Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 25 - domingo, 29 de dezembro de 2024

Mural

Jornalismo exercido pela própria população

Deixe sua notícia neste Mural, clique aqui para enviar
<< Próxima Página

Mensagem N°67554
De: Alberto Sena Data: Segunda 9/5/2011 16:48:55
Cidade: Montes Claros/MG

O amor platônico de Niro

Alberto Sena

A casa da Rua São Francisco, em Montes Claros, não tinha a quantidade de árvores frutíferas no quintal como tinha a casa da Rua Marechal Deodoro, mas possuía também o seu lado mágico. Só que desta vez não vou falar do quintal, mas da frente da casa.
Construída em estilo colonial recuada do alinhamento da rua, a casa tinha uma área de terra vermelha logo depois da calçada de pedras azuis. Meninos de calças curtas e pés descalços, nós jogávamos bolinha de gude e finca ali quando era chegado o período das águas.
Do lado esquerdo da casa ficava o açougue de ‘seu’ Nilo, marido de dona Geralda, bem na esquina das ruas São Francisco e Corrêa Machado. A casa dele ficava na Rua Corrêa Machado e éramos vizinhos de quintais.
No quintal de d. Geralda havia dois pés de caju. Um deles era de caju amarelo e o outro de caju vermelho. De vez em quando ela nos mandava bacias de caju, maior delícia!
Do lado direito da nossa casa ficava a da avó de Teófilo Louro. Na casa seguinte morava Agostinho com o avô dele, e na outra, os irmãos Xeba e Dener com os pais. Eram marceneiros. Mais adiante moravam Jurandir e Carlinhos, numa casa de cor verde; esta, recém-construída já seguia o alinhamento da Rua São Francisco.
Em frente a nossa casa, num terreno mais recuado, morava a família de Niro. O pai dele era mecânico. Niro hoje trabalha numa TV de Montes Claros. Ele é de sorriso fácil. Há muitos anos não o vejo.
Niro todo dia a certa hora voltava para casa com a roupa suja de graxa e óleo. Mecânico gosta de vestir roupa suja de graxa, assim como o pintor de telas como Picasso, Salvador Dalí e Cândido Portinari, imagino, deviam gostar de ficar com as roupas sujas de tinta.
Niro alimentava amor platônico por minha irmã, Célia. Se muito, ela devia ter 12 para 13 anos de idade. De fato, era uma adolescente linda! Tinha os cabelos claros, os olhos esverdeados, o sorriso bonito. Era uma menina que chamava a atenção.
Não era só Niro que me chamava de ‘cunhado’, querendo com isto dizer que namorava Célia. Ela tinha muitos pretendentes. Mas de fato não namorava.
Primeiro porque naquele tempo uma menina da idade dela era nova para namorar. Depois porque o pai dela, quer dizer, o nosso pai, era bravo. Era daqueles que ficavam de olho nas filhas. Eram seis. Atualmente são cinco. Célia não está mais no meio de nós.
Niro era um dos meus melhores amigos. Tanto ele como eu éramos exímios jogadores de bolinha de gude. E porque dizia que queria namorar Célia, me bajulava achando que eu pudesse facilitar as coisas para ele. Se muito eu devia ter uns sete anos de idade e ele uns 15 anos. Ele me enchia de bolinhas de gude e sempre tinha um tempinho para jogar finca comigo.
Em frente ao açougue de ‘seu’ Nilo havia um pé de manga ‘sapatinho’, em Montes Claros chamada de ‘manga comum’. Havia ali algumas casinhas e uma delas era ocupada por d. Boneca. Ela gostava de ouvir rádio em volume alto. Eram boleros, tangos e canções interpretadas por Ângela Maria, ‘A Rainha do Rádio’ e Nelson Gonçalves, que gostava de dizer: ‘Comigo é no gogó!’
Em frente à casa de d. Boneca, já na Rua Corrêa Machado, ficava a casa dos irmãos Renê, Luís, Elias e Muzinho. A família, a partir do pai, trabalhava com ônibus.
Desde cedo, Muzinho e eu brincávamos de carrinhos de madeira com rodas de carreteis. Eu ficava encabulado com a pantomima de Muzinho imitando com uma quase perfeição o ronco do caminhão confeccionado em madeira inteiriça, as rodas de carreteis.
Muitos anos depois, adulto e morando em Belo Horizonte soube que Elias ganhara a vida eterna e Muzinho se tornara motorista. Não sei se ainda continua motorista, mas ele tinha tudo para sê-lo.
Uma vez, no ano de 1966, com os meus 17 anos, ponta direita do juvenil do Casimiro de Abreu, mais conhecido como ‘time de Bonga’, fomos ao Rio de Janeiro enfrentar o juvenil do Botafogo, em General Severiano. Quem nos levou foi Luís, num ônibus da empresa do pai dele.
Na viagem de ida e de volta tínhamos a impressão que o ônibus já conhecia palmo a palmo o asfalto da estrada do Rio de Janeiro, porque nas curvas os pneus cantavam que era uma beleza!
Durante a viagem toda ficamos com o cotovelo apertadinho, com medo de o ônibus tombar na próxima curva e rolar abismo abaixo.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°67553
De: Maycon Froes Data: Segunda 9/5/2011 13:39:34
Cidade: BA/MG

sou de moc, atualmente moro na bahia, impressionante ver tantas fatalidades e homicídios ocorrendo nessa cidade, fico me perguntando será que existe polícia ai!!!.a população está à mercê dos tempos e dos marginais, fico ainda imaginando em algumas noticias lidas aqui, quanto sangue jorrado pelos inocentes e ainda quantos corações rasgados e quantas gargantas presas, e literalmente quantas lagrimas escorrida pela tristeza, infelizmente e assim, muitos justos paga pelos pecadores, o crime em minha opinião não se combate com tiros, pancadas e sim com estratégia planejamento, será que existe pelo menos essas palavras ai? desculpe a expressão, mas minha querida moc está igual ao rio de janeiro lá vc, pede chiclete e de brinde leva bala!me diz até quando?queremos paz, queremos ser feliz!

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°67552
De: Leonardo Data: Domingo 8/5/2011 20:31:28
Cidade: uberaba

Acreditem, Montes Claros foi selecionada pela FIFA para receber seleções da Copa 2014.Minas Gerais, Araxá - Estádio Municipal Fausto Alvim, Extrema - Hotel Fazenda das Amoreiras, Juiz de Fora - Estádio Municipal Radialista Mario Helênio, Matias Barbosa - Hotel Haras Morena, Montes Claros - Estádio José Maria Melo, Uberlândia - Complexo Municipal Virgílio Galassi

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°67551
De: Daniel Cunha Data: Domingo 8/5/2011 22:13:56
Cidade: Belo Horizonte - MG  País: Brasil

Até que enfim algo de bom para nossa terra, conforme noticia o yahoo, Montes Claros é uma das cidades pré-selecionadas para acolhimento das seleções no Mundial de 2014, o local em questão é o Estádio José Maria Mello, as outras em MG são:Araxá, Extrema, Juiz de Fora, Matias Barbosa e Uberlândia. Ainda noticia que "o COL ressaltou que a presença de um local na lista não significa que ele esteja definitivamente aprovado, mas que ele atende os requisitos básicos, como distância para aeroporto, capacidade de pouso para grandes aeronaves no aeroporto indicado, distância para possíveis hotéis oficiais, entre outros", diz a nota. No Brasil foram pré-selecionados 145 locais, dentre os quais só ficarão 90! Esperamos que Montes Claros permaneça na lista.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°67550
De: Mateus Guimarães Data: Segunda 9/5/2011 13:11:36
Cidade: BH

Uberlândia está entre as seis cidades mineiras pré-selecionadas pela Fifa para ser Centro de Treinamento de Seleções (CTS) na Copa do Mundo de 2014. O Complexo Municipal Virgílio Galassi, que reúne o Parque do Sabiá e o estádio João Havelange, está entre os 145 locais selecionados previamente em todo o país como possíveis candidatos. Para a Fifa, o município uberlandense atende aos requisitos básicos, como distância dos principais aeroportos nacionais, capacidade de pouso para aeronaves de grande porte e distância para possíveis hotéis oficiais. O anúncio foi feito sábado pelo Comitê Organizador da Copa do Mundo da Fifa.As seis cidades mineiras serão visitadas pelos técnicos da Arena, empresa que presta serviços técnicos ao Comitê, até o fim de julho. Além de Uberlândia, foram relacionados os municípios de Araxá, no Alto Paranaíba; Extrema, no Sul de Minas; Juiz de Fora e Matias Barbosa, na Zona da Mata, e Montes Claros, no Norte de Minas.(...)De acordo com o Comitê Organizador, mesmo com a divulgação da lista, não significa que as cidades mencionadas foram aprovadas definitivamente. Após a análise, serão feitos novos cortes para se chegar à primeira lista de potenciais CTS. Até o fim deste ano será feita uma relação de Centro de Treinamentos para a Copa do Mundo da Fifa. O Comitê Organizador tem a obrigação de oferecer um número mínimo de 64 CTS, mas busca atingir a marca de 90 locais.Os representantes das seleções nacionais poderão conhecer os locais aprovados pelo Comitê Organizador nos próximos anos. A escolha definitiva das seleções só ocorrerá após o sorteio final, previsto para dezembro de 2013. O Comitê Organizador e a Fifa não têm nenhuma ingerência sobre a escolha das federações nacionais. A Fifa é responsável apenas pelo envio de uma circular para as federações e confederações nacionais informando os detalhes para o processo de seleção e inspeções de possíveis CTS no Brasil.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°67549
De: José Ponciano Neto Data: Segunda 9/5/2011 11:35:45
Cidade: Montes Claros-MG  País: Brasil

