüência que não sejam autorizados pelo CONTRAN:
Infração - grave;
Penalidade - multa;
Medida Administrativa - retenção do veículo para regularização.
Art. 229. Usar indevidamente no veículo aparelho de alarme ou que produza sons e ruído que perturbem o sossego público, em desacordo com normas fixadas pelo CONTRAN:
Infração - média;
Penalidade - multa e apreensão do veículo;
Medida Administrativa - remoção do veículo para regularização.
Nada disto funciona em Montes Claros com seus execráveis carros "usinas de som" com música de péssimo gosto. Não existe alguem que seja responsavel pela execução das leis ? Qualquer policial pode reter um veiculo deste simplesmente usando as leis existentes. Mas porque não é assim ?

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°48855
De: Marina Data: Terça 11/8/2009 18:42:03
Cidade: Montes Claros/MG

Do Axé ao Pop, do Pagode a MPB, do Clássico ao Religioso, nenhum show, evento, concerto ou micareta, tem o DIREITO de interromper nosso descanso!

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°48854
De: Jornal O Tempo Data: Terça 11/8/2009 18:28:25
Cidade: BH

Professoras e servidoras grávidas serão afastadas da rede estadual de ensino em Minas - Professoras e servidoras grávidas das escolas estaduais de Minas Gerais serão afastadas a partir do dia 17 de agosto, como medida preventiva em relação à gripe suína. No caso de suspeita da doença, gestantes entram no grupo de risco. A medida foi informada na tarde desta terça-feira pelo governo estadual e vale por tempo indeterminado. Os diretores das escolas deverão providenciar a substituição imediata das afastadas, para o que os alunos não fiquem prejudicados. As superintendências regionais de ensino vão dar instruções sobre os procedimentos a serem adotados, segundo informado pelo governo.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°48852
De: Prefeitura Data: Terça 11/8/2009 17:50:51
Cidade: Montes Claros

GRIPE A - Reunião discute ações preventivas e anuncia chegada de medicamentos - Foi realizada nesta terça-feira, 11, na Secretaria Municipal de Saúde (SMS), uma reunião entre as coordenações das Divisões de Epidemiologia da Prefeitura e da Gerência Regional de Saúde (GRS). O objetivo foi definir condutas e seguir orientações sobre como prevenir e combater a Gripe A (H1N1), em Montes Claros, seguindo orientações contidas no Protocolo de Manejo Clínico e Vigilância Epidemiológica da Influenza, do Ministério da Saúde. Foi anunciada a chegada do medicamento Tamiflu, em Montes Claros, o qual já está à disposição nos hospitais de Montes Claros.
Segundo o secretário de Saúde, José Geraldo Drumond, o encontro também teve finalidade de estreitar os relacionamentos entre as equipes da Prefeitura e GRS, na busca de trabalhos preventivos contra a nova doença. O secretário lembrou, ainda, que não há motivos para pânico e que o município está se estruturando para atender os casos suspeitos e que a população deve fazer a sua parte, através de higienização e seguir as orientações para evitar contaminação.
O coordenador da epidemiologia da GRS, João Rezende, ressaltou a importância do trabalho em parceria com a SMS. Estavam presentes, também, Antônio Caldeira, diretor de Atenção à Saúde; Rosângela Chagas, chefe da Divisão da Epidemiologia, enfermeiras da SMS e membros da epidemiologia da GRS. Segundo o Protocolo, que é atualizado pelo Ministério da Saúde, semanalmente, a coleta de exames somente poderá ser feita pela Gerência Regional de Saúde, em caso grave, constatado por médicos.
Tamiflu - Os hospitais vinculados ao Pró-hosp, ou seja, Fundação Dílson de Quadros (São Lucas), Santa Casa, Universitário e Haroldo Tourinho já possuem o medicamento Oseltamivir, (Tamiflu anti-viral), usado no tratamento do vírus da gripe A (H1N1). Entretanto, segundo Antônio Caldeira, de acordo com o Protocolo, o medicamento só deve ser prescrito por médicos somente em casos graves em que o indivíduo apresentar a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), ou seja, agravamento do quadro gripal em que a pessoa apresenta dificuldades para respirar.
Vínculo Epidemiológico - Também seguindo orientações do Protocolo, Rosângela Chagas ressaltou que a população deve procurar os Centros de Saúde somente se tiver piora no quadro gripal ou vínculo epidemiológico, caso tenha ocorrido contato nos últimos 10 dias com pessoas com quadro de gripe A, suspeitos ou confirmados. O setor de epidemiologia da SMS informa que do mês de junho até dia 11 de julho foram 90 casos notificados, 49 descartados e 41 ainda suspeitos.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°48851
De: IVANETE FIGUEIREDO Data: Terça 11/8/2009 17:50:26
Cidade: UBERLÂNDIA/MG

Nova gripe: mais eventos são cancelados em UBERLÂNDIA - Confira outras alterações nas atividades deste mês em Uberlândia
Hoje pela manhã (11), outros eventos foram cancelados ou adiados em Uberlândia atendendo às orientações do Comitê Municipal de Enfrentamento a Influenza A (H1N1). Para evitar que haja aglomeração de pessoas em um só lugar, o Camaru, exposição agropecuária de Uberlândia, marcado para acontecer de 28/8 a 07/9, está cancelado por tempo indeterminado. Algumas atividades do Praia Clube também foram suspensas. São elas: os exercícios na academia de musculação; as aulas de fitness, do projeto Praia Cidadão, das escolinhas e do CEU; as atividades sociais (Mesa de Buteco, Sábado Dançante e Música na Eclusa); as piscinas aquecidas cobertas estarão fechadas; e todos os campeonatos agendados foram adiados. O Uberlândia Convention & Visitors Bureau (UC&VB) optou pelo adiamento da realização do II Encontro Latino Americano de Convention & Visitors Bureaux, que aconteceria na cidade de Uberlândia/Minas Gerais, no período de 17 a 21 de agosto de 2009. O Comitê Organizador do II Encontro Latino Americano comunica que, tão logo seja possível, será anunciada a nova data do evento. Os organizadores do UC&VB trabalham para que, também em breve, sejam disponibilizadas informações sobre a devolução dos valores da inscrição para os participantes já confirmados e que, por ventura, estejam impossibilitados de comparecer ao II Encontro em uma data futura. A Unimed Uberlândia, promotora do 22º Encontro Nacional dos Núcleos de Desenvolvimento Humano – Comitês Educativos, que aconteceria de 12 a 14/8, no Center Convention, adiou o evento para 7 a 9/10. A CDL Uberlândia e Fiemg Regional Vale do Paranaíba comunicam também o adiamento, por tempo indeterminado, da palestra com presidente do Bretas, Estevam Duarte, que se realizaria no dia 13/8 no CDL Convenções e Eventos. O Centro Universitário do Triângulo, UNITRI, suspendeu as aulas de hoje e amanhã. Segundo informações, uma reunião será feita hoje à tarde para verificar se decidem ou não pela suspensão de novas aulas na semana. As aulas da Futel estão suspensas em todos os poliesportivos, mas os locais continuarão abertos, para que as pessoas que não tiverem nenhum sintoma de gripe tenham opções de recreação. Nos locais onde há ginástica ao ar livre, nenhuma mudança. Todos os eventos da Secretaria de Cultura foram cancelados. De acordo com a secretária Mônica Debs, as oficinas estão suspensas. As exposições serão mantidas, mas não terão noites de vernissage. A Secretaria de Serviços Urbanos irá discutir com os representantes das boates e casas de festas para rever e, em consenso, suspender os eventos desta semana. Em relação à barraca de Romaria, o secretário Wilmar Ferreira disse que as laterais do dormitório serão erguidas para que haja maior circulação de ar. A Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho responsável pelos Naicas, Ceais e Cemaia informou que os atendimentos foram suspensos. O atendimento da Assistência Social será feito em 2 períodos (manhã e tarde), para que não haja aglomeração. A Secretaria de Trânsito e Transportes participa agora à tarde de uma reunião com as empresas operadoras do transporte, as pessoas que transportam deficientes, do porta a porta e o sindicato dos taxistas, para informar sobre as atitudes na operação do sistema. Cartazes estão sendo fixados nos ônibus para informar que pessoas com gripe evitem usar o transporte. O secretário Paulo Sérgio Ferreira comunica também que na entrada dos veículos haverá álcool em gel. A compra será feita hoje e os ônibus deverão circular com as janelas abertas. Todas essas medidas serão adotadas a partir de amanhã. No Procon, a medida será evitar a aglomeração e atender 20 pessoas por dia. As pessoas podem buscar informações pelos telefones 3291-1600 ou 151.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°48850
De: Melo Data: Terça 11/8/2009 17:24:07
Cidade: Montes Claros

Se eu entendi bem, a Secretaria do Meio Ambiente, que é praticamente a "Geni" da atual administração, ainda teve a audácia de autorizar um show de rock pesado em pelna área residencial ? É realmente um Deus-nos-acuda. Alguém lá dentro só pode estar sabotando o titular ou êle é absolutamente incompetente.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°48835
De: Raquel Chaves Data: Terça 11/8/2009 14:58:41
Cidade: Montes Claros

Faleceu hoje, 11 de agosto, as 7 e 45 da manhã, na Santa Casa ,Cleonice Guimarães Sarmento, nossa querida Irmã Leila do Colégio Imaculada Conceição, de complicações da Diabetes. Partiu a exatamente um mês e 1 dia de completar os 71 anos, pois faria aniversário em 10 de Setembro próximo. Irmã Leila era filha de Adail Sarmento e de Maria Guimarães Sarmento. Nos idos de 1980, foi diretora do Colégio Imaculada. Exímia professora. Lembro-me com saudades das suas aulas de Ciências, História e OSPB. Meã de estatura, baixa, pele clarinha, sorriso bonito, muito cheirosa, andava pelos corredores do colégio a passos lentos, colocando ordem, e sempre atenta aos mínimos gestos das alunas.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°48834
De: Pimenta Data: Terça 11/8/2009 14:51:15
Cidade: Moc/Mg  País: Brasil

Uma total falta de respeito a prefeitura autorizar um show de Rock, que fosse axé, pagode ou qualquer outra preferencia musical na praça dos jatobás no dia de sábado, véspera do feriado do dia dos pais..um barulho ensurdecedor..laméntavel..nada contra rokeiros,baianos, pagodoreiros..mas a lei do silêncio é descumprida pela propria prefeitura a autorizar tal evento..Triste!

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°48833
De: Marcos Aleixo Data: Terça 11/8/2009 14:30:51
Cidade: Montes Claros  País: [email protected]

Aos que protestam contra a barulheira da Praça dos (ex) Jatobás, não adianta esperar a "Prefeitura" resolver isso.O motivo?Ela é que está patrocinando essa falta de respeito.Poderiam pelo menos fazer campanhas educativas para ver se os "visitantes", no mínimo, urinem em locais apropriados e não nos portões e muros de nossas residências.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°48828
De: Mara Data: Terça 11/8/2009 12:24:51
Cidade: Montes Claros/MG

(...). os moradores, dos bairros funcionários, sagrada família e adjacências foram roubados do seu descanso semanal pelo evento na praça dos jatobás. já no todos os santos, panorama e adjacências, reafirmo que houve evento que ocasional insuportável barulho dentro de nossos lares... em qq bairro da cidade, todos devemos ser poupados de tamanha falta de educação!!! para que serve a lei se ela nao é aplicada?

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°48827
De: Elisio Campos Data: Terça 11/8/2009 12:22:23
Cidade: Montes Claros

No dia de hoje, 11 de agosto de 2009,esta ocorrendo na capela do Colégio Imaculada Conceição, o velório da querida Irmã Leila. Descendente de duas familias tradicionais de nossa Montes Claros, (Sarmento e Guimarães), a figura da Irmã Leila estará sempre presente na memória dos montesclarenses que aprenderam a amar os membros da querida congregação de religiosas que dirigem o nosso querido Colégio Imaculada Conceição. O sepultamento de Irmã Leila será as 17 horas. Montes Claros abraça todas as irmãs do "Colégio Imaculada", e abraça também todos os familiares da Irmã Leila, em especial a dua irmã , a grande maestrina Clarice Sarmento.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°48826
De: rock life Data: Terça 11/8/2009 12:02:02
Cidade: bhz

Viva o movimento fora do eixo a retomada, moc se perdeu na cultura baiana, axe e pagode são imperativos nesta cidade. Muito bom ter opção do rock para aqueles que apreciam...

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°48824
De: Rodrigues S. Data: Terça 11/8/2009 11:41:10
Cidade: Montes Claros

Procurei me informar melhor e descobri o que deixou parte de M. Claros sem dormir, mais uma vez, nesse último fim de semana. O barulho foi tão intenso que levantou suspeitas ora atribuídas à Unimontes (universidade pública, mantida com recursos públicos) e um show anunciado para a praça dos Jatobás, com o apoio da prefeitura. Na pesquisa, concluí que o barulho – o maior deles – provavelmente foi patrocinado pela “Associação do Rock de Montes Claros e da Região”, que obteve permissão e patrocínio para exibir rock pesado em área estritamente residencial da cidade, a poucos metros da abominável Secretaria do ½ Ambiente. Os promotores se vangloriam do show que fizeram e escreveram no site deles, onde exibem um banner da prefeitura de M. Claros. Lá está escrito: “O Coletivo Retomada realizou no último sábado, 08 de agosto, na Praça dos Jatobás a primeira Noite Fora do Eixo em Montes Claros”. Em seguida, lista as bandas que tocaram – uma de M. Claros, outra de Cuiabá e a última – chamada “Cães do Cerrado”, que seria de Belo Horizonte. O mais assustador é que está bem destacado que o barulho na praça dos Jatobás vai voltar, pois esta é apenas “a primeira noite Fora do Eixo em M. Claros”. Quem nos defenderá?? As esperanças de que a prefeitura o faça diminuem a cada dia, mas nós vamos lutar.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°48823
De: Alencar Data: Terça 11/8/2009 11:01:23
Cidade: M. Claros- MGotpcit

Mando fotos do último balé da lua cheia sobre os céus de Montes Claros, por esses dias. A fase esplendorosa da lua começou no dia 5 e vai até esta quinta-feira. Até lá, ainda será possível acompanhar este imperdível balé - muito embora as preocupações com o que acontece no chão da Terra muitas vezes desviem o nosso olhar. A lua é - sempre será - uma referência de beleza, de mistérios, de sonhos. "Ó lua branca, de fulgor e de encanto, se é verdade que o amor tu dás abrigo, ó vem..."

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°48819
De: Menezes Data: Terça 11/8/2009 10:34:30
Cidade: M. Claros

Morreu o aluno do curso de soldado da PM que se acidentou na duplicada avenida Magalhães Pinto. Ele bateu a moto num caminhão parado, provavelmente porque teve a vista ofuscada pelo sol.Carlos Eduardo Pereira da Silva se formaria na PM, no fim do ano.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°48807
De: Pedro Neves Data: Segunda 10/8/2009 23:13:31
Cidade: Montes Claros

Quanto as reclamações postadas aqui, cabe informar que o barulho infernal na região do Funcionários, Sagrada Família e adjacências tiveram origem na Praça dos Jatobás, no evento denominado "fora do Eixo", promovido pela Prefeitura de Montes Claros (Secretarias de Cultura e de Meio Ambiente e da Juventude) e não da Unimontes. Aquele ruído de música que não que nome saia de lá. Esclarecimento para fazer justiça, apesar do barulho da Unimontes atingia o Todos os Santos e Panorama.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°48806
De: Maciel Data: Segunda 10/8/2009 22:34:25
Cidade: M. Claros

Aqui está, na íntegra, a nota oficial do Comitê Municipal de Enfrentamento à Influenza A, da cidade de Uberlândia, que toma a defesa da população e a orienta:

"O Comitê Municipal de Enfrentamento à Influenza A (H1N1), definiu nesta segunda-feira (10) algumas ações PREVENTIVAS E RECOMENDADAS para evitar a proliferação da gripe na cidade, destacadas abaixo:

1º Ficam suspensas por tempo indeterminado as aulas nas escolas da rede pública e privada de Uberlândia, submetidas a avaliação semanal pelo comitê.

2º Cirurgias Eletivas, ou seja, casos que não sejam de urgência e emergência, devem ser adiadas. No caso da saúde suplementar elas serão liberadas, mas não agendadas. Pacientes que já tiveram seus procedimentos autorizados devem comunicar seu médico e adiar a realização dos mesmos.

3º Pacientes com sintomas gripais deverão obrigatoriamente portar máscaras durante o atendimento nas unidades de saúde públicas e privadas;

4º Ficou definido o telefone do Serviço de Informação Municipal (SIM) - 3239-2800, o telefone de emergência da Policia Militar - 190, o portal da Prefeitura de Uberlândia e o Portal Megaminas, como fontes oficiais de informação e orientação, a partir de quinta-feira, 13 de agosto.

5º Definido que será feito um levantamento de todos os casos de gripe no Município (rede privada e pública).

6º Será feita a capacitação de todos os profissionais de saúde para que eles se tornem multiplicadores de informação sobre a gripe A.

7º - O Comitê pede a toda a população que seja solidária no enfrentamento desta situação, ou seja, se seu filho está com sintomas de gripe (febre maior que 38,5º, dor de cabeça, dores no corpo, falta de ar e tosse), não o leve para a escola nem em ambientes de contato com outras crianças; se seu funcionário também se enquadra nesta situação, o mesmo deve ser dispensado e encaminhado ao serviço de saúde; funcionárias grávidas devem ser remanejadas de funções de atendimento ao público; sempre que possível deve ser mantida a ventilação natural no ambiente de trabalho, evitando-se ambientes fechados com ar condicionado; a população como um todo deve evitar permanecer em locais de aglomeração e fechados (bares, boates, restaurantes, cinemas, shows, entre outros);

8º Serão suspensos por tempo indeterminado eventos com grande aglomeração de pessoas, como Triângulo Music, Camaru, Festival de Dança do Triângulo, Shows, comenda Augusto César e eventos em comemoração aos 121 anos de Uberlândia. Esses eventos devem ser adiados."

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°48805
De: Sandra Data: Segunda 10/8/2009 22:18:53
Cidade: Moc

Diante dessas informações vindas de Uberlândia, rica cidade do Triângulo mineiro, não me sinto em condições de permitir que meus filhos voltem à escola. Prudência, espírito público, creio, não farão mal a ninguém. O que diz o comitê local de combate à gripe? Temos, ao menos, este comitê que pode orientar a população? Informação - esta é a principal arma a enfrentar momentos delicados como este. Vamos todos, cada qual, fazer a nossa parte. Grata

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°48801
De: Laura Ester Data: Segunda 10/8/2009 20:31:16
Cidade: Montes Claros  País: Brasil

