Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 25 - sábado, 23 de novembro de 2024

Mural

Jornalismo exercido pela própria população

Deixe sua notícia neste Mural, clique aqui para enviar
<< Próxima Página

Mensagem N°57608
De: Antônio Eustáquio Freitas Tolentino Data: Sexta 23/4/2010 08:29:32
Cidade: Montes Claros-MG

Será no dia 1º de maio, sábado, no ginásio do Ibirapuera em São Paulo, a grande finalíssima da Superliga Masculina de Vôlei, entre as equipes do Montes Claros/Bonsucesso e Florianópolis/Cimed. Como ferrenho defensor da paz e harmonia entre as pessoas, não compreendo nem aceito a beligerância existente entre alguns torcedores. Assim, espero ver a enorme e apaixonada torcida montesclarense dar uma lição de esportividade a todo o mundo no próximo sábado, durante o jogo. Como certamente vários bares, restaurantes e clubes estarão lotados de torcedores para assistir à partida, recomendo o uso, além da camisa do nosso time de vôlei, de camisas do Galo e do Cruzeiro (ou outro time qualquer), demonstrando ao mundo a nossa alegria, o nosso respeito ao próximo e a nossa imensa capacidade de convivência pacífica. Seria muito bonito.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°57606
De: Hoje em Dia Data: Sexta 23/4/2010 08:01:31
Cidade: Belo Horizonte

`Barulhentos` têm cadastro em Moc - Girleno Alencar - Empresas e pessoas que causam poluição sonora em Montes Claros foram cadastradas pela Polícia de Meio Ambiente da 11ª Companhia Independente, em trabalho coordenado pelo tenente Thiago Alves Ribeiro, que comanda a área. Com isso, a corporação poderá tomar as providências necessárias, principalmente com relação aos reincidentes.
O comandante regional da Polícia Militar, major Nivaldo Ferreira Neto, afirmou que está aguardando somente a assinatura de convênio entre a corporação e a Prefeitura de Montes Claros, para o o repasse de R$ 140 mil durante 30 meses, para intensificar a fiscalização e a autuação dos infratores. No final de semana passada, policiais lavraram 18 boletins de ocorrências sobre poluição sonora no município.
No ano passado, foi criada a “Patrulha do Silêncio” em Montes Claros, mas os resultados ainda não são satisfatórios, por falta do convênio, de acordo com avaliação da Polícia de Meio Ambiente. Desde 2005, a poluição sonora vem sendo apontada como um dos principais problemas registrados no município. Por isso, na última sexta-feira (16), a Polícia de Meio Ambiente se reuniu com os vereadores e pediu providências para intensificar o combate aos infratores.
A verba de R$ 140 mil que deverá ser liberada pela prefeitura será utilizada para a compra de duas viaturas policiais destinadas a combater a poluição sonora na cidade; aquisição de equipamentos e para a realização de campanhas de conscientização em escolas.
“Nós temos cadastrados todos os infratores dessa área em Montes Claros”, afirma o major Nivaldo Ferreira Neto. “Nossa conduta tem sido a de lavrar os boletins de ocorrência dos que cometeram a infração pela primeira vez. Os reincidentes são encaminhados à Delegacia de Polícia, que define as medidas a serem tomadas. Estamos atentos às reclamações da população e, com a liberação dos recursos para compra das viaturas, poderemos intensificar a fiscalização, com a ajuda dos fiscais municipais de meio-ambiente”.
De acordo com o comandante, a maior preocupação é “com a saúde da população, no aspecto da qualidade de vida”. Ele afirma que a poluição sonora, com a exposição ao barulho e ao ruído, tem se agravado em Montes Claros, causando doenças físicas e psicológicas, como estresse, depressão, irritação e agressividade. “O problema, além de abranger o direito ambiental e a segurança pública, é também de saúde pública”, alega o major Nivaldo Ferreira Neto.
Cadastro facilita fiscalização - Já o comandante do Pelotão de Meio Ambiente de Montes Claros, tenente Thiago Alves Ribeiro, afirma que a corporação não resolverá completamente o problema, mas dispõe de meios para combater “esse mal que tira a paz da população”. Segundo ele, que vem trabalhando no combate à poluição há cerca de dois anos, o cadastramento dos locais e dos principais suspeitos de de infrações é importante para reduzir o problema, já que facilita a fiscalização e autuação dos envolvidos.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°57605
De: Leila Data: Sexta 23/4/2010 07:58:22
Cidade: Montes Claros

Com relação a mensagem 57600, ele está com toda razão, os moradores desta região, principalmente dos bairros: Renascença, Vila Exposição, Vila Regina, Vila Tiradentes, não está suportando tanto fedor, fede azedo, fede chiqueiro, chega dá náuseas. É falta de respeito com os moradores, as crianças às vezes nem se alimentam, principalmente à noite, por volta das 19h, ficamos sem saída, dentro de casa não dá pra ficar e fora é muito pior.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°57604
De: Petrônio Braz Data: Sexta 23/4/2010 06:10:04
Cidade: Montes Claros/MG

O Chão de Minas

A Academia Montesclarense de Letras esteve reunida, em sessão solene, no salão nobre do Automóvel Clube, na noite de sexta-feira (16/4/2010) para o lançamento, em Montes Claros, do Livro “O Chão de Minas”, dos jornalistas Kao Martins, Paulino Assunção e Sebastião Martins, que retrata a vida e a obra do ex-governador Francelino Pereira.
O livro foi apresentado, em Montes Claros, pelo escritor Itamaury Teles de Oliveira, que enalteceu, merecidamente, os valores do homenageado.
Esclarecem os autores que planejado e produzido durante três anos de pesquisas, entrevistas e elaboração de textos, o livro relata a verdadeira epopéia vivida por Francelino Pereira, do agreste piauiense aos mais elevados cargos eletivos da República. O livro é uma biografia, um relato de vida.
Conheci Francelino Pereira na campanha eleitoral de 1962, em São Francisco. Estive com ele quando Governador e prestou-me um inesquecível favor quando vice-presidente do Banco do Brasil, não de natureza financeira, mas pessoal.
Ainda não li o livro, e é possível que não venha a lê-lo. É uma obra para pesquisa.
Hoje recebi convite da Academia de Letras de Brasília e do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal para a solenidade de lançamento, em Brasília/DF, do livro “Sem temer o ocaso - Luta em defesa de JK”, a realizar-se no dia 27 de abril em curso, no salão nobre do Instituto Histórico e Geográfico do Distrito Federal, do escritor Dílson Ribeiro, como uma das solenidades de comemoração do cinquentenário da construção de Brasília.
Dois livros, duas histórias e duas vidas que se ligam ao chão mineiro, à terra das Alterosas.
Conheci Juscelino Kubitschek em 1950, na residência de meu pai, em São Francisco, como candidato a governador de Minas Gerais. Fui por ele recebido, em audiência, no Rio de Janeiro, no Palácio do Catete, em 1958, na presidência da República, quando ele autorizou a construção do Serviço de Abastecimento de Água de São Francisco, com Estação de Tratamento, que até os dias atuais serve à cidade e aos seus habitantes.
Francelino Pereira e Juscelino Kubitschek são dois valores do passado histórico que devem ser preservados, como exemplos à geração atual de jovens e às gerações futuras.
Bom seria, para o bem deste País, que os jovens se estribassem nos exemplos do passado honrado e glorioso da política nacional e, desprezando o presente maculado pela corrupção, formulassem um futuro político digno do respeito da Nação brasileira.
Tudo que se possa falar de bom desses dois homens públicos satisfaz a três objetividades, ao triplo filtro de Sócrates: É verdade, é bom e é útil às gerações futuras. Por esta razão recomendo a aquisição dos dois livros para aqueles que desejam ingressar na vida pública.
Na antiga Grécia, Sócrates foi famoso pela sua sabedoria e pelo grande respeito que tinha pelo seu semelhante. Um dia, encontrou-se com um conhecido seu que lhe disse:
- Sabe o que ouvi sobre o seu amigo?
- Espere um minuto. – suplicou Sócrates – Antes que me diga qualquer coisa, quero que passe por um pequeno exame. Eu chamo-o do triplo filtro.
- Triplo filtro? – perguntou o outro.
- Correto. – continuou Sócrates – Antes que me fale sobre meu amigo, pode ser uma boa ideia filtrar três vezes o que vai dizer. É por isso que chamo-o de “Exame do triplo filtro”. O primeiro filtro é a Verdade. Está absolutamente seguro de que o que vai dizer é certo?
- Não. – disse o homem – realmente só ouvi dizer isso e...
- Bem. – disse Sócrates – então realmente não sabe se é verdade ou não. Agora me permita aplicar o segundo filtro, o filtro da Bondade. É algo bom o que me vai dizer do meu amigo?
- Não, pelo contrário.
- Então, deseja-me dizer algo mau dele, mesmo sem saber se está a falar a verdade? Mesmo assim, ainda falta um filtro, o filtro da Utilidade. Serve-me para alguma coisa o que vai dizer do meu amigo?
- Não! Na verdade, não.
- Bem. – concluiu Sócrates – se o que deseja dizer-me não é verdade, nem é bom e tão-pouco me será útil, qual o meu interesse em saber?