Deserto em 20 anos!Quero ser mais otimista com esta afirmação, não acredito que o Norte de Minas transformará em deserto em poucos anos.O Norte de Minas está no semi-Árido brasileiro que por natureza existem áreas geomorfologicamente desertificadas.Dentro desse contexto, o Semi-Árido Brasileiro configura-se como uma região natural de grandes dimensões espaciais submetida a especificidades climáticas que ontribuíram (e contribuem) para a modelagem de um relevo bastante peculiar.Não podemos acreditar em mudanças climáticas, há milhões de anos o Norte de Minas, aliás, todo o Semi-Árido brasileiro sofre com os fenômenos atmosféricos ( chuva , vento , temperatura, e baixa umidade) a chamada intempérie natural.Agora, que o desmatamento e a silvicultura contribuem e muito com a baixa vazão dos recursos hídricos do semi-árido nortemineiro, não temos dúvidas.Com relação à pecuária, é uma tradição que tem uma grande experiência com a convivência com a seca, e já chegaram no limite da demanda hídrica, não temos mais água para um aumento de rebanho.Mas, para resolver tudo isto, tem os Comitês de Bacias Hidrográficas, os CBHs Verde Grande, Pardo, Jequitinhonha, Jequitai-Pacuí e outros estão terminando seus Planos Diretores que definirá a gestão compartilhada de cada Bacia, inclusive as micros bacias, os planos são ricos em ações a serem tomadas, como: Uso racional da água mais a cobrança, ocupação do solo, recuperação de áreas degradadas, a preservação da biodiversidade, a preservação das APPs. Com o novo código florestal ainda a ser aprovado, todos os comitês irão realinhar suas ações e medidas mitigadoras visando preservar o Semi-Árido do Norte de Minas.Acreditamos que nos próximos 10 ou 15 anos através dos Planos Diretores das Bacias e o desenvolvimento sustentável estarão preservados a economia, o social, cerrado, caatinga e mata atlântica.O fortalecimento dos Comitês de Bacias será importantíssimo para que as “previsões” dos estudos do Ministério do Meio Ambiente não concretizem.Que as verbas do Programa de Ação Nacional de Combate à Desertificação venham para ajudar nesta tarefa árdua.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°67548
De: André Rodrigues Data: Segunda 9/5/2011 10:00:55
Cidade: Salinas  País: Brasil

A exemplo de Minas Novas Salinas e Grão Mogol estão sendo assoladas e desertificadas pela produção de eucalipto.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°67547
De: Ernesto Data: Segunda 9/5/2011 09:26:34
Cidade: Montes Claros

A madrugada foi novamente difícil nas proximidades do "triângulo da impunidade" - uma zona de exclusão das leis em pleno centro de M. Claros. Por várias vezes até o amanhecer dessa segunda-feira os carros automotivos pararam nas proximidades de um posto de gasolina e ali ficaram, impunemente lançando barulho por muitos quarteirões, incomodando quem trabalha e estuda. Para a omissa patrulha do silêncio, para a fantasiosa secretária do 1/2 ambiente eles não incomodam. Até quando abusarão da paciência de todos - os transgressores e os que ganham da população para fazer cumprir as leis?

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°67546
De: Gissele Niza Data: Segunda 9/5/2011 09:11:23
Cidade: Moc

O 11º Departamento da Polícia Civil de Minas Gerais investiga mais um homicídio em MOntes Claros. Na noite de ontem, um homem de 40 anos foi executado com um tiro no coração, no Bairro Vila Guilhermina em Montes Claros.O corpo de Reginaldo Ferreira Costa, de 40 anos, foi localizado na Rua Raimundo mangabeira, por volta de 7 e 50 da noite.Segundo a PM, ninguém que passava pelo local ou moradores disseram ter visto ou ouvido nada que indicasse o crime.Reginaldo tem 21 passagens pela polícia por lesão corporal, vias de fato agressão e estupro tentado. Este foi o 36º homicídio este ano em MOC, o 3º do mês.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°67545
De: Silvio Almeida Data: Segunda 9/5/2011 09:07:32
Cidade: Montes Claros - MG

Infelizmente o exemplo do triângulo da impunidade está se espalhando para outras regiões da cidade.Nesse final de semana como em muitos outros, não foi possível dormir devido a algazarra e o barulho produzido por carros na região de um posto de combustíveis no bairro cintra.Na loja de conveniência do posto já foi registrado dois homicídios ligados a tráfico de drogas. Já passei várias vezes pelo local e peço com todo respeito as mães e pais: não deixem seus fillhos frenquantarem aquele local em horário noturno.Além do barulho, o local é frequentado por pessoas muito mau intencionadas.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°67544
De: Geraldo Cândido Data: Segunda 9/5/2011 09:05:04
Cidade: Minas Novas  País: Brasil

Não apenas o desmatamento estão desertificando o norte de Minas e Vale do Jequitinhonha. Aqui em Minas Novas pelo menos 09 (nove) nascentes já secaram em decorrência da cultura desordenada de eucalipto. Esta cultura é tão perniciosa quanto o desmatamento.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°67543
De: Folha de S. Paulo Data: Segunda 9/5/2011 08:31:24
Cidade: S. Paulo

Norte de MG pode virar deserto em 20 anos - Desmatamento, agropecuária e mudanças climáticas deixarão um terço do Estado com suas terras improdutivas Segundo o governo de MG, é preciso R$ 1,3 bi para frear o processo; governo federal investe R$ 6 mi em todo o país - RAPHAEL VELEDA -
Um terço do território de Minas Gerais pode virar "deserto" em 20 anos. A conclusão é de um estudo encomendado pelo Ministério do Meio Ambiente ao governo mineiro e concluído em março.
O desmatamento, a monocultura e a pecuária intensiva, somados a condições climáticas adversas, empobreceram o solo de 142 municípios do Estado.
Se nada for feito para reverter o processo, de acordo com o estudo, essas terras não terão mais uso econômico ou social, o que vai afetar 20% da população mineira.
Isso obrigaria 2,2 milhões de pessoas a deixar a região norte do Estado e os vales do Mucuri e do Jequitinhonha.
"A terra perde os nutrientes e fica estéril, não serve para a agricultura nem consegue sustentar a vegetação nativa", afirma Rubio de Andrade, presidente do Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas, responsável pelo estudo.
A região engloba cerrado, caatinga e mata atlântica.
Segundo o governo do Estado, é preciso investir R$ 1,3 bilhão nas próximas décadas para frear o processo, que já causa danos no semiárido mineiro. Lá estão 88 das 142 cidades consideradas suscetíveis à desertificação.
Vladia Oliveira, professora do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Ceará, disse que áreas desertificadas são diferentes de desertos naturais porque passam por um acentuado declínio de biodiversidade até se tornarem estéreis.
"Já os desertos são ecossistemas com sustentabilidade, ainda que com baixa diversidade. Eles estão vivos."
PROGRAMA NACIONAL
O estudo foi encomendado para o Programa de Ação Nacional de Combate à Desertificação, que terá R$ 6 milhões neste ano para combater a desertificação no país.
Andrade diz que, para reduzir o fenômeno, é preciso aumentar as reservas naturais de vegetação e recuperar os recursos hídricos.
O agricultor Geraldo Moreno, 50, dono de três hectares em Espinosa (700 km de BH), já sente as mudanças em sua pequena lavoura de feijão.
"Se der para [alimentar] a família dá para comemorar", diz ele, que sustenta mulher e quatro filhos com a terra.
"Aqui não chove quase nada e não tenho dinheiro para adubar a terra. O que salva são as cabras, mas estão magras", diz o mineiro, que recebe verba do Bolsa Família para complementar a renda.
O governo pretende reduzir o espaço destinado ao gado nas áreas de caatinga e restringir atividades prejudiciais ao meio ambiente, como a extração de carvão.
"A população tem de se conscientizar de que, se essas ações não forem tomadas, nada mais poderá ser produzido", diz Andrade.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°67542
De: francisco carlos Data: Segunda 9/5/2011 07:21:25
Cidade: limeira/sp  País: brasil

pelo que vejo a segurança em montes claros esta jogada as traças,morei um tempo nesta cidade e ja foi bem melhor hoje sou gcm em limeira e da pra notar que a segurança aqui esta muito a frente onde temos uma cidade duas veses maior do que montes claros e temos aqui um indice de violencia bem menor com certesa e incompetencia dos (...) por ai.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°67541
De: Juliana Lopes Data: Domingo 8/5/2011 23:52:16
Cidade: Montes Claros -MG

Hoje é o dia das mães... o dia das mães mais triste que já vivemos em família. Afinal, hoje faz exatamente um mês que abracei meu sobrinho pela última vez...E que o vi com vida e feliz,cheio de planos, cheio de sonhos para realizar, um jovem animado, transparecendo para todos a alegria de viver bem. Para ele, viver bem era o que estava vivendo justamente agora: trabalhando, cheio de amigos, de bem com toda a família, de bem consigo mesmo e principalmente de bem com DEUS. Hoje a mãe dele, minha irmã, foi ao cemitério, na tentativa de estar perto do filho no dia das mães... Quanta dor sentiu naquele momento que ali esteve. Ele era seu filho mais velho, só tinha ele e Letícia. Lembro que foi um parto meio complicado, foi e voltou ao hospital várias vezes, até que veio ao mundo aquele bebezão lindo e muito fofo... Viveu com ele por vinte e oito anos, e foram todos eles anos de amor e nada de preocupação ou inquietação por causa de sua conduta. Essa sempre foi de bom filho, bom rapaz. Hoje faz um mês com comemos pizza juntos, rimos e brincamos, e agora, estamos sozinhos, carentes de sua presença... Autoridades, respondam por favor: Onde está a Justiça? Será mesmo que a tal Justiça seja cega? Ou seria inerte? Ou as duas coisas?? Homem justo agora morre, família resta dilacerada, coração de mãe agora é arrancado e os culpados? Estes permanecem livres, vivos e felizes, do jeito deles, mas felizes... Até quando isso será assim? O que é preciso fazer para que isso seja mudado? Policiais: cadê a estratégia? Legisladores: que tal rever essas leis que só beneficiam os malditos transgressores? Meu Deus: tende misericórdia de todos nós!!! Minha esperança ainda não foi perdida... Max William Lopes, sentimos saudades, cada dia mais. Te amamos sempre... Fez falta na casa da vovó hoje, imeeeeensamente. Que Deus lhe proteja!

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°67540
De: Ana Cecilia Data: Domingo 8/5/2011 19:42:27
Cidade: montes claros-centro

É impressionante a falta de respeito.Passando agora 19:10 em pleno Domingo na Av. Santos Dumont entre uma padaria e a igreja do santuário, um casal de drogados praticavam sexo explícito, os dois totalmente nus, ele um homem branco e careca, ela uma mulher de cor negra.
Depois de abordados pelo meu pai, levantaram tranqüilamente vestiram a roupa e desceram em direção a Rua belo horizonte sobre os olhares de crianças e pessoas horrorizadas com a falta de respeito..

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°67539
De: Efemérides - Nelson Vianna Data: Segunda 9/5/2011 07:30:37
Cidade: Montes Claros-MG

(Durante anos, o escritor e agrimensor Nelson Vianna, nascido em Curvelo e apaixonado por M. Claros, desde que aqui chegou, pesquisou a história da cidade. Foi a arquivos, jornais, revistas e livros, entrevistou pessoas, vasculhou correspondências – enfim, buscou em toda parte fontes que permitissem levantar a história do município de M. Claros. Conseguiu. Processou sua longa procura e publicou "Efemérides Montesclarenses", que cobrem o período de 1707 a 1962, revelando o que - neste período - aconteceu de mais importantes no cotidiano de nossas vidas. Nelson Vianna, apaixonado por M. Claros, reconhecido ao historiador Hermes de Paula, mais novo do que ele, mas seu auxiliar no trabalho, prestou - prestaram os dois, é preciso gritar isto - uma das mais notáveis contribuições à civilização dita montesclarina. Morreu sem ostentar riqueza material, mas o seu legado espiritual cresce a cada dia, embora ainda não seja suficientemente reverenciado. O tempo, sempre ele, também fará esta reparação. Republicar a resenha histórica pacientemente ajuntada pode ser um começo. Pelo calendário do dia, sairá publicado aqui, desde este 12 de janeiro de 2011, o que ele conseguiu desvendar no vasto tempo de 255 anos - entre 1707 e 1962, de uma Montes Claros nascente, criança e juvenil. Ajudará a cidade a se localizar. Talvez, a se achar. E haverá sempre um preito de gratidão a estes dois - Nelson Vianna e Hermes de Paula, e a muitos outros que, no silêncio, onde Deus fala aos Homens, recolhem o aplauso geral):

9 de maio

1919 – Joaquim Sarmento Sobrinho é eleito par ao cargo de Juiz de Paz do distrito da cidade, em consequência da vaga aberta com o falecimento de Christiano Thiago Xavier do Ó.
1936 – A “Gazeta do Norte”, desta data, noticia a chegada a esta cidade do dr. José Tupiniquim Horta Drumond, transferido, por promoção, da Comarca de Caldas, para a de Montes Claros, onde virá substituir o Juiz de Direito dr. José Besson de Oliveira Andrade, ora transferido, por promoção, da Comarca de Montes Claros para a de Lavras.
1944 – A ZYD-7. Rádio Sociedade Norte de Minas, lança oficialmente as suas ondas com 250 watts de antena.
Funcionava, primitivamente, à rua Governador Valadares, nº 223, no antigo prédio do extinto Cine Renascença.
1945 – Falece dona Honorina Medeiros do Ó, viúva do antigo Escrivão José Leite Vieira.
1952 – Falece Joaquim Manoel de Carvalho (Mangabeira). Nasceu em Rio de Contas, Estadão da Bahia, vindo para Montes Claros, com apenas 12 anos de idade, dedicando-se aqui às atividades comerciais.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°67538
De: José Prates Data: Domingo 8/5/2011 15:43:04
Cidade: Rio de Janeiro - RJ

Em Moc, violência importada.

José Prates

Waldyr Sena tem toda razão, quando diz que Montes Claros está parecendo com o Rio de Janeiro, no que existe de pior naquela cidade: a criminalidade com violência que acabou com a poesia e o romantismo dos morros cariocas, mandando embora a passarada que com seu canto era a alvorada ao amanhecer. Agora, em vez do canto das aves, são tiros de fuzis na luta entre traficantes; a sinfonia dos pardais, anunciando o anoitecer, não existe mais. Agora é o matracar das metralhadoras nos confrontos com policiais e ao fim do dia, sob a chuva de balas, o morro inteiro recolhe-se em prece: Ave Maria!. Por falar nisso, cadê Maria, de lata d’água na cabeça que nunca mais subiu o morro? Escondeu-se no barracão de zinco sem telhado, fugindo de bala perdida, aonde a vida humana foi banalizada e é tirada a troco de nada, quase sempre pelo simples prazer de matar. Hoje, quem vive lá no morro está distante do céu. É o Rio de Janeiro de hoje. Acabou a poesia, acabou o sossego e esse desassossego foi exportado para as grandes cidades e Montes Claros foi uma delas. Por isso é que diz que a violência é coisa de cidade grande, aonde o progresso chegou. Mas, quantos não gostariam de devolver esse “progresso” e receber de volta a tranqüilidade que se foi quando a violência chegou?
O Rio de Janeiro continua lindo, maravilhoso, na sua geografia encantadora. A sua beleza natural atrai fotógrafos do mundo inteiro e inspira poetas e artistas plásticos. Durante muitos anos, Copacabana foi ícone de beleza urbana que atraia turistas, ganhando fama internacional. Toda essa beleza começou a ser invadida pelo crime organizado na década de 70, promovendo a crescente favelização, não digo consentida, mas, incentivada por governos populistas. A criminalidade chegou a proporções nunca imaginadas e a violência passou a ser notícia cada vez mais presente nos noticiários. Hoje, é difícil saber qual a imagem que se associa ao Rio de Janeiro se a sua beleza natural ou a violência que está passando a produto de exportação. O medo tomou conta do cidadão; a insegurança tolhe os passos e em cada face está a marca da angustia. Polícia com incumbência repressora existe, mas, não existe, porém, uma política de segurança que atinja todos os recantos da cidade.
A UPP (Unidade de Policia Pacificadora) implantada há pouco tempo, graças ao empenho do Secretario de Segurança do Rio de Janeiro, tem a finalidade precípua de pacificar a comunidade, eliminando a violência. Sozinha, porém, ela não vai alterar a vida no morro, como se espera. E o ideal é que o morro se transforme em um bairro como outro qualquer. Para isso, é preciso levar para lá as leis e os costumes tradicionais. Se tal não acontecer, o bandido continuará lá porque ele necessita do morro do jeito que está. Enquanto permanecer o morro favela, o traficante, o assaltante, estarão presentes. No caso do morro do alemão, a UPP tirou dali o tráfico de drogas e a bandidagem escorraçada, procurou abrigo em outros locais, alguns fora do Rio, migraram às carreiras, para outras cidades e, até, outros Estados. Os moradores deparam-se com enorme mudança. Afinal, quem arbitrava tudo no morro era o tráfico. Os equipamentos sociais, sem dúvida são bem-vindos, mas as UPPs precisam, sobretudo, de justiça próxima, de juizados de pequenas causas, de subprefeitos, como têm Copacabana e Leblon. Precisam de vida normal. Como em qualquer lugar, não pode haver "gatonet", construções irregulares e práticas ilegais. Claro que há necessidade de uma transição até que tudo seja devidamente ajustado. Vamos aguardar.


(José Prates, 84 anos, é jornalista e Oficial da Marinha Mercante. Como tal percorreu os cinco continentes em 20 anos embarcado. Residiu em Montes Claros, de 1945 a 1958, quando foi removido para o Rio de Janeiro, onde reside com a familia. É funcionário ativo da Vale do Rio Doce, estando atualmente cedido ao Sindicato dos Oficiais da Marinha Mercante, onde é um dos diretores)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°67537
De: Eduardo rocha Data: Domingo 8/5/2011 11:38:21
Cidade: Montes Claros

Ontem o Show Axé Montes terminou até mesmo antes da meia noite, finalmente as leis ambientais estao sendo cumpridas. a vila Exposicao agradece.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°67536
De: Efemérides - Nelson Vianna Data: Domingo 8/5/2011 09:43:52
Cidade: Montes Claros

(Durante anos, o escritor e agrimensor Nelson Vianna, nascido em Curvelo e apaixonado por M. Claros, desde que aqui chegou, pesquisou a história da cidade. Foi a arquivos, jornais, revistas e livros, entrevistou pessoas, vasculhou correspondências – enfim, buscou em toda parte fontes que permitissem levantar a história do município de M. Claros. Conseguiu. Processou sua longa procura e publicou "Efemérides Montesclarenses", que cobrem o período de 1707 a 1962, revelando o que - neste período - aconteceu de mais importantes no cotidiano de nossas vidas. Nelson Vianna, apaixonado por M. Claros, reconhecido ao historiador Hermes de Paula, mais novo do que ele, mas seu auxiliar no trabalho, prestou - prestaram os dois, é preciso gritar isto - uma das mais notáveis contribuições à civilização dita montesclarina. Morreu sem ostentar riqueza material, mas o seu legado espiritual cresce a cada dia, embora ainda não seja suficientemente reverenciado. O tempo, sempre ele, também fará esta reparação. Republicar a resenha histórica pacientemente ajuntada pode ser um começo. Pelo calendário do dia, sairá publicado aqui, desde este 12 de janeiro de 2011, o que ele conseguiu desvendar no vasto tempo de 255 anos - entre 1707 e 1962, de uma Montes Claros nascente, criança e juvenil. Ajudará a cidade a se localizar. Talvez, a se achar. E haverá sempre um preito de gratidão a estes dois - Nelson Vianna e Hermes de Paula, e a muitos outros que, no silêncio, onde Deus fala aos Homens, recolhem o aplauso geral):

8 de maio

1846 – Em sessão ordinária da Câmara Municipal de Montes Claros de Formigas, sob a presidência do Vigário Antônio Gonçalves Chaves, Justino Pereira Ramos e eleito para o cargo de Capitão Promotor do Conselho de Disciplina do 3º Batalhão.
1908 – Nasce em Grão Mogol Pedro Alves Ferreira Paulino, filho de Cassimiro Alves Ferreira Paulino e dona Isabel Fernandes Paulino. Tendo vindo para Montes Claros em 1913, aqui fêz a sua carreira no comércio. É membro do Diretório Municipal do Partido Republicano em Montes Claros, desde a sua organização em 1945. Elegeu-se Juiz de Paz pelo distrito da cidade em 1947, reelegendo-se em 1950, tendo exercido o cargo até 1954, ocasião em que substituiu o Juiz de Direito da Comarca por ordem da Corregedoria da Justiça. É Diretor da Associação Comercial e Industrial de Montes Claros desde a sua fundação; Tesoureiro, e Diretor do Fundo ACIMC de Desenvolvimento.
1925 – São produzidos, por meio da máquina, em Montes Claros, os primeiros blocos de gêlo. Localizada na rua 15 de novembro, hoje Presidente Vargas, a fábrica é de propriedade de Antônio Virgolino Rabelo (Seu Nem) e foi instalada por João Demichelli.
1938 – É inaugurada, nesta cidade, a Associação Municipal de Estudos e Atletismo (AMEA), anexa ao Ginásio Municipal de Montes Claros.
1950 – É solenemente inaugurada em Montes Claros a Caixa Econômica Federal. O ato contou com a presença de altos representantes da administração da Caixa Econômica, autoridades religiosas, civis e militares locais e pessoas de destaque do comércio, da indústria, pecuária e demais classes produtoras. A bênção das instalações foi oficiada por S.Excia. Revma. Dom Antônio de Almeida Morais Júnior, Bispo Diocesano.
O primeiro gerente da Caixa Econômica Federal, em Montes Claros, é o dr. Ayres Balbino de Carvalho.
1955 – Realiza-se a bênção dos alicerces do Seminário local, sendo observado o seguinte programa: 8 horas, Missa Festiva, celebrada por S. Exc. Revma. Dom Luiz Victor Sartori, que pregou sobre a obra do Seminário. Em seguida, bênção dos alicerces, já terminados. Depois, churrasco e exibições de danas folclóricas, como a Dança de S. Gonçalko, dos Catopês, Marujos, etc. Estiveram presenes ao ao numerosas pessoas destacadas da sociedade montesclarense.
1957 – Pela lei n.º 356, fica o Prefeito Municipal de Montes Claros autorizado a promover a concorrência pública para a exploração do Matadouro Municipal de Montes Claros.
1962 – A lei n.º 566, da Prefeiura Municipal, autoriza e emprésimo de Cr$ 8.000.000 para a aquisição de material e instalação de um Corpo de Bombeiros em Montes Claros.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°67535
De: andre Data: Sábado 7/5/2011 19:47:27
Cidade: moc  País: brasil

e realmente as pequenas empresas estao sendo massacradas pelos orgaos fiscalizadores sao tantos impostos e taxas.ate os bombeiros aderiram as cobrancas abusivas manchando a corporacao

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°67533
De: Antonio Bittencourt Data: Sábado 7/5/2011 13:44:09
Cidade: montes claros

Vocês meus caros conterraneos que reclamam do barulho provocado pelos sons automotivos, este fim de semana tomei uma atitude drástica pois não suportava a quantidade de carros com o som extremamente alto que transitavam em minha rua, combinamos os vizinhos e simplesmente fechamos a nossa rua a partir das 22hs, como? com "cavaletes de metal" e uma "malha de pregos".É Simplesmente inacreditavel a que ponto chegamos e o que temos de fazer para se fazer cumprir um direito nosso. Foi necessario tomar uma atitude extrema como essa para que pudessemos ter uma noite de sono tranquila e sem as janelas estremecendo. Polícia de meio ambiente? Patrulha do Silêncio? nunca me atenderam.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°67531
De: Luiza Data: Sábado 7/5/2011 13:08:05
Cidade: Belo Horizonte

Sou de Montes Claros e moro em Belo Horizonte. Tenho muito mais tranquilidade de caminhar pelas ruas de Bh do que pelas ruas de Montes Claros, seja que horas for.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°67530
De: Arthur Data: Sábado 7/5/2011 11:50:45
Cidade: Moc

O dono e presidente da Foxconn, empresa chinesa,mandou carta para a presidente Dilma Rousseff dizendo que quer antecipar de novembro para julho o início da montagem do iPad e do iPhone no Brasil. Serão investidos 12 bilhões de dólares na fábrica brasileira. A empresa vai enviar 200 engenheiros e técnicos em eletrônica brasileiros para serem treinados na China e quer logo os passaportes. Uma outra exigência: quer baixar os impostos sobre o tablet, que cairá de preço ao ser desclassificado de computador para notebook. A Apple já enviou ao Brasil os primeiros componentes para montagem local do tablet, vindos da Ásia. A fábrica será nas instalações que a Foxconn tem em Jundiaí e Indaiatuba, em S. Paulo. Contudo, não adianta produzir logo e baixar o preço para o Ipad se o Brasil não melhorar o acesso à navegação por banda larga. Veja o caso de M. Claros - aqui, banda larga é realidade apenas para quem está disposto a pagar planos caríssimos. Menos de 4 megas fixos, sem oscilar, não é banda larga - é empulhação. Não adianta ter carro último modelo se ele não pode sair da garagem. Outra coisa - na Europa, o Ipad top de linha custa algo como 1500 reais. No Brasil, custa quase o dobro, por causa dos impostos.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°67529
De: Felipe Data: Sábado 7/5/2011 11:30:23
Cidade: Montes Claros

A pertubação do sossego toma conta da cidade de Montes Claros, todo fim de semana é a mesma coisa.No rua onde moro, a cada minuto passar um dos carros ditos usinas de som, com barulho tão intenso que a casa, às vezes, até treme. Não consigo nem dormir em paz nos fins de semana, pois todo momento eu acordo com o barrulho de um veículo com o som em alto volume.(...)Nesta madrugada, por volta das quatro horas, um desses automóvel pertubadores do sossego alheios deu um defeito mecânico em frente a minha residência, como já tinha acordado com som e havia várias pessoas conversando em voz alta na rua, eu me levatei e abrir o portão para olhar o que havia ocorrido. Embora, naquele momento, os baderneiros já haviam distanciados da proximidade da minha casa, empurrando o veículo, eu percebir que existia sete pessoas dentro do carro, sendo que, quando o automóvel funcionou, todos adentram nele e seguiram com o barrulho infernal pela madrugada. Eu não conseguir observar a placa, mas, será que adiantaria ligar para a polícia?

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°67528
De: O Tempo Data: Sábado 7/5/2011 10:40:05
Cidade: BH

Caminhoneiro é preso durante operação contra o tráfico de drogas em Montes Claros - TABATA MARTINS Por meio de um mandado de prisão, um caminhoneiro, de 28 anos, foi preso durante uma operação de combate ao tráfico de drogas nessa sexta-feira (6) em Montes Claros, no Norte de Minas Gerais. O homem foi detido em um posto de combustível da cidade.Segundo os policiais, na casa do caminhoneiro, no bairro Major Prates, foram apreendidos 22 kg de drogas, sendo 20 kg de maconha e 2 kg de pasta base de cocaína. De acordo com o delegado responsável pela operação, Jurandir César, a droga seria refinada e vendida em Montes Claros e em outras cidades da região.Ainda de acordo com o delegado, o caminhoneiro saiu de São Paulo e seguia para a Bahia com o veículo carregado de equipamentos eletrônicos. O veículo foi apreendido e conduzido ao Pátio do CIRETRAN. Já o homem, foi preso em flagrante por tráfico de drogas e levado para o Presídio Regional de Montes Claros.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°67527
De: Agostinho Data: Sábado 7/5/2011 10:36:11
Cidade: Montes Claros

Sáb 07/05/11 - 10h23 - "... como é meu filho, que adoeceu nas Formas Armadas do Brasil, que toma medicamentos controlados e os sons passam em alto volume. Não temos a quem recorrer e os orgãos competentes da Prefeitura Municipal não tomam providências..."
A qualidade de vida desaba em M. Claros a cada dia e nós nos sentimos desamparados por aqueles que deveriam cumprir as leis e exigir o cumprimento das leis. São chamados de "autoridade" - que o dicionário define assim: "direito ou poder de ordenar, de decidir, de atuar, de se fazer obedecer". Se não querem cumprir as leis, que deixem os cargos. Nossas famílias estão sofrendo.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°67526
De: Augusto Data: Sábado 7/5/2011 09:40:32
Cidade: Montes Claros/MG

Gostaria de falar sobre os veiculos,portadores de caixas sonorar de alto volume que passa por a rua Julio Canelas a partir de 01;00 da manhã mais ou menos,não deixando pessoas idozas dormir,e pessoas doentes de cardiopatias(coração)e problemas psiquiatricos como é meu filho que adoeceu nas formas Armadas do Brasil,que toma medicamanetos controlados e os sons passam com em alto volume.Não temos a quem recorrer e os orgão competentes da Prefeitura Municipal,não tomam providencias cabiveis.Acho um abusurdo que a nossa Montes Claros/MG,tenha chegado a este ponto.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°67525
De: Neide Data: Sábado 7/5/2011 09:37:50
Cidade: Montes Claros

Quando o dia clareou hoje, por volta das seis horas, um carro automotivo estava parado no "triângulo da impunidade" lançando barulho a todo volume por vários quarteirões. Ao redor, pessoas gritavam, como se estivessem sob o poder de drogas muito poderosas. Não foi o único durante a noite. Fica difícil acreditar na publicação da prefeitura de que reduziu em 70 por cento o barulho em M. Claros. Adoraríamos que fosse verdade, mas isto não é fato nem na área hospitalar...

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°67524
De: Efemérides - Nelson Vianna Data: Sábado 7/5/2011 08:33:48
Cidade: Montes Claros/MG

(Durante anos, o escritor e agrimensor Nelson Vianna, nascido em Curvelo e apaixonado por M. Claros, desde que aqui chegou, pesquisou a história da cidade. Foi a arquivos, jornais, revistas e livros, entrevistou pessoas, vasculhou correspondências – enfim, buscou em toda parte fontes que permitissem levantar a história do município de M. Claros. Conseguiu. Processou sua longa procura e publicou "Efemérides Montesclarenses", que cobrem o período de 1707 a 1962, revelando o que - neste período - aconteceu de mais importantes no cotidiano de nossas vidas. Nelson Vianna, apaixonado por M. Claros, reconhecido ao historiador Hermes de Paula, mais novo do que ele, mas seu auxiliar no trabalho, prestou - prestaram os dois, é preciso gritar isto - uma das mais notáveis contribuições à civilização dita montesclarina. Morreu sem ostentar riqueza material, mas o seu legado espiritual cresce a cada dia, embora ainda não seja suficientemente reverenciado. O tempo, sempre ele, também fará esta reparação. Republicar a resenha histórica pacientemente ajuntada pode ser um começo. Pelo calendário do dia, sairá publicado aqui, desde este 12 de janeiro de 2011, o que ele conseguiu desvendar no vasto tempo de 255 anos - entre 1707 e 1962, de uma Montes Claros nascente, criança e juvenil. Ajudará a cidade a se localizar. Talvez, a se achar. E haverá sempre um preito de gratidão a estes dois - Nelson Vianna e Hermes de Paula, e a muitos outros que, no silêncio, onde Deus fala aos Homens, recolhem o aplauso geral):

7 de maio

1887 – Em seu nº 169, o “Correio do Norte” publica na secção Várias notícias:
“A Gerência do “Correio do Norte”, sabendo que a ilustríssima Câmara Municipal por enquanto não dispõe de verba para a publicação de seus trabalhos, oferece-se a inserir gratuitamente nesta folha os seus editais, até que ela esteja habilitada de meios a contratar o serviço da publicação do expediente”.
1914 – Perante o Presidente da Câmara Municipal de Montes Claros, cel. Joaquim José Costa, presta juramento e toma posse do cargo de Procurador da Câmara, no distrito da cidade, João Nascimento Silva.
1956 – Realiza-se a reunião dos Consultores Diocesanos para, de acordo com as determinações canônicas, eleger-se um Vigário Capitular que administre a Diocese até a posse do novo Bispo. A escolha recai sobre o monsenhor Gustavo Ferreira de Sousa, que vinha exercendo as funções de Vigário Geral e Governador do Bispado de Montes Claros. A posse do eleito realizou-se no mesmo dia.
1958 – Toma posse, no Fórum Gonçalves, desta cidade, o nôvo Juiz de Direito da Comarca, dr. Francisco Bórgia Valle, promovido, por merecimento, da Comarca de Pirapora para a de Montes Claros, em substituição ao dr. Otávio Vieira Machado.
1959 – Falece dona Maria Chaves de Queirga Lafetá. Nasceu em Montes Claros a 15 de fevereiro de 1863, filha de Joaquim Teixeira de Queiroga. Era viúva do Escrivão de órfãos de Montes Claros, cap. Antônio Francelino Lafetá, com quem se casou em outubro de 1886.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°67523
De: Carlúcio Data: Sexta 6/5/2011 21:20:23
Cidade: Moc

É apenas delírio da prefeitura divulgar que reduziu em 70 por cento o barulho excessivo, abusivo, da cidade. Agora mesmo, numa área hospitalar de M. Claros acaba de passar uma poderosa moto desprovida de silencioso na descarga. O barulho, infernal, é comum por toda a cidade, a qualquer hora, e não há notícia de que a lei, no caso o Código Nacional de Trânsito, seja obedecido. Cada um anda do jeito que quer e nada acontece. No tempo em que a PM cuidado do trânsito havia respeito pelas leis. (...) Torcemos, de fato, que os ruídos abusivos sejam eficazmente combatidos.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°67522
De: Hélio F. Souza Data: Sexta 6/5/2011 18:30:20
Cidade: Tombos / MG

Hoje, aproveitando o restinho da tarde de sexta-feira do meu serviço, andei vasculhando os colunistas da minha terra no montesclaros.com . É incrível como esses conterrâneos escrevem. É fabuloso ler José Prates, Oswaldo Antunes, Dona Ruth, Petrônio Bráz entre outros. Mais o que faz meu coração saltar de alegria, é ler Ucho Ribeiro. Ucho faz o cotidiano ficar mágico, escreve de um jeito simples a vida e consegue traduzir na brincadeira das palavras o sentimento desse povo sertanejo. Escreva mais Ucho nem que seja pra contar "potocas" como você mesmo diz.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°67521
De: Manoel Teixeira Data: Sexta 6/5/2011 17:45:46
Cidade: Montes Claros

Ao ler a mensagem 67519 me lembrei de uma situação vivenciada por mim na segunda-feira 02/05. Ao parar meu veículo na Av. Mestra Fininha no Cruzamento com a Deputado Esteves Rodrigues fui abordado por um cidadão aparentemente sob efeito de substância psicoativa que solicitou dinheiro, como não atendir fui ameaçado, momento que mesmo com o sinal fechado fui obrigado a arracar o veículo. Então pergunto onde estão as Autoridades que não tomam nenhuma providência. (...)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°67520
De: Waldyr Senna Data: Sexta 6/5/2011 15:35:36
Cidade: Montes Claros/MG

O Rio de Janeiro é aqui

Waldyr Senna Batista

Montes Claros está cada vez mais parecida com o Rio de Janeiro, infelizmente só naquilo que a bela capital fluminense tem de abominável. Como, por exemplo, na escalada do crime.
Até a semana passada, faltava aqui o registro de ocorrência de assalto a mão armada seguido de morte. Não falta mais. Ocorreu em pleno centro da cidade, sol a pino, quando egresso do Carandiru e três comparsas com registros policiais, um deles empunhando revólver, o acionou contra empresário que se dirigia a agência bancária, “porque ele reagiu”, conforme a cínica expressão do frio criminoso.
A gangue dispunha de carro e de moto e era monitorada com uso de celulares. A vítima deixou viúva, um filho de pouco mais de um ano e outro por nascer. Esse crime eleva para 32 o número de homicídios praticados na cidade nos primeiros quatro meses do ano, média de 8 por mês. O dado positivo a ressaltar nessa tragédia foi que, desta vez, a Polícia conseguiu prender três dos quatro integrantes da quadrilha, momentos após o crime.
Para completar a semelhança com o Rio de Janeiro, fica faltando agora assalto a banco. Este, segundo parecer de um especialista, é “tecnicamente” inviável, devido às ruas estreitas e tortuosas da cidade, que impediriam a fuga. O parecer é de um assaltante, preso há tempos, explicando por que não age em Montes Claros nessa modalidade de crime. Ruas estreitas têm ao menos essa serventia...
A cidade vive um drama nessa questão. Os índices de assassinatos registrados nos últimos anos coloca-a entre as mais violentas do País, apesar de estatísticas amenas divulgadas pelas autoridades policiais. No entanto, a Organização Mundial da Saúde, órgão patrocinado pela ONU, estabelece como tolerável o índice de 10 homicídios por grupo de 100 mil habitantes. Com 355 mil habitantes, segundo o censo do ano passado, Montes Claros alcançaria 36 homicídios só no final deste ano. Mas, decorridos apenas quatro meses, está com 32, com possibilidade de chegar aos 100, se mantiver a média mensal de 8 mortes. Segundo a OMS, índice superior a 10 por 100 mil habitantes caracteriza epidemia. Mais do que isso, a classificação passa a ser “fora de controle”.
A situação é tão alarmante e evidente, que não seria necessário apelar para a OMS a fim de constatar que a situação da criminalidade em Montes Claros é gravíssima. Basta verificar a conduta de autodefesa dos moradores da maioria dos bairros, que vêm procurando se proteger com a instalação de dispositivos cada vez mais ostensivos: começaram com a construção de muralhas e instalação de grades, vindo depois dispositivos eletrônicos que vão de cercas elétricas a alarmes e, ultimamente, rolos de arame farpado sobre as muralhas. Com essa espécie, que nos últimos dias tem proliferado, os moradores mostram que renunciaram ao belo, ao estético e ao bom gosto em nome da segurança. Até onde isso irá parar, não se sabe.
Tudo acontece apesar de as autoridades policiais disporem de instrumentos apropriados para reforço da segurança. Tem havido ampliação do contingente, inclusive com a criação de um segundo batalhão, uso de helicóptero, rede de vigilância eletrônica(olho vivo), patrulhamento constante, implantação de guaritas em bairros, construção de novo presídio e tudo o mais que seria de desejar para o atendimento de situação crítica. Mas o problema agrava-se cada vez mais.
No final do ano passado, circulou na cidade lista com o nome de 17 pessoas que estariam “marcadas para morrer”. A notícia foi divulgada por jornal de Belo Horizonte e confirmada pelo promotor Henry Wagner Vasconcelos, da Comarca de Montes Claros. Houve certa apreensão, já desfeita, considerando-se que o número de homicídios praticados na cidade, daquela data até agora, foi de quase o dobro dos previstos na lista.
Isso não deixa dúvidas de que, infelizmente, o Rio de Janeiro é aqui.


(Waldyr Senna é o mais antigo e categorizado analista de política em Montes Claros. Durante décadas, assinou a "Coluna do Secretário", n "O Jornal de M. Claros", publicação antológica que editava na companhia de Oswaldo Antunes. É mestre reverenciado de uma geração de jornalistas mineiros, com vasto conhecimento de política e da história política contemporânea do Brasil)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°67519
De: Andetson Alves Data: Sexta 6/5/2011 15:00:50
Cidade: Montes Claros Mg  País: Brasil

(...)Ontem por volta das 20:00hs no semáfaro dos cruzamentos da sanitária próximo ao antigo Posto Estrela, um amigo parou o carro ao deparar com o sinal fechado, quando apareceu um homem se passando por flanelinha, usando boné e com a cabeça baixa, antes mesmo de conversar com o mesmo se assustou com as portas traseiras sendo abertas, e dois homens adentrando seu veículo portando de armas e anunciando assalto, levando do mesmo dinheiro e aparelho celular.(...)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°67518
De: Elquison Data: Sexta 6/5/2011 11:45:20
Cidade: M. Claros

(...) Democracia é quando a sociedade controla o estado. Quando acontece o contrário - o estado aumentando suas imposições sobre a sociedade - é exatamente o contrário o que ocorre. As crescentes exigências do Corpo de Bombeiros e da Prefeitura para que pequenas empresas continuem a funcionar estão asfixiando (ainda mais - e aqui a expressão é verdadeira) importante setor da economia, exatamente aquele que mais emprega. Quem, afinal, lucra tanto com tantas exigências, cabidas e descabidas ?? - é a pergunta.(...) São novamentes leis dos excelentíssimos senhores deputados e vereadores asfixiando quem trabalha??

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°67517
De: Márcia Maia Data: Sexta 6/5/2011 11:13:45
Cidade: Montes Claros  País: Brasil

Quem postou esta mensagem da Prefeitura, afirmando que a poluição sonora diminuiu 70%, deve está morando em qualquer lugar do mundo menos em Montes Claros/MG.(...)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°67516
De: Manoel Hygino Data: Sexta 6/5/2011 10:17:18
Cidade: Belo Horizonte / Mg

Aconteceu em abril

Manoel Hygino dos Santos (Jornal Hoje em Dia)

Daqui dezenas de anos, ainda a chacina de Realengo será tristemente lembrada. As pessoas que passarem pelas imediações apontarão a escola que tem o nome de um escritor hoje pouco conhecido e dirão: "Ali aconteceu em abril de 2011". Quem poderia ou deveria ser responsabilizado pelo massacre? O esquizofrênico que disparou 62 vezes contra crianças indefesas? Os pais de criação, que não souberam ou não puderam oferecer-lhe tratamento adequado? A ciência que ainda não descobriu meios terapêuticos de evitar essas tragédias? As autoridades policiais que permitiram que as armas fosse parar nas mãos do homicida? Da direção da escola que não tinha suficiente número de funcionários para impedir o ingresso de um quase desconhecido em suas dependências? Dos que possibilitaram que aparelhos modernos lhe chegassem às mãos e lhe criassem a fantasia macabra que esse doente mental usou num ritual inusitado no Brasil? Deverá a sociedade ser incriminada pelo assassinato coletivo? Ou ninguém pode ser acusado pela urdidura do projeto maligno e sua consumação? O tempo fluirá sem que se alcance conclusão aparentemente clara, sensata, irretorquível. Não resta dúvida de que o morticínio foi premeditado, laborado por cérebro doentio de alguém com inteligência e conhecimento pleno dos fatos, personagens e locais em que agiria. Nossos loucos estão soltos e prisão não resolve seus problemas. Da confusão mental em que vivia o homicida do Rio, pode-se extrair prova contundente com algumas de suas considerações, encontradas após a chacina. Por exemplo: "A luta pela qual muitos irmãos no passado morreram e eu morrerei não é exclusividade pelo que é conhecido como bullying. A nossa luta é contra pessoas cruéis, covardes, que se aproveitam da bondade, da inocência e da fraqueza de pessoas incapazes de se defenderem". O atentado não foi exatamente contra os cruéis, porque atingiu meninos da Escola do bairro carioca, desde então estigmatizado pelo crime hediondo. Por ele ninguém será punido, talvez os fornecedores de armas assassinas, vendidas regulamente no comércio de norte a sul do país. O Brasil se vai tornando uma nação desalmada e armada, sem o que não haveria esse turbilhão incessante de mortes por múltiplas razões, ou sem razão alguma. Uma das editorias mais trabalhosas na imprensa é a de polícia, que recebe dezenas de relatos e denúncias de crimes, a cada dia. Longe da Cidade Maravilhosa, estudante de uma escola em Francisco Dumont, no norte de Minas, viveram momentos de terror no dia 13 de abril, quando um aluno entrou armado com revólver e um facão na sala de aula, após discutir com a professora. Isso na pacata e modesta cidade de hoje, que foi distrito de Bocaiuva e já se chamou Conceição do Barreiro, terra natal de minha mãe. Na minha cidade de nascimento, são quase 30 o número de assassinatos este ano. E a tudo assistimos sem nada fazer, a não ser o registro como ora fiz e termino.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°67515
De: Efemérides - Nelson Vianna Data: Sexta 6/5/2011 07:24:37
Cidade: Montes Claros/MG

(Durante anos, o escritor e agrimensor Nelson Vianna, nascido em Curvelo e apaixonado por M. Claros, desde que aqui chegou, pesquisou a história da cidade. Foi a arquivos, jornais, revistas e livros, entrevistou pessoas, vasculhou correspondências – enfim, buscou em toda parte fontes que permitissem levantar a história do município de M. Claros. Conseguiu. Processou sua longa procura e publicou "Efemérides Montesclarenses", que cobrem o período de 1707 a 1962, revelando o que - neste período - aconteceu de mais importantes no cotidiano de nossas vidas. Nelson Vianna, apaixonado por M. Claros, reconhecido ao historiador Hermes de Paula, mais novo do que ele, mas seu auxiliar no trabalho, prestou - prestaram os dois, é preciso gritar isto - uma das mais notáveis contribuições à civilização dita montesclarina. Morreu sem ostentar riqueza material, mas o seu legado espiritual cresce a cada dia, embora ainda não seja suficientemente reverenciado. O tempo, sempre ele, também fará esta reparação. Republicar a resenha histórica pacientemente ajuntada pode ser um começo. Pelo calendário do dia, sairá publicado aqui, desde este 12 de janeiro de 2011, o que ele conseguiu desvendar no vasto tempo de 255 anos - entre 1707 e 1962, de uma Montes Claros nascente, criança e juvenil. Ajudará a cidade a se localizar. Talvez, a se achar. E haverá sempre um preito de gratidão a estes dois - Nelson Vianna e Hermes de Paula, e a muitos outros que, no silêncio, onde Deus fala aos Homens, recolhem o aplauso geral):

6 de maio

1896 - Nasce, em Montes Claros, o cel. Domingos Lopes da Silva, filho de Francisco Lopes da Silva e dona Joana Pereira. Chefe político, filiado ao Partido Trabalhista, foi vereador à Câmara Municipal de Montes Claros. É inspertor Escolar e fazendeiro neste município.
1927 — Nasce, em Bocaiúva, o dr. José Sidney Figueiredo Chaves, filho de João Chaves e dona Maria das Mercês Figueiredo Chaves. Fêz os cursos primário e secundário em Montes Claros, o científico em Diamantina, diplomando-se pela Faculdade de Direito da U.M G. a 10 de dezembro de 1953. E’ funcionário do DCT e advogado militante, com escritório na cidade de Montes Claros.
1928 — Falece no Hospital do Radium, em Belo Horizonte, o Delegado Regional de Polícia, de Montes Claros, dr.Marcelo Burlamaqui, em conseqüência dos ferimentos que lhe foram causados, pelas costas, por balas disparadas, contra a sua pessoa, por Francisco Luiz de Carvalho, vulgo Chico Dominguinhos, na madrugada de 8 de abril de 1928.
1945 – É fundada a Associação dos Empregados no Comércio e na Indústria, de Montes Claros, tendo Coriolano Gonzaga como seu primeiro Presidente.
1961 – Um incêndio de grandes proporções, iniciado na casa comercial Afonso Avelar Ltda., na rua Morrinhos, em Montes Claros, propaga-se, atinge e destrói parcialmente as instalações e parte do estoque da firma José Maria Melo & Cia., situada na esquina da rua Cel. Joaquim Costa com a Padre Augusto. Soldados de 10º B.I., auxiliados pelo povo, procuravam salvar parte das mercadorias e debelar o fogo. A falta de organização, acrescida de carência dágua e de aparelhagem própria, deu causa a que o fogo lavrasse horas seguidas, danificando prédios, destruindo mercadorias, de modo que os prejuízos se elevaram a milhões de cruzeiros. As firmas atingidas comerciavam em madeiras e gêneros do País.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°67514
De: Fátima Data: Sexta 6/5/2011 01:26:26
Cidade: Montes Claros

(...) Melancólica ironia. Hoje, a prefeitura disse que reduziu o barulho da cidade em 70 por cento. Estou a três quarteirões do "triângulo da impunidade" e, do meu quarto, ouço a banda que toca numa boate que não tem tratamento acústico e não é incomodada pela prefeitura no cumprimento da lei. Nunca parou, apenas reduz o som em algumas noites e é o símbolo da transgressão, pois expele barulho pelo telhado. Que estatística é esta??(...)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°67513
De: Raphael Reys Data: Quinta 5/5/2011 18:13:17
Cidade: Moc - Mg  País: Br

CHAUFEUR DE PRAÇA

Em meados de 1950, falava-se em chaufeur de praça e a profissão conferia status já que o número de veículos em circulação pela urbe era reduzido, e os profissionais de praça, botavam banca!
O povo era pouco desenvolvido e andar de carro, considerada uma aventura!Daí, alguns chaufeurs se tornaram verdadeiros don Juans. O fato se dava porque toda senhora casada que queria se vingar do marido procurava um chaufeur para fazê-lo, dado à mobilidade que o veículo conferia além do natural e conveniente álibi de tratar-se de uma passageira...
Predominavam os veículos importados, verdadeiras relíquias do Romantismo. Packard, com Elpídio Dourado, Ford Sedã, com David e Mário, Oldsmobile com Geraldo Colares e Osvaldo Preto e Chevrolet, com Zé Antonio.
Um Buick, com Jaime Estopa Suja e Júlio Antonio. O Ford Cupê 46 de luxo com Leopoldo. Depois veio Gê Sanfoneiro com seu Ford Preto e a paixão por Asa Branca e Luiz Gonzaga.
Levando os nossos passageiros sempre bem vestidos para passeio, João Brejeiro com um Mercury, Leví Cheiroso com uma Sedã Chevrolet Passeio, Marquinhos, Pedro Vieira, Hélio de Rocha, Zé de Juca.
Havia também José Antonio, pai de Pedro Cantinflas, Zezinho Preto, Leví, Mário Nortista, Ferreirinha com suas cólicas de matar e Isáuro, sempre muito alegre, que colecionava quarda-chuvas achados e cantava Ave Maria.
Alguns dirigiam caminhões como o L -16, o V- 8 e o Buldog.
Logo chegou a modernidade e Mariano era instrutor de direção, profissão que exerceram por cinqüenta anos. Aí vieram os Aero Willys, as Rural Willys, Os Gálaxies, o Simca Chambords, as Pic Ups, os Dauphines, apelidados de leite Glória, pois desmanchavam sem bater... Os Gordinis, e a população já tinham acesso a financiamentos e os chaufeurs, passaram a ser chamados de motoristas de táxis.
Dentre os instrutores de direção, destacavam-se ainda Alcebíades e Moacir.
Quem conservava carro romântico era Jair Amintas e sua Baratinha Alemã, Dominguinho Braga e o Impala, Oscar Gabriel e o Cadilac Rabo de Peixe, Leví Daltro e o Sinca, Romeu e o seu Itamaraty.
Muitos outros chaufeur que não citamos, por lapso temporário de memória, ou por exigüidade de espaço, as nossas desculpas e o nosso respeito.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°67512
De: Prefeitura Data: Quinta 5/5/2011 18:08:05
Cidade: Montes Claros/MG

Poluição sonora diminuiu 70% em Montes Claros A Prefeitura, através da Secretaria de Meio Ambiente, que recebia, em média, de 500 a 600 reclamações mensais por conta da poluição sonora, comemora os resultados da efetiva aplicação da Lei do Silêncio, em Montes Claros, por meio da Patrulha do Silêncio. Dados oficiais apontam redução de 70% das reclamações, o que significa, atualmente, uma média de 150 a 180 reclamações por mês. A queda nas reclamações mostram que a Prefeitura está no caminho certo, atendendo aos anseios da população, neste setor.O diretor da Secretaria de Meio Ambiente, Sebastião Prisilino Lopes, afirma que o “caos sonoro” que ocorria na cidade não existe mais. “O que a população tem que entender é que não é permitido nem tolerado mais extrapolar os limites impostos pela lei”, disse.Além dos bares e boates, a Secretaria também realiza fiscalizações nos junto aos estabelecimentos que fazem propagandas, com sistema de som, em frente aos comércios e, ainda, junto a vendedores ambulantes, coibindo os abusos.Todos, do veículo particular à propaganda volante ou de porta de loja, devem cumprir a legislação, que permite 70 decibéis entre 9 e 22 horas e 50 decibéis entre 22 e 23 horas, horário em que o som deverá ser desligado ou reduzido à condição de ambiente. A legislação não abre exceção para o lazer. Barzinhos com música ao vivo ou mecânica e os shows (estes últimos com tolerância de 1 hora, podendo prolongar até a meia noite), devem se enquadrar ao horário estabelecido.Os promotores de shows artísticos também devem obedecer à lei, como deverá acontecer neste final de semana, no Parque de Exposições João Alencar Athaide, bairro São João.Quem não cumprir a lei está sujeito a multas que variam R$ 500,00 a R$ 50 mil, além de ter os aparelhos sonoros apreendidos. Apesar de cerca de 15 multas em relação à poluição sonora já terem sido aplicadas em comerciantes, a Secretaria de Meio Ambiente reconhece que a maioria deles e dos condutores de propagandas volantes mostrou interesse em respeitar a lei. Dos 70 veículos de propagandas volantes que atuam no município, todos se comprometeram a obedecer à normas legais. Já os barzinhos somam um total de, aproximadamente, 400 estabelecimentos, dos quais uma média de 340 também se adequaram à legislação. Alguns estabelecimentos solicitaram, numa ação preventiva, a presença dos fiscais, para que fosse medida a intensidade do som, para funcionar dentro da legalidade e não haver riscos de aplicação multas.Outro problema enfrentado, atualmente, é a poluição sonora, provocado por proprietários de veículos que utilizam o som em alto volume, principalmente nos finais de semana e de madrugada. Será feita uma fiscalização intensa, a fim de resolver acabar com as irregularidades.Para acionar a Patrulha do Silêncio, a população pode ligar, pela manhã e à tarde, de segunda a sexta-feira, nos seguintes telefones: (38) 3212 3666, 3224 2514 e 3224 5530. À noite e aos finais de semana, a Polícia de Meio Ambiente pode ser acionada pelo telefone 190.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°67511
De: Ana M. Lima Data: Quinta 5/5/2011 15:20:23
Cidade: Montes Claros - MG

Boa tarde! Vejo inúmeras manifestações de pezar e informações de que a morte de renomado empresário ( não desmerecendo o mérito) mobilizou a cidade e, levantou a cobrança por justiça, ainda mais por se tratar de filho de família tradicional de Montes Claros. Muito bem, justiça seja realmente feita, pois imagino a dor dessa família neste momento verdadeiramente sofrido. No entanto, ressalto que outros homens já foram anteriormente vítimas da violência que assola a cidade de Montes Claros, homens trabalhadores, honestos, também bons filhos, irmãos, maridos, etc,etc,etc... Penso: até agora não há registro de andamentos nos casos como o de Max William, assassinado brutalmente no último dia 12/04/2011... Rapaz trabalhador e religioso, bom filho, bom funcionário, bom amigo, morto pelas costas, por um triste e fatídico engano... Outros crimes no início deste ano chocaram a cidade e por terem tido repercussão regional e até nacional, rapidamente foram elucidados, outros, facilmente resolvidos, ainda mais pelo renome da vítima. O que pretendo saber é o seguinte: será que está havendo algum tipo de diferenciação para resolução rápida e eficaz desses casos?? Vale lembrar que seja pobre ou rica, nascida em berço de ouro ou não, alta ou baixa, magra ou gorda, as mães amam seus filhos da mesma forma e sofrem sua morte da mesma forma, choram e sentem a mesma falta, a espera que não se acaba, o abraço que não foi dado... Não é só esse último caso que levanta o desejo de justiça dos cidadãos montesclarenses, todos os outros anteriores também!

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°67510
De: Santana Data: Quinta 5/5/2011 11:20:20
Cidade: M. Claros

Divulgado que Deivison Aluízio, que atirou no empresário Luciano Linhares, já caído em função de um primeiro disparo, foi preso anteriormente por assalto à mão armada. O fato teria acontecido em 2009. No entanto, apesar da gravidade do crime de assalto à mão armada, estava solto, para matar. Matou. Os detalhes foram revelados: sexta-feira passada, derrubou a vítima, ao lado da mãe,com um primeiro tiro, na entrada de um banco. Ja caído, atirou de novo. Esta é nossa triste realidade. Fica o mérito, extraordinário, que precisa ser louvado, do policial que desassombradamente enfrentou os assaltantes - como revelou o jornal Hoje em Dia. (...)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°67509
De: Hoje em Dia Data: Quinta 5/5/2011 11:07:20
Cidade: Belo Horizonte / Mg

Policiais condecorados – Os militares autores da prisão dos ladrões que mataram o empresário Luciano Linhares, na última sexta-feira, em Montes Claros, no Norte de Minas, foram condecorados ontem pelo 50º Batalhão, em solenidade que serviu de crítica à liberdade provisória de pessoas presas. A empresária Maria Lúcia Linhares, que levava o malote e foi atacada também pelos assaltantes, participou da solenidade, acompanhada dos filhos Helton, Fernando e Leonardo e pediu que fosse feita Justiça. O latrocínio ocorreu quando Luciano e sua mãe Maria Lúcia se aproximavam da agência do Banco do Brasil, com malote para depositar o arrecadado no posto de combustível. A morte de Luciano mobilizou Montes Claros, com cobrança por justiça. A prisão dos autores aconteceu quando o soldado Washington Lima Alves, do 50º Batalhão, passava pela Avenida Deputado Esteves Rodrigues em direção ao 10º Batalhão, para abastecer a moto da corporação. Ele ouviu os tiros jogou a moto sobre os acusados e os dominou.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°67508
De: Petrônio Braz Data: Quinta 5/5/2011 06:09:47
Cidade: Montes Claros/MG

Dia das mães

Mês de maio, mês das flores, mês da mulher, mês de Maria. Nele são reverenciadas inúmeras profissões, a começar pelo Dia do Trabalho, mas a grande data é o Dia das Mães, comemorado, neste ano de 2011, no dia 8, domingo.
Mas não podemos nos esquecer do Dia do Silêncio, comemorado a 7 de Maio. Silêncio do respeito, da lembrança, que antecede o Dia das Mães como uma advertência.
Leonardo da Vinci nos deixou uma preciosa lição: “As mais lindas palavras de amor são ditas no silêncio de um olhar”. Mas o silêncio não deve ser marcado pela omissão. Ele pode ser representado por um olhar de amor, um abraço sem palavras, sincero, eloquente. O silêncio invocativo ao pé de uma sepultura ou com os olhos voltados para o infinito lembrando a Mãe, que não mais se faz presente.
O Dia das Mães, entre nós e em vários outros países, é comemorado anualmente, no segundo domingo do mês de Maio. Em países outros no primeiro domingo, ou em outro dia fixo do calendário, mas sempre no mês de Maio.
"Mãe: a palavra mais bela pronunciada pelo ser humano", na afirmação de Kahil Gibran. Em todos os momentos de nossas vidas, na dor, na doença, na alegria, as mães estão presentes.
A minha mãe, a voinha, há muito nos deixou, mas continua presente, eternizada, na lembrança de todos nós, filhos, netos, bisnetos e trinetos.
Pesa-me a certeza de não ter reverenciado em vida, como devia, a minha mãe. Na meninice, não entendia o que representavam as suas preocupações, a sua proteção, as suas repreensões, a sua doação; na juventude queria liberdade, desvinculação; na maturidade estive ausente, distante. Somente no último ano de sua existência terrena estive presente em sua vida, acolhendo-a no calor humano de minha própria casa. Mesmo sendo agnóstico confesso, a sua Bíblia, o livro de sua devoção, continua exposto na sala de jantar. Uma lembrança silenciosa, mas presente.
Sou levado a crer que a doação é o maior significado do amor materno. A doação identifica a própria natureza desse amor. Dar, simplesmente dar. Doação que se inicia na gravidez, na proteção a quem ainda não conhece, mas que já é parte de sua vida, e que somente dela depende. Uma presença interna, iluminada.
A mulher é, antes de tudo, mãe, a procriadora, a preservadora da espécie humana.
Mulher. Mesmo não sendo adepto do princípio bíblico da criação, sou levado a concordar que: “a mulher foi feita da costela do homem, não dos pés para não ser pisada, nem da cabeça para ser superior, mas sim do lado para ser igual, debaixo do braço para ser protegida, e do lado do coração para ser amada”.
Mulher-mãe. Simplesmente sublime.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°67507
De: Efemérides - Nelson Vianna Data: Quinta 5/5/2011 07:40:14
Cidade: Montes Claros/MG

(Durante anos, o escritor e agrimensor Nelson Vianna, nascido em Curvelo e apaixonado por M. Claros, desde que aqui chegou, pesquisou a história da cidade. Foi a arquivos, jornais, revistas e livros, entrevistou pessoas, vasculhou correspondências – enfim, buscou em toda parte fontes que permitissem levantar a história do município de M. Claros. Conseguiu. Processou sua longa procura e publicou "Efemérides Montesclarenses", que cobrem o período de 1707 a 1962, revelando o que - neste período - aconteceu de mais importantes no cotidiano de nossas vidas. Nelson Vianna, apaixonado por M. Claros, reconhecido ao historiador Hermes de Paula, mais novo do que ele, mas seu auxiliar no trabalho, prestou - prestaram os dois, é preciso gritar isto - uma das mais notáveis contribuições à civilização dita montesclarina. Morreu sem ostentar riqueza material, mas o seu legado espiritual cresce a cada dia, embora ainda não seja suficientemente reverenciado. O tempo, sempre ele, também fará esta reparação. Republicar a resenha histórica pacientemente ajuntada pode ser um começo. Pelo calendário do dia, sairá publicado aqui, desde este 12 de janeiro de 2011, o que ele conseguiu desvendar no vasto tempo de 255 anos - entre 1707 e 1962, de uma Montes Claros nascente, criança e juvenil. Ajudará a cidade a se localizar. Talvez, a se achar. E haverá sempre um preito de gratidão a estes dois - Nelson Vianna e Hermes de Paula, e a muitos outros que, no silêncio, onde Deus fala aos Homens, recolhem o aplauso geral):

5 de maio

1894 - Dando prosseguimento à idéia da criação da Imprensa Oficial no município de Montes Claros, já explanada a 9 de abril, o dr. Honorato José Alves, Presidente da Câmara Municipal de Montes Claros, em sessão ordinária, apresenta um esbôço consubstanciado em dez artigos, além das disposições transitórias, dos quais os três primeiros são os seguintes:
Art. 1.º — Fica criada a Imprensa Oficial com um periódico que será publicado uma vez por semana, com o título de “Montes Claros”.
Art. 2.° — E’ encarregado da sua redação o Presidente da Câmara ou quem por êste fôr nomeado, no caso de excusa do referido encargo, o mesmo Presidente.
Art. 3º — Êste semanário oficial publicará todos os serviços da Câmara e abrirá secções especiais em que serão discutidas tôdas as questões de interêsse geral.
Foi unânimemente aprovado o referido esbôço.
1809 — Falece Antônio Parrela Italiano aos 78 anos de idade. Nasceu na Itália, era caldeireiro e casado com dona Ana Maria Sengnamiglio.
1905 — Tomam posse, perante o Presidente da Câmara Municipal de Montes Claros, dr. Ronorato José Alves, o Coletor Municipal major Antônio Prates Sobrinho, e o Coletor das Rendas Eventuais do distrito da cidade Antônio Martins de Sant’Ana Primo.
1923 — E’ lançada a pedra fundamental da Estação da E. F. Central do Brasil, da cidade de Bocaiúva, no ramal de Montes Claros.
1931 — Pelo decreto n.° 9924, a Coletoria Estadual de Montes Claros é classificada na 3. categoria.
1940 — Reveste-se de grande solenidade a instalação da 12.ª Delegacia Seccional de Recenseamento em Minas Gerais, às 16 horas, no Cine Teatro Montes Claros. Presidida pelo Prefeito Municipal, dr. Antônio Teixeira de Carvalho, tendo como Presidente de Honra S. Exc. Revma. Dom João Antônio Pimenta, Bispo Diocesano, tomam parte na Mesa o dr. José Tupiniquinim Horta Drummond, Juiz de Direito da Comarca e outras autoridades, discursando o Delegado Seccional José Rodrigues Prates Júnior.
1950 — Com a presença de autoridades religiosas, civis e militares, grande número de fazendeiros e agricultores do município de Montes Claros, é instalada, no nobre do Clube Montes Claros, a Mesa Redonda do Algodão, sob os auspícios da Associação Comercial de Montes Claros.
1951 — Chega a esta cidade a caravana de médicos para a realização da 1.ª Jornada Médica de Montes Claros.
1955 — A “Gazeta do Norte”, desta data, noticia a criação da Companhia Hídro-Elétrica do Norte de Minas com o capital de cinqüenta milhões de cruzeiros, sob a direção da CEMIG.
1960 — A “Gazeta do Norte”, desta data, publica um telegrama do dr. Francisco Mourão, Engenheiro Residente do DER, ao dr. Newton Velloso, Chefe da 6ª Regional de Montes Claros, comunicando a conclusão da concretagem da ponte sôbre o rio das Velhas, no percurso da nova rodovia Belo Horizonte-Montes Claros, ora em construção.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°67506
De: Nezinho Costa Data: Quarta 4/5/2011 21:26:06
Cidade: Jaíba

Amanhã, 05 de maio de 2011, por volta das 11 horas da manhã, a comunidade de Jaíba, mobilizada pelos taxistas da cidade, estará saindo em carreata de protesto rumo à cidade de Manga, acompanhando o transporte dos assassinos do Taxista ZÉ PETÊCO. Os três assassinos foram presos no início da tarde de hoje e estão sendo mantidos nas celas da delegacia de Polícia Civil da cidade, sob forte vigilância policial, já que uma multidão de cidadãos revoltados com o bárbaro crime ameaça invadir o local e linchar os assassinos.O enterro do taxista foi realizado no fim da tarde de hoje, sob grande comoção da população jaibense, que não entende como os três assassinos, que já tiraram a vida de um jovem na cidade no mês passado, continuaram soltos para realizarem mais esta barbárie.Os familiares e amigos de ZÉ PETÊCO, apelam para todos os órgãos de imprensa, afim de darem a cobertura necessária para que este crime não seja apenas mais um número estatístico e permaneça impune.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°67505
De: PM Data: Quarta 4/5/2011 19:59:15
Cidade: Montes Claros

(...) Na manhã desta quarta (04), com a presença do Comandante Regional, Coronel Franklin, o comando do 50ºBPM reuniu militares para prestarem homenagem aos policiais da Equipe Raio, composta pelo Sargento Sérgio e soldados Washington, Freitas e Gregore, pelo desempenho na ocorrência de latrocínio ocorrida nesta cidade no dia 30 de abril. Estavam presentes familiares da vítima, a Senhora Maria Linhares Drumond Machado e os filhos Helton, Leonardo e Fernando. Segundo relatos das testemunhas; as vítimas, uma mulher de 67 anos, e seu filho, Luciano Linhares Drumond Machado, de 40 anos, saíram de um posto de combustíveis, localizado no centro da cidade, em um veículo em direção a uma agência bancaria, também da área central, a fim de efetuarem um depósito.Ao descerem do veículo e deslocarem, a pé para o banco, foram surpreendidos por dois homens que chegaram em uma motocicleta Honda Fan, cinza, placa HHG-2849, e desceram, de posse de uma arma de fogo, anunciaram o assalto, agarrando a bolsa que continha o dinheiro.As vítimas se negaram a entregar a bolsa, entrando em luta corporal com o autor, que durante a briga efetuou um disparo vindo a atingir a vítima Luciano Linhares na altura do tórax, com o disparo a vítima caiu no chão momento que o autor efetuou outro disparo que o atingiu no pescoço, fugindo em seguida.Durante a ação delituosa a equipe de Moto-patrulhamento do 50º Batalhão que passava próximo ao local avistou os dois autores fugindo na motocicleta, de imediato foi acionado o plano de cerco e bloqueio, durante o rastreamento foi preso Jeferson José dos Santos, mototaxista, que pilotava a moto utilizada no assalto, ainda durante as buscas foram localizados e presos Deivison Aluízio Antunes, autor dos disparos e Orion Barbosa, mentor da ação, eles foram presos quando tentavam fugir em Fusca, branco, placa GTP-6333.Após serem submetidos à busca pessoal, foi encontrado em poder dos autores, um revólver, calibre 38, municiado com 06 cartuchos, sendo 04 intactos e dois deflagrados. Questionados sobre a ação, os autores assumiram a autoria do crime e informaram que a motocicleta utilizada no crime teria sido emprestada por pessoa conhecida como “Thiago Chagas Dos Santos”, residente no bairro Edgar Pereira, e que pelo empréstimo ele receberia parte do dinheiro roubado. O acusado se encontrava em liberdade provisória pelo crime de porte ilegal de arma de fogo. A rapidez, o tirocínio e o profissionalismo da Equipe Raio foram primordiais para resultado alcançado, enaltecendo o nome da Polícia Militar (...)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°67504
De: Polícia Militar Data: Quarta 4/5/2011 15:39:29
Cidade: Montes Claros/MG

(...)BO nr 28.599/11 Em 03 por volta das 09:00 horas, na Rua Nossa Senhora da Vitoria, nr 197, bairro Vera Cruz, segundo testemunhas, a vitima FLÁVIO APARECIDO RODRIGUES DA SILVA, tinha 36 anos, residia na rua Nossa Sª da Vitoria, nr 348, bairro Vera Cruz; encontrava-se sentada numa cadeira na calçada do “Bar do Buré”, momento em que dois indivíduos em uma motocicleta Honda Broz, vermelha, parou próximo a vitima e o passageiro efetuou vários disparos, atingindo-o nas costas e tórax, tendo a vitima atravessado a rua, caindo ao solo, sendo novamente alvejada. Após o fato, os autores evadiram rumo a Av. Magalhães Pinto, sendo visualizados por transeuntes os caracteres “JL 81” da placa da motocicleta. O autor dos disparos seria um rapaz franzino de cor clara, aparentando ser menor de idade, rosto fino, trajando camiseta vermelha e bermuda; o condutor trajava bermuda azul e camiseta branca. (...) Foram recolhidos por moradores, antes da chegada da PM, quatro estojos de munição calibre .40, as quais foram apreendidas. No bolso da vitima havia R$ 730,00 (setecentos e trinta reais) em dinheiro, sendo autorizado pelo perito a entrega aos familiares, na presença de testemunhas. Um aparelho celular e uma pochete da vitima foram apreendidos e entregue ao plantonista na DP, juntamente com os estojos recolhidos. Segundo o servico de inteligencia da policia militar, este fato pode ter relação com o homicídio de Marcos Aurélio Silva Freitas, ocorrido em 26/04/2011, conforme BO nr 27.131, o qual residia em frente a casa da vitima FLÁVIO APARECIDO RODRIGUES, casa esta que possui sistema de vigilância através de câmera. Rastreamento continua por toda a região. A VP-14807 Comandada pelo Sgt Alves Lima, registrou o fato.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°67503
De: ASTERIO ITABAYANA FILHO Data: Quarta 4/5/2011 15:38:50
Cidade: JANUARIA  País: BR

Tai uma explicação exemplar sobre o que a morte,feita pelo competente Antunes.Simples,direta e sem os absurdos religios mais chegados contos obscuros do que a boa e fria lógica.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Página Anterior >>>

Abra aqui as mensagens anteriores: