Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 26 - quinta-feira, 16 de janeiro de 2025

Mural

Jornalismo exercido pela própria população

Deixe sua notícia neste Mural, clique aqui para enviar
<< Próxima Página

Mensagem N°75148
De: Daniel Data: Quinta 18/4/2013 07:12:38
Cidade: Montes Claros-MG

Forte tremor de terra agora em Montes Claros. Assustador!!!!!!!! 7:10 h

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°75147
De: Edna Data: Quinta 18/4/2013 07:12:28
Cidade: Montes Claros

Abalo agora na UNIMONTES.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°75146
De: Jose Bernardo Data: Quarta 17/4/2013 21:15:51
Cidade: Gloucester - MA  País: E.U.A.

Para onde foi Montes Claros? (da nossa infância.)

Caminhando pelas ruas do passado, paro na esquina, espero alguns minutos, volto no tempo.
Ainda meio confuso procuro sincronizar o que é com o que foi;o barulho do trafego, a sirene, o bente-altas, a pelada na rua, o circo do Zeca Porrão; pelo menos é o que tento.
A esquina de Corrêa Machado e Mello Vianna não é mais a que vivi. Foram se o Bar de D. Linda, a sorveteria de Miltão, o armazém de D. Zó e muito antes deles, o cabaré de Zé Coco.
Caminho pela rua, piso no asfalto que me parece muito mais velho do que a calçamento pé de moleque que antes havia por aqui. O Cine Ypiranga também sumiu, levando para sempre os engraxates, a troca de revistas, o cowboy, a moça quase nua e aquele monstro em forma de ameba que apavorava nossa infância.
Continuo pela Mello Vianna, a estação também não é a mesma, não tinha aqui esse viaduto.
A rodoviária mudou, o burburinho dos migrantes, o trem “de” Monte Azul já há muito partiu.
De “Trem pra Montes Claros” agora só na canção do Raízes.
O Dr. Francisco Sá na Praça. Raul Soares continua la, saudando o sertão com seu gesto largo, na base do monumento pude ler um sincero “muito obrigado” (Gratias tibi agit respublica) e
“ I – IX – MCMXXVI “ (1-SET-1926), o dia em que o primeiro Trem da central (EFCB) chegou por aqui.
Desço pela Francisco Sá, a nossa catedral continua linda, apesar de não existirem mais os altares de mármore da minha primeira comunhão, demolidos não sei porque. Esplendor gótico no coração do sertão. Planejada para ser construída em alguma capital no leste da Europa, o projeto extraviado apareceu por aqui. Se isso é lenda não sei, não me lembro de onde ouvi, talvez o nosso vizinho Levy Pimenta tivesse a resposta.
Desço a Grão Mogol, os assustadores transformadores da subestação elétrica vaga-lume já não nos metem mais medo, as casas das “tias” na Padre Augusto também há muito se foram. Um quarteirão abaixo era o “atelier” do Godofredo Guedes. Não conhecia muito sua arte propriamente dita mas me encantava vê-lo pintar placas comerciais e assinar com o G.G. de pernas bem compridas, como elegantes bengalas, como as bengalas do meu avo Ernesto, era assim que eu as via.
Outra esquina e estou na Gov. Valadares, a sapataria do Seu Penalva há muito se foi, a sapataria do meu pai continua la, pequena e solitária testemunha de um tempo passado, a única sobrevivente da então antiga Rua do Bate-Couro, assim conhecida pelas inúmeras selarias, sapatarias e a fabricação de chapéu de couro.
Agora caminho pelo centro. As massas e volumes da arquitetura do meu dia a dia, vivendo do outro lado do mundo, me parecem fora do lugar aqui, sem contexto, como que sufocando as ruas estreitas e as calcadas diminutas. As ruas me parecem muito mais estreitas do que quando eram vistas pela perspectiva do menino no passado.
Praça Dr. Carlos, a cacofonia, a dissonância de buzinas, carros e motos num caótico ballet me fazem dar um passo atrás, a praça sumiu. Não vi o fotografo “lambe-lambe”, não vi o táxi do “Seu” Maroto. O imponente mercado, demolido pela falta de compromisso com a historia, pela falta de visão no futuro, poderia ser hoje um impressivo centro cultural, uma escola de artes, um maravilhoso museu.

Descendo a Carlos Gomes me lembro do “O Caneteiro”, minha primeira Parker 51, do palácio da borracha.
Sigo em direção a matriz. O prédio dos correios me parece o mesmo, a praça da matriz me parece familiar porem la não estão mais a fonte, o imenso viveiro com colibris, a feira de arte com trabalhos do Godofredo, do Wanderlino, as cores, os cheiros, o clima alegre de uma manha de domingo.
Uma bela surpresa, o corredor cultural, os maravilhosos casarões. Por aqui existiu um dia o Educandario Padrão Gonçalves Figueira. De tao efêmera existência que poucos já ouviram falar. Fui aluno acho que no primeiro ano, me lembro dos uniformes de nylon marron, das aulas de D. Yvonne, Prof. Krupp.
Subo a Simeão Ribeiro, a ZYD7 se foi, o vesperal D7 no antigo Cine São Luiz com titio Bira e Gelson Dias silenciados para sempre.
Penso nos domingos distantes, os jogos do Cassimiro de Abreu, do Ateneu, os chutes do Elizio, as defesas do Ozias, as peladas no Industrial, o YPE. O orgulho de ter treinado no time do técnico Bonga, a decepção de descobrir que jogar futebol não era meu forte.
Memorias, boas lembranças. Ainda tenho tempo de subir a Mestra Fininha e caminhar pela nossa escola “normal”, E.E.P. Plínio Ribeiro por batismo. O prédio parece o mesmo, mas como que existindo em uma outra dimensão, outra realidade; não existem mais a matemática do Rametta ou a química do Prof. Simeão Ribeiro, os beijos da Fátima ou Marli, o grêmio estudantil, o jornal V.O.C.E., o Dentinho, o Flávio, a emocionante interpretação de Liege na peça VOMUPOPONO; tambem não estão mais nos corredores os supostos contatos com a guerrilha urbana, VAR-Palmares, Lamarca e nem tao pouco os agentes do SNI.
Porque hoje é sábado.
As cidades como nos, nascem, crescem, se modificam, se transformam ou são transformadas.
Quando estamos longe, perdemos a cadencia, o passo a passo, o virar de cada pagina;
é como se lêssemos somente a ultima pagina de cada capitulo em um livro, uma sinfonia com três acordes; fico com a sensação de que estou perdendo alguma coisa.
Porque hoje é sabado e depois de amanha voarei de volta para Boston.
Acho que estou ficando velho, bons tempos... bons tempos.

Jose Bernardino Nascimento Filho
Montes Claros, 30 de Março de 2013

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°75145
De: José Ponciano Neto Data: Quarta 17/4/2013 12:13:00
Cidade: Montes Claros-MG  País: Brasil