Estou muito preocupada com a nova gripe que chegou aqui em Moc mas todos da sala também estão igual a mim preocupados.Não podemos fazer nada na escola.Nem beber água.Não podemos fazer nada contra a nova gripe mas eu sei que eu vou lutar se preciso for para que a gripe a(h1n1)vá em bora do estado.Espero que melhore essa situação em Moc.Atenciosamente, Laura Ester.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°48800
De: Santos Data: Segunda 10/8/2009 20:16:02
Cidade: Brasília DF

O presidente Lula voltou do Equador duas horas antes do previsto. Alegou que estava preocupado com a saúde do vice, José Alencar. De fato, o dono da Coteminas dormiu no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, depois de um "pequeno sangramento" no domingo à noite. Ficou até a manhã desta segunda-feira e voltou para o apartamento próprio, em S. Paulo. Tudo indica que a volta de Lula deveu-se mais a uma estratégia para afastar-se da queda de braço entre Chavistas (Hugo, da Venezuela) e anti-Chavistas, reunidos no Equador. Melhor que seja isto.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°48798
De: IVANETE FIGUEIREDO Data: Segunda 10/8/2009 18:30:52
Cidade: UBERLÂNDIA/MG

Nova gripe: aulas e grandes eventos estão suspensos em Uberlândia
Por recomendação do Comitê Municipal de Enfrentamento à Influenza A (H1N1) estão suspensas por tempo indeterminado as aulas nas escolas da rede pública e privada de Uberlândia. Também estão supensos os eventos de grande aglomeração de pessoas como Triângulo Music, Camaru, Festival de Dança do Triângulo, Shows, Comenda Augusto César e atividades em comemoração ao aniversário de 121 anos de Uberlândia.
O sindicato das escolas particulares de Uberlândia anunciou que já recomendou à todas as escolas de educação infantil, do ensino médio e do ensino superior a acatarem a recomendação do Comitê.
Segundo a assessoria de comunicação da Prefeitura Municipal de Uberlândia, a rede municipal de ensino já acatou a recomendação do Comitê.
Confira outras ações preventimas recomendadas pelo Comitê para evitar a proliferação da gripe em Uberlândia:
Cirurgias Eletivas, ou seja, casos que não sejam de urgência e emergência, devem ser adiadas. No caso da saúde suplementar elas serão liberadas, mas não agendadas. Pacientes que já tiveram seus procedimentos autorizados devem comunicar seu médico e adiar a realização dos mesmos.
Pacientes com sintomas gripais deverão obrigatoriamente portar máscaras durante o atendimento nas unidades de saúde públicas e privadas;
Será feito um levantamento de todos os casos de gripe no município (rede privada e pública).
Todos os profissionais de saúde serão capacitados para que eles se tornem multiplicadores de informação sobre a gripe A.
O Comitê pede a toda a população que seja solidária no enfrentamento desta situação, ou seja, se seu filho está com sintomas de gripe (febre maior que 38,5º, dor de cabeça, dores no corpo, falta de ar e tosse), não o leve para a escola nem em ambientes de contato com outras crianças; se seu funcionário também se enquadra nesta situação, o mesmo deve ser dispensado e encaminhado ao serviço de saúde; funcionárias grávidas devem ser remanejadas de funções de atendimento ao público; sempre que possível deve ser mantida a ventilação natural no ambiente de trabalho, evitando-se ambientes fechados com ar condicionado; a população como um todo deve evitar permanecer em locais de aglomeração e fechados (bares, boates, restaurantes, cinemas, shows, entre outros);

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°48795
De: Governo de Minas Data: Segunda 10/8/2009 17:49:53
Cidade: BH

Secretaria de Saúde acompanha Influenza A no Estado - Sobre as medidas de enfrentamento da Influenza A (Gripe Suína), a Secretaria de Estado de Saúde (SES) informa que: 1. Minas Gerais tem nesta segunda-feira (10), até o momento, 548 casos suspeitos e 171 casos confirmados de Influenza A. Há 305 descartados. 2. Foram confirmados três óbitos em decorrência da Influenza A (H1N1): - Betim: Mulher, 25 anos, óbito em 27 de julho - Ipatinga: Homem, 54 anos, óbito em 5 de agosto - Pouso Alegre: Mulher, 44 anos, óbito em 30 de julho. 3. Estão em investigação em Minas Gerais 11 óbitos suspeitos: - Barbacena: Gestante, 22 anos, óbito em 5 de agosto - Belo Horizonte: Mulher, 24 anos, óbito em 5 de agosto (Villa da Serra), Homem, 54 anos, óbito em 2 de agosto (Santo Ivo) - Montes Claros: Homem, 24 anos, óbito em 29 de julho - São Sebastião do Paraíso: Menina, 1 ano e 4 meses, óbito em 24 de julho - Viçosa: Gestante, 27 anos, óbito em 4 de agosto, Mulher, 53 anos, óbito em 5 de agosto - Coromandel: Mulher, 50 anos, óbito em 28 de julho - Uberlândia: Homem, 40 anos, óbito em 27 de julho - Além Paraíba, Homem, 26 anos, óbito em 8 de agosto - Januária: Adolescente (feminino), 16 anos, óbito em 4 de agosto
4. Foram descartados três óbitos em decorrência da Influenza A (H1N1), tiveram diagnóstico para Gripe comum (Influenza Sazonal): Belo Horizonte: Homem, 48 anos, óbito em 31 de julho (Risoleta Neves), Mulher, 34 anos, óbito em 6 de agosto (Eduardo de Menezes),
Homem, 54 anos, óbito em 2 de agosto (Santo Ivo)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°48794
De: Moradora Sagrada Familia Data: Segunda 10/8/2009 17:27:42
Cidade: Montes Claros/MG  País: Brasil

Eu moro no bairro Sagrada Familia e o som no sabado a noite era fora do normal. O barulho incomodava demais e nao adiantava fechar as janelas e portas... absurdo a Unimontes informar que era dentro do permitido. Ficava imaginando coitados de quem estivesse mais proximo daquele barulho... e POR FALAR EM BARULHO... alguem sabe falar o que era aquela gritaria, misturada com bateria, guitara... Que evento foi esse???

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°48781
De: Gersier Data: Segunda 10/8/2009 12:14:53
Cidade: Montes Claros

A chuva de meteoritos que duram quase um mês,entre 23 de julho a 22 de agosto,terá seu apogeu hoje e amanhã,dias 11 e 12.A causa é porque a Terra passa por uma esteira de poeira espacial que foi deixada em 1992 pelo cometa Swift-Tuttle 1862,quando se aproximou do Sol pela última vez.Esses meteoritos que são bem pequenos e que são destruídos quando encontram a atmosfera terrestre,deixando para trás rastros de luz,deverão ter a freqüência de cerca de oitenta a cada hora.Essa chuva recebe o nome Perseídea devido a sua direção(radiante) se localizar na constelação de Perseu, de onde ilusoriamente parece nascer.Quem quiser observar a chuva,o melhor horário é as três e meia da madrugada,bastando para isso,olhar no sentido norte e um pouco á direita,calculando mais ou menos dez graus acima do horizonte,onde está localizada a constelação de Perseus. Quanto mais alto o ponto de observação,melhor será a visão.E uma última dica que é válida pra qualquer observação astronômica,quanto mais escuro o local,melhor.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°48780
De: Joao Moraes Data: Segunda 10/8/2009 11:59:53
Cidade: Montes Claros/MG

Me impressiona muito a UNIMONTES postar um comentário que diz que o som emitido pelas festas naquele lugar, estao "dentro do permitido"... Como assim, nao moro exatamente ao lado da UNIMONTES, mas foi necessário aumentar o som da minha tv ao máximo para que pudesse escutar o programa que estava passando... ainda mais num sábado a noite, quando deveríamos descansar p continuarmos nossa jornada de trabalho!!! Prestem atenção, né...

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°48768
De: Monice Data: Segunda 10/8/2009 09:52:49
Cidade: Montes Claros-MG

Eu também não tive oragem de mandar o meu filho prá escola hoje...será que estamos agindo certo? Penso que "antes prevenir do que remediar", mas até quando? O meu filho está no grupo de risco além de obeso é hipertenso...fico muito insegura e não sei como agir.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°48767
De: M. Antônia Data: Segunda 10/8/2009 09:45:00
Cidade: M. Claros

Leio no jornal Hoje em Dia, de ontem, que a população de Glaucilândia está chiando com a Estação de Tratamento de Esgoto que a Copasa fez lá. O problema é o mau cheiro, que obriga moradores a fechar toda a casa para conseguir se alimentar, sem fazer vômitos, até.O mau cheiro atinge toda a cidade e aumenta na época das chuvas. O mais grave está no final da notícia: o superintendente regional da Copasa, Daniel Antunes, "esclarece que todas as Etes exalam mau-cheiro, principalmente no inverno e isto é justificado tecnicamente, pois o vapor gerado não consegue sair". Aqui, entra a minha indignação. Quando anunciaram a ETE de Montes Claros, virada para o Distrito Industrial da cidade, na direção de quem tocam os ventos, a mesma Copasa disse que não haveria problema nenhum, que era tudo beleza. Os alertas da população foram ignorados pela última administração, que permitiu a obra. Agora, pelo que vejo, a cidade vai pagar um alto preço, isto é, a população vai pagar um alto preço, porque as chamadas "autoridades" moram em BH e todo fim de semana tomam um avião (com passagem paga por nós!) para voltar para a capital, deixando-nos aqui entregues ao mau cheiro. Até quando elas agirão irresponsavelmente? Por que não fizeram a tal da ETE mais distante, fora da cidade - como foi impolorado (mesmo caso do cadeião!!). E olha que ainda tem 3 ou 4 Etes (?!??) para serem feitas em M. Claros. Absurdo.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°48766
De: Luiz de Paula Data: Segunda 10/8/2009 09:37:55
Cidade: Montes Claros

O QUE É A VIDA?

Luiz de Paula

Quando procuramos entender o que somos acontece esbarrar-nos, muito perto de nós, no desconhecido. E mais do que no desconhecido, no inexplicável.
Santa Tereza comparou nossa vida – tudo o que somos, sentimos e realizamos no decurso de uma existência – a uma noite passada em um mau hotel.
Li algures que a vida é uma equação espaço/tempo entre dois nadas.
Eu diria que a vida é um dia de sol claro entre dois mistérios. Ou uma chama no infinito, que reluz por um momento e se apaga em meio à noite eterna do tempo.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°48765
De: Cássio Data: Segunda 10/8/2009 09:23:05
Cidade: Montes Claros/MG

Descordo com a nota emitida pela UNIMONTES.Moro nos fundos da universidade e sinceramente não acho que o barulho estava dentro da "legalidade", pois nos incomodou bastante.Mas, não podemos nos pronunciar a respeito, as "autoridades" estão acima da lei e podem fazer o que querem...sem punição...é o pior de tudo

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°48764
De: Marcos Data: Segunda 10/8/2009 09:22:26
Cidade: Montes Claros  País: Brasil

Gostaria de saber quem é o secretário de Meio Ambiente de Montes Claros. Ele precisa,aliás,as autoridades precisam ler essas queixas dos moradores assolados pelo barulho dos eventos na região do bairro Funcionários,Morada do Sol,São Luiz e adjacências que sofrem com o desrespeito ao silêncio e a paz dos moradores dessa região.Sem contar os postos 24 horas onde também são comuns os carros com super potentes caixas de som,especialmente aos finais de semana.Sr.Secretário, quem é o senhor? Por que não toma uma aitude?

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Página Anterior >>>

Abra aqui as mensagens anteriores: