Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 25 - sábado, 21 de setembro de 2024
 

Este espaço é para você aprimorar a notícia, completando-a.

Clique aqui para exibir os comentários


 

Os dados aqui preenchidos serão exibidos.
Todos os campos são obrigatórios

Mensagem: EMBRIAGUE-SE COM MODERAÇÃO

Oswaldo Antunes

A imprensa tende a resguardar-se mutuamente em sua liberdade. Mas quando veículos de informação assumem comportamento que pode levar a perigo social, a liberdade de imprensa deve ser criteriosamente analisada. Examinemos o aspecto da “fabricação” subliminar de clientela que hoje, em vez de educar, vicia. A característica principal da ajuda educativa é promover as pessoas, e o interesse de crescimento moral dificilmente combina com interesses financeiros. Vejamos: enquanto 240 milhões de reais foram gastos, ano passado, em publicidade para incentivar o publico infantil a comprar alguma coisa, apenas 24 milhões chegaram ao Programa Federal de Desenvolvimento da Educação Infantil. A força da mídia ocasionando o descaso moral é evidente.
O professor Waldemar Setzer afirmou que a televisão é a maior tragédia acontecida à humanidade, com capacidade de destruição maior do que a das guerras. Exagerou na similitude. A televisão, além de entretenimento já demonstrou ser veículo indispensável à educação e consequentemente ao progresso. Mas acerta ao ver que, se passam os horrores da guerra, os males da TV ficam. A guerra derrama sangue, destrói, mas ao termino pode deixar ensinamentos morais. A televisão, com a quebra de padrões que é seu contínuo reality show, destroe permanentemente alguns valores que dignificam a vida.
Millôr Fernandez disse que o ser humano, antes de aprender a amar o próximo inventou a televisão que ensina a desprezar o distante. A imagem televisada leva ao interior do País e para dentro dos lares, junto com alguns benefícios, males e vícios reais ou inventados. Tudo com excelente padrão de qualidade, um foco de luz condiciona a mente para obedecer a sugestões que deviam ter rejeição ativa e imediata, mas não têm porque a capacidade de análise está impedida. Mulheres exuberantes chamam para o consumo de bebida, mas como o álcool é uma droga, deve-se embriagar com moderação.
O “penso, logo existo”, é modificado para “quem não consome não existe”. Técnica simples de impedir pensamento e análise.Tanto que os analistas do sistema jurídico, e os profissionais pela educação não viram a lei contrariada. Sem os programas educativos determinados por lei, o “horário nobre” é reservado ao lucro. Tudo na TV visa ao melhor efeito do intervalo. As crianças, ao chegarem da escola, são atraídas por isso, o que levou o mineiro Darcy Ribeiro a desejar escola em tempo integral e evitar que o segundo turno seja o da deseducação.

Preencha os campos abaixo
Seu nome:
E-mail:
Cidade/UF: /
Comentário:

Trocar letras
Digite as letras que aparecem na imagem acima