Planejamento urbano - Montes Claros nasceu assim, com ruas estreitas e tortuosas, como pode ser observadas na parte velha da cidade; creio que nos primeiros planejamentos veio a rua direita (Dr. Veloso), daí as ruas retilíneas, que vão da Rua Presidente Vargas para o Sul da cidade; não obstante retas, porém, estreitas para os dias de hoje. Na época da Vila Arraial das formigas; creio que poucos imaginavam que um dia chegaríamos a 400.000 habitantes.
Diante às discussões, e da importância da revitalização do centro e de alguns bairros de Montes Claros, quero enaltecer três grandes homens que tive o prazer de conhecê-los, os Senhores Antonio Lafetá Rebello, Antonio Lôpo Montalvão e Capitão Enéas Mineiro de Souza, três grandes visionários, que estavam sempre à frente do tempo como administradores e empreendedores.
O primeiro muito admirado por todos nós não só pela educação lapidada no tratamento com as pessoas, mas, pelo seu comprometimento com o bem estar dos montes-clarenses. A mobilidade urbana parecia que não saía do sentido do “Seu Toninho”. Assim que a cidade de Montes Claros foi contemplada com Programa de Cidade de Porte Médio; “Toninho Rebello” foi logo preocupando com o Plano Diretor. Não quero ser repetitivo, pois, muitos já falaram sobre os projetos do Toninho Rebello: os alargamentos de ruas, fechamento de quarteirões, Avenidas de trânsito rápido e corredores para as linhas de ônibus . Lembro-me do Eng. João Henrique Ribeiro - no qual o admiro muito - a pedido do Toninho Rebello , elaborando projetos que contemplava todas as demandas que hoje atravanca o trânsito de Montes Claros, projetos que iriam adaptar a acessibilidade entre bairros e criando diretrizes que promoveriam a integração entre os diversos meios de transportes. O tempo passou, vieram outros “administradores”, hoje estão ai no sufoco para dar um jeito na Princesa do Norte. Além de um excelente piloto, o “brevê” do Antônio Lafetá Rebello serviu para dar inicio ao Plano de Vôo para Montes Claros que até hoje sonha com o Céu de brigadeiro. O segundo, por amor aos seus ideais, nos anos 50, transformou os pastos da sua fazenda em largas Avenidas e fundou a cidade de Montalvânia, uma cidade bem planejada à beira de um dos rios mais caudaloso do Norte de Minas; o Rio Cochá.
Para mim, o Sr.Antonio Montalvão não era somente inteligente pelo fato de ter insistido com a Petrobrás, que na nossa região tinha gás natural ou que na composição da água tem mais moléculas oxigênio – mas, foi pelo planejamento da sua cidade; em pontos estratégicos, definiu as áreas para instalações das empresas de saneamento e energia - os locais dos Clubes - as Avenidas e Praças, tudo muito bem localizadas e traçadas. Um projeto bem elaborado. Todas as Avenidas e Praças com nomes de filósofos e pensadores; Av. Galileu, R. Zoroastro, Praça Platão, R. Copérnico, R. Schopenhauer e a Praça que homenageia o maior de todos, a Praça Cristo Rei bem no centro da cidade. A planta da cidade é numa Mandala, o Antonio Montalvão era um filósofo dos tempos modernos. O terceiro e último. Enéas Mineiro de Souza que morava no início da Av Cula Mangabeira, com R. Coração de Jesus, na Praça que tem o seu nome, ali, ao lado da casa de Dona Laudir, a minha primeira professora, ainda no pré. O Sr. Capitão Enéas fez o mesmo que o Montalvão transformou sua fazenda em uma cidade. Admiro os feitos do Capitão Enéas pela visão que teve em apoiar a construção da Usina hidrelétrica de Santa Marta. Quando morei em Burarama, em 1981, época da construção do asfalto para Janaúba, ainda existia a serraria onde foram feitos os dormentes para a estrada de ferro que avançava pelo setentrional mineiro. Muitos falam que o nome certo seria BurarEma, nome de uma madeira que era muito usada na fabricação de dormentes (apoio da base dos trilhos), mas ficou Burarama. Comentavam que o Capitão Enéas Mineiro de Souza gozava de uma grande amizade com o Senador Alencastro Guimarães, este, na ocasião era Diretor da Estrada de Ferro Central do Brasil, e apoiado nesta amizade conseguiu a concessão de fabricar todos os dormentes para a Central. Naquela época, ser amigo de um Diretor da Rede Ferroviária, era como ser amigo de um Presidente da Republica, era muito respeitado. Voltando a Cidade Capitão Enéas (antiga Burarama), o traçado das Avenidas é um show, esta planta facilitou e facilita os prefeitos a desenvolverem a cidade sem demandar um Plano Diretor, lá tudo foi bem planejado, não é por menos que a cidade é chamada de cidade das Avenidas.
São os comprometimento dos homens nos anos idos.
(*) José Ponciano Neto é Tec. Meio Ambiente

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°75144
De: Marcos Data: Segunda 15/4/2013 20:32:28
Cidade: Montes Claros  País: Brasil

O Prfeito Ruy Muniz e o (...), Leonardo Andrade, que é presidente da Esurb, estão na China.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°75143
De: Junior Data: Quarta 17/4/2013 09:46:28
Cidade: M. Claros

Até o momento, a prefeitura não confirmou, não negou, nem divulgou se é verdade que o prefeito Ruy Muniz se encontra na China. A informação disponível é de que no seu lugar assumiu o vice, José Vicente. O prefeito teria viajado ao Oriente na companhia do presidente da Esurb, Leo Andrade. A informação circula com insistência há dias, sem que a prefeitura se manifeste.(...)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°75142
De: Wanderlino Arruda Data: Terça 16/4/2013 16:27:01
Cidade: Montes Claros/MG

(...) Sempre que uma pessoa transmite a outra uma intenção, ela está se comunicando, isto é, tornando comum um código, trocando ou tentando trocar uma informação. O que é difícil é comunicar-se com perfeição, sem perda, sem ruído, enviando dificuldade de interpretação, ambiguidades. Comunicar bem é realmente uma arte, um alto padrão técnico. E só pode fazer isso bem quem realmente se preparar com afinco, com decisão, através de muito estudo, de muita leitura.(Clique aqui para ler todo o comentário na seção Colunistas)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°75140
De: Carlos Data: Terça 16/4/2013 15:52:36
Cidade: Moc

Duas fortes pancadas de chuva, depois do meio-dia, acumularam uma precipitação de 30 milímetros, na área central de M. Claros. A chuva de amanhã, pela previsão, passou de 8 para 14 milímetros, mas as de quinta e sexta praticamente deixaram de existir. Depois, a meteorologia deixa de ver chuvas em Montes Claros. Pode ser o fim das águas, este período.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°75139
De: Marcelo Eduardo Freitas Data: Terça 16/4/2013 09:54:09
Cidade: Montes Claros/MG

(...) Precisamos, de igual modo, encontrar razão. É necessário reagir. Devemos lutar. Sejamos um pouco mais estoicos. O cenário pode e deve ser melhor. Ruas esburacadas, pessoas à míngua em leitos de hospitais, merendas superfaturadas, meninos de ruas, são cenários que devem ficar para trás. Sem, por óbvio, serem apagados da memória (...)(Clique aqui para ler todo o comentário na seção Colunistas)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°75137
De: Fabrícia Data: Segunda 15/4/2013 18:21:40
Cidade: Montes Claros

Uma nova boa notícia: chove novamente agora em M. Claros. Chuva copiosa, abundante, farta.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°75136
De: Visinha Data: Segunda 15/4/2013 13:11:17
Cidade: Montes Claros  País: Minas Gerais

Acaba de ser assassinado mais um adolecente no Bairro Alterosa, na Rua da Fraternidade, rapazes de moto atiram contra 2 adolencete levando a morte de um rapaz.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°75135
De: Daniel Antunes Data: Segunda 15/4/2013 12:49:12
Cidade: Montes Claros/MG  País: Brasil

O terreno que contém a placa da Copasa realmente foi comprado pela Copasa de modo lícito, conforme passamos a explicar: O terreno foi alvo de disputa entre alguns que se proclamaram proprietários informando-nos que compraram da Fundação São Norberto. A Copasa tinha interesse no terreno e foi até a Prefeitura com os assumidos proprietários visando esclarecer se realmente eram propriedade deles. Havia um processo administrativo na Prefeitura que não andava, questionando a propriedade que então era tida como do Município de Montes Claros. Procuramos o Procurador do Município e o então Prefeito manifestando nosso interesse em dar um desfecho ao processo administrativo, pois a Copasa estava pronta para adquirir o terreno do legítimo dono. A Prefeitura informou que o terreno era de fato do Município tanto que pediu autorização judicial para leiloar este e outros terrenos. Foi feita uma análise para assegurar a legitimidade do processo, o leilão foi autorizado, mas não houve ofertas para o referido terreno, talvez por causa da disputa sobre a titularidade da propriedade. O terreno foi então oferecido à Copasa com base num parecer jurídico e autorização judicial, visto que no leilão não houve nenhuma oferta, tendo então a Copasa aceitado adquirir o terreno, desde que ficasse provado, além de qualquer dúvida, que o Município de Montes Claros fosse realmente o proprietário. Para tanto, pediu certidão vintenária, retificação de área, e expedição de nova matrícula, o que foi feito. A Copasa só fez o pagamento depois da escritura ter sido registrada em nome da Copasa, num processo absolutamente legal. Registra-se que o mesmo terreno foi comprado por Wilson Cunha das pessoas que reivindicavam a titularidade, talvez na confiança de que poderia reverter a decisão, mas todo o processo de alienação fora feito dentro da mais absoluta legalidade, tendo sido inclusive a escritura registrada em nome da COPASA, após a emissão de certidão vintenária e retificação de área e nova matrícula, o que deu segurança quase absoluta ao processo. Tendo sido a Copasa grande parceira do Município de Montes Claros na construção da Avenida José Correa Machado, é natural que a Copasa, importante braço do Governo do Estado na promoção do desenvolvimento dessa importante cidade, estivesse bem representada com uma sede pronta e adequada para assumir novos desafios e propiciar condições para que a cidade possa ter os esperados mais de um milhão de habitantes dentro de 10 anos. Daniel Antunes Neto Departamento Operacional Norte Cia de Saneamento de Minas Gerais Rua: Doutor Santos, 14, Centro Montes Claros/ MG – CEP: 39400-001 Fone: (38) 3229-5770 - Cel: (38) 9971-6461 - Fax: (38) 3229-5775 [email protected] www.copasa.com.br

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°75134
De: Gisele Albuquerque Morais Data: Segunda 15/4/2013 11:29:15
Cidade: Montes Claros/MG  País: Brasil

Só acho...Não sou conservadora e nem saudosista. Até porque tenho pouco idade em relação à toda história de Montes Claros, cidade que amo muito. Mas entendo que o progresso não é derrubar as casas das pessoas que fizeram a história de nossa cidade e em seu lugar, edificar prédios. Hoje, para ir ao centro da cidade, ou você vai de táxi, mototáxi, ônibus, à pé, ou vai em seu carro e demora, no mínimo, meia hora para achar uma vaga e estacionar. A cidade está sufocada! Não foi construída com previsão para grandes imóveis, não tem estrutura para suportar a quantidade de cidadãos em sua área central. Mas os grandes visionários querem dinheiro, e pouco se importam se haverá condições de suportar ou não o público que esperam com a construção de seus empreendimentos. Se visitarmos grandes cidades, como São Paulo, Belo Horizonte, Aracaju, e tantas outras, veremos que a cidade antiga é conservada, enquanto as construções modernas são afastadas, desafogando o trânsito e conservando a história, a cultura, a raiz de um povo.Em Belo Horizonte, a Cidade Administrativa teve a sua construção afastada do arrocho das áreas centrais. E que bela e moderna construção. A estrutura é de se admirar.Porque então ficar "bitolado" no centro de Montes Claros, construindo locais com grande demanda de pessoas enquanto não há estrutura para isso, onde as ruas são estreitas e mal feitas, destruindo a nossa identidade e pouco se importando com cultura? ISSO PRA MIM NÃO É PROGRESSO!

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°75133
De: Lima Data: Segunda 15/4/2013 12:30:43
Cidade: Moc

Seg 15/04/13 - 12h - Pela meteorologia, há chance de chuva em M. Claros até o dia 20: 7 milímetros hoje, 16 amanhã, 9 quarta e 8 quinta
Domingo não choveu. A noite foi de zimbório estrelado. E a manhã veio azul. Agora, chove. As nuvens escuras se arrumaram rapidamente, pesadas, e despejam água sobre a cidade, geral. Muitas luzes das ruas estão acesas. Trovões, sem impertinência ou abuso.. Aviões, com este tempo, podem até subir, temerosamente, mas não descem, ah não descem. Toda a morraria desapareceu, numa só e contínua massa branca. É a chuva em Montes Claros,já há cerca de meia-hora. E, pelo jeito, não será a ultima das águas. Deus, uma vez mais, se apiedou de todos.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°75132
De: Neto Data: Segunda 15/4/2013 11:54:45
Cidade: Montes Claros MG  País: Brasil

Prezados senhores, Quantos pais ainda restaram nos dia de hoje como esse pai montes-clarense que escreveu ao seu filho enviado para a II Guerra? Att, Neto 14/04/13 - Cabo Geraldo Santana: uma carta de pai para filho sexta-feira, 12 de abril de 2013 Este ano, coloquei-me na missão de pesquisar a respeito do meu único conterrâneo a morrer em combate na Segunda Guerra Mundial, Cabo Geraldo Martins Santana, que neste 2013 faria 90 anos de idade. Seu irmão caçula foi bastante gentil comigo, cedendo uma grande quantidade de documentação, que hoje está no arquivo da Sala de Guerra.Entre a documentação que recebi, uma carta me chamou a atenção. Emocionei-me muito da primeira vez que passei os olhos sobre este documento, perdido há quase 70 anos. As palavras nele contidas são as angústias sinceras de um pai entregando a vida do filho à nobre causa da defesa da Pátria - fato que o destino consumou apenas 13 dias depois.
Geraldo Santana morreu em combate em 9 de novembro de 1944, sem nunca ter recebido esta carta; e é muita sorte que uma cópia tenha sobrevivido até nossos dias. Todos a quem mostrei este documento são unânimes em dizer que jamais viram algo semelhante sobre a FEB. É um testemunho de abnegação e dever patriótico que vai acima do amor familiar - quando o Sr. Antônio Santana despede-se do filho e pede-lhe para não sentir medo da morte. Sentindo-me no dever de compartilhar esta carta com todos vocês, faço dela, finalmente, imortal:Júlio César G.Antunes


Montes Claros, 28 de outubro de 1944
Querido filho Geraldo:
Saudades...


Recebi do Quartel-General do Rio de Janeiro comunicação que foste incorporado à Força Expedicionária Brasileira.
Não foi pra mim nenhuma surpresa, porque o soldado está sempre sob as ordens dos seus superiores e deve acatar essas ordens com todo o respeito.
Foste incorporado porque era necessário que a Pátria insultada respondesse à agressão dos corsários Nazistas que agiram debaixo de espesso nevoeiro, matando nossos irmãos.
Aqui, em casa, todos receberam com imenso orgulho essa notícia. Filho, jamais surja em teu cérebro o pensamento de um homem covarde. Seja firme no cumprimento do dever, principalmente quando a nossa Pátria foi traiçoeiramente atacada pelos vilões de além-mar.
Não importa que o intenso inverno dificulte a nossa marcha ou que o sol abrasador faça demorar o avanço, o certo é que precisamos chegar até o fim do nosso itinerário ombro a ombro com as FORÇAS ALIADAS.
Ainda me recordo daquela bela poesia que diz em uma de suas estrofes:
Para a frente que importa a invernada,
Temporal, inclemência de sois.
Quem for fraco, que fique na estrada,
Que a vanguarda é o lugar dos heróis.
Pedimos a Deus para conservar tua pessoa ilesa das balas assassinas dos Nazistas; porém, se for do agrado do Altíssimo que o teu corpo tombe no campo de batalha, para que muitos outros vivam, seja feita a vontade de Deus.
O ataque deve ser repelido embora sucumbam alguns dos nossos. Que papel faríamos se permanecêssemos de mãos cruzadas quando o inimigo comum tentou ultrajar a nossa soberania?
Seremos por ventura alguma estátua onde o sangue não circula?
É legal trair nossa tradição?
Não, isto não.
Dos túmulos de Caxias, do Tenente Antônio João, de Camisão e outros mais, ouviríamos o grito da dor do insultado dizendo-nos:
Irmãos, hoje mais do que nunca o Brasil precisa vingar os seus filhos.
Levai em resposta à agressão a esses Nazistas o brilho de uma baioneta empunhada para que os nossos sejam vingados.
E, assim, acalmarão as ondas tempestuosas do mar furioso, e a bonança reinará para todos os povos do mundo, que foram vítimas dos sutis ataques do Eixo.
Portanto, filho, não queiras ter maus pensamentos e jamais haja em tua pessoa o desespero.
Seja também calmo. Porque todos nós temos que morrer um dia; logo, é desnecessário e mesmo indecente o desespero.
Muitos se enganam com a morte.
Ela não causa assombro a ninguém, porém enobrece a muitos. Se for preciso, morre em honra da Pátria e viverás eternamente. A tua lembrança ficará sempre conosco.
Um conselho: conserve sempre a tua fé em Deus e jamais a deixe seduzir por outrem. Todos nós estamos indo bem graças a Deus.
O que sentimos são saudades tuas, mas esperança de que em breve estarás aqui em Montes Claros conosco.
Terminando, pedimos a Deus por tua pessoa e pela honra e glória do Brasil e o cabal êxito da FORÇA EXPEDICIONÁRIA BRASILEIRA.
Queira aceitar a benção de teu pai e os abraços que teus irmãos, tias e cunhados lhe mandam.
Teu pai,
Antônio Martins de Santana Primo

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°75131
De: Manoel Hygino Data: Segunda 15/4/2013 09:37:59
Cidade: Belo Horizonte/MG

Para enfrentar a seca

Manoel Hygino - Jornal “Hoje em Dia”

No tempo de Gonçalves Dias, havia palmeiras nas quais os sabiás cantavam. Depois dos penosos dias de sol e calor de 2012/2013 até recentemente, não acontece mais. As palmeiras estão acabando e aqueles pássaros as seguem.
No decorrer de décadas, acompanhei pessoalmente, pelo noticiário das revistas e jornais, pela televisão e rádio, por depoimentos pessoais, o fenômeno das secas desde o Nordeste ao sertão mineiro, avançando, avançando, por culpa dos brasileiros e pela ineficiência das políticas públicas. 2012 terminou, mas a estiagem ingrata, penosa, destruidora, não. Nada permitia a excessiva confiança em chuvas restauradoras no final do ano passado, no primeiro trimestre do atual. Mas a obstinação na esperança sempre remota entrou no segundo trimestre: barragens em níveis baixos de água, o risco continuado na redução da energia de fontes hidráulicas. O problema não está encerrado. O interior mineiro, afetado pelo drama, sofre. Plantações, a horta, os animais, a pequena produção destinada aos mercados, os córregos secando. Distraídos, os anjos da devoção popular não atendem ao clamor dos fieis.
Leio a notícia desalentadora: se os especialistas em meteorologia estiverem certos, não haverá mais chuvas significativas para o Norte de Minas nas “águas” atuais. A esperança é de que os institutos meteorológicos pátrios, com numerosos erros nas previsões, inclusive as recentes, falhem mais uma vez, agora em favor dos desvalidos. Como escreveu, há dias, o jornalista Paulo Narciso, fora da ciência, a chuva poderá driblar a previsão e vir alegrar o sertão. Acreditamos. Mas o governo se apanhou em omissão, porque confiava demais em São Pedro, sobremaneira ocupado com os graves problemas que afetam a Igreja que ajudou a fundar. Decidiu, assim, Brasília pela adoção de medidas inovadoras, originalíssimas, para uma tragédia imemorial, ainda nas palavras do periodista conterrâneo. A presidenta anuncia recursos para o Nordeste e a Área Mineira da Sudene. Deseja, enfim, enfrentar os efeitos de uma das piores secas dos decênios mais recentes. O dinheiro será aplicado – segundo se espera – na construção de 750 mil cisternas e no aumento da frota de caminhões-pipa. Além de bolsa-estiagem e restabelecimento de serviços essenciais, como recuperação de poços artesianos. Tem-se de esperar a tragédia para agir contra o desinteresse e o descaso.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°75130
De: Alberto Sena Data: Segunda 15/4/2013 10:28:22
Cidade: Belo Horizonte/MG

Exemplo do alemãozinho - Um menino de quatro anos de idade, filho de mãe brasileira e pai alemão, em visita a Belo Horizonte, vindo de Bremen (Alemanha) deu uma lição, em matéria de educação de trânsito, a um grupo de adultos, nas mais movimentadas avenidas da capital. A pé, o menino não andava se quisessem atravessar com ele as avenidas estando vermelho o sinal para pedestre.(Clique aqui para ler todo o comentário na seção Colunistas)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°75127
De: Edmundo Data: Domingo 14/4/2013 12:20:45
Cidade: Montes Claros

Cresce assustadoramente em Montes Claros,os atos infracionais cometidos por menores e pivetões.Ontem por depois da meia noite,dois invadiram uma casa de lanche em conhecida avenida que estava sendo reinaugurada pois (....) , e armados,renderam os frequentadores roubando os seus pertences.Temos duas leis que fazem com que esses marginais não tenham medo algum,um é do desarmamento porque sabem que não encontrarão resistência e a outra a lei do adolescente que os protege,porque sabem que se assassinarem alguém,nada acontecerá com eles e que quando completarem dezoito anos,estarão livres leves e soltos e com seus antecedentes criminais devidamente apagados.E a população refém da marginalidade,nem tem mais o direito de se sair das prisões em que se tornaram os lares,para o lazer e divertimento.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°75126
De: Píndaro Data: Domingo 14/4/2013 09:54:47
Cidade: Moc

Com o chão das varandas ainda molhado pelas 3 pancadas de chuva ontem em M. Claros, o céu nesta manhã de domingo está azul, azulíssimo, sem nesga de nuvem, nenhuma. Mas o serviço meteorológico, pelo último boletim, promete chuva até sexta-feira, recomeçando hoje à noite. Chuva que já não salva a lavoura, mas que diminui o intervalo da seca até as próximas águas. O rude sertanejo olha para o céu e agradece, na manhã azul, com as ruas respingadas - Deus seja Louvado. Centenas, quem sabe um milhar de carretas já deixaram a região levando gado que não terá pastos.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°75125
De: Data: Sábado 13/4/2013 15:06:59
Cidade: Moc

Já são duas fortes pancadas de chuva. Mas, não em toda cidade. O céu está preto na região da fábrica de cimento e do aeroporto. Promete mais, embora haja um arco-iris, prenúncio de estiagem. Trovões estão rugindo, se é que seja possível.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°75124
De: Sebastião Data: Sábado 13/4/2013 13:03:07
Cidade: M. Claros

A meteorologia anuncia 40 milimetros de chuva - e nenhum cai. Anuncia zero possibilidade de chuva, hoje, e ela...cai! Chove agora em M. Claros. Veio do morro símbolo da cidade, avançou para o centro e já cai há mais de 15 minutos, chuva consistente e meiga. Que bom que a meteorologia agora erra nosso favor.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°75123
De: Alves Data: Sábado 13/4/2013 10:35:37
Cidade: M. Claros

Vivemos na época da informação, da notícia. Por paroxismo não explicado, não sabemos como informações muito importantes, relevantes, conseguem ser subtraídas do conhecimento geral. Aqui vai uma. Em passado ainda próximo, a Prefeitura de Montes Claros vendeu, ou teria vendido, para a Copasa, terreno na avenida José Corrêa Machado, por quantia que gira em torno de 8 milhões de reais. A empresa pagou, teria pagado, pôs a placa no local, "terreno para sede", mas não recebeu o imóvel. Empresário, recentemente falecido, reivindicou a propriedade da área...vendida pela prefeitura. O processo está na esfera judicial. Os contribuintes, que são os verdadeiros donos, tanto da prefeitura e também da empresa estadual, nada foram informados. Nada sabem, são ignorados. Comparecem exclusivamente para pagar a conta. Não é republicano. (...)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°75122
De: Ana Maria Antunes Machado Data: Sábado 13/4/2013 10:24:14
Cidade: Rio Grande do Sul  País: Brasil

Brasilinha, a viagem de volta

Ana Maria Antunes Machado

Todos os natais de minha vida, até os 28 anos, foram em Montes Claros. A viagem que sempre partiu de Belo Horizonte na correria típica de dezembro, para encontrar aquele sentimento de acolhedor e ocioso da semana entre natal e reveillon na casa de meus queridos avós, Oswaldo e Inilta Antunes.
Montes Claros nessa época sempre teve um cheiro que para mim é pura memória, nostalgia de infância... sempre penso no cheiro acolhedor da época: manga, chuva e pequi, cheiros e sabores quase acolhedores que, quando sinto, me levam a casa de meus avós - Oswaldo e Inilta Antunes - e se misturam com amor condicional típico dos avós. A casa grande, cheia de gente, a doce lembrança das mesas de lanche sempre postas, comilança garantida, a casa no natal enfeitada por bolas vermelhas, presépio e velas, o carinho e a preguiça do dezembro, que sempre encontrei ali. casa que para mim é memória, infância, casulo pra descansar do resto do mundo. Deitar no sofá e ouvir histórias,bons casos e boas comidas, além da inestimável biblioteca do meu avô... canto riquíssimo de ideias.
Pois bem, foi logo após o natal de 2011 que fiz uma das viagens das mais inesquecíveis que já fiz... mesmo já tendo dado a volta ao mundo. Sempre me interessei muito por história e literatura, pelos casos de meus avós. Foi então que propus à meu avô passarmos o dia em sua cidade natal, Brasília de Minas, ou como chamam de maneira mais simpática, "Brasilinha". Fomos então para a viagem de volta, o retorno de meu avô à sua casa.
Saimos cedo de Montes Claros, sob a preocupação de minha avó com a estrada, o que iriamos comer e etc... - coisas de avó - o caminho já se enchia de memórias e histórias... as viagens à cavalo até Montes Claros, o saudoso tio Francisquinho. Fomos chegando em Brasilinha e aos poucos os personagens e lugares da memória de meu avô ganhavam contornos reais para mim, mesmo que afastados em tantos anos de histórias, ali estava: o primo Antônio com quem meu avô dividiu os anos de estudo em Belo Horizonte e que nos ofereceu um delicioso almoço e boas horas de conversa, a igreja das missas dominicais, o açougue, o mercado, o rio Jacarezinho onde nadava e mesmo o lugar um pouco mórbido que é o cemitério, foi uma bela visita onde meu avô me levou para, com os olhos contemplativos, buscar os nomes dos parentes nas jazidas e deixar para mim algumas peças do mosaico de sua vida. Tudo isso era pedaço de Grande Sertão Veredas no ato, e ainda histórias de família, disputas, vendetas e até o Hermógenes - caricatural personagem de Guimarães Rosa - tinha ali um nome em um grande mausoléu. Para terminar a viagem pela memória, fomos até o local mais acolhedor que uma pessoa pode visitar em sua velhice: a casa onde meu avô nasceu, casa do Oswaldo menino, onde subia no pé de goiaba, escondia moedinhas nas frestas do assoalho - e que ainda devem estar lá - o fogão a lenha onde sua mãe, dona Zulmira, cozinhava. Lá na rua, do lado de fora tinha também o parlatório - que antes parecia imenso - agora era pequeno pelos olhos de quem viveu 87 anos de uma vida tão intensa.Visitamos ali sobrinhos que ele não via há tempos e o primo Antônio, que tanta satisfação para meu avô foi reencontrar e lembrar velhos casos. Em tantos cantos vivos da momória, meu avô - pessoa calada, mas que sempre gostou de se expressar pela escrita - se abria para contar detalhes de uma infância em Brasilinha. Parte dessa infância já havia encontrado em seu livro "A Tempo", foi então "a tempo" que pude dividir este dia maravilhoso com meu avô, me despedir dele, pois foi a ultima vez que nos vemos.
Hoje ele é pura lembrança doce que guardo... já faz um ano que se foi. Com ele aprendi a ser ética, peguei o gosto pela leitura, pela escrita e pela fotografia. Jornalista primoroso e carinhoso em sua personalidade inteligente e contemplativa. Ecoa sempre em meu ouvido a forma como carinhosamente me chamava: "Ô Maria!" e agora é pura lembrança de vida, lembrança que deixei guardada em Montes Claros. Talvez um dia, quando chegar então minha velhice, retorne eu também a Montes Claros em dezembro (quem sabe a pedido de uma neta?) e então sentirei de novo o cheiro da manga, do pequi, da chuva, caminharei pelas ruas do centro lembrando do cantos e das histórias, e então vou ouvir na memória alguém que me chama "Ô Maria!". Lá está meu avô e minha avó, pois em nossa memória as pessoas queridas nunca deixam de exisitir.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°75121
De: Waldyr Senna Data: Sexta 12/4/2013 18:15:45
Cidade: M. Claros

Noventa dias depois

Waldyr Senna Batista

Em noventa dias não se recupera o que durante quatro anos foi dilapidado. Mas, como o prefeito Ruy Muniz estabeleceu esse prazo para mostrar serviço, a data tornou-se emblemática e, ele, alvo de cobranças mais incisivas.Por ter admitido, pelo menos implicitamente, que deve a eleição ao seu antecessor, o atual prefeito se vê tolhido quando precisa fazer referências à “herança maldita” que lhe foi transmitida.
Dia desses, em entrevista a propósito dos primeiros cem dias no exercício da função, ele pela primeira vez admitiu, ‘’cheio de dedos’’, ter recebido a Prefeitura ‘’em situação financeira complicada, com muitas dívidas’’, o que, além de óbvio, ficou bem distante da realidade, pois é público e notório que a situação da Prefeitura era de terra arrasada, ao ponto de, nos últimos meses do mandato anterior, a Polícia Federal e o Ministério Público terem se tornado frequentadores assíduos do casarão da Avenida Cula Mangabeira, onde funciona a Municipalidade.
Com algumas medidas profiláticas, o novo prefeito diz ter conseguido minorar a situação, recuperando em parte a imagem positiva da Prefeitura, no que tem sido ajudado pelas circunstâncias, uma vez que, nos municípios, de maneira geral, todo início de ano é bafejado por melhor arrecadação, que reflete a cobrança de ICMS sobre as vendas do Natal e a arrecadação do IPVA, da qual os municípios têm direito à metade, e, nos municípios maiores, como Montes Claros, o IPTU. No segundo semestre, receitas nessas rubricas tendem ao declínio, colocando em dificuldades grande parte das prefeituras.
O prefeito Ruy Muniz, além de contar com essa receita maior, disse ter adotado medidas administrativas internas que reduziram as despesas com o pessoal. Cortou de 12mil para 7 mil o numero de funcionários contratados, o que significou economia de R$8milhões mensais na folha de pagamento. O curioso, nessa operação, é que o mercado de trabalho não se assustou, nem com maior oferta de mão de obra, nem com protestos, e, na Prefeitura, o atendimento também não se complicou.
Quem primeiro estabeleceu os cem primeiros dias de governo como marco para deslanche foi o falecido presidente John Kenedy, dos Estados Unidos. Depois dele, o procedimento se estendeu em escala mundial, funcionando como uma espécie de anteparo aos governantes e ponto de partida para a nova etapa. Eles imaginavam que, desta forma, poderiam estar imunes a manifestações de repúdio.
Assim sendo, a partir de agora o prefeito Ruy Muniz passa a exercer o mandato em sua plenitude, expondo-se inclusive a vaias. A primeira delas ocorreu no início do mês, quando ele participava de evento esportivo no ginásio coberto da Praça de Esportes.

(Waldyr Senna é o decano da imprensa de Montes Claros. É também o mais antigo e categorizado analista de política. Durante décadas, assinou a "Coluna do Secretário", n "O Jornal de M. Claros", publicação antológica que editava na companhia de Oswaldo Antunes. É mestre reverenciado de uma geração de jornalistas mineiros, com vasto conhecimento de política e da história política contemporânea do Brasil)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°75120
De: Leonardo Data: Sexta 12/4/2013 17:55:41
Cidade: Montes Claros  País: Brasil

Faleceu hoje em Montes Claros o Professor Universitário e Advogado Sandoval Fagundes. Depois de resistir bravamente a um infarto e conseguir retomar suas atividades acabou não conseguindo enfrentar a Leishmaniose que o acometeu abruptamente e o levou. Lamentável esta morte e ao mesmo tempo preocupante, pois certamente poderia ter sido evitada se a Prefeitura tivesse política eficiente de combate ao mosquito que transmite esta doença

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°75119
De: Corpo de Bombeiros Data: Sexta 12/4/2013 17:26:33
Cidade: Montes Claros/MG

Bombeiros do Sétimo Batalhão atenderam, na manhã desta sexta-feira (12), uma ocorrência de acidente automobilístico envolvendo colisão frontal entre duas carretas na BR-251, no perímetro urbano de Francisco Sá, no Norte de Minas. Com a colisão, uma das carretas, que trafegava sentido Montes claros/Francisco Sá, carregada com utensílios domésticos, peças de vidro e resina acrílica, pegou fogo e ficou totalmente destruída. As equipes de bombeiros, utilizando equipamentos de combate à incêndio e cerca de 40 mil litros d’água , conseguiram extinguir totalmente o incêndio. O condutor, Iranildo Moreira Lima, de 40 anos, foi conduzido com vida para o hospital de Francisco Sá. Já o outro caminhão, com placa de São Leopoldo RS, carregado com bandagens de pneus, ficou parcialmente destruído. O condutor, Mauro Luiz job Rodrigues, de 51 anos, nada sofreu. Em decorrência do acidente a pista ficou interditada por cinco horas nos dois sentidos da Br. Foram empenhados nessa ocorrência três veículos operacionais e nove militares.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°75118
De: Polícia Militar Data: Sexta 12/4/2013 14:28:38
Cidade: Montes Claros/MG

Roubo a mão armada consumado a prédio comercial - No dia 12 de abril, por volta das 02:00 da manhã, nopovoado de Planalto Rural, zona rural de Montes Claros, segundo a vítima A. C. J. 35 anos, frentista e M. A. F. P. de 24 anos, atendente, quando se encontravam na lanchonete do posto de combustível Pentáurea, foram surpreendidos por 04 indivíduos, um deles armado com uma arma de fogo, que anunciou o assalto. Os meliantes roubaram 01 cofre contendo aproximadamente R$ 4.000,00 (quatro mil reais) em dinheiro e alguns produtos da loja, evadindo em seguida. Toda ação dos meliantes foi filmada pelo circuito interno de câmaras, porém os funcionários não tinham acesso a filmagem. O rastreamento continua na área.

Roubo a mão armada consumado a padaria - Nesta data também, por vola das 4 e meia da manhã, na rua São João, Todos os Santos, segundo a vítima M. A. C. R., de 23 anos, funcionário de uma padaria, quando chegava em seu local de trabalho em sua motocicleta Honda FAN, foi abordado por 05 indivíduos que estavam em um veículo Fiat Palio, cor prata, sendo dois armados com pistola e espingarda, que anunciaram o assalto. Meliantes roubaram certa quantia em dinheiro da padaria, algumas caixas de leite e a motocicleta da vítima, porém, o alarme foi acionado, interrompendo o funcionamento da moto, não sendo levada. Após o fato os autores evadiram no veículo Fiat Palio. O rastreamento continua.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°75117
De: Ednaldo e Raquel Alves Data: Sexta 12/4/2013 14:28:27
Cidade: Montes Claros

fico feliz em ver que ainda temos uma policia que funciona, como é o caso da policia de meio ambiente, que ontem apos solicitação minha aqui no bairro tancredo neves, devido a uma usina de som instalada em um veiculo gol, trazia um enorme desconforto a minha esposa que esta acamada. com a chegada da viatuta de nº18087, efetuaram as mediçoes e apreenderam este carro que por diversas vezes nos incomodaram tanto. so quem sofre com esse tormento de som alto é que sabe o que eu minha esposa passavam. parabens a policia de meio ambiente. parabens ao coronel cesar , que colocaou ordem na casa.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°75116
De: Manoel Hygino, jornalista Data: Sexta 12/4/2013 09:33:27
Cidade: BH

Li, nas Efemérides, sobre o falecimento do Raiu, em 1952, 8 de abril, quando eu não residia na capital. Foi um amigo de juventude, embora a expressiva diferença de idade. Formou-se em Química Industrial, pelo que sei, e não Engenharia Civil. Era excelente desenhista, no que foi acompanhado pelo irmão, depois consagrado. Seu nascimento foi em março: ele, em 3; eu em 13. Faz-se nos falta. (...)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°75115
De: Hoje em Dia Data: Sexta 12/4/2013 08:47:44
Cidade: Belo Horizonte/MG

Empresário e mulher são presos por grilagem de terra no Norte de Minas - Girleno Alencar - A Polícia Federal (PF) prendeu na tarde desta quinta-feira (11) o empresário Evandro Garcia e a mulher dele Maria das Graças, além de Ernane Viana de Souza, ex-secretário de Obras, e José Wellington Gonçalves Dias, ex-presidente da Comissão de Licitações do município de Bonito de Minas, no Norte do Estado. Eles são acusados de fraudes na licitação da construção de dois prédios, um do posto de saúde em Gibão, e outro do Conselho de Referência em Assistência Social (CRAS). O prejuízo é estimado em R$ 400 mil. A juiza Karen Castro dos Montes, de Januária, concedeu a prisão dos envolvidos a pedido da PF. No último sábado (6), Evandro e Maria das Graças conseguiram um habeas corpus no Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) para serem liberados das acusações de corrupção. O desembargador Doorgal Andrada acatou o pedido. A liberação da mulher saiu na segunda-feira (8) e a do empresário na terça-feira. Mesmo com o habeas corpus, eles foram presos nesta quinta-feira e levados para o Presídio Regional do município. O advogado Otávio Batista Rocha Machado, que defende o casal, entende que a juíza foi levada ao erro, sem saber que o TJMG tinha concedido o habeas corpus. Ele tentará revogar as prisões nesta sexta-feira (12). O delegado Marcelo Eduardo Freitas, responsável pela operação, se recusou a comentar o habeas corpus obtido pelo empresário, mas lembra que Evandro comandava um grupo criminoso que deu rombo de aproximadamente R$ 100 milhões em 39 municípios do Norte de Minas. Conforme as investigações, ele participava de licitações fornecendo apenas a nota fiscal, sem realizar as obras, que acabavam sendo feitas pelas prefeituras. No caso de Bonito de Minas, além do CRAS e do posto de saúde, há outras construções sendo investigadas, como a de uma ponte. Evandro e Graça foram presos quando compareceram à sede da Delegacia da Polícia Federal para recolherem os seus documentos apreendidos em junho de 2012. No momento que se apresentaram, receberam voz de prisão e o mandado expedido pela Justiça de Januária foi cumprido. A empresária Elisângela Pereira da Fonseca, irmã de Graça, havia pedido ao TJMG para ser beneficiada com o habeas corpus obtido pela irmã, mas teve a prisão reforçada.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°75114
De: Guilherme Data: Sexta 12/4/2013 08:44:01
Cidade: Montes Claros

Qui 11/04/13 - 11h55 - "As serenatas feitas em noites de lua cheia, quando os apaixonados se declaravam nas janelas das moçoilas, foram substituídas pela poluição sonora de shows e "usinas de som" em veículos"

Belíssimo e doce depoimento. Demonstra com suavidade o quanto a qualidade de vida de todos desabou aceleradamente depois de 1982, quando o sério e honrado Prefeito Toninho Rebello entregou o cargo que ocupou por duas vezes.Toninho dizia que M. Claros precisava de uma ou duas administrações comprometidas com a população para resolver, em definitivo, os problemas estruturais da cidade, elevando a qualidade de vida geral. No entanto, veio o impensável e... o resultado é este que está aí, para ser meditado. Num futuro breve, saberemos em detalhes o que de real aconteceu nesses últimos 30 anos em que a qualidade de vida caiu absurdamente. (...)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°75113
De: JAILTON Data: Sexta 12/4/2013 08:36:47
Cidade: m.claros - mg  País: brasil

12 abril 2012, dois anos de saudades do nosso querido max willian, que só transmitia alegria,simplicidade e muito amor a sua mãe e toda sua familia.max teve sua vida ceifada por engano quando conversava com colegas de um grupo de oração do bairro santa laura em m.claros. a sua mãe que ate hoje chora muito pela perda do seu filho querido,nosso braço.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°75112
De: Felisberto Data: Quinta 11/4/2013 21:37:22
Cidade: Goiania-GO

ei Raquel Chaves ! Nesta área aí, onde existiu o prédio da Macife, existiu tambem um Jardim de Infancia (Artur Bernardes, salvo engano )para onde todos os dias,à tarde, eu levava os filhos do Dr. Sidney Chaves e dona Maria Chaves ( um eu meu lembro o nome , Henrique, o outro não ).Naquele saudoso tempo..eu trabalhava no escritório de avocacia dos Drs. Henrique Chaves e Sidney Chaves.no Edificio Sobreira.Fui testemunha ocular do incendio no depósito de gaz, ao lado a casa dos Ramos.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°75111
De: Nívea Gracielle Data: Quarta 10/4/2013 18:24:42
Cidade: Boa Vista - Roraima  País: Brasil

Minha grande Montes Claros com tantas histórias para contar...Nascida e criada nessa terra de tanta beleza, Montes Claros nos proporcionou (a mim e a minha família) momentos de grandes alegrias e tristezas. Como toda grande cidade, ela se tornou um lugar com pouca oferta de trabalho e grande procura, motivo esse que nos convenceu a mudar de estado em busca de oportunidades. E encontramos... Graças a Deus encontramos o que buscávamos. Todos formados, com bons empregos e grandes expectativas para o futuro. Hoje temos residência fixa no estado de Roraima, a exato 4.978 km da nossa terrinha. Saudades? Muitas! E sempre que surge uma oportunidade estaremos a visitar parentes e amigos tão queridos... E ainda, acompanhar os acontecimentos diários através desta página.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°75110
De: Polícia Federal Data: Quinta 11/4/2013 17:01:23
Cidade: Montes Claros/MG

Operação de volta para a máscara - Polícia Federal prende, mais uma vez, grupo criminoso acusado de desvio de verbas públicas no Norte de Minas Gerais: Na tarde desta quinta-feira (11/04/13), em desdobramento da Operação máscara da sanidade, a Delegacia de Polícia Federal em Montes Claros cumpriu mandados de prisão expedidos pela Justiça Estadual de Januária/MG, em desfavor de Evandro Leite Garcia, Maria das Graças Gonçalves Garcia, Elisângela Pereira da Fonseca, José Wellington Gonçalves Dias e Ernani Viana de Souza. Conforme narra a denúncia já recebida pela Justiça Estadual, eles são acusados dos crimes de formação de quadrilha, fraude em licitações, peculato-desvio de verbas públicas da educação e lavagem de dinheiro, por fatos praticados no Município de Bonito de Minas. Conforme se extrai dos autos, o núcleo empresarial da organização criminosa (Evandro, Maria das Graças e Elisângela) teria se associado ao pregoeiro (José Wellington) e ao irmão do Prefeito de Bonito de Minas (Ernani Viana) para o cometimento em série de crimes graves.
Informa-se que, após 09 meses e meio de prisão, os líderes do núcleo empresarial da organização criminosa, que atuaram em mais de 40 municípios norte-mineiros, causando um prejuízo estimado de R$ 100.000.000,00 aos cofres públicos, haviam sido soltos, no último sábado (06/04/2013), pela via excepcional do plantão de fim-de-semana, em decisão liminar de Desembargador do Tribunal de Justiça/MG, relativamente ao processo criminal que tramita na Comarca de Bocaiúva por crimes semelhantes.(...)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°75109
De: José Prates Data: Quinta 11/4/2013 16:23:52
Cidade: Rio de Janeiro/RJ

Parabéns à Polícia do Meio Ambiente

José Prates

É sumamente agradável, tanto para os moradores da cidade quanto para os montesclarenses que residem fora da cidade, a leitura de uma mensagem posta neste Mural, dando conta de que a Policia do Meio ambiente “em continuidade ao trabalho desenvolvido pelo 4º Pelotão do Meio Ambiente da 11ª Cia da PM, no intuito de coibir praticas abusivas ao uso de som automotivo na cidade de Montes Claros”, manteve-se vigilante e, por essa atitude na defesa do cidadão, efetuou a apreensão de um veiculo de som que depois de procedidas as diligências de praxe, como medição do som emitido constatando 77 decibéis, acima, portando, do que é permitido por lei, o veículo foi removido para o Patio Sapucaia. Encerrando a diligência com a prisão do responsável pela transgressão da lei do meio ambiente, segundo a nota da Polícia Essa atuação da polícia do meio ambiente que, naturalmente, não foi a primeira nem será a última, mostra ao cidadão montesclarense o empenho das autoridades policiais, certamente com apoio das autoridades municipais, em manter a ordem em todos os setores de atividade na cidade, garantindo a tranqüilidade do habitante que de há muito vinha sendo quebrada pela abusiva utilização de carros com alto falantes percorrendo as ruas emitindo sons que atingiam uma pressão sonora acima de 77 decibéis num total desrespeito às leis, causando graves prejuízos ao descanso do habitante trabalhador. A população não se calou e reclamou com veemência contra o barulho que lhe incomodava e lhe prejudicava o descanso após um dia de trabalho, no que foi apoiada por este jornal, veiculando os reclamos do habitante prejudicado no seu sono. . .
Não vamos dizer que a polícia do meio ambiente, simplesmente cumpriu o seu dever porque devemos ressaltar a atenção que deu ao clamor da sociedade local que se sentia agredida. Não queremos e nem podemos dizer que essa policia agiu sob pressão da sociedade, mas, atendeu como policia, às reclamações do povo e saiu em campo em diligência para apurar os fatos denunciados como transgressão das leis e coibir abusos, se existentes, porque é um crime de ação pública como diz o artigo 100 do Código Penal, segundo o qual “a ação penal é pública, salvo quando a lei, expressamente, a declara privativa do ofendido”. O parágrafo 1o do mesmo artigo diz que “a ação pública é promovida pelo Ministério Público, dependendo, quando a lei o exige, de representação do ofendido ou de requisição do Ministro da Justiça”. Neste caso o ofendido foi a sociedade que clamou providencias das autoridades numa ação pública, para fazer cessar a agressão ao meio ambiente e prejuízo ao descanso do trabalhador. A polícia do Meio Ambiente entendeu assim e assim agiu, dando inicio ao combate a agressão tanto ao meio ambiente quanto ao direito do cidadão ao sagrado descanso após o trabalho. Leis que amparam a ação contra os crimes de agressão ao meio ambiente existem na legislação brasileira. Em muitos lugares, porem, não são cumpridas e talvez, nem conhecidas porque não há interesse em divulgá-las ou colocá-las em cumprimento. A ação correta da policia montesclarense é um exemplo da aplicação dessa lei, exemplo que deve ser seguido por cidades que têm o mesmo problema.

(José Prates, 87 anos, é jornalista e Oficial da Marinha Mercante. Atualmente, é um dos diretores do Sindicato da Classe)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°75108
De: Raquel Chaves Data: Quinta 11/4/2013 08:51:46
Cidade: Montes Claros/MG

Montes Claros cresceu!
Cresce não, Montes Claros.
E Montes Claros, amada patriazinha, contrariando o meu pedido, teimosamente insiste em crescer.
Os paralelepípedos foram substituídos por asfalto.
Na Avenida Coronel Prates, onde funcionou o Colégio Diocesano e posteriormente a Prefeitura, a Câmara Municipal e a Biblioteca Pública, foi construído o enorme supermercado.
Mataram a mangueira que todos os anos produzia frutos para os funcionários daquela casa.
A residência de vó Nininha, e onde vivi minha feliz infância, tem uma galeria de lojas.
Meu quartão não existe mais!
A alinhada casa, com piscina, do Dr. Luís Pires, jogada ao chão, virou abrigo de carros e motos.
Onde funcionou o consultório do Dr. Mário Ribeiro e foi também residência de Ênio Pacifico Farias, agora é restaurante.
A garagem e o quintal de Félix Pimenta são um grande estacionamento. A parte da frente: Azure Modas, Rita Cabeleireira e Loja de material elétrico.
No sobradinho onde morava a família de dona Fernanda Ramos (que partiu há pouco tempo), o “Casarão das Noivas”.
No antigo prédio da Macife, de José das Neves, funciona o Colégio Prisma, uma filial da Palimontes e uma agência do Banco do Brasil.
A sorveteria Sibéria (que tinha o “manjar dos Deuses”, sorvete de doce de leite) deu lugar à padaria Puro Grão.
Ao lado da padaria, apareceu um arranha céus de apartamentos. Seu Landes e dona Netinha Tolentino moram lá.
Na pensão de seu Geraldo e dona Jara Caires, e onde funcionou o Conservatório Estadual de Música Lorenzo Fernandes, está a Casa dos Óculos e Óticas Diniz.
Na esquina onde era a Êxito Empreendimentos, de Luís Pacifico Rodrigues, a Naturefarm e Minas Bahia Seguros.
Dona Terezinha, viúva do Dr. Simeão Pires, mudou-se, e a antiga residência agora é Farmácia Real.
Dona Lena, mãe de Augustão "Bala Doce", faleceu e, supostamente, onde ela morava será construído um novo arranha céus.
A grade e o murinho da “lustrosa” casa de dona Odília Dias viraram estacionamento para os clientes da Farmácia Homeopática Artémisia. O mais belo roseiral, rosal, dos nossos jardins converteu-se em estacionamento de carros, acompanhando a degradação da avenida.
A fachada do Colégio Imaculada Conceição foi alterada, seguindo os tempos modernos.
O “Coléginho Imaculada”, ao lado da casa de Dona Genoveva e onde cursei parte do primário , abriga as irmãs de caridade. Do jardim, irmã Vêrla acena para as criancinhas que saem da missa na Capela do Colégio.
A casa de Benoni e Iara Mota também virou estacionamento.
Ao lado, parede e meia, na propriedade de Ademar e Maria Clara Leal, foi montada a clínica de exames IMED.
Subindo a Rua Presidente Vargas observo que a Venda de seu Carlos e o Bar Sibéria não existem mais, agora é um imenso posto de gasolina.
Em frente, demoliram a casa da minha professora de educação física, dona Ligia.
A sapataria de Tião Boi, também.
Na Rua Doutor Veloso, no Espeto de Ouro, onde eram servidos os melhores pratos da cidade, agora é boutique Kai Lua.
O Centro Cultural Brasil Estados Unidos fechou.
Dona Marinês continua morando na Rua Dr. Veloso, agora mais idosa.
João Doido não grita mais:”Terezinha é minha”, no coreto. Virou anjo!
A Praça da Matriz, por onde corri muitas vezes, deixou de ser pacata e hoje é frequentada por usuários de drogas. Nem a magia da fonte luminosa aguentou.
As serenatas feitas em noites de lua cheia, quando os apaixonados se declaravam nas janelas das moçoilas, foram substituídas pela poluição sonora de shows e usinas de som em veículos.
As “chacrinhas” que realizávamos em nossas casas deram lugar as músicas eletrônicas tocadas por DJs em boates, sem revestimento acústico.
O “ponche” (bebida de groselha e maçã) que os adolescentes tomavam nas festas, foi trocado por bebidas alcoólicas em excesso.
O carro de madeira de Betão ronca ferro foi substituído por milhares de veículos, deixando a todos estressados.
Já não podemos afugentar o calor e jogar conversa fora assentados nas portas de nossas casas. O tráfico de drogas, costumeiro em cidades maiores, trouxe insegurança para os cidadãos de bem.
É impossível caminhar pelas ruas de Montes Claros sem o risco de assaltos.
Nossos filhos não podem jogar maê, bola, pular corda, brincar de roda e esconde- esconde pelas ruas e calçadas.
Montes Claros, diferentemente do que pedi, cresceu.
Cresceu de todas as formas, mas manteve a sua identidade de cidade hospitaleira.
E eu... Também cresci, embora tenha desejado ficar eternamente criança.
Crescemos, Montes Claros, eu e você.
Para cima e para alto, devemos ir.
Cidade: Montes Claros
País: Brasil

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°75107
De: Arthur Data: Quinta 11/4/2013 07:49:19
Cidade: M. Claros

A meteorologia elevou a chance de chuva hoje em M. Claros: passou de 5 milímetros para 40. Desde ontem à noite chove fininho. Se a previsão estiver certa, a chuva deve cessar na sexta e sábado, para recomeçar no domingo, segunda, terça, quarta e quinta. Chuva de até 70 milímetros, no caso na quarta. É torcer a favor.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°75106
De: Soares Data: Quinta 11/4/2013 07:02:15
Cidade: Montes Claros

Montes Claros lembra hoje que, há um ano, perdeu um dos seus maiores nomes do último século - o jornalista Oswaldo Alves Antunes, pai da moderna imprensa.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°75105
De: Lucy Data: Quinta 11/4/2013 00:41:18
Cidade: Moc

Chove mansinho em M. Claros desde as 8h da noite. A chuva que molha, penetra.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°75104
De: Muralista Idosa Data: Quarta 10/4/2013 21:00:59
Cidade: Montes Claros

Parabéns Polícia Militar!Continue fazendo este brilhante trabalho prendendo os pertubadores do nosso sossego.Sempre acordo assustada nas madrugadas com carros e bares com sons ensurdecedores.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°75103
De: Fabio de Oliveira Data: Quarta 10/4/2013 18:36:32
Cidade: Montes Claros

Parabens a Policia pelo combate ao barulho. Depois da intervencao dos politicos que queriam afrouxar as leis,o povo se senti aliviado e esperando que esses infratores sejam banidos definitivamente.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°75102
De: Gilcely Data: Quarta 10/4/2013 12:08:10
Cidade: Montes Claros  País: Brasil

Parabéns à Polícia do Meio Ambiente por combater o abuso de quem se julga acima da lei. Continuem cumprindo o seu papel, a sociedade agradece.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°75101
De: Polícia Militar Data: Quarta 10/4/2013 10:31:54
Cidade: Montes Claros/MG

Prisão por poluição sonora durante a madrugada - Em continuidade ao trabalho desenvolvido pelo 4º Pelotão de Meio Ambiente da 11ª Cia PM Ind MAT no intuito de coibir praticas abusivas de uso de som automotivo na cidade de Montes Claros, nesta data por volta de 01:10, foi flagrado no Posto de Combustivel (...), o veículo marca VW Golf, placa JSI 2004, cor branca, de propriedade de (...), com som ligado produzindo grande perturbação sonora. Foi realizada a medição da pressão sonora com aparelho Decibelímetro e ficou constatada a média de 77 decibéis, sendo que o permitido para o horário era de 50 decibéis. Diante do exposto foi efetuado a apreensão do veículo que foi removido para o Patio Sapucaia. O evento foi encerrado com a prisão do autor e sua condução para a delegacia de plantão de Montes claros por infringir a lei Federal 9.605/98.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°75100
De: André Data: Quarta 10/4/2013 07:21:34
Cidade: Montes Claros - MG

(...) não foi divulgado o assalto que houve no sábado à noite em plena avenida sanitária no (...) avenida, causando grande arrastão naquela área. A população precisa saber e se precaver, pois, algum tipo de quadrilha está agindo na cidade e precisamos do trabalho da polícia mais do que nunca. (...)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°75097
De: Prefeitura Data: Terça 9/4/2013 17:43:46
Cidade: Montes Claros/MG

(...) a população de rua de Montes Claros é de cerca de 220 pessoas. A maioria são usuários de drogas psicoativas ou sofrem de problemas mentais. (...)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°75096
De: Corpo de Bombeiros Data: Terça 9/4/2013 16:29:54
Cidade: Montes Claros/MG

Bombeiros do 7º Batalhão de Montes Claros, região norte do estado, combateram incêndio em duas carretas, uma delas carregada de madeiramento compensado, na manhã desta segunda-feira (08), após colisão no km 465 da BR 251 (Serra de Francisco Sá). Em decorrência da colisão e do incêndio os condutores das carretas, Camilo César dos Reis, de 49 anos, e o outro motorista, não identificado não resistiram aos ferimentos e vieram a óbito ainda no interior dos caminhões. Após análise do local e isolamento da área, a equipe de bombeiros promoveu o combate às chamas, entretanto o fogo era alto e de difícil extinção devido a grande quantidade de compensados. Desta maneira foi solicitado apoio de um caminhão pipa do município de Francisco Sá/MG, bem como de um trator da secretaria de serviços urbanos da supracitada cidade. O trabalho era minucioso e complexo uma vez que as estruturas metálicas eram pesadas e o acesso à agua era difícil e escasso. Após a remoção das estruturas de sobre os veículos pelo “munck” e auxílio ao perito na coleta dos restos mortais das duas vítimas foi promovido o rescaldo e retirada do carregamento e carrocerias da rodovia. Foram empenhados nessa ocorrência duas viaturas operacionais e cinco militares.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°75095
De: Andre Data: Terça 9/4/2013 15:50:20
Cidade: Montes claros

O viaduto da Avenida Melo Viana não pode ver água que inunda. Sempre assim. A propósito: por que o viaduto não dá mão no sentido bairro-centro? Seria mais útil.(...)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°75094
De: Wanderlino Arruda Data: Terça 9/4/2013 16:05:26
Cidade: Montes Claros/MG

Atualidades estudantis

Wanderlino Arruda

Adauto Freire me trouxe, depois de mostrar a vários colegas de banco e fazer a maior propaganda do seu passado histórico, um folheto amarelecido de publicidade do nosso antigo programa de rádio "Atualidades Estudantis". O papel fininho, dobrado, emurchecido como uma flor seca em folhas de livro, era uma velha obra de arte da mui antiga Gráfica Orion, tenho impressão, composta pelo próprio Laerte David, onde todos nós jovens estudantes fazíamos ponto, diariamente, para discutir história, religião, política e muitos outros assuntos de alta relevância para a cidade e para o mundo. Quão grata lembrança foi pegar numa relíquia, àquela época, de vinte e sete anos! Quão agradável lembrar de feitos de jovens descomprometidos com tanta coisa que a vida nos havia imposto até aqueles dias! Só não agradeci mais ao Adauto, porque não queria que ele não me julgasse um irremediável sentimental. "Atualidades Estudantis" era um programa de rádio produzido e dirigido pelo Diretório dos Estudantes, que tinha sede lá na Praça Coronel Ribeiro, contra esquina com o Hotel São José, no sobradinho onde hoje fica o escritório de Ivani Pereira. A Rádio Sociedade ficava na Rua Presidente Vargas, numa sala do terceiro andar do prédio da Gazeta do Norte, ao lado da Imperial, em frente à Luso-Brasileira dos irmãos Antônio e Artur Loureiro Ramos. Íamos para a D-7 todos os domingos, mais ou menos depois do meio-dia e, só lá, aproveitando papel e máquina, é que começávamos a produção de notícias, de comentários, e Adauto inventava as piadas e Cerdônio Quadros poetava as poesias para Marilene Magalhães declamar. Até hoje não sei como era possível, mas apesar de toda improvisação, o programa nunca atrasou. Às vezes, em meia-hora, escrevíamos tudo o necessário para falar os trinta minutos ao microfone. O volante de propaganda mostrado em hora de expediente era claríssimo sobre nossas atividades, um espelho excelente da velha realidade de um grupo de jovens que sonhava com humildade mas com uma garra impressionante de confiança no futuro. "Uma das mais brilhantes iniciativas do Diretório de Estudantes de Montes Claros, "Atualidades Estudantis" era um programa completo: comentários, notícias, crônicas, poesias, curiosidades, humorismo e "consultório sentimental". Estas últimas palavras vinham sublinhadas porque era o bloco mais importante do horário. "Atualidades Estudantis" conta com a colaboração dos seguintes estudantes: Adauto Freire, Marilene Magalhães, Almir Maia e Silva, Luiz Gonzaga de Oliveira, Lúcia F. Veloso, Lauro de Vasconcelos, Iobe Botelho e muitos outros. Direção e narração de Wanderlino Arruda, sonoplastia de Carlos Souto Peres". A direção e narração também vinham sublinhadas, porque eram do presidente do Diretório e, tudo indica, precisava de destaq ue. Não falava em Cerdônio Quadros, não sei por que, mas tenho certeza de que ele participava em muitas apresentações, com ótima voz e muita personalidade. O interessante era que, nos primeiros tempos, o consultório sentimental não poderia funcionar sem as consultas que deveriam ser feitas pelos ouvintes, jovens e adultos. Anunciávamos muitas e muitas vezes, e como no terceiro domingo não chegavam cartas, o jeito foi o Adauto fazer o papel de apaixonadas consulentes, saudosas viúvas, abandonadas esposas expondo em mal traçadas linhas, séries e séries de desditas e problemas pessoais. A resposta a cada drama era eu quem professoralmente apresentava num papel de respeitável conselheiro, procurando oferecer maior impacto e convencer todos os ouvintes de que o perdão, a felicidade e amor sempre foram possíveis e sempre estiveram ao alcance de todos. Algum tempo depois, passaram a chegar dezenas de correspondências ao estúdio, e o consultório tornou-se um verdadeiro sucesso... graças à nossa persistência e aos problemas que o Adauto sabia muito bem inventar... Já não sei mais quanto tempo durou o "Atualidades Estudantis", mas não posso ter dúvida do bom efeito didático que causou na vida de cada um de nós. Aprender, todos aprenderam, mesmo os que eram exageradamente novos para o ano de 1955. Institutos Históricos e Geográficos de Minas Gerais e de Montes Claros

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°75093
De: Vanda Data: Terça 9/4/2013 15:13:08
Cidade: MONTES CLAROS

Chove muiiiiiiito em Montes Claros neste momento.Graças a Deus

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Página Anterior >>>

Abra aqui as mensagens anteriores: