Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 25 - sexta-feira, 20 de setembro de 2024

Mural

Jornalismo exercido pela própria população

Deixe sua notícia neste Mural, clique aqui para enviar
<< Próxima Página

Mensagem N°84357
De: Manoel Hygino Data: Segunda 18/11/2019 11:06:36
Cidade: Belo Horizonte

Um hemisfério em conflito

Manoel Hygino

A América Latina volta a ser o que sempre foi ou se pensou que era. Os acontecimentos mais recentes, a partir da revolta no Equador, põem em evidência uma situação que se supunha superada desde o fim das ditaduras instaladas em torno da metade do século findo.
Nem se fale a respeito da tenebrosa situação a que foi relegada a Venezuela, a partir de Hugo Chávez. O governo implantado pelo seu sucessor, Nicolas Maduro, se tornou um acinte à democracia e aos melhores sonhos e projetos de sua gente, sabedora da imensa riqueza de seus hidrocarbonetos, que a fizeram uma das mais poderosas nações do continente, mesmo do mundo. Tudo se esvaiu, foi corroído pelo desvario e ambição de poder, ao final transformando a nação em fonte de famintos, desempregados, sem liberdade política, obrigada a fugir para outros países, sobretudo Colômbia e Brasil. Para aquele, ainda estigmatizado pela ação das Farcs, para o qual fugiram mais de quatro milhões de foragidos.
O Peru veio depois, somando novos dramas aos antigos, presidentes depostos, multidões desenganadas, um ex-mandatário se mata, restabelece-se o reino da discórdia e da desesperança. O Chile, a nação mais adiantada do hemisfério, ainda sofre com as dolorosas marcas da sangrenta ditadura Pinochet, se vê atropelada por novos e graves conflitos, não circunscritos a Santiago. O presidente Sebastian Piñera não conseguiu pacificar a pátria, a despeito de sua obstinada ação no campo político e administrativo.
Finalmente, a Bolívia. Embora a excelente performance econômica nos últimos anos, o presidente índio Evo Morales, já movido pela sede de poder, candidata-se ao quarto mandato e assiste à população invadir as ruas e depredar bens públicos e privados, na revolta ainda sem fim. Renunciando à chefia nacional e entregue o comando nacional a alguém não suficientemente definido, o ex-presidente escapa em avião mexicano, encontrando refúgio na terra de Benito Juarez.
Por suas dimensões geográficas e importância no contexto continental, mesmo mundial, o Brasil não escapa às circunstâncias. Tanto que, na quarta-feira, um grupo de partidários de Juan Guaidó, pretenso presidente da Venezuela, invadiu a embaixada daquele país em Brasília.
Uma enorme confusão, porque os funcionários da representação da Venezuela reagiram, houve troca de empurrões, agressões físicas, gerando problemas para o Itamaraty e para o serviço de segurança. Houve detenções, gerando um espetáculo extra para a cidade-sede do governo do Brasil.
Fatos como o registrado na capital federal podem ser repetidos, principalmente em função e decorrência do papel do Brasil no âmbito das relações com todo o continente. No fulcro dos eventos e episódios, nossa situação se torna crescentemente delicada. A nota do Ministério de Relações Exteriores da Venezuela vale como advertência. Não podemos perder de vista a extensão de nossas responsabilidades.
O texto atribui às autoridades brasileiras uma “atitude passiva” diante da invasão e cobra que o país cumpra suas obrigações como Estado signatário da Convenção de Viena sobre Relações Diplomáticas “que estabelece a obrigação de proteger as sedes diplomáticas em qualquer circunstâncias”.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84356
De: Estado de Minas Data: Segunda 18/11/2019 09:38:10
Cidade: Belo Horizonte

Ônibus que transportava estudantes tomba na BR-259, perto do Serro, na Região Central de MG - postado em 18/11/2019 09:11 / atualizado em 18/11/2019 09:22 - Um ônibus tombou na BR-259, nas proximidades da cidade do Serro, Região Central de Minas. Segundo informações do Corpo de Bombeiros de Diamantina, o coletivo transportava estudantes de Governador Valadares, no Vale do Aço, para Montes Claros, Norte de Minas. Os jovens teriam viajado para participar de uma competição esportiva. Ainda não há informações sobre feridos.

***

Rede Record - Onibus com estudantes tomba e deixa 5 feridos no interior de Minas
- Coletivo voltava de Montes Claros, no Norte do Estado, onde estudantes participaram de uma competição e tombou ao tentar fazer uma curva - Matheus Oliveira, da RecordTV Minas - Pelo menos cinco pessoas ficaram feridas após um onibus tombar na manhã desta segunda-feira (18) na BR-259, altura da cidade de Serro, a 226 km de Belo Horizonte. As primeiras informações divulgadas pelo Corpo de Bombeiros de Diamantina dão conta de que havia 50 passageiros dentro do veículo no momento do acidente.
O coletivo saiu de Montes Claros, onde os estudantes participaram de um campeonato neste fim de semana, e seguia para Governador Valadares, quando tombou no momento em que tentava fazer uma curva.
Nas imagens que circulam pelas redes sociais, mostram o veículo atravessado na via com as rodas para cima. De acordo com a Policia Militar Rodoviária, a pista está interditada nos dois sentidos. Bombeiros e Samu no local.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84355
De: Estado de Minas Data: Segunda 18/11/2019 06:55:06
Cidade: Belo Horizonte

Racionamento afeta 35 comunidades em Minas; saiba onde quadro é mais crítico - Luiz Ribeiro - postado em 15/11/2019 04:00 / atualizado em 15/11/2019 07:53 - O atraso na chegada de chuvas mais expressivas na temporada 2019 espalha o drama da escassez hídrica e da limitação de consumo por Minas Gerais, provocando problemas especialmente pelo interior, mas deixando em alerta também a capital e seus vizinhos da região metropolitana. Com precipitações insuficientes para recuperar reservatórios, apenas neste semestre a Copasa já comunicou a adoção de rodízio de fornecimento ou outras medidas de racionamento nada menos do que 288 vezes, atingindo bairros, distritos ou municípios inteiros. O maior deles é Montes Claros, com 404,8 mil habitantes, que começam a receber água em dias alternados a partir de domingo. Contando a cidade-polo do Norte mineiro, onde a situação é mais grave, são 35 comunidades atualmente enfrentando o consumo racionado no estado – isso considerando apenas aquelas atendidas pela concessionária estadual de água e esgoto.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84354
De: José Ponciano Neto Data: Segunda 18/11/2019 00:18:49
Cidade: Montes Claros- MG

UM INCIDENTE, UM SOFRIMENTO DETÉM UMA FAMÍLIA UNIDA.

Hoje as 19:00 1711/2019 recebi uma ligação de um amigo e Ir.´. de Ordem de Pato Branco no Paraná, acerca da lamentável morte de um filho de um amigo de São Lourenço do Oeste-SC.

O médico Oftalmologista Felipe Breowicz faleceu na ilha Fernando de Noronha vitima de uma queda da escada de um beliche na Pousada onde estava hospedado com uns amigos comemorando o seu aniversário.

Segundo o Ir.´. Othon G. Carvalho Polish, (conhecido da família) os amigos disseram que Felipe e a turma beberam durante todo o dia hoje. Devido o estado de embriaguez, os amigos o levaram para a pousada deixando na cama debaixo do beliche, porém Felipe resolveu deitar onde estava - na parte de cima - quando escorregou da escada fixada no beliche.

O jovem médico foi socorrido pelo SAMU, mas ele não resistiu e faleceu em seguida.

Felipe Breowicz era filho do Dr. Bronislau P. Breowicz, mais conhecido por Dr. Bruno (psiquiatra) – conheci Dr. Bruno por acaso em 2006 ou 07 na cidade de São Paulo numa sala de embarque, quando surgiu uma amizade despretensiosa e, durante uma conversa e outra de uma hora e meia, foi o suficiente para me contar o seu sucesso com sua família, falou dos filhos Ana Paula, proprietária de um Supermercado e advogada e do Dr. Felipe Breowicz oftalmologista em São Lourenço do Oeste-SC.

Dr. Bruno, este amigo incondicional, morreu em 2012 com mais de 74 anos.

É uma nota lamentável, mas, serve de alerta diante da falta de controle com a bebida. Uma simples queda tira a vida de um jovem e deixa a família abatida.

(*) José Ponciano Neto é Articulista; cronista e historiador > Membro do Instituto Histórico e Geográfico de Montes Claros - IHGMC.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84353
De: Afonso Data: Domingo 17/11/2019 17:11:50
Cidade: Moc

16:54 - o weather.com continua indicando chuva em Montes Claros, porém só caíram poucas gotas há cerca de 2 horas e nada mais. Isto é antigo por aqui. Desde minha infância/adolescência que percebia chovendo nas regiões mais altas do entorno de Moc (ex: saídas para BH e Pirapora) e aqui não chovia, mesmo havendo nuvens escuras e carregadas. Previsões meteorológicas têm muita diferença da nossa realidade e quase sempre não chove, como parece que vai chover. Façamos orações para chover.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84352
De: Mariz Data: Domingo 17/11/2019 12:19:37
Cidade: Montes Clarios

Pelos institutos de meteorologia, era para estar chovendo agora - com 100% de chances - em M, Claros, município. Com esta possibilidade - de 100% -, a chuva deveria seguir até as 14h de hoje, reduzindo-se para 40/60% entre 17 e 18h, e subindo para 70% praticamente por toda a próxima noite, até o amanhecer de segunda-feira.
Certo, o tempo está nublado, segue nublado, mas a chuva não cai, está dependurada sobre nós.

Outro instituto de pesquisa dá 90% de chances de chover 30mm neste domingo, 20mm segunda e 25mm terça, caindo em chances (80%) para 20mm, quarta, e 10mm quinta.

Oxalá isto ocorra. O certo é que a chuva, ainda pouca, aliviou o forte calor do último mês. A previsão é de que a temperatura fique entre 20/30 graus nos próximos dias. Um detalhe: o vaticínio da meteorologia é de que a temperatura máxima não passe dos 25 graus, terça-feira. A conferir, pois.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84351
De: Estado de Minas Data: Sábado 16/11/2019 14:46:34
Cidade: BH

Menino de 10 anos é brutalmente assassinado e tem o corpo queimado em Minas - Corpo de Carlos Daniel Pereira dos Santos foi encontrado em mata na zona rural de Indaiabira, na Região Norte - João Henrique do Vale - Um crime bárbaro chocou moradores do Norte de Minas Gerais. Um garoto de 10 anos foi assassinado e teve o corpo queimado. A vítima, Carlos Daniel Pereira dos Santos, desapareceu na última quinta-feira depois de sair da escola. O corpo do menino foi encontrado nessa sexta-feira em um matagal. A Polícia Militar (PM) faz levantamentos para identificar o suspeito do crime.
Buscas estavam sendo feitas por moradores de comunidades localizadas na zona rural de Indaiabira desde quinta-feira. Familiares informaram que o garoto desapareceu depois de pegar um ônibus na volta da escola. Segundo o boletim de ocorrência da PM, os parentes informaram que ele sempre voltava junto com uma colega e seguia direto para casa.
Homens que se passavam por policiais civis são presos em Ubá
Na quinta-feira, foi diferente. Depois de seguir com a colega até a casa dela, ele não chegou na casa dele. Os moradores então começaram as buscas.
Na madrugada de sexta-feira, dois moradores encontraram pistas do Carlos Daniel próximo a uma cerca. Eles seguiram as pegadas e, aproximadamente 50 metros à frente, encontraram o corpo carbonizado.
Os restos mortais da criança foram encaminhados pela Perícia da Polícia Civil ao Instituto Médico Legal (IML) de Montes Claros.
Contradições
O caso está cercado de mistério. Um dos suspeitos do crime, segundo a PM, é o irmão de criação da vítima. Na quinta-feira, conforme o Boletim de Ocorrência, o homem contou que não estava em casa no horário em que normalmente Carlos Daniel chegava da escola. Quando voltou por volta das 15h, estranhou o sumiço de Carlos e acionou os vizinhos.
No fim da tarde de sexta-feira, os militares voltaram à comunidade para buscar mais informações sobre o caso. Nas diligências, testemunhas contaram que o irmão da vítima não foi trabalhar no dia do crime. A informação contradiz a versão apresentada pelo irmão. Segundo o boletim de ocorrência, o homem comprou um litro de gasolina com um morador da comunidade.
Segundo a PM, a mãe do garoto desaparecido afirmou que Carlos foi morar na comunidade há três meses, pois ele tinha quebrado o vidro de um veículo e o proprietário o ameaçou de morte.
Testemunhas também denunciaram aos policiais que o atual companheiro da mãe de Carlos Daniel teria cometido abusos sexuais contra ele e outras irmãs. Segundo a PM, a mulher confirmou que tem conhecimento desses crimes. Ela contou, ainda, como consta no boletim de ocorrência, que o homem estava em outra cidade quando o filho dela desapareceu.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84350
De: José Ponciano Neto Data: Sábado 16/11/2019 11:30:21
Cidade: Montes Claros- MG  País: Brasil

ENERGIA NEGATIVA ENGENDRE MUITO FORTE EM 2019

Por que matam tantas crianças? Em apenas nestes 30 dias pretéritos vários casos de violência contra as crianças e adolescentes inocentes.
Alguns chamam atenção e nos deixam pasmados, como por exemplo, os casos a seguir:

(1º) - Nesta sexta-feira 15 (feriado) o corpo do adolescente Christiano de Souza Oliveira que era estudante da UFMG (BH), mas, de família de Coronel Fabriciano-MG foi encontrado morto na Lagoa da Pampulha em BH. Até agora não foi divulgado a “causa mortis”.

(2º) – Nesta sexta-feira 15 (feriado) a pacata cidade de Santo Antônio do Itambé, no Vale do Jequitinhonha, ficou horrorizada com um bárbaro assassinato, quando uma mulher de 40 anos surtou-se “possuída pelo diabo” fez uma fogueira com moveis e roupas em seguida jogou a própria filha, uma bebê de apenas 02 meses e 27 dias no meio das chamas. O anjinho não resistiu e morreu no local.

(3º) – Nesta sexta-feira 15 (feriado) Na zona rural de Indaiabira – MG após o desaparecimento ao retornar da escola, O corpo de Carlos Daniel Pereira de Souza uma criança de 10 anos (foto) foi encontrado carbonizado à beira de uma estrada, investigações continuam.

(4º) Na terça-feira (12) na cidade Santo André – SP, após sair para comprar em um Bar a menos de 100 metros de casa, o adolescente Lucas Eduardo Martins dos Santos, de 14 anos desapareceu após uma abordagem policial. O corpo foi encontrado com sinais de espancamento na Represa Billings no Parque do Pedroso. Peritos ainda investigam o envolvimento policial no desaparecimento. Os policiais suspeitos foram afastados.

(5º) No dia 19 de Outubro o corpo de Rafaela Maruim Karolino de sete anos foi encontrado em um córrego na cidade de Ponta Grossa no Paraná, a cerca de 100 metros da casa da família.
Há informações que a Rafaela estava seminua e com sinais de violência, mas ainda foi confirmado pelos peritos.


- Estes são alguns casos que ficamos sem entender. Fora aqueles de estupros e espancamentos cometidos pelo próprio “pai”, padrastos e outros familiares. Foram muitos em 2019 de muito calor e, até agora de pouca chuva para o contentamento dos “abutres da seca”.

Xô satanás!!!


(*) José Ponciano Neto – Colunista no Site montesclaros.com - Membro do Instituto Histórico e Geográfico de Montes Claros – IHGMC e vice-presidente da Academia Maçônica de Letras do Norte de Minas – AMALENM

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84349
De: Avilmar Soares Pinheiro Data: Sábado 16/11/2019 09:03:31
Cidade: Francisco Sá/MG

Chuva abundante na cidade de Francisco Sa, começou por volta das 1:30hs e foi madrugada adentro até às 5:00hs, valume expressivo para início de temporada......

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84348
De: Ramana Data: Sábado 16/11/2019 07:47:00
Cidade: M. Claros

Institutos divergem se chove hoje ou amanhã em M. Claros. Para um deles, estará chovendo às 17h de hoje, com 50% de chances. Tempo passou a nublado
Sex 15/11/19 - 13h10

De maneira desigual, mas choveu em M. Claros, uma chuva mansa, ordeira, gentil, ao contrário das chuvas inaugurais - que costumam chegar impetuosas e anárquicas, às vezes desordeiras, valentonas, embora muito desejadas.

A chuva anunciada inicialmente para as 17h não chegou à área central. Apenas por volta das 19h, a região centro/sul/oeste recebeu uns pingos, que não prosperaram, embora outras áreas registrassem já alguma chuva. Choveu de madrugada na região leste e também pelos lados norte.
A chuva foi de 9mm no centro e de 7mm n região do Mercado Sul.

O fato é que as ruas amanheceram levemente molhadas, como aconteceu por último na véspera de Finados.

E a meteorologia confirma que deve chover 10mm hoje, especialmente entre 10 e 20h. Mais 7mm domingo, 20mm segunda, 25mm terça, 20mm quarta e 1mm quinta. Agora vai, repete uníssona toda a esperança sertaneja, longamente calcinada. O tempo segue nublado, promissor.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84347
De: Petrônio Braz Data: Sexta 15/11/2019 22:05:23
Cidade: Montes Claros/MG

Teatro Municipal

Montes Claros, cidade universitária, centro de cultura, princesa do Norte de Minas, com quase quinhentos mil habitantes, a quinta cidade mais populosa do Estado, ainda não tem um Teatro Municipal.
Em verdade temos o auditório do Centro Cultural, mas não é um Teatro. Temos outras salas, outros auditórios, mas não temos um Teatro.
Desde os tempos históricos da velha Grécia, os povos civilizados já edificavam Teatros.
O Teatro é uma casa de cultura, onde os atores interpretam histórias para o público, com o objetivo de apresentar uma situação e despertar sentimentos, não um sentimento comum, mas sim ter uma experiência intensa, envolvente e inquiridora.
Não se diga que o Teatro é seletivo. Talvez seja, em localidades onde é baixo o nível cultural das pessoas, que não é o caso de Montes Claros, uma cidade universitária. Mas, mesmo seletivo, ele é indispensável ao desenvolvimento cultural de qualquer comunidade humana.
Fatigado de cinema e de televisão, quando vou ao Rio de Janeiro, por qualquer motivo (saúde ou passeio) não deixo de assitir a um espetáculo teatral.
O Teatro Municipal do Rio de Janeiro foi inaugurado no dia 14 de julho de 1909, há mais de um século, pelo presidente Nilo Peçanha, com capacidade para 1.739 espectadores. Com as modificações posteriores, chegou à capacidade de 2.361 lugares.
Em todas as grandes cidades do Mundo civilizado, os Teatros são referências culturais e arquitetônicas.
O Teatro Amazonas, em Manaus, foi inaugurado em 1896. É um belo teatro, uma das expressões mais significativas da riqueza criada na região, durante o ciclo da borracha.
Belo Horizonte possui vários Teatros, com destaque para o Palácio das Artes, que está entre os principais espaços culturais de Minas Gerais. Foi inaugurado em 1970 e possui um complexo de três teatros, três galerias de arte, cinema, livraria, café e espaço para exposições.
Juiz de Fora possui alguns Teatros e foi sede, em 2009, do 4º Festival Nacional de Teatro.
O Teatro Experimental de Uberaba “Augusto César Vanucci” está instalado em um prédio cuja arquitetura remonta ao início do século XX. Há três anos foi adaptado para apresentações culturais, com instalação de moderna aparelhagem de som e iluminação.
Os rituais da humanidade começam por volta de 30.000 anos, mas a História registra que o primeiro evento com diálogos foi uma apresentação de peças sagradas, no Antigo Egito, do mito de Osíris e Ísis, por volta de 2.500 a.C, que conta a história da morte e ressureição de Osíris. A palavra “teatro” e o conceito de teatro como algo independente da religião, só surgiram na Grécia de Psístrato e atingiu o seu esplendor maior com Shakespeare.
Montes Claros merece.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84346
De: Afonso Cláudio Data: Sexta 15/11/2019 11:33:05
Cidade: Montes Claros/MG

O Sol é para todos

Os prejuízos provocados pelas interrupções do fornecimento de energia elétrica, tanto para os clientes, como para as Concessionárias, são vultosos. Estas têm grandes perdas de faturamento e da sua imagem pública e os consumidores, pela falta desse tipo de energia, ficam impedidos de usufruir dos eletrodomésticos, sistemas de comunicação, computadores, Internet, diversas máquinas nas empresas, os serviços públicos, escolas, iluminação pública, hospitais, aeroportos, metrôs, elevadores, sinais de trânsito, param de funcionar ou o fazem precariamente etc., ou seja, um "apagão" é algo muito indesejável, já que todos dependemos, de alguma forma, da eletricidade, para nossas atividades, desde às mais simples, às mais complexas.
Percebemos que, quanto mais a geração hidroelétrica for distante das cargas consumidoras, maiores as possibilidades de blackouts, ou "apagões", principalmente nos sistemas elétricos radiais, ou seja, aqueles cuja fonte de suprimento é única, não permitindo manter a alimentação das cargas por fonte(s) alternativa(s), como os sistemas interligados.
Aí está mais uma grande vantagem da geração de energia elétrica fotovoltaica. Podendo ser instalada mais próxima da maior concentração de consumidores, se comparada às grandes usinas hidroelétricas, serão reduzidos, e muito, graves acidentes e interrupções que são provocados por alimentadores e linhas de distribuição e transmissão, de longas extensões, uma vez que os circuitos físicos, aéreos, principalmente os que não têm cabos isolados, estão sujeitos a ventos, chuvas, descargas atmosféricas, queimadas, acidentes de trânsito, enchentes, desmoronamentos, pássaros e outros animais, dificuldades de acesso, terrenos acidentados etc., que são agentes de muitas interrupções e acidentes, nas zonas urbanas e rurais.
Além disto, as crises hídricas elevam o custo das tarifas da energia hidroelétrica (bandeiras amarela e vermelha).
À medida que as Grandes Distribuidoras incrementarem a geração fotovoltaica, tornando-a acessível a seus clientes, seremos todos vitoriosos, Concessionárias e consumidores.
Afinal, "O Sol é para todos".

Afonso Cláudio de Souza Guimarães - Engenheiro Eletricista

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84345
De: Manoel Hygino Data: Sexta 15/11/2019 10:21:55
Cidade: BH

A receita municipal

Manoel Hygino

O Plano Mais Brasil, apresentado pelo Executivo ao Congresso Nacional, no último dia 4, traz medidas visando ao saneamento das contas públicas e que, sob alguns aspectos, resultaram de motivação meramente política. São três os Projetos de Emenda Constitucional.

Um deles atinge diretamente o interior, em caso de Situação de Emergência, prevista pela criação do denominado Estado de Emergência Fiscal. Mudança de grande impacto refere-se à incorporação de cidades com menos de 5 mil habitantes e com arrecadação própria inferior a 10% da receita total e que passarão àqueles que têm receita própria.

Segundo dados do Ministério da Economia, há presentemente 1.254 municípios que deixarão de existir, caso a norma entre em vigor. O prazo estipulado para adequação dos pequenos municípios às novas exigências será a partir de 2026.

À primeira vista, há muito tempo: pelo menos mais seis anos, para que se cumpram as novas regras. No entanto, o tempo não pára e medidas preliminares precisam ser postas em prática, desde já.

O secretário especial da Fazenda, Waldery Rodrigues, julga que a providência contribuirá expressamente para redução das despesas da União, por reduzir gastos tidos como desnecessários, pelo menos para a União. “Muitos municípios foram criados gerando novas despesas e não atendendo ao cidadão na ponta. É o que queremos corrigir”, concluiu o raciocínio.

Até aí, tudo bem. Mas não é tão simples assim. Verdade é que a receita gerada pela atividade econômica de 1.856 cidades brasileiras não foi suficiente nem para custear a estrutura administrativa da sua geralmente muito cara câmara de vereadores e da prefeitura, em 2018. Os dados são do Índice Firjan de Gestão Fiscal.

Significa que a economia local não gera recursos nem para pagar o mínimo do funcionamento da burocracia local. O índice analisou a situação de 5.337 prefeituras que entregaram dados ao Tesouro Nacional.

Segundo a Firjan – Federação das Indústrias do Rio de Janeiro, a baixa geração de receitas pelas economias municipais é o principal entrave à gestão fiscal dos municípios brasileiros. Em 2018, 73,9% dos municípios tiveram a situação orçamentária avaliada como “difícil” ou “crítica”.

A situação atual, contudo, não constitui novidade. Esses municípios já eram deficitários, quando de sua emancipação, que serviu apenas a interesses políticos. Surgiram novos líderes (?) locais e regionais. Mas o que se pretendia era fundamentalmente usufruir do repasse às novas unidades de recursos do Fundo de Participação dos Municípios, que não é arrecadação própria. Assim, se perder a receita, proximamente os municípios voltarão à míngua anterior.

Em Minas, serão 231 que perderão a condição atual, sem terem conseguido arrecadar mais por seus próprios meios e instrumentos. Uma situação extremamente delicada, em ano de eleições municipais. Além disso, outras medidas que tocam de perto o interesse de nossas comunas serão submetidas mui proximamente pelo Executivo ao Congresso através do Plano Mais Brasil.

Aguardamos.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84344
De: Corpo de Bombeiros Data: Quinta 14/11/2019 15:41:14
Cidade: Montes Claros

(...) - Foi realizado na manhã de hoje (14/11) o 1º Simulado de Evacuação de Área do Hospital Santa Casa de Montes Claros, que contou com a participação do Corpo de Bombeiros Militar, através do 7° BBM e do 4º COB, do SAMU, MCTrans e do próprio Hospital Santa Casa. O simulado faz parte da “Operação Rota de Emergência” promovida pelo Comando do Corpo de Bombeiros Militar no mês de Novembro. Durante a operação serão realizados simulados de evacuação nos hospitais de referência em todos os municípios mineiros que possuem Unidades do Corpo de Bombeiros.
A realização de simulados e treinamentos de evacuação busca testar os planos de intervenção de incêndio dos hospitais do Estado, além de promover treinamento dos agentes de saúde e de segurança pública locais. A intenção do Corpo de Bombeiros ao estabelecer essa rotina de treinamentos é principalmente disseminar a cultura de prevenção e autoproteção a toda sociedade, de modo que todos os agentes envolvidos tenham a melhor capacitação possível para atuação em cenários de incêndio.
O treinamento simulou uma ocorrência de incêndio no pavilhão Dom José, com a necessidade de evacuação e triagem médica de 18 vítimas, essas com locomoção dificultada, em macas ou cadeiras de roda. Participaram do evento 13 militares do Corpo de Bombeiros, 16 integrantes do SAMU, 02 agentes de trânsito da MCTrans e 65 funcionários da Santa Casa.
Os próximos municípios Norte Mineiros a participarem da “Operação Rota de Emergência” serão Januária, Janaúba e Salinas, nos dias 20, 28 e 29 de novembro, respectivamente.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84343
De: Polícia Militar Data: Quinta 14/11/2019 15:23:57
Cidade: Montes Claros

(...) - A Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), por meio da sua Décima Primeira Região da Polícia Militar (11ª RPM), realiza nesta quinta-feira (14) a Megaoperação “República” que tem como objetivo coibir os crimes violentos, em especial o furto e o roubo, e proporcionar maior tranquilidade e aumento da sensação de segurança da população norte-mineira.
Presente em 77 (setenta e sete) municípios do Norte de Minas, a 11ª RPM, sediada em Montes Claros, é responsável pela segurança de aproximadamente 2 (dois) milhões de habitantes.
Até o momento, 159 (cento e cinquenta e nove) policiais militares, incluindo os dos setores administrativos, foram empenhados em 65 (sessenta e cinco) viaturas.
Balanço parcial:
- 885 (oitocentos e oitenta e cinco) veículos abordados, destes, 22 apreendidos;
- 44 (quarenta e quatro) Autos de Infração de Trânsito – AITs registrados;
- 03 (três) armas de fogo apreendidas;
- e mais de 1.000 (mil) pessoas abordadas.
A Megaoperação República, que prossegue até às 23 horas desta quinta-feira, está sendo desencadeada em todas as regiões de Minas Gerais, com um efetivo de 12 mil militares, sendo 3.500 da área administrativa da PMMG. Cinco mil viaturas estão desencadeando operações nas zonas urbanas, rodovias e áreas rurais.
As ações iniciaram às 6 horas da manhã de hoje.
Montes Claros/MG, 14 de novembro de 2019.
Assessoria de Comunicação Organizacional da 11ª RPM

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84342
De: Infraero Data: Quinta 14/11/2019 14:04:00
Cidade: Brasilia

Infraero inicia serviço de manutenção da sinalização horizontal na pista do Aeroporto de Montes Claros
A Infraero inicia, na próxima terça-feira (19/11) os serviços de manutenção da sinalização horizontal da pista do Aeroporto de Montes Claros/Mário Ribeiro (MG). Com investimento de R$ 139,4 mil, a iniciativa tem prazo de conclusão de 30 dias. Os serviços serão realizados de 1h às 5h e não afetarão os voos das companhias aéreas que utilizam o terminal.
O superintendente do aeroporto, Michael Noleto Crestani, explica que a sinalização horizontal “é a pintura da pista de pouso e decolagem, pista de táxi aéreo, pátio de aeronaves e outras áreas do aeroporto, destinada a orientar ou prestar informações aos pilotos de aeronaves ou motoristas que trafegam nas vias de serviço, compondo os auxílios visuais à navegação aérea”.
O gestor lembra ainda que em março deste ano, a Infraero entregou as obras de recapeamento na pista de do Mário Ribeiro. As melhorias contaram com investimento de mais de R$ 6,3 milhões. “Este foi o maior investimento realizado pela Infraero nos últimos 15 anos no terminal mineiro”, destaca Crestani.
Com capacidade de receber até 800 mil passageiros por ano, o terminal tem registrado cerca de 280 mil usuários por ano. Atualmente, o Mário Ribeiro opera diariamente das 5h à 1h, e conta com seis voos diários das companhias Azul e Gol. Esses voos interligam Montes Claros a Confins (MG) e Guarulhos (SP).
Com 38 anos de operações, o terminal é o único da região Norte de Minas Gerais com voos comerciais, sendo fundamental para o deslocamento de passageiros, já que o local abriga universidades e o polo industrial do estado, atraindo principalmente executivos, empresários, professores e universitários.
Reforma e ampliação do terminal de passageiros
O Aeroporto de Montes Claros também será ampliado. Com investimentos na ordem de R$ 5 milhões, os trabalhos aumentarão a capacidade dos atuais 800 mil passageiros por ano para 1,5 milhão de viajantes anuais. O edital das obras foi aberto no último dia 6 de novembro e no momento está em análise pela Infraero.
Serão criados novos espaços, instalados novos assentos e os sanitários serão ampliados. Já a sala de desembarque terá área expandida em 66%. As áreas de circulação e de disposição dos carrinhos de bagagem serão reformuladas e o terminal receberá um espaço para a instalação de balcões de apoio às companhias aéreas.
A área de check-in, que será ampliada em 90%, ganhará dois novos balcões, além de totens de autoatendimento das companhias aéreas, bem como um conjunto de balança e esteira por balcão. Além disso, o saguão de passageiros, que terá área 114% maior do que a atual, ganhará espaços distintos e adequados para circulação e formação de filas e uma porta de acesso exclusiva para o desembarque.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84341
De: Copasa Data: Quinta 14/11/2019 11:34:51
Cidade: Montes Claros

Copasa anuncia rodízio de abastecimento em Montes Claros - A Copasa e a Prefeitura de Montes Claros, após reunião realizada na manhã de terça-feira, 12 de novembro, informam que acordaram a necessidade de implantação de plano de rodízio de fornecimento de água para o município, a partir do próximo domingo (17/11).
A insuficiência de chuvas e a baixa vazão dos cursos d’água que formam o sistema de captação de água para abastecer a cidade de Montes Claros impuseram a tomada de tal decisão. Adicionalmente, as altas temperaturas contribuem para o estímulo de consumo acima da média.
A permanência de estiagem na região compromete a capacidade de produção e é determinante para que a Companhia implante, por medida de precaução, o rodízio de fornecimento de água para a população.
A Copasa destaca que os recentes investimentos na ampliação do sistema de abastecimento de água no rio Pacuí, previstos no contrato em vigor com a Prefeitura de Montes Claros, foram essenciais para permitir que chegássemos até este período sem necessidade qualquer medida restritiva de abastecimento.
O Plano de rodízio hoje apresentado pela Copasa está publicado integralmente no site da companhia: www.copasa.com.br. O Planejamento define cinco regiões de abastecimento. Dessas, uma é de setor industrial abastecido pela Copasa – que terá redução da oferta diária por período de seis horas. As outras quatro, de uso misto (residencial e comercial), serão agrupadas em pares. Dessa maneira, duas regiões terão abastecimento total durante 24 horas, enquanto as outras duas aguardam abastecimento. E assim, toda a cidade será abastecida em períodos de rodízio de 24 horas.
Com transparência e responsabilidade a Copasa cumpre seu dever de informar aos cidadãos com clareza e objetividade. Diante disso, a Copasa e a Prefeitura de Montes Claros pedem à população do município a redução imediata de consumo e o uso consciente da água para superação da situação de escassez hídrica imposta a todos.
Paralelamente, a Companhia apresentou à Prefeitura detalhamento do projeto de captação de águas do rio São Francisco, em Ibiaí, e a implantação de adutoras, elevatórias e uma nova Estação de Tratamento de Água – ETA - que irão resolver a questão dos baixos volumes de água disponíveis para o abastecimento de Montes Claros. O edital para a chamada “Adutora do São Francisco” será publicado em janeiro de 2020, pela sua extensão e complexidade será de âmbito internacional. A previsão de conclusão das obras é no segundo semestre de 2021.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84340
De: Afonso Cláudio Data: Quinta 14/11/2019 10:53:31
Cidade: Montes Claros/MG

"Linha de 138.000 volts entre Bocaiúva e M. Claros é atingida por fogo e Cemig suspendeu o fornecimento (em Bocaiúva, Guaraciama, Olhos D’agua, Engenheiro Navarro, Joaquim Felício e Buenópolis) entre 16h e 20h - 13/11/19 - 8h54"

Sugestões para se otimizar o desempenho das Subestações e Linhas de Transmissão/Distribuição da CEMIG:

- Considerando a ocorrência de 12/11/2019, entre as 16 e 20 horas, na qual houve interrupção acidental do fornecimento de energia elétrica, devido a danos em uma torre da Linha de Distribuição de 138 KV Montes Claros - Bocaiuva, conforme a mensagem 84336, de 13/11/2019, temos algumas informações adicionais e sugestões, visando à melhoria constante do desempenho do Sistema Elétrico desta região Norte e do Estado de Minas Gerais.
- Só nas sedes municipais, pelo menos 81.000 habitantes dessas cidades foram atingidos pelo desligamento acidental, com duração de 4 horas, sendo pelo menos 2 horas à noite, quando a falta de energia elétrica traz maiores transtornos.
- As informações publicadas pelo Portal RSena.com.br, de Bocaiuva, contidas no link abaixo, indicam que no dia anterior à interrupção da Linha de 138 KV, houve várias pequenas faltas de energia (piques), numa duração total de 10 minutos, em Bocaiuva, como que sinalizando que algo pior poderia ocorrer e de fato ocorreu em 12/11/19, entre 16 e 20 horas: 6 sedes municipais, além de comunidades rurais e distritos desses municípios, foram atingidos pela falta de energia elétrica.
- Conforme o citado Portal, um incêndio vinha consumindo dezenas de hectares de propriedades rurais, localizadas próximo à BR-135, e o Corpo de Bombeiros informou que não foi notificado sobre tal incêndio, o que contraria a versão de um sitiante, que afirmou que sua filha avisou os militares sobre o fato.
- Conforme a CEMIG, apenas em 2018, mais de 100.000 clientes tiveram o fornecimento de energia elétrica afetado por incêndios, diz o Portal.
- Diante destas informações sugerimos que a CEMIG, o Corpo de Bombeiros, as Polícias e os proprietários rurais se reúnam e programem em conjunto as ações preventivas necessárias, para evitar interrupções mais prolongadas em outras Linhas e Subestações de Distribuição/Transmissão, seja em relação a queimadas, como a outras causas, tanto no Norte de Minas, como em outras regiões do Estado, contribuindo assim para melhor posição no Ranking da ANEEL - Agência Nacional de Energia Elétrica, relativo ao Desempenho Global de Continuidade das Grandes Concessionárias, que atualmente é o 20° lugar (DGC = 0,86) entre 30 Grandes Distribuidoras, conforme a mensagem 84322, de 6/11/2019.

http://rsena.com.br/2019/11/13/por-que-faltou-energia-em-bocaiuva-cemig-divulga-nota-para-esclarecer-falta-de-energia-na-regiao/

Afonso Cláudio de Souza Guimarães - Engenheiro Eletricista

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84339
De: Estado de Minas Data: Quinta 14/11/2019 08:24:41
Cidade: Belo Horizonte

Nível de barragem cai e Montes Claros volta ao racionamento de água - Luiz Ribeiro - A população de Montes Claros, cidade de 404, 8 mil habitantes no Norte de Minas, volta a enfrentar racionamento de água a partir de domingo, devido à falta de chuvas na região. De acordo com a Copasa, o “rodízio” será implementado com intervalos de 24 horas, ou seja: os moradores receberão água em dias alternados. Para isso, a cidade será dividida em cinco regiões. O principal motivo do racionamento é a redução do nível da barragem do Rio Juramento (Sistema Rio Verde Grande), que responde por 60% do abastecimento da cidade. Devido à estiagem prolongada, o nível de água está em apenas 13,3% da capacidade do reservatório. Em outubro, o Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) decretou situação de escassez hídrica do Rio Pacuí, no município de Coração de Jesus, onde também é feita a captação de água para abastecer Montes Claros. De acordo com resultado de monitoramento do Igam, o Pacuí teve uma redução de 70% da vazão normal nos últimos meses. O superintendente de Operação Norte da Copasa, Roberto Botelho, disse que Montes Claros recebe uma demanda de 950 litros de água por segundo. Com o rodízio, a companha vai reduzir a oferta à cidade para 650 litros por segundo. O objetivo do racionamento é “poupar” água na barragem do Rio Juramento, de onde são retirados, atualmente, 500 litros por segundo. Com a restrição no abastecimento da população, a captação no reservatório do Sistema Verde Grande deverá cair para 300 litros por segundo. A operação na barragem será reduzida mais ainda após o início das chuvas, quando a Copasa pretende elevar a captação no Rio Pacuí, onde tem outorga para a retirada até 345 litros por segundo – sendo que, atualmente, devido a seca, está captando 100 litros por segundo. Roberto disse ainda não tem data estipulada para o término da restrição no abastecimento. Mas, a previsão é que o racionamento deverá continuar até o volume do reservatório Rio Juramento ultrapassar 50% da capacidade. Ele disse que a Copasa orienta os moradores a economizarem. “A população precisa se conscientizar da necessidade do uso racional da água”. Devido às sucessivas estiagens prolongadas no Norte de Minas, a população de Montes Claros já enfrentou a restrição nas torneiras de suas casas durante quase três anos. O racionamento foi iniciado na cidade em outubro de 2015, quando o volume da barragem do Rio Juramento, então responsável por 65% do abastecimento da cidade, caiu para 15% devido à seca, prosseguindo até setembro do ano passado. As chuvas dos últimos quatro anos não foram suficientes para a recuperação da barragem do Rio Juramento. De acordo com a Copasa, no ano de 2015, foram registrados apenas 468 milímetros de chuvas na região do manancial, onde o regime pluviométrico melhorou em 2016 (1.014 milímetros), mas voltou a cair em 2017 (820 milímetros). Em 2018, foram registrados 1.092 milímetros na região, ainda insuficientes para a recuperação do volume da barragem. Diante da redução no volume da barragem de Juramento, em julho de 2017, a Copasa iniciou a construção de uma adutora de uma adutora com 56 quilômetros de tubulação, orçada em R$ 135 milhões, visando evitar o colapso no abastecimento na maior cidade do Norte do estado. A adutora entrou em operação em agosto de 2018 e um mês depois, a Copasa decidiu suspendeu o rodízio. Na ocasião, por meio das redes sociais, moradores questionaram o fim do racionamento, considerando a continuidade das estiagens prolongadas e o fato de que a barragem de Juramento ainda não tinha recuperado o seu volume, além do aumento população e a limitação do Rio Pacuí. Ontem, o superintendente de Operação Norte, Roberto Botelho, negou que tenha ocorrido falha ou erro estratégico por parte da empresa. Segundo ele, ao colocar fim no racionamento em Montes Claros no segundo semestre do ano passado, a companhia de saneamento levou em consideração que entre 1º de outubro e 13 de novembro de 2018 foram registrados 327 milímetros de chuvas na área do reservatório de Juramento. A expectativa era que, “dentro da normalidade”, a quantidade de chuvas se repetisse no mesmo período deste ano, o que não ocorreu, sendo registrados apenas 47,5 milímetros na barragem. O atraso nas chuvas obrigou a volta do rodízio no abastecimento, justificou. Ainda segundo ele, a previsão é que chuvas intensas na região devem ocorrer mesmo em dezembro e janeiro.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84338
De: Libélula sem agua Data: Quinta 14/11/2019 08:09:15
Cidade: Montes laros/Mg

Não tem como negar, a questão hídrica está muito complicada no norte de Minas. Triste fico eu e inúmeros pássaros que estamos sofrendo para buscar água, nas matas ainda encontramos pequenas reservas de água nos lugares mais inusitados e secretos, como se o grande criador tivesse deixado aculumo de água no alto das m ontanhas, entre pedras onde o homem não consegue chegar talvez para não prejudicar nossas pequenas fontes de água. Na cidade, bebemos das águas acumuladas nas ruas quando os humanos lavam suas calçadas,carros,... sou uma libélula preocupada, estamos todos entrando em extinção e os humanos não percebem. Tenho uma amiga humana, ela passou uma semana no cerrado para contar quantos pássaros veria nesse período e pasmem, não viu mais que dez espécies.disso eu já sabia porque vivo aqui. Estamos tristes,desolados.por isso,faço um pedido, queridos humanos, por favor, não desperdice água nas suas casas, nós temos asas para voar até o mais alto rochedo onde tem água e tem água acumulada para nós, e se não encontramos água nos rochedos,nosso olfato nos guia onde há água. Vocês não são dotados dessa inteligência animal .o planeta não vai suportar mais. Não temos mais árvores frutíferas nas matas por causa do desmatamento, e nossos amiguinhos que precisam de frutas,castanhas estão morrendo de fome. Fico triste e preocupada.
Telefone: (38) 30032543

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84337
De: Manoel Hygino Data: Quarta 13/11/2019 09:05:16
Cidade: Belo Horizonte

Morte de um Nobel

Manoel Hygino

Na oportunidade de aproximação entre Brasil e China, a exemplo do que fizeram os Estados Unidos, lembro que, em 13 de julho este ano, completaram-se dois anos do falecimento do dissidente Liu Xiaobo, de 61, vencedor do Prêmio Nobel da Paz em 2010.

Pouco se falou do ilustre morto, acusado de subversão pelo regime de sua pátria, condenado a 11 anos de prisão, quando ou por lutar por reformas democráticas. Estava internado na cidade de Shenyang, no Norte, com um câncer terminal no fígado, transferido de prisão. À véspera do desfecho, informara-se que o paciente apresentou “insuficiência respiratória” e sofrera falência múltipla de órgãos.
Naquele julho, o escritor brasileiro, nascido em Santa Catarina, Emanuel Medeiros Vieira, ex-preso do governo autoritário, que também sofria de câncer que resultou em seu óbito, comentou em mensagem, por julgar escondida a notícia:

“Meu coração sempre esteve ao lado dos perseguidos e humilhados – na esfera política – como os perseguidos da ditadura brasileira (o signatário foi um deles...) e os presos, torturados e mortos das ditaduras do Cone Sul etc”.
Emanuel recordava que Liu fora libertado condicionalmente para tratar-se do mal que o consumia. O dissidente recebia tratamento sob guarda policial no hospital. Comparando sua situação com a do Nobel, o brasileiro observou:

“Tratar de um câncer, mesmo sem perseguição política, com todos os cuidados, já é difícil e complicado. Imaginemos (todos nós) como deve ser um tratamento com escolta policial”.

Seria verdadeiramente “comunista” um regime que persegue os seus dissidentes e que admite o trabalho escravo? Claro que não. Todos sabem que lá reina o “capitalismo de Estado”.
Para o Comitê do Prêmio Nobel da Paz, o governo chinês tem uma pesada responsabilidade na morte de Lui Xiaobo, pelo fato de “ele não ter recebido tratamento adequado por um longo período”.

O catarinense acrescentou: “só gostaria que, depois de tanto sofrimento, o dissidente chinês possa descansar em paz, e que sua morte possa lembrar – a todos nós – que nenhum homem é uma ilha, como escreveu John Donne”.
E estamos no século XXI.

Eu sei: na tecnologia, melhoramos. E no resto? Se combatemos o fascismo, o macarthismo, as ditaduras que existiram na América Latina e em outros países, não podemos nos calar. A morte do humano é a derrota da civilização e da democracia como valor universal.
No começo de sua mensagem, escreveu-me o autor catarinense, já então morador de Brasília:

“Creio que o nosso humanismo não pode ser ‘seletivo’. Em qualquer lugar, em qualquer espectro ideológico, quando os direitos do homem forem violados, nossa palavra deve ser dita – mesmo que cause incompreensões e injustiças. Espero estar correto”.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84336
De: Cemig Data: Quarta 13/11/2019 07:44:00
Cidade: Montes Claros

(...) A Cemig informa que uma queimada de grandes proporções provocou, por volta das 16 horas da tarde de ontem (12/11), danos em uma torre da Linha de Distribuição de 138.000 volts (LD) Bocaiúva – Montes Claros, causando o desligamento de clientes das sedes municipais de Bocaiúva, Guaraciama, Olhos D’agua, Engenheiro Navarro, Joaquim Felício e Buenópolis.
Imediatamente após o início da ocorrência, equipes da Cemig se dirigiram imediatamente para inspecionar a linha, e assim que encontraram a torre danificada, iniciaram os reparos.
Os eletricistas e técnicos, apesar da falta de visibilidade causada pela fumaça gerada pelo incêndio florestal, e do local ser caracterizado pelo relevo montanhoso, portanto, de difícil acesso, atuaram rapidamente e por volta das 20 horas a energia foi completamente restabelecida para todos os clientes. (...)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84335
De: José Ponciano Neto Data: Quarta 13/11/2019 00:53:53
Cidade: Montes Claros- MG

Estiagem obriga Copasa em comum acordo com o município implantar rodízio em montes Claros

Diante do longo período de estiagem que vem impactando diretamente a disponibilidade de vazão das fontes de produções dos Rios do Alfeirão (Lapa Grande); Porcos; Pacuí; Saracura; Juramento; Canoas e Verde Grande (sazonal) – os três últimos já secos.

O presidente da Copasa Engº Carlos Eduardo Tavares acompanhado dos diretores de operação e técnico, durante uma reunião com o Prefeito Humberto Souto e o Procurador do município, deliberaram o inicio do rodízio a partir do dia 17 de Novembro.

Esta medida enfoca garantir o fornecimento de água aos moradores da cidade durante o período crítico. A Companhia está adotando o rodízio como medida emergencial, portanto, equalizando a distribuição de água nas partes mais altas e baixas.

Foi uma decisão acertada, diante do anseio da população que há tempos vem implorando para que o rodízio voltasse “dia sim – dia não”, diante dos desperdícios observados.

Informações, que, no inicio do ano 2020 as obras da captação no Rio São Francisco em IBIAI –MG irão iniciar – é uma garantia para o desenvolvimento de Montes Claros - que não pode esperar por construções de barragens ainda ilusórias. Esta nova captação irá garantir água por mais 50 anos na capital do Norte de Minas.

A captação do Rio Verde Grande (foto) está localizada próxima a Estação de Tratamento de Água (ETA) do Sistema Juramento – é uma captação sazonal, de Novembro a Abril apenas durante o período chuvoso – vazão media 250 litros por segundo. Uma alternativa para poupar a Barragem de Juramento atualmente com 14 % da sua capacidade.

Em tempo:: Já é possível localizar o Sistema Pacuí no “Google Earth” nas coordenadas 16º 38’ 31 S 44º 12’ 25 W (captação) e 16º 39’ 25 S e 44º 12’ 09 W – Vazão media anual 260 litros por segundo.

(*) José Ponciano Neto Tec. Meio Ambiente e Recursos Hídricos.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84334
De: Manoel Hygino Data: Terça 12/11/2019 10:27:26
Cidade: BH

A volta da cobra

Manoel Hygino
:
Não causaram pasmo, assustaram ou surpreenderam a postura assumida e os insultos, em vocabulário de cais de porto, utilizados por aqueles que saíram da prisão por decisão do Supremo Tribunal Federal, na quinta-feira, 7 de novembro. Há gente acostumada ao verbo das ruas, que não mede o poder de ofensa ao adversário; ou pior, aos que formam a plateia, obrigada a ouvir as diatribes por circunstâncias diversas.

O Brasil não está melhor ou pior do que antes. As várias tentativas que se fazem em busca do tempo perdido e dos recursos públicos desviados criminosamente demonstram à suficiência que houve algum sucesso, mas o que se conseguiu ainda é apenas um começo. O ex-presidente, libertado após 580 dias, em seu estilo muito pessoal, sem travas na língua, endurece a crítica ao governo empossado há menos de um ano, à Operação Lava-Jato e ataca da Polícia Federal e Ministério Público a membros da magistratura.

Entre os adjetivos utilizados para classificar os antagonistas nesta hora tão triste da história nacional está canalha, sinônimo nada menos de vil, baixo, grosseiro, ordinário, próprio de gente reles, desavergonhado. Como substantivo, porção de gente ordinária, sem educação, íntima, plebe, ralé, populaça.

É com ponderável parcela desse tipo de gente que temos vivido e a quem damos ou demos a gestão dos mais altos negócios nacionais. Eles próprios o dizem e se acusam. Os que se julgam isentos acham melhor silenciar, para não provocar maior dano diante da consciência popular.

Do atual chefe da nação, disse o ex-presidente e ex-presidiário: “Bolsonaro foi eleito para governar para o povo brasileiro e não para governar para os milicianos do Rio de Janeiro”. “Esse país não merece um governo que manda seus filhos contarem mentira todos os dias através de fake news”. “Ele (Bolsonaro) nunca fez um discurso que prestasse, ele só sabia ofender as mulheres, ofender os LGBTs”.

Em Brasília, Bolsonaro contesta, com veemência:
“Não dê munição ao canalha, que momentaneamente está livre, mas carregado de culpa. Lula está solto, mas continua com todos os crimes dele nas costas. A grande maioria do povo brasileiro é honesto e trabalhador, não vamos dar espaço e nem contemporizar para um presidiário”.

O filho do presidente, Carlos, classificou a soltura de Lula e demais considerados criminosos repetindo o pai para que não dê mais munição ao “canalha que momentaneamente está livre”. O deputado federal, Eduardo Bolsonaro, observou: “Além de Lula, Zé Dirceu e outros quadrilheiros, milhares de criminosos estão soltos no país, fazendo com que você fique à mercê de seus atos malignos”.

Em verdade, com a decisão do ministro Tófolli, presidente do Supremo, a “jararaca – a palavra fora utilizada antes pelo próprio Lula – está solta”. E foi a cobra que classificou o juiz que o condenou:

“O Moro é mentiroso, o Dallagnol é mentiroso. Eu tomei a decisão de ir lá na Polícia Federal. Eu poderia ter ido para uma embaixada, para outro país. Mas eu fui lá para provar que o juiz Moro não é um juiz, é um canalha”.
Não deixou por menos, o ex-ministro também solto, José Dirceu: “Agora a luta não é por Lula livre. Agora, (a luta) é para nós voltarmos, retomarmos o governo do Brasil”.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84333
De: Afonso Cláudio Data: Terça 12/11/2019 09:45:47
Cidade: Montes Claros/MG

Parece que o calorão vai diminuir. Ontem, 11/11/19, a temperatura máxima em Montes Claros foi 39 °C, segundo um site do tempo e 38 °C, conforme outro.
Para hoje, 12/11/19, essas máximas serão 37 °C e 35 °C e amanhã, 13/11/19, serão 35 °C e 33 °C.
Portanto, ontem escapamos, por pouco, das máximas históricas (39,4 a 39,8 °C), citadas na mensagem 84331, pelo menos na sombra.
Entre 13/11/19 e 21/11/19 as máximas serão 35, 36, 37, 32, 31, 28, 27, 27 e 28 °C, conforme o weather.com.
Deus nos conceda esta graça e as benditas chuvas. Amém!

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84332
De: Copasa Data: Segunda 11/11/2019 15:49:05
Cidade: Montes Claros

(...) A Copasa informa que, devido à manutenção emergencial em rede de distribuição, o abastecimento de alguns bairros de Montes Claros foi interrompido nesta segunda-feira (11/11). A previsão é que o abastecimento seja normalizado, de forma gradativa, no decorrer da noite de terça-feira (12/11). Bairros afetados: Belvedere I e II, Camilo Prates, Jardim Olímpico, Novo Delfino, Vila Anália, Santo Antônio I e II, Conjunto Bandeirantes e Ponta do Morro.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84331
De: Afonso Cláudio Data: Domingo 10/11/2019 17:26:42
Cidade: Montes Claros/MG

Dia mais quente em Moc: segundo o Coordenador do 5º Distrito de Meteorologia, Sr. Célio de Castro, foi 28/10/2008, em 30 anos de trabalho dele, com 39,4 graus centígrados, na sombra e 45 °C no Sol.
Conforme a Parte I do livro do historiador Dr. Hermes de Paula, edição de 1979, pg 55, sobre a história desta cidade, a máxima em Moc foi 39,8 °C, desde 1904 (não informa a data) e deve ter sido à sombra.
Dois institutos previram para hoje máxima de 38 °C e um terceiro 37 °C. Está muito quente hoje, mas a temperatura não deve ter atingido nem 39,4 °C, nem 39,8 °C.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84330
De: DEER/ Minas Data: Domingo 10/11/2019 06:31:08
Cidade: BH

A ponte sobre o Rio Jequitinhonha, na rodovia LMG-735, km 9,3, distrito de Três Barras, no trecho Serro - Milho Verde, será interditada para veículos e pedestres, a partir da zero hora, da próxima segunda-feira (11/11). A medida visa evitar desgaste maior da estrutura, sobretudo com a chegada do período chuvoso, de acordo com avaliação técnica do Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DEER/MG). Os acessos e o local da interdição estão sinalizados com delineadores e barreiras físicas.
Para minimizar os transtornos causados aos usuários, veículos de pequeno porte e pedestres poderão utilizar um desvio provisório, próximo à ponte interditada, que irá garantir acesso aos distritos e localidades da região. Para caminhões e ônibus que trafegam sentido Milho Verde - São Gonçalo do Rio das Pedras, a opção é seguir pela MGC-259 e MGC-367 até o município de Diamantina e se dirigir até a localidade de Vau, aumentando o trajeto em cerca de 100 quilômetros.
O DEER/MG já está elaborando projeto para construção de outro desvio, com capacidade para o tráfego de veículos leves e pesados. A expectativa é que seja concluído em dez dias e imediatamente sejam iniciados os trabalhos para implantação da nova variante.
Paralelamente, o departamento já iniciou os levantamentos topográficos, hidrológicos e de sondagens para a elaboração do projeto de engenharia de uma nova ponte para o local.
Vale destacar que, em outro ponto da LMG-735, km 37,9, entre os distritos de Vau e São Gonçalo do Rio das Pedras, a ponte sobre o Rio Jequitinhonha continua com restrição de tráfego para veículos acima de dez toneladas.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84328
De: Manoel Hygino Data: Quinta 7/11/2019 21:01:30
Cidade: BH

Restaurar é preciso

Manoel Hygino

Nem todos têm tamanho interesse, zelo e carinho por Minas Gerais como Eugênio Ferraz, cavalheiro da melhor cepa, nascido em São Lourenço, lá no Sul do Estado. É o que se poderá sentir no dia 8, nesta sexta-feira, quando precedido de palestra – seu passado, suas histórias – ele lançará os dois primeiros volumes da trilogia “Restaurações singulares no Brasil e outras experiências acerca do Patrimônio Nacional”.

Muito a propósito: a reunião será na Academia Mineira de Letras que, em 2019, completa 110 anos de fundação em Juiz de Fora – depois, transferida para Belo Horizonte. Enfim, o objetivo era concentrar na capital projetada por Aarão Reis a gestão dos interesses da arte literária e propagá-la em todo o país. Não tem sido pouco o esforço, muito sacrifício se exigiu, pela falta de recursos do erário e dos segmentos sociais que poderiam amparar-lhe a trajetória.

Pois Eugênio Ferraz foi um dos aliados da AML, coadjuvando nas edições da revista do sodalício, enquanto diretor da Imprensa Oficial, que deixou de existir em 2017. Um atentado às nossas melhores tradições e à própria história.

No entanto, nem tudo morreu. E a prova está na própria reunião da sexta, em que se ouvirá Ferraz, em sua exposição sobre o que logrou construir durante largo tempo como engenheiro responsável por valiosas obras de restauração em todo o país, conhecendo enfim os dois primeiros volumes da obra que elaborou. É resultado de pesquisas do mais alto significado para uma nação que ainda não soube oferecer o necessário apreço a um legado insubstituível.

A edição que acaba de se liberar com distribuição nacional, isto é, os Volumes I e II – Restaurações Singulares no Brasil e Outras Experiências Acerca do Patrimônio Nacional – já foram distribuídos a bibliotecas e estão disponíveis para o público. O volume I tem apresentações do promotor de Justiça e escritor Marcos Paulo de Souza Miranda e do atual desembargador e escritor Bruno Terra Dias. O Volume II traz as apresentações do jornalista e acadêmico Manoel Hygino dos Santos e do desembargador, também acadêmico, Doorgal Andrada. Todos são unânimes em destacar a importância das obras de Eugênio Ferraz para o resgate e a preservação da história e da cultura das Minas Gerais e do Brasil.

O primeiro volume da trilogia mostra as restaurações de importantes monumentos brasileiros, exemplos de manutenções – ou o resultado de suas ausências – e outros artigos abordando o patrimônio histórico, meio ambiente, história e preservação hidromineral. Nele há ainda um breve resumo de algumas restaurações citadas no projeto e, em especial destaque, a restauração do Convento dos Mercedários de Belém do Pará, monumento histórico completamente destruído por incêndio, e o teatro Amazonas, em Manaus.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84327
De: Neuza Data: Quinta 7/11/2019 17:31:01
Cidade: Montes claros  País: Brasil

Chove lindamente na região do jk neste momento, chuva de manga,porém forte. Deu um baile na meteorologia e veio dar o ar de sua graça. Louvado seja Deus!

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84326
De: Estado de Minas Data: Quinta 7/11/2019 09:51:36
Cidade: Belo Horizonte

Aluno invade escola e atira em colegas no Vale do Jequitinhonha - Luiz Ribeiro - Um homem invadiu uma escola e atirou contra alunos no município de Caraí, no Vale do Jequitinhonha, na manhã desta quinta-feira. Dois adolescentes de 15 e 16 anos foram alvejados e encaminhados ao Hospital de Padre Paraíso. O tiroteiro ocorreu na Escola Estadual Orlando Tavares. A instituição atende alunos do 6º ano do ensino fundamental ao 3º do Ensino Médio. Segundo o diretor do educandário, Márcio Anselmo Vieira Matos, havia cerca de 300 alunos no local. O fato aconteceu por volta das 8h, quando parte dos estudantes fazia atividades de educação física. Com o auxílio da direção e dos professores, eles conseguiram sair, para fugir do atirador. O suspeito, que também é aluno da escola, foi preso pela Policia Militar (PM). Um outro envolvido também foi detido.

***

O Tempo - Estudante atira em colegas dentro de escola em Caraí – Lara Alves - Um estudante atirou contra dois colegas na manhã desta quinta-feira (7) durante o período de aulas na Escola Estadual Orlando Tavares, em Ponto de Marambaia, um distrito de Caraí, no Vale do Jequitinhonha. Ainda não há informações sobre o estado de saúde das vítimas ou suas identidades, mas as duas pessoas foram socorridas com vida para um hospital em Padre Paraíso, também no Vale do Jequitinhonha. Há informações preliminares, obtidas pelo Batalhão de Teófilo Otoni, de que o crime teria sido cometido por razões passionais. Uma terceira pessoa também foi levada ao hospital em Padre Paraíso, apesar de não ter sido atingida por disparos, ela se encontraria em estado de choque após presenciar a cena de violência. O suspeito, cuja identidade ainda não foi divulgada pela Polícia Militar, foi preso ainda nesta manhã e, com ele, apreendida a arma usada no crime, uma garrucha com dois canos, e ainda um facão. Há a possibilidade de que ele tenha contado com o auxílio de um comparsa para atirar contra os estudantes e, por isso, os militares patrulham a região na tentativa de encontrar este segundo envolvido no crime. A reportagem de O Tempo procurou a escola, mas não conseguiu contato através dos telefones disponíveis nas redes sociais da instituição. A Secretaria Estadual de Educação, responsável pelo colégio onde os disparos aconteceram, ainda não respondeu aos nossos questionamentos – entre eles a confirmação se os suspeitos e as vítimas realmente são estudantes da unidade, quais suas idades e quais as séries por elas frequentadas.

***

Band - Um jovem invade uma escola na cidade de Caraí, no Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais, e atira contra dois adolescentes. O quadro de saúde das vítimas é estável. O suspeito dos disparos foi preso pela Polícia Militar. O crime ocorreu dentro da Escola Estadual Orlando Tavares, quando os alunos participavam de uma aula de educação física. A instituição atende alunos do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do Ensino Médio.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84325
De: Ângela Data: Quinta 7/11/2019 09:35:54
Cidade: Montes Claros

Já circula uma lista dos municípios mineiros que - incapazes de pagar suas próprias contas - correm o risco de serem extintos, anexados a municípios vizinhos, com maior capacidade. Vale lembrar que muitos desses municípios foram criados por políticos, de olho nos cargos e nos altos salários que eles próprios criariam, (...) para que a população afinal pague a conta. A conta foi, então, servida a todos. Agora, há a proposta de extinguir esses municípios, que seriam 231 em Minas. A confirmar:

1. Acaiaca
2. Água Comprida
3. Aguanil
4. Alagoa
5. Albertina
6. Alvarenga
7. Alvorada de Minas
8. Amparo do Serra
9. Antônio Prado de Minas
10. Araçaí
11. Aracitaba
12. Arantina
13. Arapuá
14. Argirita
15. Augusto de Lima
16. Bandeira
17. Belmiro Braga
18. Bertópolis
19. Berizal
20. Bias Fortes
21. Biquinhas
22. Bom Jesus da Penha
23. Brás Pires
24. Braúnas
25. Bugre
26. Cachoeira da Prata
27. Cachoeira Dourada
28. Cajuri
29. Camacho
30. Campanário
31. Campo Azul
32. Canaã
33. Cantagalo
34. Capela Nova
35. Caranaíba
36. Carmésia
37. Carrancas
38. Carvalhópolis
39. Carvalhos
40. Casa Grande
41. Cascalho Rico
42. Conceição da Barra de Minas
43. Catas Altas da Noruega
44. Catuti
45. Cedro do Abaeté
46. Chácara
47. Chiador
48. Claraval
49. Comendador Gomes
50. Conceição das Pedras
51. Conceição de Ipanema
52. Consolação
53. Cordislândia
54. Coronel Pacheco
55. Coronel Xavier Chaves
56. Córrego Danta
57. Córrego do Bom Jesus
58. Córrego Novo
59. Couto de Magalhães de Minas
60. Cruzeiro da Fortaleza
61. Cuparaque
62. Desterro do Melo
63. Diogo de Vasconcelos
64. Divinésia
65. Divido das Laranjeiras
66. Dom Bosco
67. Dom Joaquim
68. Dom Viçoso
69. Dores do Turvo
70. Doresópolis
71. Douradoquara
72. Espírito Santo do Dourado
73. Estrela Dalva
74. Estrela do Indaiá
75. Ewbank da Câmara
76. Fama
77. Faria Lemos
78. Felício dos Santos
79. São Gonçalo do Rio Preto
80. Fernandes Tourinho
81. Fortaleza de Minas
82. Fortuna de Minas
83. Frei Lagonegro
84. Fronteira dos Vales
85. Funilândia
86. Glaucilândia
87. Goiabeira
88. Goianá
89. Gonçalves
90. Grupiara
91. Guaraciama
92. Guarará
93. Ibitiúra de Minas
94. Ibituruna
95. Ingaí
96. Ipiaçu
97. Itamarati de Minas
98. Itambé do Mato Dentro
99. Itutinga
100. Jaguaraçu
101. Japaraíba
102. Jaceaba
103. Jesuânia
104. Joanésia
105. Joaquim Felício
106. José Gonçalves de Minas
107. José Raydan
108. Josenópolis
109. Juramento
110. Lagoa dos Patos
111. Lamim
112. Leandro Ferreira
113. Leme do Prado
114. Marilac
115. Maripá de Minas
116. Marliéria
117. Marmelópolis
118. Martelândia
119. Mathias Lobato
120. Matutina
121. Medeiros
122. Minduri
123. Miravânia
124. Moeda
125. Monjolos
126. Monte Formoso
127. Morro da Garça
128. Morro do Pilar
129. Nacip Raydan
130. Natalândia
131. Nova Belém
132. Nova Módica
133. Olaria
134. Olímpio Norinha
135. Oliveira Fortes
136. Onça de Pitangui
137. Oratórios
138. Paineiras
139. Paiva
140. Passabém
141. Passa-Vinte
142. Paulistas
143. Pedra do Anta
144. Pedra do Indaiá
145. Pedra Dourada
146. Pedrinópolis
147. Pedro Teixeira
148. Pequeri
149. Pequi
150. Pescador
151. Piau
152. Piedade de Ponte Nova
153. Piedade do Rio Grande
154. Piedade dos Gerais
155. Pingo-d’Água
156. Ponto Chique
157. Pratinha
158. Presidente Juscelino
159. Presidente Kubitschek
160. Quartel Geral
161. Queluzito
162. Ressaquinha
163. Ribeirão Vermelho
164. Rio Doce
165. Ritápolis
166. Rochedo de Minas
167. Romaria
168. Rosário da Limeira
169. Santa Bárbara do Monte Verde
170. Santa Bárbara do Tugúrio
171. Santa Cruz de Salinas
172. Santa Cruz do Escalvado
173. Santa Efigênia de Minas
174. Santa Fé de Minas
175. Santana de Cataguases
176. Santana do Deserto
177. Santana do Garambéu
178. Santana do Jacaré
179. Santana do Riacho
180. Santana dos Montes
181. Santa Rita de Jacutinga
182. Santa Rita de Ibitipoca
183. Santa Rosa da Serra
184. Santo Antônio do Aventureiro
185. Santo Antônio do Grama
186. Santo Antônio do Itambé
187. Santo Antônio do Rio Abaixo
188. Santo Hipólito
189. São Brás do Suaçuí
190. São Félix de Minas
191. São Francisco do Glória
192. São Geraldo da Piedade
193. São Geraldo do Baixio
194. São João da Lagoa
195. São João da Mata
196. São João do Pacuí
197. São José da Safira
198. São José do Alegre
199. São José do Divino
200. São José do Mantimento
201. São Pedro da União
202. São Sebastião da Vargem Alegre
203. São Sebastião do Rio Preto
204. São Sebastião do Rio Verde
205. Sem-Peixe
206. Senador Cortes
207. Senador José Bento
208. Senador Modestino Gonçalves
209. Senhora do Porto
210. Seritinga
211. Serra Azul de Minas
212. Serra da Saudade
213. Serranópolis de Minas
214. Serranos
215. Silveirânia
216. Simão Pereira
217. Tabuleiro
218. Taparuba
219. Tapira
220. Tapiraí
221. Taquaraçu de Minas
222. Tocos do Moji
223. Umburatiba
224. União de Minas
225. Uruana de Minas
226. Vargem Bonita
227. Veríssimo
228. Vermelho Novo
229. Vieiras
230. Wenceslau Braz

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84324
De: Eduardo Data: Quinta 7/11/2019 07:51:54
Cidade: M. Claros

Começam a circular listas e mais listas das cidades mineiras que podem deixar de existir, pois não dão conta de pagar seus gastos. O assunto é nebuloso, e vai gerar muita discussão. No norte de Minas, seriam 16 municípios e, nessa lista, não confirmada oficialmente, figurariam: Augusto de Lima, Berizal, Campo Azul, Catuti, Glaucilandia, Guaraciama, Josenopolis, Juramento, Lagoa dos Patos, Miravânia, Ponto Chique, Santa Cruz de Salinas, Santa Fé de Minas, São João da Lagoa, São João do Pacui e Serranopolis de Minas.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84323
De: Corpo de Bombeiros Data: Quinta 7/11/2019 07:49:28
Cidade: Montes Claros

Incêndio em Transformador de Energia - Ontem, às 22h30min, o 7º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar em Montes Claros foi acionado para atendimento de ocorrência de incêndio em transformador de energia elétrica, na Rua Santa Maria, nº 800, Bairro Todos os Santos, em Montes Claros/MG. Quando as guarnições chegaram ao local, as chamas atingiam o transformador, ocasionando o derramamento de seu óleo em chamas, que por sua vez atingiam as fiações mais abaixo, provocando o aumento do incêndio. O quarteirão foi isolado e a concessionária de energia elétrica acionada para proceder ao desligamento da rede. A concessionária de energia elétrica, através da empresa ESEC, compareceu ao local e realizou o desligamento da rede de transmissão. Assim, o Corpo de Bombeiros acessou o transformador realizando o combate e extinção das chamas utilizando extintor portátil de incêndios. Segundo os funcionários da ESEC, seria feita uma avaliação dos danos para definir os procedimentos a serem realizados e previsão de reestabelecimento do fornecimento de energia aos moradores locais.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84322
De: Afonso Cláudio Data: Quarta 6/11/2019 14:48:43
Cidade: Montes Claros/MG

Alteração de posição no Ranking de Continuidade das Grandes Concessionárias de Distribuição em 2018;
Na mensagem 83882, de 23/3/2019, informei que a CEMIG-D foi classificada no 14º lugar do ranking, em 2018: "DGC - Desempenho Global de Continuidade, calculado a partir do DEC e FEC, estabelece o Ranking de Continuidade do Serviço das Distribuidoras brasileiras. Em 2018 a CEMIG-D ficou no 14o. lugar, entre as 30 Grandes Distribuidoras (que atendem mais de 400.000 consumidores, cada uma), com DGC 0,82. Em 2014 ficou no 7o. lugar, entre 36 Grandes Distribuidoras, com DGC 0,77. Que em 2019 ela atinja os primeiros lugares, com as contribuições das diversas Malhas Regionais."
No entanto, 9 Distribuidoras tiveram seus indicadores alterados, em razão de processo judicial que suspendeu efeitos de interrupção de 21/3/2018 no Sistema Interligado Nacional, o que fez a CEMIG-D ser reclassificada no 20º lugar, com DGC 0,86, entre as 30 Grandes Distribuidoras, conforme verifiquei hoje no site da ANEEL, que informa ter feito a última retificação do ranking em 24/10/2019.

Afonso Cláudio de Souza Guimarães - Engenheiro Eletricista

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84321
De: Copasa Data: Segunda 4/11/2019 16:43:48
Cidade: Montes Claros

A Copasa informa que irá executar nesta quinta-feira (07/11), manutenção na Estação de Tratamento de Água (ETA), em Montes Claros. Durante a execução dos serviços o fornecimento de água em alguns bairros ficara interrompido. O abastecimento será normalizado, de forma gradativa, no decorrer da tarde mesmo dia (07). Bairros atingido: Alto Boa Vista, Chiquinho Guimarães, Ciro do Anjos, Conjunto Joaquim Costa, Cristo Rei, Gran Royale, Doutor Joao Alves, Grande Maracanã, José Carlos de Lima, José Correa Machado, Reserva Real, Residencial Sul, São Antônio, São Geraldo 2, São Judas, Vila Greice e Vila Sion.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84320
De: O Tempo Data: Segunda 4/11/2019 11:28:07
Cidade: Belo Horizonte

Passagem aérea para Ipatinga é três vezes mais cara que para Brasília – Queila Ariadne - Belo Horizonte fica a 217 km de Ipatinga e a 735 km de Brasília. Apesar de ser três vezes e meio mais perto, voar da capital mineira para a cidade do Rio Doce fica pelo menos três vezes e meio mais caro. Segundo levantamento feito pela reportagem na semana passada para a data de hoje, é possível voar para o Distrito Federal a partir de R$ 210,49. Já para Ipatinga, a passagem mais barata custa R$ 737,49. “Eu já paguei R$ 1.900 para ir a Belo Horizonte. É tão caro que, às vezes, optei por remarcar o compromisso para outro dia, para tentar pagar menos, porque dinheiro do povo não é capim”, desabafa o prefeito de Ipatinga, Nardyello Rocha (Cidadania). Apenas a Azul opera na cidade e, segundo ele, no momento não há nenhuma tratativa com outras companhias. De acordo com o coordenador do curso de aviação da UNA, Kerley de Oliveira, os preços têm a ver com oferta, demanda e concorrência. “Quando você tem um aeroporto com grande movimento de aeronaves, várias empresas atuando, os custos acabam sendo mais diluídos. Agora, quando você tem poucos voos e poucos passageiros e só uma empresa, o custo da operação fica pesado”, explica Oliveira. Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), de janeiro a agosto deste ano, o aeroporto que atende Ipatinga, mas na verdade está localizado em Santana do Paraíso, recebeu 28,7 mil passageiros que vieram de Confins. No mesmo período, o de Brasília recebeu 300 mil. Atualmente, são cinco voos diários para Ipatinga, só da Azul, e 30 operações para o Distrito Federal, de Azul, Gol e Latam. Oliveira destaca que, além da demanda, outro fator determinante é o combustível, que responde por 40% do custo e, consequentemente, impacta nos preços das passagens. “Nós esbarramos na questão da infraestrutura, pois, nem todo aeródromo do interior tem condições de abastecimento”, diz. Por meio de nota, a Azul destaca que isso afeta especialmente a aviação regional, pois o combustível é ainda mais caro em aeroportos do interior. “Quando não tem, precisamos abastecer grandes volumes para ida e volta, queimando ainda mais ‘jetfuel’ para transportar essa quantidade adicional. Além disso, aviões menores têm maior custo de combustível, tripulação, organização terrestre (aeroportos e pessoal de terra) e leasing por assento ofertado. Utilizando um avião menor, precisamos diluir os custos daquela operação por um menor número de passageiros”, justifica a companhia. Ipatinga não é a única cidade com passagem de avião cara em Minas Gerais. Dos 77 terminais aéreos registrados no Estado, apenas nove têm voos comerciais, sendo que um deles é o aeroporto Confins. Entre os outros oito está Montes Claros, para onde os bilhetes só de ida variam de R$ 758,49 a R$ 1.132,49. O preço é igual ao das passagens para São Paulo, que é 150 km mais longe da capital mineira.
Voe Minas
Durante três anos, o governo estadual manteve um programa de subsídios a voos para cidades do interior: o Voe Minas. O projeto, que chegou ao fim em junho deste ano, será retomado com nova configuração: em vez do terminal da Pampulha, os voos serão em Confins. Por meio de nota, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico informa que um protocolo de intenções está sendo desenvolvido para propor rotas complementares de voos regionais no Estado. “As tratativas estão avançadas com a empresa Asta Linhas Aéreas, e o documento para assinatura deve ser finalizado até a metade do mês de novembro”, anuncia o governo.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84319
De: Corpo de Bombeiros Data: Segunda 4/11/2019 07:46:32
Cidade: M. Claros

Na noite deste Domingo por volta das 23h48min uma guarnição de combate a incêndio e salvamento do 7° Batalhão de Bombeiros Militar em Montes Claros, deslocou até a Av. Alameda Belvedere, 110, Veneza Parque, onde tratava-se de incêndio em um apartamento de cinco cômodos, localizado no quinto andar do bloco nove, onde, por motivos desconhecidos, segundo informações de testemunhas, teve início a um princípio de incêndio em um dos quartos da residência, que se alastrou e tomou proporções descontroladas. Na chegada da equipe, foi verificado que as chamas estavam altas e consumindo os materiais combustíveis existentes no recinto, ameaçando se espalhar por todo o andar. Com o uso de equipamentos de proteção individual e respiratória os militares acessaram o 5° andar, até o apartamento sinistrado, em chamas e debelaram o incêndio com a utilização de aproximadamente 5.000 litros d`água mais alguns extintores presentes no andar. O cômodo afetado apresentou rachaduras consideráveis em toda a alvenaria de reboco, devido a ação do calor, chegando a estourar uma tubulação de água que passava por uma das paredes do cômodo onde iniciou o incêndio. Houveram danos ao longo de todo o andar e andares inferiores pela ação da água que vasava da parede e inundou todo o andar, alcançando por gravidade os andares inferiores. Foi solicitado a presença da Defesa Civil, que compareceu na pessoa do Sr. Eduardo Marques Dias, coordenador, que, interditou todo o bloco até amanhã, pela manhã, onde retornará com uma equipe da Defesa Civil e engenheiros da empresa responsável pela construção do condomínio. Não houveram vítimas. A atividade transcorreu sem alteração e o incêndio debelado com sucesso.
Assessoria de Comunicação do 7° BBM

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84318
De: Afonso Cláudio Data: Sábado 2/11/2019 15:53:50
Cidade: Montes Claros/MG

Comparação dos mm de chuva em Montes Claros:
1) Até 31/10/2018: 836 mm (G1)
2) Ate 01/11/2019: 453 mm (montesclaros.com)
Redução de 45,82%. Tentei maior precisão possível, ao registrar os dados divulgados ao longo dos 2 anos. Pode haver alguma diferença em relação a outros observadores, mas será irrelevante, com certeza.
Que venham mais chuvas em novembro e dezembro, com as bênçãos de Deus, para que os mm em 2019 não fiquem tão distantes do total acumulado em 2018, próximo de 1.000 mm, conforme a mensagem 83750.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84317
De: Corpo de Bombeiros Data: Sábado 2/11/2019 07:58:38
Cidade: M. Claros

- Na noite de sexta-feira por volta das 21h30min, uma guarnição do Sétimo Batalhão de Bombeiros Militar deslocou até a estrada que dar acesso a comunidade Palmital, mais conhecida como estrada do lixão, onde segundo informações do solicitante cinco casas haviam sido destelhadas e uma árvore havia caído devido uma chuva com fortes ventos que assolou o local. Na chegada dos militares foi constatado que tratava-se de algumas habitações de alvenaria porém com um padrão construitivo precário, sendo que em algumas residências com telhas de amianto foram parcialmente destelhadas sendo o problema resolvido rapidamente pelos moradores, porém houve o desabamento total de uma das residências ferindo levemente duas moradoras que foram socorridas e transportadas para cuidados médicos pela equipe do SAMU. No mesmo local, uma árvore de médio porte veio a cair sobre um padrão de energia elétrica interditando a via de acesso. A Cemig e a Defesa Civil também foram acionadas.

- Ainda na noite de sexta-feira devido a chuva na cidade de Montes Claros, houve a queda de duas árvores de médio porte com interdição de via pública, sendo uma na rua B, bairro Ciro dos Anjos e outra na Av. Afonso Pena em frente ao nr. 335, Centro. Os militares com o uso de motosserras e equipamentos adequados realizaram o corte das mesmas e a desobstrução das vias publicas.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84316
De: Manoel Hygino Data: Sábado 2/11/2019 07:23:07
Cidade: M. Claros

Hora de prudência

Manoel Hygino

O presidente está de volta após dez dias de ausência do país, durante os quais muito se discutiu, se levantaram suspeitas sobre tudo e todos, e nada de prático e positivo se resolveu. Não faço comparações para não acrescentar mais lenha à fogueira. Há no âmbito da administração órgãos e pessoas a que se incumbem propor soluções. Assim se fará.

De minha cidade natal – que como no restante do território nacional acompanha os fatos –, recebo a nota que bem espelha nossa realidade: “O ambiente político é de expectativa, depois dos fatos das últimas 48 horas, envolvendo o forte atrito entre o presidente e o noticiário da TV Globo. Os acontecimentos públicos das últimas horas são dos mais fortes já vistos pela República brasileira, onde a política de punhos de renda é mais recorrida do que a política com luvas de nocaute. Que o diga o governador do Rio, ex-aliado. Vamos a ver, repetiria velho mestre do Caraça, que foi berço de presidentes mineiros. O ambiente é de crispação geral. Tem sido”.

De qualquer modo, é possível repetir Shakespeare. No Hamlet, em que o soberano foi assassinado por quem o sucederia no trono, sobrepaira a afirmativa solene: “Há algo de podre no reino da Dinamarca”, o que acontece nas lutas pelo poder, em todas as épocas e lugares. Não mais estamos no tempo de Saxo Grammaticus, do século 12, narrador da história do príncipe que se empenhou em apurar e punir o culpado da execução do rei dinamarquês, seu pai. Aqui e agora, o governo não é feudal, pelo contrário, pretende-se aprofundar a democracia, que tanto nos custou resgatar e tanto sacrifício nos impôs.

Causaram espécie, quando não repúdio, declarações de um deputado, filho do primeiro mandatário da nação, ao admitir uma volta ao AI-5, que tantos males causou ao Brasil e aos brasileiros, deixando um legado trágico às futuras gerações.

Precisa-se sepultar, de vez as expressões precipitadas de nossas autoridades, quaisquer que sejam os cargos que ocupem. Os desmentidos supervenientes não conseguem apagar definitivamente as inquietações produzidas por votos e expressões emocionais, que só podem contribuir para acirrar ânimos e atrasar a nação na retomada do crescimento, e para aliviar os cidadãos dos pesados ônus de agora.

O Brasil repudia justiceiros. Que se apurem os fatos, punam-se os culpados por delitos cometidos. O Brasil precisa é de paz e voltar a produzir, ressarcir-se dos prejuízos do passado e, finalmente, ingressar numa nova era de prosperidade.

Disse bem o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia: “O Brasil é uma democracia”, aduzindo que “manifestações como as divulgadas são repugnantes e têm de ser repelidas. A apologia reiterada a instrumentos da ditadura é passível de punição pelas ferramentas que detêm as instituições democráticas brasileiras”.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84315
De: Jacinto Data: Sexta 1/11/2019 21:42:39
Cidade: M. Claros

Pela previsão de hoje da meteorologia, já não há qualquer chuva para M. Claros até o dia 15. E todos torcem para que a meteorologia esteja errada - Sex 01/11/19 - 11h

Felizmente, muito felizmente, a chuva atendeu ao pedido da noticia, ignorou a previsão da meteorologia e cai agora em M. Claros, quase de surpresa.

Foi uma tarde quentíssima, e o anoitecer acolheu a Lua Nova com poucas ligeiras nuvens.

Há cerca de vinte minutos, porem, começou a ventar. E raios - sem trovões - anteciparam que alguma chuva vinha, estava a caminho, se anunciava.
Veio. Com ventos.

Penso que penetrou pela parte oeste/sul da cidade, e avança agora para todos os lados.
Tomara que fique.

Dá um pouco de medo, isto dá, pois sugere tempestade, tormenta nos ares.

Com alguma sorte, e muita ajuda de Deus, vamos ter uma noite mais fresca.

E, quem sabe, a chuva siga ignorando a meteorologia e permaneça.

Lembro-me bem de bela lição do Evangelho de Jesus:
- Senhor, já é tarde. O dia declina. Fica conosco!
Fica.

Uma coisa é certa: o que parecia inevitável, Dia de Finados com o chão do Campo Santo seco e sedento, isto não será inevitável, como parecia.

Cumpre-se justa esperança, a de cultuar os nossos mortos no chão molhado, matizado de flores caídas de Flamboyans em flores. Como sempre foi, e esperamos que continue.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84314
De: Corpo de Bombeiros Data: Sexta 1/11/2019 16:39:15
Cidade: Janaúba

O Sexto Pelotão de Bombeiros, instalado na cidade Janaúba, região Norte Mineira, foi acionado às 12h00min desta sexta-feira , 01 de novembro do corrente ano, na rodovia MG 122, entre Monte Azul e Espinosa, para atendimento de ocorrência de acidente automobilístico envolvendo um caminhão e um automóvel com 04 vítimas fatais, sendo todas ocupantes do automóvel, 03 delas ficaram presas às ferragens e foram retiradas pelos bombeiros. O condutor do veiculo P.G.S, 52 anos, 01 filha e 01 filho e 01 sobrinha faleceram no local. Equipes do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Civil e SAMU atuaram na ocorrência.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84313
De: Afonso Cláudio Data: Sexta 1/11/2019 09:49:31
Cidade: Montes Claros/MG

"Betim decreta luto pela morte de menina de 5 anos que ia para a escola e foi morta a facadas, por ex-presidiário que passou a noite usando drogas. Ele diz ouvir vozes
Qui 31/10/19 - 7h01"
A triste e trágica notícia do crime brutal e covarde de anteontem, 30/10/19, em Betim-MG, com o assassinato a facadas de uma menina de 5 anos, Ieda Isabella Manoel Peres, que ia para a Escola Centro Infantil Municipal Silvina Júlia de Carvalho, com a babá e um irmão de 8 anos, gerando enorme comoção em Minas e no Brasil, vem alertar mais uma vez às famílias, às Escolas e às autoridades responsáveis pela Segurança Pública que são necessárias muita vigilância e proteção aos estudantes, principalmente aos mais indefesos, nas Escolas e quando estiverem se deslocando nas vias públicas, por onde podem transitar também pessoas de alta periculosidade, doentes mentais e/ou usuários de drogas, como foi o caso de Betim.
Vejamos alguns registros de violência contra escolas:
- 07/04/2011 - Escola Municipal Tasso da Silveira, bairro de Realengo, Rio de Janeiro, 13 mortos e mais de 22 feridos;
- 05/10/2017 - Creche Gente Inocente, Janaúba-MG, 13 mortos (posição em 04/12/2017);
- 13/03/2019 - Escola Estadual Raul Brasil, Suzano-SP, 10 mortos;
Esta mensagem é da autoria de um pai e avô de 5 netos, com idades entre 3 e 11 anos, bastante preocupado, como outros milhares ou milhões de pais de famílias, mas confiante que a proteção de Deus não nos faltará. Ele vai inspirar os legisladores a mudar o Código Penal, de tal modo que criminosos irrecuperáveis e tão violentos fiquem isolados do convívio social para sempre, senão podem cometer outros crimes semelhantes ou piores.
A menina Ilda tem parentes em Montes Claros. Que tenham o consolo de Deus Misericordioso.
Afonso Cláudio de Souza Guimarães - Engenheiro

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84312
De: Manoel Hygino Data: Sexta 1/11/2019 07:38:45
Cidade: BH

Hora de lançar luz

Manoel Hygino

A sucessão de suspeitas e acusações nos altos escalões da República, nos últimos dias de outubro, chega ao ponto de causar indignação nos vários segmentos da sociedade. Justifica-se: na hora em que se caminha para o fim da aprovação do projeto da reforma da Previdência, indispensável à recuperação da economia, problema que desafiou gerações de brasileiros, as dúvidas que se levantam no caso Marielle podem até sinalizar desconfiança de futuros parceiros no processo de restauração.

As farpas que se trocam, amplamente divulgadas pelos meios de comunicação, já provocam um ambiente de insatisfação, quer entre os segmentos mais humildes da sociedade, quer entre os mais informados, que concluem pela necessidade de completa elucidação dos fatos. Evidentemente, o choque de denúncias, inclusive as acusações tornadas públicas entre autoridades, não contribui absolutamente em nada para referendar os pleitos e temas que o Brasil está levando ao concerto das nações com que mantém relevantes negociações.

Não é hora de apenas retrucar, pois cumpre a cada um oferecer colaboração para aclarar fatos que certamente precisam de elucidação. Tentar tapar o sol com a peneira ou esconder episódios ainda duvidosos afeta a própria confiabilidade de pessoas e grupos em que a nação entregou a direção de seus destinos.

Esta não é a hora própria para insultos e suspeitas, para lançar culpas sobre fatos não suficiente e completamente investigados. Aliás, é bom observar que o presidente da República e o governador do Estado do Rio, tão atuantes no affair, apelaram em suas declarações à imprensa, citando o evangelista João 8:32: “E conhecerás a verdade e a verdade vos libertará”.

Neste ano 130 da proclamação da República, em que nascemos e vivemos, cumpre lembrar o 24 de agosto de 1954. Naquele tempo de grandes desavenças, o chefe da nação admitiu que um mar de lama parecia atingir o palácio do Catete, sede do governo federal. Para evitar humilhação, decidiu por fim á própria vida, com um tiro no coração.

Não é hora de repetir a trágica experiência. Cabe afugentar os fantasmas, afastá-los para bem longe. O Brasil não terá a condescendência para aqueles que o traem.

O ministro Marco Aurélio Mello, do STF, manifestou preocupação com a democracia brasileira. “A toada não é democrática-republicana. Os ventos, pouco a pouco, estão levando embora os ares democráticos”, afirmou em um jornal.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84311
De: Manoel Hygino Data: Quinta 31/10/2019 10:21:56
Cidade: Belo Horizonte

A nossa hora

Manoel Hygino

Mesmo no exercício de altos cargos, o desembargador Rogério Medeiros Garcia de Lima não deixa de observar seus velhos hábitos. Aqueles que vão às raízes, na sua São João del-Rei natal, que não esquece, nem deixa de visitar “religiosamente”. Aliás, o advérbio vem muito a propósito, se reconhecer os vínculos da cidade com as lições pregadas desde a colonização pelos sacerdotes de Portugal.

Em artigo para jornal de sua terra natal, conta que, em outubro, lá faleceu o amigo Eustáquio Carazza, apelidado de Taco, dono de um bar muito popular.

Lembra: “aos domingos, no final da manhã, agrada-me encontrar amigos no ‘Bar do Taco’, à avenida Leite de Castro. As mesas são postas na passarela central da avenida. Faço exercício vendo as pessoas correrem ou caminharem. A roda é capitaneada pelo nosso líder Fernando Magno Mendonça. A maior parte dos frequentadores são futebolistas de São João del-Rei. Eu sou apenas comentarista e preparador físico. A cerveja é bem gelada, acompanhada por saudáveis tira-gostos importados das cercanias: o Taco não fazia quitutes. A prosa é muito boa. O dono do boteco também participava das conversas. Taco era um sujeito dócil, respondia às inúmeras provocações com bom humor e alguns palavrões inofensivos. Muito católico, rezava todas as manhãs na grutinha de Nossa Senhora, perto da ponte do final da avenida Antônio Rocha. Eu recordo um sábado friorento do mês de julho, há uns três anos. Sentei-me em uma mesa do Bar do Taco. Ali pelas duas da tarde, aproximou-se, a passos leves e ligeiros, um magro e grisalho ancião. O Taco, à aproximação da personagem, nos preveniu:

– Esse velho é surdo e mudo. Todo dia, nessa mesma hora, vem aqui olhar o relógio. Coisa doida!

O ancião mirou um relógio de parede com o escudo do Flamengo – time do coração do Taco. Olhou para o dono do bar e este confirmou: – São duas da tarde!

Ora, diabos: o velho não era surdo e mudo? Por que o dono do bar lhe falou as horas? Por que o velho fez cara de entender? Do mesmo jeito furtivo com que se aproximou, o ancião se afastou, até sumir na primeira dobra de esquina. Sorvi um longo gole da gélida bebida maltada e divaguei um pouco mais. Por que aquele ritual das horas? Para que o ancião quer as horas? O que ele faz das horas? Então lembrei o diálogo de uma peça de Shakespeare:

– Que horas são, senhor?

– São horas de ser honesto.

Agora que o Taco se foi, eu recordo essa passagem meio fantástica. Faz sentido. O Taco era do bem. Era honesto. Vejo o Brasil. São horas de ser do bem. São horas de ser honesto. Não vamos fechar o Bar do Taco”.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84310
De: Carlos C. Data: Quinta 31/10/2019 10:15:02
Cidade: Brasília DF

O presidente Bolsonaro já está de volta a Brasília. Chegou ao Palácio da Alvorada hoje pouco antes das 8h, depois de um longo voo desde o Oriente Médio, para onde viajou há 10 dias.
Até aqui, não se sabe se o presidente terá agenda pública nesta quinta-feira. Contudo, o ambiente político é de expectativa, depois dos acontecimentos das últimas 48 horas, envolvendo o forte atrito entre o presidente e o noticiário da TV Globo. Os acontecimentos públicos das últimas horas são dos mais fortes já vistos pela República brasileira, onde a política de punhos de renda é mais recorrida do que a política com luvas de nocaute. Que o diga o governador do Rio, ex-aliado. Vamos a ver, repetiria velho mestre do Caraça, que foi berço dos presidentes mineiros. O ambiente é de crispação geral. Tem sido.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84309
De: Estado de Minas Data: Quinta 31/10/2019 08:07:15
Cidade: Belo Horizonte

Ex-marido mata mulher, altera cena do crime e simula suicídio - Caso foi dado como suicídio e depois de investigações, polícia apontou crime de feminicídio, tendo como suspeito o marido, que foi preso - Luiz Ribeiro - A balconista Elizângela Gomes Vieira, de 37 anos, foi encontrada morta dentro de casa, em Montes Claros, no Norte de Minas. O caso foi dado como suicídio. O ex-marido dela, o segurança Gilvan Vieira Pinto, de 43, contou que tentou reanimar após a mulher, após ela se enforcar com uma corda. Mas, na sequência, investigações da Polícia Civil apontaram que Elizângela foi vítima de feminicídio, tendo como suspeito o marido, que foi preso. Ele nega a autoria.
Elizângela foi encontrada morta no dia 29 de junho, na casa dela, no Bairro Tancredo Neves, na Região Norte de Montes Claros. Ela estava em processo de separação de Gilvan, que passou a residir na casa da mãe dele, ao lado da residência do casal, onde Elizângela continuou morando com a filha de 20 anos.
De acordo com a Polícia Civil, o crime foi motivado por ciúme. A balconista foi encontrada morta pela filha. Ao lado corpo estava uma corda de ginástica. Na ocasião, o ex-marido alegou que foi o primeiro a chegar na casa após a morte da mulher, que, segundo ele, tinha se enforcado com a corda, pendurada no caibro do telhado da varanda da casa. O homem também declarou que chegou a tentar reanimar a mulher.
Ele não foi ao Instituto Médico-Legal (IML) para a liberação do corpo e não compareceu no velório. Também não pagou pelo serviço funeral, deixando a despesa para a família de Elizângela.
O delegado de homicídios, Bruno Rezende, informou que, nas investigações foi descoberto que, na verdade, o segurança matou Elizângela por enforcamento e simulou o suicídio. Ele disse que uma das conclusões da necropsia é que o corpo apresentava hematomas no pescoço que revelaram que a mulher foi vítima de violência praticada por outra pessoa.
O trabalho de investigação também concluiu que o autor chegou a pendurar o corpo em uma certa altura, pendurado em um caibro da varanda. “As investigações e os laudos da necropsia descaracterizaram o suicídio. Ficou comprovado que ele alterou a cena do crime”, afirmou o delegado.
Segundo Rezende, o crime foi premeditado. Ele disse que o suspeito não aceitava o fim do relacionamento e colocou um programa espião no telefone da ex-mulher e passou a monitorar, em tempo real, as ligações e as trocas de mensagens dela com um outro homem. O homem também colocou um rastreador na moto da ex-mulher.
O delegado disse ainda que o Gilvan negou a autoria do crime e a simulação do suicídio. Mas, mudou de versão e chegou admitir que a mulher foi vítima de homicídio, acusando o homem com quem Elizângela estava saindo. No entanto, a Polícia Civil encontrou provas de que no dia da morte da mulher, o seu último companheiro estava trabalhando.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84308
De: Afonso Cláudio Data: Terça 29/10/2019 13:55:56
Cidade: Montes Claros/MG

"Assaltantes dominam homem ao chegar em casa, no Bairro Cândida Câmara, em M. Claros - Ter 29/10/19 - 10h39.
Homem de 77 anos foi dominado por 2 assaltantes ao chegar em casa, no Bairro Cândida Câmara, nesta noite. Um dos ladrões usou arma para render o homem, no momento em que parou o carro para entrar em casa, ..."
Felizmente a vitima desse assalto, embora tenha sofrido agressões, foi socorrido pelo SAMU e levado a hospital, onde foi atendido e liberado, graças a Deus. Mas o risco de um desfecho mais grave para um assalto a mão armada é muito grande. Ainda mais para um idoso, surpreendido por indivíduos de má índole e dispostos a atitudes absurdas para atingirem seus objetivos.
Gostaria de acrescentar mais uma sugestão na mensagem 84169, de 21/8/2019, na qual falei sobre a violência contra os idosos, sendo esta válida também para todas as idades:
- evitem, sempre que possível, sair de casa à noite, pois é aí que os criminosos armam suas emboscadas, com mais chances de sucesso contra as vítimas, já que o movimento nas ruas é mínimo e eles têm maior possibilidade de se ocultar e atacar. E é também à noite que os personagens do mundo do crime se sentem mais valentes e corajosos, pelos efeitos das substâncias, de amplo conhecimento, que consomem e que trazem tantos prejuízos para a humanidade.
Muito importante que a Polícia identifique os autores desse assalto e que eles respondam pelos seus crimes na Justiça.
Deus abençoe a todos nós.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84307
De: José Ponciano Neto Data: Quarta 30/10/2019 17:11:29
Cidade: Montes Claros - MG

Brejo das Almas de luto: Faleceu hoje em Francisco Sá uma das personagens mais influente do Norte de Minas.
A cidade está contristada com o falecimento de Dona CELEIDA VASCONCELOS D`ANGELO que, ocupou cargo de Diretora e professora na Escola Tiburtino Pena; Presidente do Rotary; ativista política.
Dona Celeida conforme os munícipes era muito humana. Foi esposa de Sebastião D´angelo já falecido e ex- bancário do Banco do Brasil. O enterro será amanhã 31/10 as 10:00.Nossas condolências a família enlutada.

(*) José Ponciano Neto – Membro do Instituto Histórico e Geográfico de Montes Claros.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Página Anterior >>>

Abra aqui as mensagens anteriores: