Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 25 - sábado, 23 de novembro de 2024
 

Este espaço é para você aprimorar a notícia, completando-a.

Clique aqui para exibir os comentários


 

Os dados aqui preenchidos serão exibidos.
Todos os campos são obrigatórios

Mensagem: Extração ilegal de cristal é interditada em Bocaiúva Girleno Alencar Bocaiúva - Uma jazida clandestina de extração de cristal foi interditada pela Polícia Militar de Meio Ambiente, no Norte de Minas, depois da morte de um garimpeiro no local. De acordo com o Corpo de Bombeiros, cerca de 500 pessoas trabalham na área, em Pedregoso, na zona rural de Bocaiúva, e estariam correndo risco de vida, pois os túneis e galerias são abertos sem segurança e escoras, para a retirada do mineral. A atividade na área estava proibida há um ano.
Os riscos oferecidos pela jazida foram apontados por um relatório do 7º Batalhão de Bombeiros Militares de Montes Claros, que esteve no local para resgatar o corpo do garimpeiro Adelson Cardoso do Amaral, 23 anos, que era professor de Matemática. Ele morreu quando a parede de um túnel de 16 metros desabou sobre ele, na última quarta-feira.
A equipe dos bombeiros constatou que há cerca de 500 garimpeiros extraindo cristal da jazida, que, segundo a polícia, é ilegal, pois não tem autorização para sua exploração. O corpo da vítima foi enterrado ontem, em Itacambira, onde mora a sua família.
O soterramento ocorreu por volta das 9h30 de quarta-feira, quando centenas de garimpeiros estavam no local, retirando cristais, que seriam vendidos para usinas siderúrgicas do Norte de Minas. De acordo com testemunhas, Adelson Cardoso teria descido em um buraco que ele mesmo abriu, com 16 metros de profundidade, e, quando estava no fundo, ocorreu o desabamento de terra sobre seu corpo.
Os garimpeiros acionaram o Destacamento da Polícia Militar de Itacambira, que fica a 45 quilômetros da jazida, que requisitou a presença do Corpo de Bombeiros. Quando a equipe chegou ao local, o corpo já havia sido retirado, mas a vítima não resistiu aos ferimentos e morreu. O corpo de Adelson Cardoso foi liberado para sepultamento e entregue aos familiares.
A Polícia Militar de Meio Ambiente foi à área onde está localizada a jazida, para fazer o boletim de ocorrência, e a interditou, já que estaria funcionando sem autorização ou licenciamento. O caso será investigado pela Delegacia de Polícia de Bocaiúva, que, por meio de inquérito policial, pretende identificar o proprietário do terreno onde era feita a extração de cristal.
O relatório do Corpo de Bombeiros, que fez uma rápida vistoria na área e constatou que as condições das galerias e túneis abertos pelos garimpeiros eram críticas, será anexado ao laudo, para a interdição definitiva da jazida. A maioria dos garimpeiros é de Itacambira, e muitos deles alegaram que a atividade seria sua única forma de sobrevivência. A área estava interditada desde o ano passado, por falta de licenciamento, mas eles voltaram a trabalhar no local.

Preencha os campos abaixo
Seu nome:
E-mail:
Cidade/UF: /
Comentário:

Trocar letras
Digite as letras que aparecem na imagem acima