Calor começa a ir embora e as chuvas chegam para S. Paulo, Rio e Sul de Minas. Meteorologistas falam em chuvas abundantes nas próximas semanas
Quarta 27/09/23 - 7h03O ciclone se forma no mar e se afasta rapidamente da Região Sul, enquanto a frente fria avança em direção a São Paulo e Mato Grosso do Sul.
O sistema de alta pressão atmosférica que causou a onda de calor está enfraquecendo, tornando mais propícia a formação de nuvens carregadas devido ao calor.
Durante a quarta-feira, devido ao calor intenso e à movimentação da frente fria, nuvens carregadas se desenvolverão sobre São Paulo, Sul de Minas, Triângulo Mineiro, Rio de Janeiro e várias áreas do Centro-Oeste.
No Nordeste, o ar seco e quente prevalece, dificultando a formação de grandes nuvens e a ocorrência de chuva.
Na Região Norte, o ar quente e úmido predomina, levando à formação de nuvens carregadas e pancadas de chuva na maior parte da região.
Uma frente fria se organiza entre o Sul do Brasil e o Paraguai e avança para São Paulo durante o dia.
Já pela manhã, podem ocorrer pancadas de chuva no estado de São Paulo, mas é durante a tarde e à noite que a chuva se intensifica e se espalha pelo estado.
Existe risco de raios e chuvas intensas em todas as áreas de São Paulo, com possibilidade de ventos fortes mesmo sem chuva.
O dia começa abafado, mas a temperatura se tornará mais amena à noite.
A chegada da frente fria também provocará pancadas de chuva à tarde no centro-sul do estado do Rio de Janeiro, incluindo a região do Grande Rio, bem como no Sul de Minas, Triângulo Mineiro e Zona da Mata Mineira.
Nas demais áreas do Sudeste, o sol continuará forte, sem previsão de chuva por enquanto.
O calor será intenso, com temperaturas acima de 40°C nos quatro estados, especialmente no Noroeste Mineiro, que poderá alcançar temperaturas entre 43°C e 44°C.