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°57602
De: Antônio Eustáquio Freitas Tolentino Data: Quinta 22/4/2010 23:28:45
Cidade: Montes Claros-MG

O Montes Claros/Bonsucesso terá como adversário, na final da Superliga, em São Paulo, a fortíssima equipe do Cimed/Florianópolis, que ganhou por 3 sets a 1 do Sky/Pinheiros, hoje à noite. O Cimed/Florianópolis chega à sua quinta decisão consecutiva de título da Superliga, tendo ganhado as competições de 2006, 2008 e 2009, sendo vice-campeão em 2007. Será uma verdadeira batalha para o time do Montes Claros/Bonsucesso, mas estaremos torcendo loucamente pelo esquadrão montesclarense.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°57601
De: Clovis Data: Quinta 22/4/2010 23:21:01
Cidade: Montes Claros

Com relação à COPASA, o que mais me preocupa é que o responsável pela ETE que falou na reportagem confirmou que falta colocar um dos equipamentos que retiram os gases mal cheirosos e queimam, que estava previsto para ser implantado na chegada do esgoto na estação. Falta respeito da empresa de saneamento.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°57600
De: Mauricio Data: Quinta 22/4/2010 22:25:54
Cidade: Montes Claros

A minha experiência e dos meus vizinhos com a Supran-nm não foi amesma da Ludi. Fizemos uma abaixo assinado contra uma coperativa aqui no renascença que está provocando um fedor extremo, há mais de 6 meses e não tivemos sucesso. Pior que agora juntou com uma indústria textil no JK e um laticinio no distrito, e o fedor ficou horrivel. E com essa história da ETE, não sei onde vamor parar. E a tal Supran não fez nada.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°57596
De: Luciano Data: Quinta 22/4/2010 21:44:53
Cidade: Montes claros

Desde a semana passada tenho ido diariamente ao centro de saúde dos Santos Reis a procura da vacina H1N1, sendo sempre informado que está em falta e que deve chegar amanhã, só que este amanhã não chega nunca, o CS Major Prates passa pelo mesmo problema, onde está o secretario de saúde da cidade?

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°57590
De: Ludi Data: Quinta 22/4/2010 17:31:23
Cidade: Montes Claros

Ainda sobre o mal cheiro da ETE da COPASA é interessante que as pessoas prejudicadas procurem o órgão ambiental (SUPRAM-NM)solicitando uma vistoria na área. O cheiro pode sim estar vindo da ETE da COPASA, mas lá próximo tem uma ETE de um indústria que também emanava cheiro insuportável porque seus sistema de tratamento estava com problema. Isto foi discutido até em reuniões do COPAM. A SUPRAM-NM, dentro das suas condições, faz excelente trabalho na região e com certeza não deixaria isto passar.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°57589
De: Bruno Ferreira Data: Quinta 22/4/2010 16:28:46
Cidade: Montes Claros

A concessionária tem amplas condições de operarar a ETE sem provocar incomodo. Se não fosse possível, nos não aguentaríamos trabalhar no distrito industrial que tem muitas estações funcionando sem dar mal cheiro. É só operar com eficiência. Mas eles estão falando que a ETE da COPASA ainda não está concluída. É verdade?

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°57587
De: Bahia Data: Quinta 22/4/2010 15:42:46
Cidade: Vidigal

maria Cristina e melo, é muito ruim mesmo pra quem mora nas proximidades da estaçao. Estive na cidade e constatei.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°57586
De: Junia Data: Quinta 22/4/2010 15:26:31
Cidade: Renacença

Quanto as mensagens nesse mural, alerto que o odor é muito antes da ETE entrar em operação. Ela pode está contribuindo, mas o problema é anterior.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°57583
De: Gebel Data: Quinta 22/4/2010 13:59:36
Cidade: montes claros

Mensagem N° 57572 "ZÉ AMARO" Caro Augusto, lendo a sua cronica eu me lembrei daquela vez em que Zé amaro foi ao cinema e deu um tiro na tela quando o bandido queria atira no mocinho pelas costa e ele achou que era covardia, você se lembra?

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°57581
De: Ferreira Data: Quinta 22/4/2010 13:49:08
Cidade: Montes Claros - MG

Prezado Rafael, mensagem 57567, Conforme eu havia dito anteriormente, acaba de ser divulgado por um telejornal local, que o mal cheiro sentido pelos moradores do Bairro Floresta, é proveniente da ETE da COPASA, inclusive com o reconhecimento da própria empresa que opera a estação. Segundo o engenheiro responsável pela ETE, estão sendo tomadas medidas para "amenizar" o problema. Existem no mercado produtos que podem eliminar esse cheiro. Resta pressionarmos a empresa administradora da estação de tratamento de efluente para solucionar o problema e não amenizar.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°57580
De: Andreia Data: Quinta 22/4/2010 13:43:12
Cidade: Montes Claros

resposta a mensagem N° 57557: No sabado a turma de biomedina estava comemorando os cem dias que faltavam para a formatura de sua turma, como era farra, tinha muita bebida e Gustavo bebeu além da conta, nisso, tarde da noite, os colegas dele vendo que ele não tinha a menor condição de dirigir o levaram para casa, esperaram até ele entrar, só que ele disse que tinha um casamento para ir, saiu de casa denovo, só que desta vez com o seu carro, provavelmente deve ter bebido mais, nisso, dizem, que ele estava disputando um racha com um vectra, só que não está confirmado, bateu em um poste e destruiu outo, vindo a falecer na hora, pois quebrou o pescoço. Fui ao velório dele, ele parecia estar dormindo, pela gravidade do acidente ele não teve um arranhão visível.Espero que sua filha fique bem!Serve de consolo que ele está ao lado de Deus, que não abandona nenhum de seus filhos!Fiquem em Paz.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°57578
De: Melo Data: Quinta 22/4/2010 12:40:21
Cidade: Montes Claros

Msg 57577 - Com a devida permissão faço minhas as palavras da muralista Maria Cristina. Ela, com propriedade e ótima redação, disse com todas as letras, pontos e vírgulas, o que nós ouvimos durante a campanha eleitoral passada. Concordo com cada palavra dela e lamento que sejamos governados por tanta gente irresponsável. Ignoraram as advertências e agora, com certeza, ninguém será responsabilizado. Protesto !

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°57577
De: Maria Cristina Data: Quinta 22/4/2010 12:29:54
Cidade: Montes Claros

Infelizmente, aconteceu o que foi previsto. Na administração passada, dezenas de mensagens neste mural avisaram que a localização da estação de tratamento de esgoto no local onde acabou sendo feita em M. Claros traria problemas de mau cheiro. A administração tapou os ouvidos, fez de conta que não era com ela. Agora, a conta está sendo paga por milhares de moradores, indignados e furiosos. Várias vezes por dia, o mau cheiro domina grande parte da região norte/leste da cidade, com os moradores narrando episódios de náuseas. A própria Copasa - que na época disse que não haveria qualquer problema - agora divulga que não existe estação de tratamento de esgoto sem o odor fétido, o que é meia-verdade. Não há quando o serviço é executado sem levar em conta a existência de população em áreas próximas. Não era este o discurso da Copasa quando queria, a qualquer preço, construir a estação para cobrar taxa de esgoto o mais depressa possível. Lembro-me ainda que houve até ação na justiça para levar a estação para um local mais distante da cidade. Tudo inútil. Agora, todos reclamam, com razão. Vejamos o que fai falar a Copasa e os ilustríssimos representantes da administração passada. Aconteceu o mesmo com a construção do cadeião em área urbana e populosa. A população continua sem quem a defenda diante de políticos interessados apenas nos seus interesses, isto é, interessados em eleição e reeleição . (...) Veja estes dois exemplos gritantes. Pobre povo!!

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°57576
De: Edwar Data: Quinta 22/4/2010 12:22:57
Cidade: Montes Claros

O tráfego está difícil na entrada de M. Claros, pela BR 135, na descida da serra de Bocaiúva. Na altura da chamada Ponte Branca estão sendo realizadas obras para confecção de uma nova pista e eliminação daquele trevo, que fica na subida da ponte - sentido M. Claros-Bocaiúva. Com isso, grandes filas estão sendo formadas de um lado e de outro, pois só há passagem para a coluna de carros. A população não foi informada previamente dos serviços e há muito morosidade e irritação, nos dois lados parados. A previsão é de que a coisa fique assim por mais 20 dias, ou mais. Quem puder, que evite passar naquele trecho. Ou que se encha de paciência. Acrescento: não adianta só programar obras, atrasadas que sejam; é preciso informar melhor a população.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°57574
De: Enoque Alves Data: Quinta 22/4/2010 12:08:18
Cidade: São Paulo - SP  País: Brasil

FATOS E PERSONAGENS DO ANTIGO BREJO DAS ALMAS – 4
Manhã ensolarada de um Domingo qualquer do mês de Dezembro. Coisa rara em Sampa que aquela época se intitulava “a terra da garoa”. Em meu alojamento que se encontrava no primeiro andar da obra em construção, me via cercado por centenas de apostilas. Eram do curso Supletivo, pois tendo eu retomado os meus estudos aqui, não havia outra maneira de recuperar o tempo perdido senão através dos famosos “intensivões”. Fiz o primeiro e o segundo graus em uma das melhores escolas daquela ocasião, a qual ficava no Bairro da Liberdade.
Adiantamento no bolso, única oportunidade no mês em que me sobrava alguns “tostões” para uma simples “farra” como almoçar na antiga “Sopa Paulista”, que ainda hoje, só que com outra roupagem bem mais modesta, permanece na Avenida São João, aqui no centro de São Paulo, onde eu, quando podia, ia saborear um franguinho à caçadora, preparado pelo Chinês, “Seo Woo Shon”, cujo prato, além de demasiado saboroso, era também o mais barato do cardápio e aproveitava para ir assistir um filme "bang-bang", no antigo e não mais existente "Cine Sacy, na Rua Formosa. Eis que, inesperadamente, chega o colega "Peão" Badú. Ele morava também nos alojamentos da Obra, só que nos andares de cima, já que o primeiro andar, onde ficava meu alojamento, era destinado aos Setores de administração da obra, como almoxarifados, apontadoria, engenharia, alojamentos do pessoal administrativo, etc. Eu era apenas ajudante, mais um ajudante “muito especial”, pois eu era “cachimbo” do Mestre “Seo Zé Ivan”, Paraibano de quatro costados. Quais eram, afinal, as atividades de um “cachimbo de Mestre de obras”? Explico: eu era aquele sujeito que além de fazer todas as atribuições de um ajudante. –Vocês viram na pauta anterior eu empurrando “gericas de concreto”-, ainda, devido ser eu à época um dos poucos ali, que sabia ler e escrever, era, sem nenhum outro privilégio a não ser o do alojamento na administração, convidado nos finais de expedientes pelo Mestre “Seo Zé Ivan”, a escrever o que ele me ditava em nossas percorridas pelo canteiro de Obras. Curiosamente, o Mestre “Zé Ivan” não me tratava pelo meu nome de batismo. Ou seja, por Enoque ou “Noquinho” como os demais. Ele me chamava de “Zé Agusto”. Sim, a grafia “Agusto” está correta. O ilustre Mestre, não obstante ser o “degas” na atividade de gerir uma construção (muitos foram os estagiários de Engenharia que passaram pelas suas competentes mãos), era analfabeto, coitado, de nascença, pai e mãe, além de possuir a língua presa ao céu da boca, que muito lhe dificultada o falar. Intrigado, perguntava-lhe eu às vezes: Mais porque “Zé Augusto, querido Mestre”? . Respondia-me: Porque você é muito parecido com o cantor “Zé Agusto” que faz sucesso na televisão, no programa do Silvio Santos, cantando a música “De que vale ter tudo na vida...De que vale a beleza da “fulô”...Se eu não tenho mais seu carinho...Se eu não sinto mais teu calor!” Claro que jamais tive eu qualquer semelhança com o Cantor deste grande sucesso que era só o que se ouvia nas rádios de então. Mais quem era eu para questionar, tentar convencer ou contrariar o Mestre “Zé Ivan”? Perfeito, grande Mestre, dizia-lhe eu: Já que é vossa vontade que eu me sinta parecido com o Cantor José Augusto, tudo bem. Só lhe imploro que não me peça jamais para cantar! Pois ao contrário do que dizia a linda música, da vida eu não tinha nada a não ser a vontade de lutar e vencer e até aquela ocasião, nenhum grande ou pequeno amor tivera eu de cuja perda teria que lamentar... O Mestre sorria com seu cigarro de palha e fumo de rolo preso aos dentes...
Ok, “Zé Agusto”, pegue sua prancheta e vamos logo percorrer a Obra. Ele ia ditando. “Anota ai, Zé Agusto”. Capricha na letra porque isso ai vai para o “Diário de Obras” que é lido pelo “Dr. Dirceu” –naqueles tempos engenheiro era tratado por doutor-. “Chapisco no teto do 10º ao 12º andares”... “Armação de ferragens e formas dos pilares do 14º andar”...”Enchimento das vigas de arranque da garagem do térreo”...”Tamponamento das bocas das lixeiras dos andares 4º ao 7º”...”Inicio da alvenaria com tijolos baianos no 8º andar e amarração com tijolinhos comuns”... “Aplicação de massa corrida nos tetos dos 2º e 3º andares”, etc. Ah, não se esqueça. Anota ai: “fartaram” hoje, quatro peões, sendo dois "meia cuié" (meio oficial de pedreiro), um “selvente” e um “carapina” (carpinteiro). “Deve ser os pileques do final de semana”! Falando nisso, você bebe, “Zé Agusto?”... Não, Mestre, jamais bebi! Você é que faz bem, bom menino... Pinga é a perdição de “carqué home!”, dizia-me.
Bem, voltando á visita de Badú, ele viera até meu alojamento para bondoso como era, me responder algumas das muitas perguntas que eu lhe fizera naquela semana na qual não havíamos tido tempo de voltar a falar.
Pois é, Noquinho! Como hoje é Domingo e nós não “trabalha” vim aqui para lhe atualizar sobre o nosso Brejo das Almas e suas almas queridas que lá estão:
- Pra começar, seu “Dindinho” não anda muito bem e sua “Dindinha” anda meio perrengue. Talvez sejam já os sintomas da idade avançada de ambos. Pois “seo” Liberato já beira os noventa e “Sá” Justina também não fica para trás.
- Quanto as nossas queridas Professoras, faz tempo que não as vejo, Noquinho. Desde que nos mudamos para a Cidade de Francisco Sá, não retornei mais a casa delas. Mais eu acho que está tudo certo, porque se alguma coisa de ruim tivesse acontecido com elas, com certeza eu já saberia.
- Sobre o pessoal que vive lá “dentro do Brejo”, eu posso lhe dar todas as informações que você me pede, pois, nada mudou no nosso “Brejo”. Por incrível que pareça, ele continua do mesmo tamanho. Dessa forma, vejo todos os seus personagens todos os dias. Exceto os “Silveira”, que como você sabe, desde há muito que se mudaram para Montes Claros. E você sabe, “atravessou o rio verde grande, dificilmente volta!”.
- O Bar “estica o braço” do “seo” Neuzão, Noquinho, não existe mais. Parece que ele teve umas desavenças familiares e o pobre tem passado a maior parte do tempo cabisbaixo, meditabundo, sei lá!
- Quanto a Pensão da Dona Quino, continua muito movimentada. É um comércio muito “rendoso”, pois, como você sabe, nossa cidade ainda não tem uma Rodoviária e todos os motoristas e passageiros que vem de Salinas, Taiobeiras, Grão-Mogol e outras da região fazem ponto lá. A Dona Quino está muito bem de saúde e lhe manda muitas lembranças. Elas ás vezes se põe a recordar de quando você partiu rumo a São Paulo e do que ela lhe disse. É muito bom Noquinho ser querido por pessoas que nem parente sua é.
- A respeito daqueles nossos amigos, aos quais à maioria, chamava de “loucos”, mais que na verdade, de loucos não tinham nada, estão todos muito bem. Roberto Carlos do Mato, que é o piorzinho deles, é que não anda muito bem. Voltou a ter aqueles desmaios epiléticos, mais é passageiro...
-Uái, Sô, disse-lhe eu: Que desmaios são estes. Jamais os tivera antes. Ao menos que eu saiba.
- Tinha, sim, Noquinho. É que nós nunca podemos saber tudo das pessoas!
- E “Zezim tocador?”.
- Não anda muito bom não, Noquinho! Já não faz mais as “famosas garrafadas” e já não se anima mais a ir para as fazendas “expulsar cobras”, porque, parece que os espíritos já não o atendem mais. Da Outra vez foi lá na Fazenda Vaca Morta...Subiu no mourão da porteira. Deu suas ordens em voz alta para que as cobras saíssem e, sabe, Noquinho. Não saiu uma cobra sequer. Perdeu a “otoridade sobre elas”. Elas não o respeitam mais. O que resta agora do “Zezim tocador” é seu cão que continua lhe prestigiando com seus latidos enquando toca a sanfona... Mais sabe, Noquinho. Até isso não tem mais a intensidade de antes!
- E sobre os dois riachos, Badú, o que você me diz?
- É triste, Noquinho, mais eu tenho que falar. As águas dos dois riachos onde íamos tomar banho já não são mais claras e azuladas como antes. Parece que andaram “mexendo” lá na cabeceira deles, pois á água agora vem meio que barrenta. E nem precisa chover para que isso aconteça.
- E a Serra do Catuni?
- Bem, Noquinho. Essa sim, continua lá faceira e imponente com sua altitude de 900-1000 e 700-650 metros em média, inalteráveis. Assim como continua lá a nascente do rio São Domingos e outras atrações. Ela continua a varrer as ruas empoeiradas de nosso Brejo com o seu assoprar de ventos fortes, uivantes e ensurdecedores, nas tardes primaveris. Falando em rios, todos os demais leitos, salvo alguns que já secaram, continuam a trilhar as mesmas trajetórias: ribeirão de cana-brava, pau preto, do brejão, o mamonas, o quem-quem, traçadal, o rio boa vista, vaca-brava, córrego dos patos, o caititu, da prata e o córrego rico. O rio gorutuba que continua a formar em seu leito lindos blocos de areia e o que para nós é o maior de todos, o rio verde grande que, viu, Noquinho, continua sendo o marco divisório de nosso município, ou seja, Francisco Sá, “Brejo das Almas” do de Montes Claros.
- Você não me perguntou, mais eu vou lhe falar: Lembra-se da “Lagoa da Barra” que fica na Fazenda de mesmo nome?
- Lembro-me, perfeitamente! Uai, o que aconteceu com a Lagoa da Barra?
- Nada! Continua, também lá. Só que sem peixes!
- Uái, sô. E para onde se foram os peixes?
- Sei, não, Noquinho!
- E O Clube Campestre? Perguntei-lhe, já que me falava da Lagoa da Barra!
- Continua lá! Mais pobre não entra! Somente a nata mais abastada que vem de Montes Claros. Lá, “proleta” não pode nem chegar perto.
- Ah, outra vez eu estava me esquecendo: A sua tia Cota, o seu tio Julio e o seu primo Vadinho, donos da Fazenda Minas Novas, estão muito bem. As plantações estão muito viçosas. A colheita do arroz, alho, feijão e milho prometem ser de muita fartura. As moagens da cana já estarão começando e pelo que podemos notar, vai ser muitas rapaduras, melaço e “puxa de ciidra” que sua tia Cota vai fazer e que lamentavelmente lá não estaremos para comer.
- Badu, meu querido. Interrompi-lhe: falando em comer, lembro-lhe que hoje ´´e Domingo e um dos poucos dias em que disponho de algum no bolso. Convido-o para ir comigo almoçar no “Sopa Paulista”. É tudo por minha conta! Depois você me conta mais.
- Tá bom, Noquinho, respondeu-me. Da outra vez fui eu quem lhe interrompeu lembrando de nosso horário de retornar ao batente. Dessa vez é você quem me interrompe. Só que por um motivo muito “mais nobre” que é “comer”, já que como se falam por ai, “saco vazio não para em pé”. Vamos, então!!!
Um grande abraço “brejeiro” meus conterrâneos de Francisco Sá, ou melhor: de São Gonçalo do Brejo das Almas!!!
Inté!
Enoque A Rodrigues
De, São Paulo, SP.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°57572
De: Augusto Vieira Data: Quinta 22/4/2010 11:51:55
Cidade: Belo Horizonte

ZÉ AMARO

Bateu saudade de José Mário de Araújo. Ele sempre ia à minha casa, na Presidente Vargas, porque era amigo de meu pai. Essa amizade, suponho, deve ter nascido nos tempos em que o velho Nonô era sócio de seu irmão, meu tio Augusto Getúlio, na firma Vieira&Cia, ou seja, durante ou pouco antes dos anos 30, do século passado. No fim dos anos 50, adolescente, deliciava-me com aquele seu jeito espalhafatoso de falar: voz de timbre agudo, em tom elevado, intercalando entre as frases homéricas gargalhadas e finalizando-as com as interrogações “ouviu?” ou “tá ouvindo?”, que repetia e pronunciava “ourriu?” ou “tá orrino?”. Jamais esquecerei de sua botina “rangideira” marrom-glacê, de sua calça de brim e de suas belas camisas. De baixa estatura, barrigudinho, rápido em tudo, tão logo chegava alegrava qualquer lugar. Ele chamava Nonô de “Norica”. O que é a vida: duas décadas depois, Nonô faleceria nas mãos de Paulinho, competente cardiologista, filho de Zé Amaro. Eu estava junto, sofrendo a irreparável perda de meu pai. Paulinho chorou conosco, porque também gostava muito de Nonô. A gente herda os amigos de nossos pais.
Quando eu tinha pouco mais de doze anos, Zé Amaro candidatou-se a vereador e dediquei-lhe a seguinte poesia, que foi publicada na “Gazeta do Norte”, jornal do inesquecível Jair Oliveira. Ei-la, com os retoques do tempo:

Ele é um grande homem
Candidato a vereador
Em sua ilustre carreira
Só falta título de doutor.

É também negociante
Político de coração
E está bem convencido
Que vai ganhar a eleição.

Trinta votos garantidos
O Zé Amaro já tem
Mais oitenta ou cento e vinte
Ele disse que inda vem.

Quem votar em Zé Amaro,
Aqui no nosso rincão,
Gastará menos moedas
Pra comprar o seu feijão.

Zé Amaro conseguiu dar cama, comida e escola a sua filharada, tendo como atividade o comércio num armazém da Ruy Barbosa, ao lado do antigo Mercado. Inteligente, esperto, trabalhador e pai extremoso, deu a todos o maior conforto, moral e material. E como ele se orgulhava dos sucessos daquela inteligente ninhada! Alardeava-os aos amigos, naquela época em que as alegrias da vida eram muito mais compartilhadas. Fez um estardalhaço quando um passou no vestibular de medicina e outro foi aprovado nos exames da Academia Militar de Agulhas Negras. Quanto ao último, vaticinou logo: – esse será Presidente da República, “ourriu”?
Há duas estórias que me contaram dele que são antológicas. Era compadre de Pedro Santos. O consultório de Pedrão ficava na esquina da Dr. Veloso com Padre Augusto. A sala de espera sempre lotada. Pedrão examinava as partes íntimas de sua esposa quando, de repente, Zé Amaro abriu a porta e disse, alto e bom som: – compadre, faça de conta que você está examinando sua própria mãe, “tá ourrino”? A outra é a dos penicos. Ele estocara muitos e não os vendera. Sabia que um colega comerciante não os tinha no estoque. Combinou com mais de dez meninos para irem, em espaços regulares e dias diferentes, mas seguidos, à loja do outro perguntar se tinha penicos. Livrar-se-ia, assim, de empacados urinóis, transferindo-os ao colega, que dele compraria, poucos dias depois, quase todos, para tentar revender, ante aquela inusitada procura.
Zé Amaro deixou esta vida feliz e realizado. Embora tivesse fama de sovina, foi extremamente bondoso, sem alardear o bem que fazia ao semelhante. Eu o vi ajudar muita gente, especialmente os pobres e miseráveis. Tornou-se figura emblemática de minha aldeia, caricaturada por nosso fabuloso artista e médico Konstantin Christoff. Estórias tendo-o como personagem rodaram mundo. Hoje, certamente, estarão a circular em bem-aventuranças, onde ele deve ter encontrado muitos companheiros bons de prosa, que tiveram a felicidade conhecê-lo aqui embaixo.
Que Deus o tenha, meu caro Zé Amaro! “Tá orrino”?

***
Meu caro Raphael Reys.O que faço, quando os recebo aqui, é apenas em retribuição ao que vocês, “Imperadores do Divino”, fazem por mim quando vou aí rever minha mãe e matar um pouco da imensa e constante saudade da gente de minha aldeia.Que Deus nos permita repetir sempre esses indeléveis bons momentos de amizade e alegria! É isso que vale a vida!Muito obrigado!

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°57571
De: PM Data: Quinta 22/4/2010 11:13:58
Cidade: Belo Horizonte

BO 23.562/10: A Polícia está à procura de pessoas acusadas de assaltarem uma casa lotérica no bairro Esplanada na tarde da última terça-feira (20). O crime ocorreu em uma lotérica localizada na Av. Deputado Plínio Ribeiro, no bairro citado. Segundo as vítimas, operadores de caixa, 05 (cinco) indivíduos, cujas características são visíveis nas filmagens do circuito interno de filmagem, praticaram um roubo a mão armada no local, fugindo em seguida em bicicletas. Segundo o gerente da casa lotérica, foram levados pelos autores a quantia de R$ 24.963,56 (vinte e quatro mil novecentos e sessenta e três reais e cinquenta e seis centavos) em dinheiro e mais R$ 5.115,71(cinco mil cento e onze reais e setenta e um centavos), em cheques. (...)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°57570
De: Ferreira Data: Quinta 22/4/2010 11:04:02
Cidade: Montes Claros

Prezado Rafael da mensagem 57567, aconselho você a procura um órgão ambiental para investigar a origem desse mal cheiro que reclama. Tivemos a poucos dias a inauguração da ETE da COPASA. Nos entornos do Bairro Floresta não existem indústrias que geram resíduos mal cheirosos. O tal mal cheiro pode ser originado inclusive do córrego que margeia o bairro.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°57567
De: Rafael Data: Quinta 22/4/2010 09:45:55
Cidade: Montes Claros

Alguém saberia explicar o porquê do mal cheiro no bairro Floresta (Próximo ao JK e Renascença) por volta das 19:00 horas ? Quase todos os dias o mal cheiro é forte nesse horário, mesmo na parte alta do bairro, que está longe do esgoto. Alguns vizinhos disseram que pode ser por causa de resíduos eliminados por fábricas que estão próximas ao bairro...

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°57566
De: Raphael Reys Data: Quinta 22/4/2010 09:35:43
Cidade: Moc - Mg  País: Br

O IMPERADOR DAS ALTEROSAS

Relata Eustáquio Tolentino que: “Não existe em BH ninguém melhor cicerone e anfitrião do que Augusto José Vieira Neto, herói tupiniquim, filho de Mercúrio e Vênus e afilhado de Baco. Que me perdoe Dona Maria Helena, sua mãe biológica!”
Foi meu mestre e guia em uma empreitada litero-etílica-luxurienta pelos portais diletantes de magia noturna da capital de todos os mineiros. Percorreremos em missão literal, trilhas de sofreguidão dos filhos da noite.
Iniciamos o maravilhoso périplo às 8 e meia no Restaurante Linha D’Água, recebidos pelo garçom Vantuil, personagem das crônicas do Bala. Fomos servidos por dois garçons: Carlinho, de Porteirinha, e Raul, galã argentino oriundo do bairro La Boca, da Buenos Aires de Perón e Evita.
Curtimos o piano de Vicente e a bossa de Lívia que nos brindou com “As Time Goes Bye” e “Close to You”. As passarelas da casa já fervilhavam com a presença de executivos e o desfile de manequins e modelos. Predominavam as louras e blondes, além de algumas morenas de arrasar quarteirão. Só em nossa mesa de abertura havia quatro louras aquarianas estilo madame Chanel e bocas de volúpia.
Augustão, por onde passa deixa uma multidão de admiradores e amigos. Na casa já imperava a lei antifumo para desespero dos aficionados. Dali, rumamos para o Primo Prima Prime, há mais de quarenta anos sob a batuta do mineiríssimo Otávio Clementino, o “Rei da Noite”. Na casa, muitas celebridades do mundo das finanças com seus bolsos barrufados. Em destaque, Wanderley Luxemburgo, técnico do Galo e amigo do Bala. Abafou, sendo paparicado pelos inúmeros admiradores e admiradoras, que flechavam em cima. Deu o maior “frisson” e a boate fervilhou como um “night club da Broadway”. O “scotch” Buckanas correu solto, as luzes vestiram roupagens de penumbras e os desejos se manifestaram explícitos.
O Grupo Retro, com Eustáquio Augusto e o suingueiro Gilson Cruz encheu a noite de bossa e balanço.
As emoções subiram e as feras do Eu, contidas pelo social, se manifestaram. Ficou tudo planificado, a galera cantou, dançou e rolou na pista sintecada. Foram dados amplexos entre côncavos e convexos. Ósculos úmidos, selados ou sugados entre lábios que se buscavam na amplitude inusitada da noite de magia.
Às cinco da matina Augustão deu uma canja num moderno piano de cauda, tocando músicas de Noel Rosa e tendo como “crooners” Otávio Clementino e Wanderley Luxemburgo. As almas se tornaram afins e o embriagado coro dançou e cantou uníssono.
Estava aberta a porta que nos separava do vazio opressor da metrópole. Ao longe, as formas simétricas e desencontradas dos espigões de concreto armado, a fuga esmaecida das cores desgastadas, o baticum frenético dos veículos destramelados que ferem o vão entre os sólidos edificados. Os tentáculos da sobrevivência já nos abraçavam, sentia-se um clima de outono ainda imprevisível.
Na face, uma mancha “rouge” de baton, um fio de cabelo feminino entre os dentes e o palato, uma fragrância de perfume embriagador no cangote moreno, o sabor da epiderme dela, com um leve traço de “scotch”. A alma refletida no olhar embriagado...
A porta do carro é aberta, surge uma mão com os dedos entrelaçados apoiados em uma na coxa quente. Há um beijo sugado, uma promessa de orgasmos múltiplos, uma entrega, uma súplica de amor bandido!
Do rádio portátil do segurança da boate ouvimos um resto de tango, um fundo musical embasando a saudade do momento perpetuado nesta crônica.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°57565
De: Mário Queiróz de Freitas Data: Quinta 22/4/2010 09:22:49
Cidade: Montes Claros/MG

(MSGS de n.º 57.557/57513/57479/57406/57360). Em relação ao acidente do último domingo, que vitimou tragicamente o jovem Luiz Gustavo Barbosa Coutinho, há a notícia na cidade de que, na verdade, um outro carro teria abalroado a traseira do veículo da vítima, durante um "racha", e com isso causado o acidente. É preciso que a polícia investigue, pois, se for verdade, trata-se de homicídio, ainda que culposo (sem intenção de matar). É a suspeita de causa de outros acidentes, sem mortes, em demais "rachas" que os jovem vem promovendo nas avenidas de nossa cidades, segundo relatos do eio policial. APURE-SE!

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°57564
De: Maria Santos Data: Quinta 22/4/2010 09:21:34
Cidade: Goioere/Pr

Titulo da notícia: Ladrões atiram em rapaz para levar moto em avenida de Montes Claros - Comentário: Estava lendo o blog:pedrofariacarvalho.blogspot.com e vi noticias do jornal de você. Gostei e estou escrevendo

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°57559
De: Estado de Minas Data: Quinta 22/4/2010 08:37:23
Cidade: Montes Claros/MG

Noite de sacrifício consagra o herói - Com suspeita de dengue, Rodriguinho foi para o jogo assim mesmo. E brilhou na vitória que levou o Montes Claros à final da Superliga - Luiz Ribeiro - Um dos responsáveis pela vitória de virada do Montes Claros sobre o Cruzeiro por 3 a 2, terça-feira à noite, no Ginásio Tancredo Neves, que deu ao time da casa a classificação à final da Superliga Masculina, foi o levantador Rodriguinho. Não bastasse ter disputado um dos jogos mais emocionantes da temporada, ele viveu mais uma experiência de superação na carreira: atuou no sacrifício, com sintomas parecidos aos da dengue. Nem sequer treinara antes da partida. O adversário dos mineiros na decisão sai hoje, entre Pinheiros-SP e Cimed-SC.
A suspeita de dengue – já descartada – foi revelada pelo próprio Rodriguinho depois do triunfo. Durante o jogo, a cada parada de tempo e nos intervalos, ele era monitorado pelo médico da equipe, que verificava se o atleta estava com febre. Os companheiros também demonstravam preocupação. Ontem à tarde, de folga e recuperado, o levantador revelou ao Estado de Minas que, já no sábado, um dia depois da vitória por 3 a 1, de virada, na primeira partida, em Itabira, ele não se sentia bem.
Na tarde do dia seguinte, seu quadro piorou e ele sentiu dores de cabeça, no corpo e febre. “Passei a noite de domingo e a de segunda-feira de cama. Na terça, não tive como treinar e só fui para o ginásio na hora do jogo”, lembrou. Ele contou que, numa conversa com o treinador Talmo de Oliveira, a comissão técnica e o médico, anunciou a disposição de entrar em quadra mesmo sem estar inteiro. “Eu queria jogar de qualquer jeito. Só não jogaria se estivesse de muletas.”
Mesmo fora da melhor condição, Rodriguinho foi um dos destaques do Montes Claros, com grande variação de lances, que permitiram ao time chegar à sensacional vitória sensacional em cima do Cruzeiro, depois de sair perdendo por 2 a 0. No tie-break, o time do Norte de Minas teve mais uma superação, quando perdia por 13/11 e acabou fechando em 17/15. O último ponto foi de Lorena, em outra bela virada de bola do levantador. Durante a partida, o atleta fez 100 levantamentos, com 52% considerados excelentes, conforme as estatísticas da Confederação Brasileira de Vôlei (CBV). De acordo com o ranking da entidade, ele é o melhor da competição em sua posição, com 46,22% de eficiência.
ADVERSÁRIO A Cimed pode garantir hoje a outra vaga na final da Superliga, em 1º de maio, no Ibirapuera, em São Paulo, caso volte a vencer o Pinheiros Sky, que precisa ganhar para provocar o terceiro jogo, domingo. O time catarinense visita o paulista às 18h30 (Sportv), no Ginásio Henrique Villaboin, na capital paulista. Campeã em três das últimas quatro edições (2006, 2008 e 2009, além de vice em 2007), a Cimed levou a melhor na primeira partida, em Florianópolis, fazendo 3 a 2 em quase três horas.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°57557
De: Ana Rita de Cassia Costa de Amorim Data: Quinta 22/4/2010 07:17:09
Cidade: salvador/ba

Telefone: (71) 91366140 - Mensagem: Gostaria de saber com maiores detalhes sobre o acidente de nos tirou de uma maneira tão prematura o meu genro, Luis Gustavo Coutinho. Minha filha esta inconsolavel! Muito obrigado!

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°57555
De: Jr. Data: Quarta 21/4/2010 23:25:30
Cidade: Montes Claros

Ainda não é meia-noite deste 21 de abril, dia de Tiradentes. No "triângulo da impunidade", a banda roqueira aumenta o som e aperta - mais uma vez - o pescoço do secretário de 1/2 ambiente, Aramis Mameluque, irmão do presidente da Câmara, Athos Mameluque. O secretário gasta 4 milhões de reais por ano para permitir (e incentivar?) absurdos como este, debaixo do testemunho geral. A banda então torce-lhe o pescoço, sem dó nem piedade. Até quando resistirá o pescoço do sr. secretário?? (...) Esta novela prosseguirá por muito tempo. E nós aqui vamos acompanhá-la, minuto a minuto, para que todos saibam como se comporta o poder público, montado em 4 milhões de reais, até o desfecho final. (...) Que todos tenham paciência, para companhar a ópera-bufa cujo maestro é o senhor secretário Mameluque. (...)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°57535
De: Antônio Eustáquio Freitas Tolentino Data: Quarta 21/4/2010 08:45:45
Cidade: Montes Claros-MG

Montes Claros está em festa! A equipe de vôlei Montes Claros/Bonsucesso, depois de ser derrotada nos dois primeiros sets, conseguiu uma vitória inimaginável e histórica, com uma virada emocionante e sensacional contra a forte equipe do Sada/Cruzeiro. Logo após o jogo, a torcida montesclarense invadiu as ruas e avenidas com suas motos e carros, proporcionando um espetáculo maravilhoso de alegria e contentamento, comemorando a inédita classificação de um time do interior para a finalíssima da Superliga, que é, sem dúvida, o mais difícil campeonato de vôlei do mundo, por contar com os melhores jogadores do planeta. Por se tratar de uma disputa contra o Cruzeiro, o que mais se via na carreata era torcedor com as bandeiras e camisas do Atlético Mineiro. Os cruzeirenses, mesmo torcendo pelo time de vôlei local, não se animaram a usar o uniforme do Cruzeiro. Mas o que importa é que Montes Claros tem grande chance de conquistar um título inédito de campeão brasileiro de vôlei. Isso seria o máximo!

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°57534
De: O Tempo Data: Quarta 21/4/2010 08:36:47
Cidade: BH

Montes Claros vira sobre o Sada Cruzeiro e vai à final em sua estreia - GABRIELA PEDROSO - O Bonsucesso-Montes Claros precisava de apenas uma vitória nesta terça-feira para conseguir a inédita classificação para a decisão da Superliga Masculina de Vôlei. E o time do Norte de Minas fez o seu dever de casa. Em uma fantástica virada sobre o Sada Cruzeiro, que chegou a estar vencendo o jogo por 2 sets a 0, o Pequi Atômico mostrou o seu poder de reação e derrotou o time celeste no tie-break. As parciais foram 20/25, 27/29, 25/23, 25/19 e 17/15. Quem gostou foi a torcida do Montes Claros, que compareceu em peso ao ginásio Tancredo Neves para apoiar o time.
Agora, o Montes Claros aguarda o vencedor do confronto entre Pinheiros-Sky e Cimed para saber quem enfrenta na final. As duas equipes fazem o segundo jogo das semifinais nesta quinta-feira, às 18h30, em São Paulo, com transmissão ao vivo do canal Sportv. (...)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°57523
De: Renato Miranda Data: Terça 20/4/2010 23:51:11
Cidade: Montes Claros - MG  País: Brasil

O Time de vôlei de Montes Claros conquistou a vaga para a Final da Superliga de vôlei Masculina. É a primeira vez que um time do interior chega a final da Superliga, uma das maiores disputas de volei do mundo.Parabéns Montes Claros!!!

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°57522
De: Wagner Data: Terça 20/4/2010 23:47:35
Cidade: BH  País: Brasil

Num jogo emocionante, o Montes Claros acaba de ganhar de virada do Cruzeiro com um placar de 3 x 2 e uma torcida de arrepiar. Parabéns, estamos na final!

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°57514
De: Gersier Data: Terça 20/4/2010 18:47:33
Cidade: Montes Claros

Uma sugestão aos responsáveis pela venda de ingressos para os grandes eventos como esse do jogo entre as equipes de vólei do Montes Claros e do Cruzeiro.Levei as minhas filhas por volta das treze horas de ontem para comprar os ingressos.Ficaram entre as terezentas pessoas que pegaram senha -(2070- e não conseguiram.Como são menores as levei de madrugada para enfrentarem a fila,permanecendo até o dia clarear e não ficando no lugar das mesmas para evitar qualquer problema já que iriam comprar meia entrada.Por volta das dez horas voltei e percebi que muitas mulheres grávidas compravam o ingresso,davam um tempo,voltavam e por estarem grávidas,novamente,num verdadeiro desrespeito aos madrugadores e até aos que dormiram na porta do Ginásium Tancredo Neves,tinham a preferência até que,alertados os policiáis começaram a barra-las.Minha sugestão é que sejam criadas filas específicas para os idosos e grávidas.Ficará mais fácil contornar esse tipo de desrespeito.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°57513
De: Rodolfo Data: Terça 20/4/2010 18:47:03
Cidade: M. Claros

...fui rachador num passado muito distante e afirmo....a caçamba pode sim ter sido a causa. Se eles tiverem entrado junto na curva e ele buscando um tangencia e roubando um pouco do acostamento provavelmente se assustou com a caçamba parada na obra do colegio....passei por la pouco tempo depois e tive a mesma sensaçao....convido a todas a passar por la para ver como se toma um susto ate em baixa velocidade....

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°57512
De: Paulo Data: Terça 20/4/2010 18:43:39
Cidade: BH

Fernando Zuba, veterano repórter daquela geração de ouro da imprensa de M. Claros que marcou tempo na imprensa de BH nos anos 70, está hospitalizado. Há uma semana, baixou ao Hospital Lifecenter (apto. 1010) com um quadro de complicações neurológicas. Fernando controla uma diabetes antiga e mantém-se animado, recebendo inclusive telefonemas dos muitos amigos. Breve recuperação!

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°57479
De: Thiago Campos Data: Terça 20/4/2010 12:12:22
Cidade: Montes Claros

Em relação ao acidente que vitimou o jovem de 19 anos, o que sabemos é que a imprudência e irresponsabilidade, como sempre, foram a causa de tudo.O relato do Sr. Marcos Eugênio, que diz que uma caçamba pode ter sido a causa do acidente, não tem o poder de esconder a realidade.A caçamba não estava no meio da pista, e sim no acostamento. Se o senhor quase bateu na caçamba é pq estava dirigindo fora da pista, no local errado.Os limites de velocidade são feitos para serem respeitados.Quem conhecia o jovem que perdeu a vida sabe muito bem que ele (...) Infelizmente, o resultado dessa busca pela emoção e adrenalina, levou a esse fim trágico.Que Deus conforte a família e que tudo isso sirva de exemplo para essa juventude.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°57478
De: José Ponciano Neto Data: Terça 20/4/2010 11:57:52
Cidade: Montes |Claros-MG  País: Brasil

É muito importante quando você sente na obrigação de luminar uma dúvida. Estive lendo algumas mensagens postadas neste espaço, notei que devido às aparências, muitas pessoas ainda estão em duvida quanto à qualidade do esgoto tratado. Já postei algumas explicações (vê Mens: 55057) relacionadas a este tema, agora lendo as mensagens 57391 e 57441 noto que as duvidas persistem. Toda concessionária de Saneamento seja do poder público ou privado; internamente estabelece padrões de lançamento, muitas vezes com eficiência acima que está preconizado na legislação ambiental, justamente para não transgredir a lei.No caso de Montes Claros; esgotos clandestinos ainda são casos a serem resolvidos através de campanhas e principalmente da consciência das pessoas que não querem o seu efluente tratado.Sabemos que esgoto tratado tem alto retorno em desenvolvimento econômico para uma cidade, além dos enormes efeitos para a saúde da sua população e para o meio ambiente. Portanto os Rios Vieiras e Verde Grande em pouco tempo terão suas águas límpidas, desde que todos colaborem. (...)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°57476
De: Viviane Data: Terça 20/4/2010 11:43:29
Cidade: Montes Claros/MG

Titulo da notícia: M. Claros e Cruzeiro voltam a jogar hoje pela semifinal da Superliga de Vôlei; Lorena pode bater recorde - Comentário: Quero deixar aqui minha reclamaçao, com relaçao à maneira como foram distribuidos e vendidos os ingressos para o jogo de volei de hoje. fui a todos os jogos, nao tive dificuldade nenhuma em comprar ingresso das outras vezes, claro que a procura de ontem pelos ingressos foi muito maior.Mas, ficamos na fila a tarde inteira ontem e mesmo assim, eu e meu marido nao conseguimos comprar, pq o numero de ingressos que foram disponibilizados para a palimontes do centro foram no minimo 4 vezes menor que o numero de pessoas que estavam na fila,enquanto isso, dois mil ingressos foram dados para politicos fazer política? enquanto isso o povo que ficou na fila tera que se contentar em assistir o jogo pela tv, isso é quem tem tv a cabo. tinha ingressos na mao de cambistas hj pela manha quando fui a palimontes tentar ainda comprar o meu ingresso. " cambistas vendendo ingressos por R$ 150,00... (...)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°57475
De: Ivone Martins Data: Terça 20/4/2010 11:35:56
Cidade: Montes Claros/MG

Titulo da notícia: M. Claros e Cruzeiro voltam a jogar hoje pela semifinal da Superliga de Vôlei; Lorena pode bater recorde - Comentário: Nossa! Estou extremamente decepcionada com a organização deste evento. Fiquei na fila no Ginásio Poliesportivo de 6h até as 11h e nada de conseguir comprar o ingresso. Nenhum responsável pelo evento compareceu para dar uma satisfação quanto o número de ingressos que seriam vendidos, para ver se compensava ou não continuar a enfrentar aquela fila imensa. Que tristeza, não poder assistir pessoalmente a esta decisão. Muitos torcedores, assim como eu, estão desapontados com esse tratamento desumano que recebemos nestas filas imensas.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°57474
De: O Tempo Data: Terça 20/4/2010 11:28:00
Cidade: BH

Homem esconde pedra grande de crack na boca e é preso em Montes Claros - Fernando Costa - Um homem de 25 anos foi preso na noite dessa segunda-feira (19) durante uma abordagem de rotina de militares do Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) em Montes Claros, no Norte de Minas Gerais. De acordo com a PM, o homem estava na rua I, no bairro Ciro dos Anjos, na garupa de uma motocicleta. Segundo o sargento Oliveira, durante a abordagem o suspeito se recusava a abrir a boca para falar e, quando o fazia, era com muita dificuldade. "Ele conversava com certa dificuldade e tentava esconder o rosto colocando o capacete na frente. Ele tinha algo na boca e pedi para que ele cuspisse", conta o militar. Na boca do suspeito estava uma grande pedra de crack embrulhada em um saco plástico. O homem, que já tem 13 passagens pela polícia, contou que comprou a droga por R$ 40. O suspeito, que já cumpria pena em prisão domiciliar e recentemente havia sido beneficiado com um alvará de soltura, foi preso em flagrante.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°57472
De: Jussara Data: Terça 20/4/2010 11:24:56
Cidade: Montes Claros

Li notícia (paga?) da Câmara de Vereadores dizendo que autorizou a prefeitura a firmar convênio com a 11ª Companhia do Meio Ambiente para combater a galopante poluição ponora em M. Claros. É apenas mais uma notícia em forma de propaganda??? Há anos estamos lendo e ouvindo isto, mas o barulho só faz crescer na cidade. É tanto, absurdo, que até "a boate irregular" na beira do aeroporto, que infernizou aquela parte da cidade e que havia feito uma tratamento acústico interno, voltou a barulhar. Este era um raro problema resolvido, mas que voltou nas últimas semanas, diante da omissão da secretaria do 1/2 ambiente, que é ocupada pelo irmão do presidente da Câmara dos Vereadores. Como acreditar nesta notícia da Câmara se o irmão do presidente da câmara é tão omisso, como omissa foi a secretaria do 1/2 ambiente na administração passada??? A verdade é que os políticos só pensam em eleição e negociam tudo, para ganhar o voto, seja ele imundo ou não e (...). Só quero acreditar na PM - é nossa esperança, pois já não aguentamos tanto barulho. (...) Imagina que até a boate irregular do aeroporto está ressuscitando!!! (...) Vergonha, vergonha...

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°57467
De: Hoje em Dia Data: Terça 20/4/2010 11:01:34
Cidade: Belo Horizonte

Copam deve liberar extração de ouro em Riacho dos Machados - Girleno Alencar – O Conselho de Política Ambiental do Norte de Minas (Copam-Norte) deverá conceder, na quarta-feira (20), em sua reunião mensal, a licença prévia para a exploração da mina de ouro localizada em Riacho dos Machados. Parecer da Superintendência Regional de Meio Ambiente (Supram-Norte) é favorável ao licenciamento. De acordo com a estimativas, a empresa canadense Carpathian Gold vai extrair 15 toneladas de ouro em dez anos de atividades.(...A mineração Riacho dos Machados voltará a funcionar depois de 13 anos de paralisação das atividades. Durante cinco anos, a então Companhia Vale do Rio Doce (atual Vale) realizou a extração da jazida superficial, deixando duas cavas que foram inundadas pelas chuvas. Em 1999, pesquisas apontaram que a exploração havia provocado impacto ambiental, com drenagem ácida em algumas áreas da mina. Por isso, a empresa apresentou à Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam) projeto de reabilitação da área. (...)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°57466
De: Marcos Eugenio Sampaio Rodrigues Data: Terça 20/4/2010 10:58:53
Cidade: Montes Claros

Telefone: (38) 32133576 - Mensagem: a causa provavel do grave acidente ocorrido na Correa Machado foi alem da alta velocidade, uma caçamba de entulho colocada na entrada da curva, sem nenhuma sinalizaçao.No domingo só nao aconteceu o mesmo comigo porque estava em baixa velocidade.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°57464
De: Jose Goncalves Data: Terça 20/4/2010 10:39:08
Cidade: Mompach  País: Luxemburgo

Já é meio da tarde (15:30) e o céu continua limpo de nuvens e aviões. Aquí, país pequeno de onde se avista média de 15 rotas de aviões simultâneas, já que os vôos de Alemanha, França, Belgica, etc, passam pelo espaço aéreo, só conseguí ver, até o momento, uns tres aviões. E olha que o céu está limpo. Então, a tal reativação dos aeroportos deve estar longe.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°57452
De: Arthur Data: Terça 20/4/2010 08:23:57
Cidade: M. Claros

Enfim, a terceira (das quatro) empresa de telefonia celular instalada em Montes Clavos se moveu para instalar o sistema 3G na cidade. Quando o serviço estiver pronto (ninguém sabe quando) apenas uma empresa deixará de disputar o atrativo mercado de banda larga através do telefone celular. Infelizmente, todos os serviços ainda são muito insatisfatórios para os padrões mundiais. E terrivelmente caros.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°57450
De: Valdemar Data: Terça 20/4/2010 08:13:16
Cidade: Manga/MG

Titulo da notícia: Homicida em série de Brasília se enforcou com tiras de colchão - explica a polícia - Comentário: Enforcou??? Quando um marginal deste comportamento é preso os próprios detentos mandam ele escolher:Morrer na tereza(corda feita de pano)ou morrer no chute ou chucho(ferramenta improvisada para furar). As autoridades policiais sabem disso e devem ser responsabilizadas pelo fato ocorrido. No Brasil se todos tivessem tratamento iguais, as cadeias não iriam suportar a quantidade de políticos corruptos e ricos, ou nos cemiterios não teriam mais lugar para tantos... Que a cada dia matam milhares na porta dos hospitais ou na fila do SUS, acho que cada um deve ser privado da sua liberdade pagando pelo crime cometido e o estado deve ser responsabilizado pelos maus tratos a estes que já estam pagando pelo crime cometido.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°57447
De: Melissa Data: Terça 20/4/2010 07:42:52
Cidade: Montes Claros

A fila já está enooorrrrmmmmeeee no Ginásio Poliesportivo para a compra de ingresso do jogo de hoje. Será que hoje terão mais sorte? Porque ontem foram poucos os que conseguiram comprar. Onde foram parar os ingressos???? FUNADEM cadê a organização????

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°57441
De: Paulo R. Souza Lima Data: Segunda 19/4/2010 23:03:43
Cidade: BH

Ao ler sobre a sujidade do Rio Verde, me lembrei, com imensa saudade, dos tempos de criança em que passava meses na fazenda das duas lagoas, perto do Sapé, em Burarama. Não sei mais onde fica, mas o rio era tão poderoso que enchia as duas lagoas com muito peixe e jacarés papo-amarelo que fazia gosto e metia medo. Por outro lado fico ingidnado com a COPASA que continua recebendo o valor das contas, incluindo, como aqui em BH, uma taxa de esgoto, que ela sabidamente coleta da nossa casa e joga no fundo de vale mais próximo ou menos oneroso. Há algum tempo temos uma ETE no Rio Arruda (para 1/3 dos efluentes...) e uma outra no Córrego do Onça (perto de Santa Luzia). Não sei se aí em M. Claros tem alguma ETE para, pelo menos, reduzir a poluição dos córregos da região. Parece que não ou, se existe, não consegue, como usual, fazer bem o seu trabalho.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°57438
De: Luana Data: Segunda 19/4/2010 22:30:15
Cidade: Moc

Nunca vi Montes Claros parar literalmente devido a um jogo de volei. Era impressionante o numero de pessoas que se espremiam nas portas da Palimontes para comprar ingressos. Infelizmente o Ginasio nao cabe todo mundo...Mas faltou organização do Funadem. Deixaram as pessoas esperando desde as 9hs da manha, os ingressos chegaram as 17h30 e acabaram minutos depois...a gente fica se perguntando onde será que foi parar os ingressos? Me restou a oferta de um cambista de um ingresso inteira a R$ 100,00 (Absurdo). Mas Força Montes Claros, vamos Ganhar!

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Página Anterior >>>

Abra aqui as mensagens anteriores: