Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 25 - quarta-feira, 18 de setembro de 2024
 

Este espaço é para você aprimorar a notícia, completando-a.

Clique aqui para exibir os comentários


 

Os dados aqui preenchidos serão exibidos.
Todos os campos são obrigatórios

Mensagem: O CAMINHO GERAL DO SERTÃO

Luiz de Paula

A estrada utilizada pelos bandeirantes paulistas para o sertão, a princípio para preação de índios e em seguida em busca de ouro e pedras preciosas, buscava a nascente do Rio das Velhas, onde começava o território das minas gerais, no qual era abundante o ouro de aluvião.
A estrada vinha de Parati encontrava-se ai com a dos bandeirantes e prosseguiam juntas até o Morro da Garça, próximo de onde, mais tarde, nasceria o povoado de Santo Antônio da Estrada, hoje Curvelo.
Do Morro da Garça partia o caminho que se acredita seja o de João Gonçalves do Prado, diretamente para Montes Claros e daí prosseguia Rio Verde Grande abaixo até a divisa com a Bahia, onde fletia à direita e acompanhava o Rio Verde Pequeno até sua nascente e alcançava Caetité e depois Tranqueira (antigo Crioulos), na Bahia, onde terminava.
A estrada dos bandeirantes, agora também de Parati, atingia a localidade de São Gonçalo das Tabocas, hoje Lassance, e prosseguia Rio das Velhas abaixo até alcançar o Rio São Francisco, na localidade de Almas de Nossa Senhora da Barra do Rio das Velhas, então maior empório comercial do Sertão Mineiro, hoje Guaicuí. E daí prosseguia margeando o São Francisco, passando por São Romão, Pedras de Maria da Cruz, Brejo do Salgado (Januária), Matias Cardoso e Malhada, na Bahia.
E encerrava o seu trajeto em Tranqueiras, na Bahia, ponto final também do caminho de João Gonçalves do Prado.

Preencha os campos abaixo
Seu nome:
E-mail:
Cidade/UF: /
Comentário:

Trocar letras
Digite as letras que aparecem na imagem acima