Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 23 - sábado, 26 de novembro de 2022

Se você vir isto, amanhã às 16 horas (transferido para as 14h30), no edifício do número 2.409 de uma das principais avenidas de M. Claros, saiba logo do que se trata:

Quinta 17/11/22 - 14h53

Divulgado pelo Corpo de Bombeiros:



4° COB/7° BBM – Montes Claros – Corpo de Bombeiros Militar realizará simulado de atendimento em ocorrência de combate à incêndio urbano e salvamento em altura

O 4º Comando Operacional de Bombeiros (4º COB), 7° Batalhão de Bombeiros Militar (7° BBM) e 3ª Companhia Especial de Operações Aéreas (3ª CEOA) em parceria com outras instituições promoverão ação simulada no dia 18 de Novembro, às 16:00 horas, em edifício localizado a Av. Mestra Fininha, 2409, Morada do Sol – Montes Claros/MG.

Na ação simulada as atividades serão executadas partindo do pressuposto que um dos andares está ocorrendo um incêndio, impedindo a saída de parte dos ocupantes do prédio.

Serão executadas atividades de salvamento de vítimas por aeronave, resgate de vítimas com técnicas de salvamento em altura (tirolesa), treinamento de evacuação, instalação do Sistema de Comando em Operações (SCO) para o gerenciamento da ocorrência, atendimento à múltiplas vítimas com apoio do SAMU e atuação conjunta com outros órgãos, como PMMG e MCTrans.

***
Divulgação do Samu:

SAMU participa de simulação de incêndio em edifício

O SAMU Macro Norte se uniu mais uma vez às instituições parceiras para realizar uma simulação realística de um incêndio envolvendo o atendimento a múltiplas vítimas, na tarde dessa sexta-feira (18), em Montes Claros.

A atividade aconteceu em um imóvel em construção no bairro Morada do Sol e contou com a participação do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e MCTrans. O objetivo da ação foi integrar as equipes das diversas entidades e otimizar a aplicação do conhecimento.

No simulado, o SAMU prestou atendimento, com uma equipe da Unidade de Suporte Avançado, a uma vítima em parada cardiorrespiratória e fratura no membro superior esquerdo. Os profissionais do SAMU iniciaram o atendimento à vítima ainda dentro do imóvel, com a imobilização e pranchamento do paciente.

O socorro prosseguiu do lado de fora do prédio, na qual foi aplicado o protocolo de reanimação cardiopulmonar e simulada a intubação do paciente na cena. O evento contou ainda com o resgate de pessoas através do método de tirolesa e o içamento de vítimas pelo helicóptero efetuadas pelo Corpo de Bombeiros.

Segundo o coordenador do Núcleo de Educação Permanente do SAMU, Ubiratam Correa, a simulação foi válida uma vez que representou uma oportunidade de treinamento em uma situação de um incêndio que é diferente de outros tipos de ocorrências, pois pode envolver ferimentos decorrentes de explosões; quedas; colapso de estruturas, que podem cair nas pessoas; e inalação de fumaça que, dependendo do tipo de gás ou partículas inaladas, pode ter diferentes reações.

Compartilhe
Siga-nos nas redes sociais