Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 26 - sexta-feira, 17 de janeiro de 2025

Meteorologia admite “garoa” depois das fogueiras deste Santo Antônio, de sol

Sábado 13/06/09 - 13h

Este sábado, 13 de junho, dia de Santo Antônio e de suas fogueiras, terá “predomínio de sol, apenas com pouca variação de nuvens” em Montes Claros. A previsão da meteorologia para domingo é de “chuva fraca e garoa em parte do dia”. Pode chover 1 milímetro. A próxima segunda-feira deverá ser pelo menos três graus mais fria. Os ventos deverão soprar hoje da direção Sul, a até 10 km por hora. Segundo a meteorologia, a temperatura pode variar hoje entre a máxima de 26 graus e a mínima de 15. Para domingo, a máxima prevista é 23 graus e a mínima, 15. Na região do aeroporto, a temperatura foi de 16 graus, às 7 horas de hoje. Uma segunda-feira três graus mais fria. O começo da semana deve ser pelo menos três graus mais frio.
MINAS
A previsão é de tempo encoberto com chuva na Zona da Mata, Sul e Leste de Minas. Para as outras regiões de Minas a previsão é de céu claro a parcialmente nublado.
ABRANDAI
Segundo o site Bons Fluidos: “Herdamos dos portugueses e italianos a devoção a esse missionário da ordem franciscana, que nasceu em Lisboa, em 1195, e morreu em Pádua, em 1231. Grande orador e pregador, lecionou em universidades e dedicou-se a servir os pobres e necessitados. Daí a tradição do “pão de santo Antônio”, que sobrevive até hoje. Pães doados a sua igreja são bentos e distribuídos aos pobres. “Guardar um pedaço desse pão junto aos mantimentos garante fartura”, conta a pesquisadora Lourdes Macena. Mas Antônio é famoso mesmo por nos ajudar a conseguir bons partidos para namoro e casamento. Para isso, inúmeras simpatias deixam de castigo a imagem do santo”. Uma prece ao Santo é famosa e diz, para atrair alguém que você já conhece: “Santo Antônio, pelos vossos milagres, pelas palavras que a Jesus faláveis, pela defesa do vosso pai, tenho um pedido a fazer. Abrandai a ira do mar, o sopro do vento, o negrume da noite, a chama abrasadora do Sol, a frialdade da Lua, a voracidade das feras, o horror dos desertos. Depois de tudo isso, abrandai o que de mais empedernido existe sobre a Terra: o coração dos homens. Oh, meu milagroso santo Antônio, fazei com que aquele por quem meu coração chama ouça minha voz. E, ouvindo-a, vá aos pés de Deus Nosso Senhor comigo, vosso(a) humilde devoto(a). Amém.”

Compartilhe
Siga-nos nas redes sociais