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Mensagem: ARQUITETURA SÃO FRANCISCANAEm uma reunião da Diretoria do Instituto Histórico e Geográfico de Montes Claros, foi-me ofertado pela confreira profª Marta Verônica Vasconcelos Leite, mestra em Ciência da Educação e especialista em História da Arte, um exemplar da antologia “Caminhos da História”, com selo da Editora UNIMONTES.Para meu deleite deparei, nas páginas da referida antologia, com o trabalho técnico de pesquisa, por ela realizado na cidade de São Francisco (minha terra natal) sobre a arquitetura local, em parceria com o mestrando em História prof. Roberto Mendes Ramos Pereira.O trabalho, como se extrai da Introdução, constitui-se em um “esforço de análise do patrimônio arquitetônico da cidade de São Francisco, situada na região norte do Estado de Minas Gerais”. Do conteúdo extrai-se a profundidade do referido trabalho, que apresenta a memória e a arte presentes nas construções da parte mais antiga da cidade, que remontam aos finais do Século XIX e princípios do XX.Questionam os autores, com sabedoria, se São Francisco é uma cidade “berço da expressão cultural ou vitrine do progresso”, e analisam com objetividade a carência de cultural preservacionista, observando que “o conhecimento crítico e a apropriação consciente por parte das comunidades e indivíduos do seu patrimônio são fatores indispensáveis ao processo de preservação sustentável desses bens, assim como no fortalecimento dos sentimentos de identidade e cidadania”.São Francisco é uma cidade que tem história, mas perdeu a sua identidade em presença dos oportunismos políticos e imediatistas de seus últimos governantes, observação nossa, não extraída do importante trabalho técnico em foco. Todavia, observam os Autores que “a educação patrimonial pode ser um instrumento de “alfabetização cultural”, que possibilita ao indivíduo fazer a leitura do mundo que o rodeia”. Citando Bosi (2004) eles relembram que “as lembranças se apóiam nas pedras da cidade”.Em artigo publicado pelo Jornal de Notícias, há pouco tempo, declarei que “o que somos está vinculado ao que éramos” e o que éramos precisa ser preservado para que as gerações futuras possam encontrar a sua identidade, para que possam desenvolver, como afirmam os Autores, a “auto-estima” e a valorização de sua cultura.Focaram os Autores, entre outras observações de real importância, na prevalência da arquitetura colonial nas edificações do centro histórico da cidade e observaram que as edificações que melhor representariam o Neoclassicismo em São Francisco estão edificadas na hoje Praça do Centenário, todavia, a Praça, com o passar dos tempos e com “a desinformação dos governantes posteriores”, teve o seu coreto neoclássico retirado, transformando, com a reforma realizada, a Praça em um lugar comum, sem atrativo técnico, restando apenas “alguns dos belos casarões”, que integram a antiga Praça, que ainda dão “à cidade de São Francisco identidade e encanto”. Dentre eles, relatam os Autores, “salienta-se um com liras representadas no alto da fachada, indicando que ali possivelmente morava uma professora de música. Em casa próxima, encontra-se um pequeno jardim francês e uma belíssima varanda com baldaquins em forma de gregas, afrescos nas paredes e frisos de parreiras com belos cachos de uvas invocando fartura e fertilidade para seus proprietários. Outra residência destaca-se por um ornamento em forma de ânfora no centro da fachada ladeada por papiros. E, ainda, cabe registrar fachadas com pequenas esculturas que lembram a tradição romana de invocar seus deuses protetores, guardiões dos lares”.
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