Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 25 - segunda-feira, 23 de dezembro de 2024
 

Este espaço é para você aprimorar a notícia, completando-a.

Clique aqui para exibir os comentários


 

Os dados aqui preenchidos serão exibidos.
Todos os campos são obrigatórios

Mensagem: Brincadeira de criança

Raquel Souto Chaves

Ordem! Seu lugar, sem rir, sem falar!...
“Olha que bela laranja madura, veja que cores são elas...”.
Tempo mágico; encantado!
As brincadeiras de infância da minha época eram geniais, deliciosas e com uma grande pitada de ingenuidade e doçura. Pula corda, pique no lugar, roda, casinha, futebol, boneca e tantas outras! Dentre elas, uma que eu considerava especial era o guisado. Quatro tijolos, alguns pedaços de pau e o fogão estava pronto! Meninas ainda, preparávamos as nossas comidinhas. Certa vez, fui presenteada por meu pai, com uma trempe para o fogão e um joguinho de panelas de ferro batido. Sentia-me a própria cozinheira!
Nos dias de hoje, ou de pelo menos desde vinte anos atrás, não conseguimos mais enxergar as crianças como éramos naquele tempo. Éramos considerados criança até os 15 anos de idade. Hoje chamam de pré-adolescência, adolescência e puberdade. As meninas de hoje se tornam mulheres com 10 anos de idade. Os meninos engrossam a voz e criam pêlos, com pouco mais de 11 anos. O que mudou? Hormônios em alimentos? Crianças com 13 anos hoje, namoram ou ‘ficam’, sem se quer saber de quem são filhos ou de onde vêm. Os carrinhos de papelão, latas, cordão e carretel de linha deram lugar aos carros de controle remoto; as bonecas de pano confeccionadas por nossas babás, com as quais brincávamos de dar papinhas de mentirinha, foram substituídas por bonecas que cantam, falam, batem palmas, andam, fazem xixi e comem! Realizávamos aniversário das “nossas filhinhas” e servíamos batidas de ovo com farinha e açúcar.
Era comum brincarmos de pés no chão, nas ruas e calçadas, sob os olhares atentos de nossos pais, tios e vizinhos; o que, nos dias de hoje se tornou impossível, devido ao crescimento da cidade, a chegada do progresso e a total falta de segurança. As peladas (jogo de futebol) deram lugar às partidas de futebol em ginásios, com espírito de competitividade, sem um mínimo de esportiva, resultando em brigas entre torcedores chegando ao extremo de causar até mesmo mortes!
Quando maiorzinhos, um pouco mais fornidos, realizávamos horas dançantes em nossas casas, sempre com inicio às 18 horas; bebíamos ponches de maçãs com groselha, sem qualquer gota de álcool! (onde já se viu crianças ou adolescentes fazerem uso de bebidas alcoólicas?).
Estas foram radicalmente substituídas por boates com ritmos dançantes e alucinantes, e no lugar do ponche de maçãs, entrou o consumo excessivo de álcool e outras drogas. Freqüentávamos as matinês aos domingos no Cine Montes Claros, para assistirmos desenho animado ou alguma comédia. As crianças de hoje tem computadores, mp3, Ipod...; e contato direto com qualquer espécie de filme ou música, e ficam até altas horas navegando, isolados...
Nos tempos idos, menino ia para a cama às oito horas da noite. Hoje, as festinhas começam às dez! Criança naquele tempo honrava pai e mãe.
12 de outubro, dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, da nossa mãezinha do céu, dia das crianças... Mãezinha do céu traga de volta as brincadeiras de criança da minha infância, encha de doçura, ingenuidade e pureza os corações das nossas crianças!
Ensina aos seus filhos honrarem pais e mães...
Depende de nós,se este mundo ainda tem jeito!

Preencha os campos abaixo
Seu nome:
E-mail:
Cidade/UF: /
Comentário:

Trocar letras
Digite as letras que aparecem na imagem acima