Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 25 - sexta-feira, 24 de maio de 2024

Polícia Civil mobilizou 27 agentes e a PM, mais 34, em Januária: "...um homem de 36 anos faleceu no local e três outras vítimas do sexo masculino ficaram feridas – uma delas permanecendo com graves sequelas"

Terça 19/09/23 - 18h37

Divulgação da Polícia Civil:

Januária: operação termina com prisões e preensões contra o tráfico

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) deflagrou, na manhã desta terça-feira (19/9), uma operação policial com o objetivo de cumprir medidas cautelares contra pessoas investigadas em procedimentos que apuram crimes de tráfico de drogas e homicídio, envolvendo indivíduos do bairro São Domingos, em Januária, na região Norte do estado.

Durante a ação, que contou com o apoio da Polícia Militar, a PCMG cumpriu 22 mandados de busca e apreensão, resultando na prisão de cinco pessoas, incluindo quatro jovens e uma mulher, e na apreensão de dois adolescentes.

O delegado responsável pela investigação, Farley Guedes Oliveira, explicou que a operação é o resultado de um conjunto probatório colhido durante a investigação policial, que permitiu a identificação e qualificação de integrantes de uma facção criminosa instalada no bairro São Domingos, conhecido como "Jabá", envolvidos em uma série de confrontos armados na cidade. “Esses confrontos resultaram em um homicídio consumado e três homicídios tentados no bairro Vila Margareth, região conhecida como "Galileia", ocorridos em 17 de julho deste ano”, revelou Oliveira.

O delegado esclareceu que, durante a investigação, provas e depoimentos foram contundentes para indicar que, no dia do crime, um adolescente de 17 anos teria efetuado os disparos que atingiram as vítimas, estando acompanhado por um rapaz de 22 anos, o qual pilotava a motocicleta que levou o menor até o local e o ajudou a fugir.

Em decorrência dos disparos, um homem de 36 anos faleceu no local e três outras vítimas do sexo masculino ficaram feridas – uma delas permanecendo com graves sequelas. Com a investigação avançada que culminou na identificação dos envolvidos, a PCMG representou pela decretação da prisão do suspeito e pela apreensão do adolescente, medidas que foram cumpridas durante a operação deflagrada nesta data.

Durante as buscas foram apreendidos dinheiro, munições calibre 9mm, porções de cocaína, maconha, crack, balanças de precisão, celulares e uma motocicleta, além de um caderno de anotações relacionadas ao tráfico de drogas, entre outros materiais. A apreensão culminou com a prisão em flagrante de quatro envolvidos e na apreensão de outro adolescente, todos encaminhados para a Delegacia de Plantão no município.

Oliveira esclarece ainda que, além do inquérito instaurado para apurar os crimes dolosos contra a vida, o grupo era monitorado pela Polícia Civil há algum tempo devido a recorrentes denúncias relacionadas ao tráfico de drogas, inclusive com a utilização de adolescentes. As investigações continuam e, assim que forem concluídas, o inquérito será remetido à Justiça.

A operação contou com a participação de cerca de 60 policiais, incluindo 27 civis e 34 militares.

Compartilhe
Siga-nos nas redes sociais