Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 25 - sexta-feira, 26 de abril de 2024

Mural

Jornalismo exercido pela própria população

Deixe sua notícia neste Mural, clique aqui para enviar
<< Próxima Página

Mensagem N°78884
De: Alencar Data: Quinta 16/10/2014 09:30:01
Cidade: Distrito Federal

Declaraçao da montesclarense Cármen Lúcia, em votação no Supremo Tribunal Federal:

A ministra Cármen Lúcia completou com um exemplo pessoal para concordar com Toffoli. Natural de Montes Claros, no norte de Minas Gerais, ela contou que “às vezes passamos até dias sem telefone, e o único meio de comunicação que tenho com meu pai são as cartas, que trocamos toda semana”.

A sessão do Supremo, com voto da ministra montesclarense, decidiu que os prédios dos Correios não pagam IPTU.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°78883
De: O Tempo Data: Quinta 16/10/2014 08:19:30
Cidade: Belo Horizonte

Menino de 5 anos é baleado por dupla que testava arma em Montes Claros - Criança brincava em um beco da Vila São Francisco de Assis quando foi atingida por um disparo do lado esquerdo do rosto; suspeitos não foram localizados - Bruna Carmona - Uma criança de 5 anos foi baleada no rosto na tarde desta quarta-feira (15), em Montes Claros, no Norte de Minas. Segundo uma denúncia recebida pela Polícia Militar (PM), os suspeitos são dois jovens que testavam armas em um beco, na Vila São Francisco de Assis.
De acordo com a corporação, a criança brincava no beco Canarinho quando foi atingida por um disparo do lado esquerdo do rosto, próximo à sobrancelha. O garoto foi socorrido pela mãe e levado ao Hospital de Pronto-Socorro Aroldo Tourinho, onde recebeu os primeiros atendimentos. Ele está consciente e não corre risco de morrer, mesmo assim, segundo a PM, será encaminhado à Santa Casa de Montes Claros.
A polícia fez rastreamento na região em que o crime aconteceu, no entanto, os suspeitos não foram localizados.
***
Estado de Minas - Garoto de 5 anos é baleado no rosto em Montes Claros - Segundo informações da PM, a criança foi atingida por um traficante que testava armas - Uma criança de 5 anos foi alvo de um tiro no rosto, na tarde desta quarta-feira, em Montes Claros, no Norte de Minas. De acordo com a Polícia Militar, a criança foi atingida enquanto andava na rua. Os suspeitos são dois jovens, que segundo a PM, estão envolvidos com o tráfico de drogas na região. O garoto passa bem e não corre risco de morrer.
Conforme a PM, os autores testavam armas no beco Canarinho, na Vila São Francisco de Assis quando acertaram a criança. A bala atingiu o lado esquerdo do rosto da vítima, próximo a sobrancelha. O menino foi socorrido pela mãe e encaminhado ao Hospital de Pronto-Socorro Aroldo Tourinho. Posteriormente, ele foi levado à Santa Casa de Montes Claros.
A polícia já conseguiu identificar um adolescente envolvido, mas ele ainda não foi localizado. O comparsa ainda não foi reconhecido pela PM e segue foragido.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°78882
De: Manoel Hygino Data: Quinta 16/10/2014 08:48:00
Cidade: Belo Horizonte

Um barão de verdade

Manoel Hygino - Hoje em Dia

O jornalista Alberto Sena, de volta às raízes em Grão Mogol, como fez o sociólogo e empresário Lúcio Bemquerer, reacende luzes sobre o passado, contando com a rara memória de Geraldo Ramos Fróis, aos 77 anos. Lembrou-se uma personagem pouco reverenciada em nossa história: Gualtér, filho de Caetano Martins Pereira, proprietário da fazenda Santo Antônio, onde viveu 50 anos e cujo nome foi mudado para Cafezal.
Gualtér Martins Pereira era um homem bom, possuía mais de cem escravos e, abolicionista, libertou todos eles três meses antes da Lei Áurea. Juiz de direito de Rio Pardo de Minas, no Jequitinhonha, anulou a sentença de um homem condenado à morte e mandou-o a novo julgamento.
Entrou em acordo com seus cativos, para que calçassem a trilha de 15 quilômetros entre a casa na roça e a cidade. Dos diamantes encontrados no itinerário, 30% seriam dele e 70% deles. Fazia aquele trajeto a pé ou a cavalo, não usando liteira. O prédio da fazenda não existe mais, como tampouco arraigadas recomendações daqueles tempos heroicos.
Três escravos fugiram, reaparecendo três meses depois. Gualtér os advertiu: “Vocês já estão castigados por terem voltado e se humilhado”. Mandou construir um prédio (hoje Casa de Cultura), todo em pedras, para servir de hospital para o irmão que estudava medicina e onde clinicaria após colação de grau. Determinou que funcionaria como Santa Casa sob condição de que, quem não tivesse dinheiro, receberia tratamento gratuito.
Coronel da Guarda Nacional, organizou o 7º Batalhão de Voluntários da Pátria, em 1865, para ir à Guerra do Paraguai. No contingente, achavam-se quatro de seus irmãos, além de parentes e escravos, do Cafezal e de Lençóis, na Bahia. Recrutou 200 homens, fardou-os e armou-os a suas próprias expensas. Prometeu liberdade a todos os escravos-soldados que voltassem vivos da frente de guerra.
Sua atitude despertou atenção de Pedro II, que lhe concedeu o título de barão de Grão Mogol. O súdito foi ao soberano para agradecimento, dizendo-lhe não fazer jus à distinção por ter ideias republicanas. O imperador contestou-o: “Não agracio um homem de ideias republicanas, mas um grande brasileiro”.
O escritor Mário Martins de Freitas, em livro não publicado em vida, julga que o varão ainda não merecera “na história da pátria a devida láurea pelos serviços prestados ao Brasil, a não ser o nome de serra do Barão do Grão Mogol ou do Itacarambiruçu.
O memorialista Gerado Ramos Fróis não esquece: o barão gozava de alto conceito na corte, não fez curso superior, era destemido, teve 78 filhos, a maior parte deles com escravas. Era homem bondoso, constando que não castigava os escravos. Pediu até que fosse sepultado no mesmo cemitério deles. No entanto, faleceu no Rio Claro (SP), onde se encontrava em propriedade da família. O corpo foi levado do canavial paulista em que jazia pra Grão Mogol, sua terra natal, como sempre desejara. O traslado do corpo foi uma verdadeira aventura.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°78881
De: Junior Data: Quarta 15/10/2014 23:10:53
Cidade: Montes Claros

Hoje por volta das 19:00 horas, uma tora de madeira caiu de um caminhão que trafegava na rodovia que liga Jaiba a Matias Cardoso no Norte de Minas, atingindo uma ciclista que veio a falecer na hora, o motorista do caminhão foi preso.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°78879
De: Alberto Sena Data: Quinta 16/10/2014 08:21:55
Cidade: Grão Mogol

(...) Fiz como ele recomendou, puxei a fumaça, quer dizer, dei a primeira tragada. Quase no mesmo instante fiquei tonto. O mundo parecia girar mais rápido e preferi deitar no banco pra me recuperar da tonteira.
Josimar insistiu. Dei umas três tragadas mais e fiquei zonzo. Depois de recuperado, fomos andando sem lenço, sem documentos, mas com cadernos e livros nas pastas.
Naquela época, era chique fumar. A publicidade em torno do cigarro era vista em revistas e pelo rádio. Fumar, segundo a publicidade, dava “um raro prazer”. O cigarro era vendido como algo de uma “suavidade” impressionante.
Daquela época em diante, com o advento da televisão, os cigarros ganharam espaço no vídeo. Apareciam homens fumando ao lado de mulheres lindas, passando aos telespectadores a ideia de que quem fumava conquistava belas donzelas. Ou senão, conseguia façanhas mil nos esportes.
O tempo passou como flecha lançada pelo arqueiro ao espaço. Houve a mudança para Belo Horizonte, em 1972. Mais de 40 anos depois, a flecha do arqueiro cravou-se numa rocha de Grão Mogol.
Nesse tempo todo, nem notícia tive de Josimar, até Jarbas me reencontrar no Facebook e testar a minha querida memória, eficiente companheira de todas as horas e da vida inteira, até a morte, passagem para a vida, nos separar. (...) (Clique aqui para ler toda a mensagem na seção Colunistas)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°78877
De: Copasa Data: Quarta 15/10/2014 19:22:04
Cidade: BH

Segue anexo posicionamento oficial da Copasa com relação à prestação de serviços em Montes Claros. Para outras informações, estamos a disposição.

COM SANEAMENTO NÃO SE BRINCA

A Companhia de Saneamento de Minas Gerais – COPASA MG vem contestar a maneira como o município de Montes Claros vem tratando a relação contratual firmada entre o poder concedente e a Companhia. O município assumiu a postura de questionar a validade de tal contratação e ainda a atuação da Copasa no tocante à qualidade da prestação dos serviços públicos de abastecimento de água e esgotamento sanitário, objeto do mencionado contrato.
A Copasa informa que foi notificada, na última terça-feira (14/10), da decisão final e unilateral do município em declarar a nulidade do Contrato de Concessão por meio de processo administrativo, instaurado e presidido pelo próprio Ente Público. Entretanto, em respeito à população montesclarense, e aos compromissos contratuais por ela assumidos, que continuam, no seu entendimento, válidos e em vigor, a Companhia ressalta que continuará assegurando a prestação dos serviços públicos de saneamento a todos os consumidores, de forma segura e eficiente.
Diante de tal situação, a Companhia está analisando os efeitos e consequências dessa decisão e informa, antecipadamente, que considera questionável a validade do processo administrativo. Tal situação leva a crer que o município tem a intenção de retomar a concessão da Copasa de forma truculenta, arbitrária e unilateral.
Fundada há 51 anos, a Copasa é reconhecida entre as melhores empresas de saneamento básico do país e sempre pautou seus trabalhos em condutas éticas e transparentes. Hoje, a Copasa tem mais de 120 mil ligações de água e outras 120 mil de esgoto em Montes Claros. Ao todo, cerca de 100% da população, incluídos os moradores do distrito de Nova Esperança, recebem água tratada pela Copasa. O índice de moradores atendidos por coleta de esgoto também é de cerca de 100%. Estes números são muito superiores à média nacional.
A qualidade da água distribuída à população local e dos efluentes devolvidos a córregos e rios atende aos critérios estabelecidos pela legislação em vigor, conforme atestada por análises realizadas nos laboratórios de ensaios e controle de qualidade que a Companhia mantém em Montes Claros, e em Belo Horizonte, ambos certificados pela ISO 17.025. Os resultados relativos à qualidade da água distribuída, além de serem repassados ao consumidor mensalmente, de forma resumida, no verso da conta de água, são informados integralmente à Secretaria Municipal de Saúde de Montes Claros bem como à Secretaria de Estado da Saúde, órgãos responsáveis pela vigilância da qualidade da água, sem nunca ter havido qualquer tipo de questionamento. De maneira análoga, os resultados relativos ao monitoramento dos efluentes são repassados à FEAM na periodicidade exigida pela legislação.
Investimentos
O compromisso da Copasa com a cidade é permanente. A Companhia planeja investir até o final do ano de 2016, dentro do “Programa Água da Gente”, o montante de R$ 265 Milhões, sendo que alguns projetos já estão em curso. No abastecimento de água estão sendo investidos R$ 90 milhões, que incluem obras de ampliação das Estações de Tratamento de Água Verde Grande e Morrinhos, construção de reservatório com capacidade para 11 milhões de litros, implantação de 295 mil metros de redes de distribuição e construção de mais 54 setores de controle de perdas/pressão, totalmente automatizados. Além disso, serão feitas a ampliação da elevatória de água tratada do sistema Verde Grande e a implantação dos sistemas de abastecimento de água em distritos da zona rural do município.
Os investimentos também contemplam melhorias no sistema de esgotamento sanitário de Montes Claros. A Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Vieira será ampliada em 50% da sua capacidade total, assegurando as condições necessárias para acompanhar o crescimento previsto para Montes Claros. As obras serão iniciadas em novembro e a previsão de término é de 24 meses. Ao todo, serão investidos mais de R$ 38 milhões na modernização do sistema de tratamento de esgoto da cidade.
Vale lembrar que a Copasa é uma empresa do Estado de Minas Gerais, regulada pela Agência Reguladora dos Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário do Estado de Minas Gerais (Arsae-MG), responsável por fiscalizar os serviços prestados e por defender, de forma transparente, as tarifas a serem praticadas, que são as mesmas em quaisquer as cidades em que a Companhia atua. Hoje, a Copasa está presente em 631 das 853 municípios do Estado.

***
Prefeitura de M. Claros - 14/10/14 - Copasa perde o contrato de água e esgoto em Montes Claros - O contrato de concessão dos serviços de água e esgoto do município de Montes Claros com a Copasa data de 40 anos. Na época, em 1974, esses serviços eram executados pela Caemc - Companhia de água e Esgoto de Montes Claros e foram repassados para a Copasa sem nenhum ônus. A única exigência era a de que os serviços oferecidos à população fossem melhorados.
De lá para cá houve a renovação do contrato em 1998, de forma que a Prefeitura hoje entende ter sido irregular. Foram feitas várias tentativas de entendimento com a Copasa sem se chegar a acordo, o que culminou no rompimento da concessão. A Prefeitura vai nomear uma comissão que, juntamente com membros da Copasa vão, nos próximos seis meses, cuidar da administração dos serviços. Todas as receitas da Copasa em Montes Claros deverão ser depositadas em uma conta específica, para que seja feito o acompanhamento da aplicação dos recursos de forma transparente.
A receita operacional da Copasa é em torno de R$ 100 milhões ano. Deste montante, R$ 25 milhões são destinados às despesas com funcionários e manutenção da estrutura e prestação de serviços. R$ 30 milhões são destinados ao custeio da diretoria da empresa em Belo Horizonte e há uma sobra de R$ 45 milhões. A situação de transição deverá permanecer por um período de seis meses, tempo em que estará sendo realizado o plano de saneamento básico para o município, que vai prever água e esgoto para toda a zona urbana e todos os distritos. Deste documento sairá o edital de concorrência pública para a nova empresa que atenderá Montes Claros neste setor. Em propaganda veiculada na televisão, a Prefeitura explica o que levou a esta decisão e anuncia que a empresa que vencer a licitação deverá oferecer água de qualidade e esgoto tratado para 100% da população do campo e da cidade; redução nas contas de água e esgoto; investimentos de R$400 milhões num prazo de cinco anos para melhoria do atendimento à população; preferência na contratação dos atuais funcionários da Copasa, evitando desemprego; e repasse de royalties (estimados em R$ 10 milhões anuais) à Prefeitura, para investimentos na cidade. Publicada no dia 19 setembro, no Diário oficial Eletrônico do Município de Montes Claros, a decisão sobre o processo administrativo nº 000197774/2014 da Procuradoria do Município de Montes Claros, que invalidou a concessão da Companhia de Saneamento Básico de Minas Gerais (Copasa), concedeu prazo de 15 dias para a apresentação de recurso por parte da empresa, recurso este que foi apresentado e acabou por não alterar a decisão do Município.
Desta forma, a decisão que havia sido embasada no parecer da Procuradoria Geral do Município e levou em consideração a necessidade de garantir a continuidade e segurança dos serviços de água e esgoto no município e a concessão dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário terá efeitos prospectivos e a plena extinção da concessão somente ocorrerá depois de decorridos seis meses, contados da publicação da decisão, ocorrida em 19 de setembro de 2014. Enquanto isto, acontecerá um período de “vigência extraordinária” no qual serão preservadas as relações de consumo e todas as demais relações jurídicas surgidas durante a vigência do contrato de concessão e a Copasa permanecerá responsável pelos serviços de água e esgoto em Montes Claros. A “vigência extraordinária” corresponderá ao prazo necessário para estudos e levantamentos adequados à execução direta ou realização de nova concessão e, durante o período, todas as receitas referentes aos serviços de água e esgoto prestados em Montes Claros deverão ser centralizadas na conta corrente da Prefeitura referente a arrecadações de faturas de água e esgoto, que irão custear as despesas envolvidas na prestação do serviço no município. A partir da data da publicação da decisão, a regulação dos serviços passa a ser exercida pelo próprio Município, diretamente ou por meio da Agência Municipal de Água, Saneamento Básico e Energia de Montes Claros (AMASBE).
A decisão do Município está disponível para consulta na edição de 19 de setembro do Diário Oficial Eletrônico do Município de Montes Claros (http://www.montesclaros.mg.gov.br/diariooficial/2014/set-14/Diário Oficial Eletrônico 19-09-14.pdf) e a ratificação da decisão na edição de 14 de outubro (http://www.montesclaros.mg.gov.br/diariooficial/2014/out-14/Diário Oficial Eletrônico 14-10-14.pdf).
A Copasa pode recorrer da decisão na Justiça mas a Procuradoria do município não acredita que haja possibilidade do recurso ser acolhido, diante das muitas e robustas provas de irregularidades levantadas.
***
O Tempo - 14/10/14 - `Por melhorias no atendimento` Após 40 anos, Prefeitura de Montes Claros encerra contrato com Copasa - Companhia declarou, por meio de sua assessoria de imprensa, que foi notificada no fim da tarde desta terça-feira (14) e irá avaliar os motivos alegados antes de se pronunciar - Camila Kifer - Após 40 anos, a Prefeitura de Montes Claros, município do Norte do Estado, decidiu romper o contrato de concessão dos serviços de água e esgoto que mantinha com a Copasa. A informação foi publicada no "Diário Oficial do Município" (DOM) desta terça-feira (14). A companhia declarou, por meio de sua assessoria de imprensa, que foi notificada no fim desta tarde e irá avaliar os motivos motivos alegados antes de se pronunciar.
Conforme a prefeitura do município, a única exigência para firmar o acordo entre a administração e a Companhia era que os serviços oferecidos à população fossem melhorados. Ainda segundo a prefeitura, a renovação do contrato, que foi firmado em 1974, aconteceu no ano de 1998. Mas, hoje, o município entendeu ter sido de forma irregular. A administração declarou ter realizado três tentativas de conversas com a Copasa, mas sem sucesso.
A informação é que o fornecimento de água e o tratamento do esgoto continue por um período de seis meses. O tempo será usado para o desenvolvimento de um plano de saneamento básico para o município.
A partir deste projeto, sairá o edital para a abertura de uma licitação pública para a escolha de uma nova empresa que irá atender as necessidades da cidade.

Nova empresa
A prefeitura declara que a nova empresa deve oferecer água de qualidade e esgoto tratado para 100% da população, além de reduzir as contas. Outra exigência que deverá ser cumprida pela empresa vencedora da licitação se refere à obrigação de um investimento de R$ 400 milhões num prazo de cinco anos para melhoria do atendimento.
A prefeitura também disse estar preocupada com os funcionários da Copasa, que ficarão desempregados. Sendo assim, a administração exige que a nova empresa contate todos os empregados da companhia, como medida de evitar desemprego.

40 anos de trabalho
Os serviços eram de responsabilidade da Copasa desde 1974, quando o fornecimento deixou de ser prestado pela Companhia de água e Esgoto de Montes Claros (Caemc) e passaram a ser executados pela Copasa sem nenhum ônus.
***
Hoje em Dia - 14/10/14 - Prefeitura de Montes Claros rompe com Copasa, após 40 anos de serviço - Após 40 anos, a Copasa não será mais a responsável pelos serviços de água e esgoto, em Montes Claros, no Norte de Minas. A ruptura foi publicada nesta terça-feira (14) no Diário Oficial do Município (DOM). Uma licitação será feita para eleger uma nova empresa para executar o trabalho.
Segundo a assessoria de imprensa da prefeitura de Montes Claros, o contrato sem ônus entre o Executivo e a Copasa foi firmado em 1974, antes executados pela Companhia de Água e Esgoto de Montes Claros (Caemc). A única exigência era a melhoria nos serviços oferecidos à população. Em 1998, o acordo foi renovado, mas de forma irregular, conforme a prefeitura. Foram feitas tentativas de regularização, mas sem sucesso.
A prefeitura nomeará uma comissão que, juntamente com a Copasa, nos próximos seis meses, cuidarão da administração dos serviços. Todas as receitas da empresa em Montes Claros deverão ser depositadas em uma conta específica, para o acompanhamento dos recursos de forma transparente.
Um plano de saneamento básico será desenvolvido para toda a cidade, zona rural e distritos. O projeto embasará um edital para concorrência pública para a nova empresa que fará o serviço.
Segundo a prefeitura, a ganhadora da licitação deverá oferecer água de qualidade e esgoto tratado para 100% da população; redução nas contas de água e esgoto; investimentos de R$400 milhões num prazo de cinco anos para melhoria do atendimento à população; preferência na contratação dos atuais funcionários da Copasa, evitando desemprego; e repasse de royalties (estimados em R$ 10 milhões anuais) à Prefeitura, para investimentos na cidade.
A reportagem entrou em contato com a assessoria de impressa da Copasa, mas até o momento ela não se pronunciou sobre o assunto.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°78876
De: Wanderlino Arruda Data: Quarta 15/10/2014 15:16:00
Cidade: Montes Claros/MG

(...) Há algum tempo, Avay Miranda, companheiro da Academia Montesclarense de Letras, ao publicar seu primeiro livro, fez como acréscimo a inclusão de uma monografia explicativa sobre a história e o nome da cidade de Taiobeiras. Isso porque muita gente fica curiosa diante das denominações, entre o bonito e o extravagante que usamos para indicações histórico-geográficas. (...) (Clique aqui para ler toda a mensagem na seção Colunistas)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°78874
De: José Prates Data: Segunda 13/10/2014 11:03:40
Cidade: Rio de Janeiro - RJ

ATA DA SESSÃO SOLENE DE INSTALAÇÃO DO MUNICIIPIO DE JANAUBA
Ao primeiro de janeiro de mil novecentos e quarenta e nove, no edifício destinado a se realizar a solenidade de instalação do município de Janaúba, sob a presidência do Sr. Antonino Antunes da Silva, 1º Juiz de Paz, de conformidade com as disposições a respeito, reuniram-se em sessão solene as autoridades e pessoas gratas, com numerosa assistência popular, para o fim de se proceder a instalação do município de Janaúba criado nos termos da Lei 329 de 7 de dezembro de 1948 , com jurisdição sobre as circunscrições que tem por sede esta localidade os foros de cidade. Aberta a sessão, e constituída a mesa, o Senhor Presidente convidando a todos os presentes a se porem de pé, pronunciou em voz alta, clara e pausada, as seguintes palavras inaugurais: “Em virtude dos poderes que me oram outorgados, declaro instalado o município de Janaúba com jurisdição sobre as circunscrições que tem por sede esta localidade que ora recebe os foro de cidade com a competência e atribuições que a lei lhe confere e determina.” Sentando-se a seguir, a mesa e a assistência, o Senhor Presidente deu a palavra ao Senhor Presidente deu a palavra ao Senhor Robinson Crusoé, Alvaro Coelho, Antonio Brito de Oliveira, José Prates e Dr. Almerindo Alves de Brito Farias que proferiram discurso alusivo ao sentido da solenidade aos seus fundadores e suas emancipação.
O Senhor presidente franqueou a palavra a quem mais dela quisesse usar, não tendo quem mais dela quisesse fazer uso.
Ninguem mais fazendo uso da palavra, o Senhor Presidente declarou encerrada a sessão, convidando os presentes a ouvirem a leitura desta ata que foi assinada pelo Senhor Presidente pelos demais autoridades e pessoas presentes.
Eu, João Cordeiro, comerciante, funcionando como secretario escrevi a presente ata e a li ao termino da sessão, cuja realização aqui se registra.
Antonio Antunes da Silva
Cirilo Evangelista Barbosa
Ary Soares de Oliveira
Antonio Brito de Oliveira
Veraldino Conrado da Silva
Sants Mendes Ferreira
Almerindo Alves de Brito Farias
Marcolino Evangelista Barbosa
José Prates
José Augusto de Souza
Americo Soares de Oliveira

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°78873
De: Gustavo Mameluque Data: Terça 14/10/2014 17:08:11
Cidade: Montes Claros

(...) Digo tudo isto porque faço parte de uma geração que, quando estudante na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais , conheceu de perto o preço da liberdade. Quero seguir na direção certa da história. Tenho consciência do que é melhor para o Brasil dos nossos filhos e netos sempre respeitando todas as tendências políticas e crenças. No entanto sempre estarei ombreado com aqueles Partidos e Candidatos que respeitem a Fé, a Esperança e a Caridade e a democracia participativa. Gustavo Mameluque , inspirado em um desabafo da Jornalista e Cientista Política do Estado de Minas Bertha Makroum. Colaborador do Montesclaros.com e do Caderno Opinião do Jornal Hoje em Dia. Professor das Faculdades Santo Agostinho- Montes Claros-MG (...) (Clique aqui para ler toda a mensagem na seção Colunistas)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°78871
De: Damião Data: Terça 14/10/2014 15:48:24
Cidade: M. Claros

Ãs 15h, o céu de M. Claros, como agora, não tinha uma única nuvem. A temperatura atingiu 36 graus e a umidade do ar, nos 11%,, entrou na faixa de emergência, quando muitas medidas são recomendadas. - entre elas a interrupção de qualquer atividade ao ar livre entre 10 e 16 horas como aulas de educação física, coleta de lixo, entrega de correspondência, etc.; e a suspensão de atividades que exijam aglomerações de pessoas em recintos fechados como aulas, cinemas, etc., entre 10 e 16 horas.Todo o estado de Minas, inclusive a capital, está sob ação de uma massa de ar seco, que deve prosseguir pelos próximos dias. "Na quarta-feira (15) algumas áreas de instabilidade vão provocar pancadas de chuva de forma rápida e localizada. Já na sexta-feira (17) o ar seco volta forte e impede a ocorrência de chuva que só deverá voltar de forma mais abrangente na semana do dia 21 de outubro, com a passagem de uma frente fria" - advertem os meteorologistas.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°78869
De: Prefeitura Data: Terça 14/10/2014 10:54:24
Cidade: Montes Claros

Invalidação da concessão da Copasa é confirmada pelo Município - Publicada no dia 19 setembro, no Diário oficial Eletrônico do Município de Montes Claros, a decisão sobre o processo administrativo nº 000197774/2014 da Procuradoria do Município de Montes Claros, que invalidou a concessão da Companhia de Saneamento Básico de Minas Gerais (Copasa), concedeu prazo de 15 dias para a apresentação de recurso por parte da empresa, recurso este que foi apresentado e acabou por não alterar a decisão do Município.
Desta forma, a decisão que havia sido embasada no parecer da Procuradoria Geral do Município e levou em consideração a necessidade de garantir a continuidade e segurança dos serviços de água e esgoto no município e a concessão dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário terá efeitos prospectivos e a plena extinção da concessão somente ocorrerá depois de decorridos seis meses contados da publicação da decisão, ocorrida em 19 de setembro de 2014. Enquanto isto, acontecerá um período de “vigência extraordinária” no qual serão preservadas as relações de consumo e todas as demais relações jurídicas surgidas durante a vigência do contrato de concessão e a Copasa permanecerá responsável pelos serviços de água e esgoto em Montes Claros.
A “vigência extraordinária” corresponderá ao prazo necessário para estudos e levantamentos adequados à execução direta ou realização de nova concessão e, durante o período, todas as receitas referentes aos serviços de água e esgoto prestados em Montes Claros deverão ser centralizadas na conta corrente da Prefeitura referente a arrecadações de faturas de água e esgoto, que irão custear as despesas envolvidas na prestação do serviço no município. A partir da data da publicação da decisão, a regulação dos serviços passa a ser exercida pelo próprio Município, diretamente ou por meio da Agência Municipal de Água, Saneamento Básico e Energia de Montes Claros (AMASBE).
A decisão do Município está disponível para consulta na edição de 19 de setembro do Diário Oficial Eletrônico do Município de Montes Claros (...)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°78868
De: Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas - Universidade de S. Paulo Data: Terça 14/10/2014 09:46:09
Cidade: São Paulo/SP

Seminário: Tremores de 2012-2013 em Montes Claros, MG: Nova evidência de tensões intraplaca não-uniformes na plataforma estável Sul-Americana

Geofísica Seminário
Data: 16/10/2014 - 16:30
Local: Auditório 1 do IAG (Rua do Matão, 1226, Cidade Universitária)

O seminário do Departamento de Geofísica será apresentado pelo Dr. Hans Alex Agurto Detzel (IAG/USP).

Resumo:
No 19 de maio de 2012, um terremoto mb=4 sacudiu a cidade de Montes Claros, MG, produzindo danos nas casas mais frágeis e pânico na população não acostumada a esses fenômenos. A sismicidade em Montes Claros não é uma ocorrência nova, e já desde 1978 há registros de sismicidade com magnitude superior a três. Neste trabalho apresentamos os resultados de monitoramento de mais de um ano da atividade sísmica recente, que culminou na detecção de uma falha cega de movimentação inversa ligada á origem dos tremores.
Devido a escassa sismicidade no Brasil, esta sequência e outras previamente estudadas são importantes para ajudar na compreensão da distribuição de tensões intraplaca na plataforma Sul-americana. Invertendo os novos mecanismos focais e outros publicados anteriormente, obtemos a distribuição do campo de esforços para a parte central e centro-leste do Brazil. Os resultados indicam a variabilidade de direções principais presentes na área, sugerindo a importância das fontes locais de estresse no Brasil, em contraste com outras áreas estáveis do mundo onde é observado um campo de esforços mais uniforme.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°78867
De: Daniele Data: Terça 14/10/2014 08:39:30
Cidade: Montes Claros

Meus sentimentos à familia do Lucas Martins Lima. Que Deus se compadeça e abencoe essa familia, que tanto já sofreu com o ocorrido com o filho Camilo Martins (quando foi atropelado em frente uma boate) e hoje encontra-se paraplegico, lutando pela vida. E agora, seu irmão caçula foi brutalmente assassinado por bandidos em sua prória casa. Aos pais e irmãos minha sincera oração de conforto e fé em Deus, que tudo pode.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°78866
De: Samu Data: Terça 14/10/2014 08:32:39
Cidade: Montes Claros

Uma pessoa morreu e cerca de 30 ficaram feridas em um acidente ocorrido por volta das 11 horas desta segunda-feira, 13/10, na MGC-122, perto de Porteirinha, no Norte de Minas. O veículo com 48 passageiros seguia de Bom Jesus da Lapa (BA) para São João da Ponte (MG). Testemunhas relatam que o ônibus seguia atrás de uma carreta, ambos no mesmo sentido da via, quando outro caminhão, que vinha na pista contrária, tentou fazer uma ultrapassagem. O motorista da carreta freou para evitar a batida, mas teve a traseira atingida pelo condutor do ônibus, que saiu da pista e foi parar em um canavial. O veículo pegou fogo e ficou completamente destruído. Dois moradores próximo do local do acidente, pai e filho, quebraram as janelas com um machado e retiraram as pessoas do veículo. As portas travaram e não permitiam a saída dos romeiros. A maioria dos romeiros teve ferimentos leves. Oito feridos foram atendidos pelo SAMU e encaminhados aos hospitais de Porteirinha, Janaúba e Mato Verde, estando um deles em estado grave. Os demais foram encaminhados nas ambulâncias dos municípios próximos ao local para avaliação. A carreta que seguia do Nordeste para Montes Claros ficou com a traseira danificada e o motorista Adailton de Oliveira nada sofreu.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°78865
De: Haroldo Lívio Data: Segunda 13/10/2014 16:27:56
Cidade: Montes Claros/MG

Rapariga do Bonfim etc

HAROLDO LÍVIO

Eu me preparava para escrever algumas linhas sobre o talentoso artista Elthomar Santoro Júnior, que nos deixou em sentido pranto, ausentes de seu agradável e doce convívio, quando as letras e artes desta Cidade da Arte e da Cultura foram golpeadas com a perda de nosso querido Peré.
Duas figuras marcantes que partiram muito cedo para os campos serenos da eternidade e que tinham em comum o amor pelas cousas do espírito, dominando cada qual uma área específica; a música e a literatura. São específicas, sim, num primeiro olhar; mas prestando maior atenção, verifica-se, com facilidade, que conduzem ao mesmo destino, a poesia, que resume a beleza da vida.
Elthomar Santoro viveu pouco. Pode-se dizer que era um jovem de 56 anos de idade, porque tinha um comportamento juvenil, nada fazia que fosse condizente com a idade adulta. Era roqueiro, era músico de vanguarda, era um garoto que amava os beatles e os rolling stones. Ele fazia questão absoluta de ser identificado como prosélito da doutrina hippie, tanto que se vestia, pensava, compunha canções e carregava a sacola e se cobria com o boné de artista engajado. Ele participou da geração que surgiu com a criação do Centro Cultural Hermes de Paula, esta entidade que foi concebida para funcionar como sementeira das vocações que por aqui germinam e têm apresentado um resultado altamente positivo. Pode-se afirmar que o surgimento deste órgão pode ser comparado ao grêmio literário dos padres premonstratenses, há mais de 100 anos, que veio incentivar o desabrochar da geração de João Chaves, Dulce Sarmento, Elpídio César e outras notabilidades do passado. Elthomar Santoro foi cria do Centro Cultural e poderia ter deixado obra mais volumosa se tivesse tido cuidado com a saúde. Lamentavelmente, não se esforçou para contribuir ainda mais para a produção artística da cidade que tanto amava, e partiu muito cedo. Compôs muito rock e deixou um tango, Disparate, em parceria com seu mano Ismoro da Ponte, que o público rebatizou com a denominação de Rapariga do Bonfim, que tem sido uma espécie de sufixo musical das grandes festas da cidade. Tornou-se banal, nos fins de festanças, encerrar a noitada com a execução do tango montes-clarense composto por dois pontenses, em meio a aplausos e pedidos de bis.
Elthomar me considerava uma espécie de tio, tendo até me convidado para fazer uma letra de canção vestida por sua música. Parece que ele queria me homenagear à sua maneira, para celebrar a amizade que sempre uniu o pai dele, Justino, ao meu pai, Zé Luiz. Esta é a história da amizade entre um homem e um menino. O meu velho era o escrivão das execuções fiscais na comarca das Contendas e, volta e meia, viajava pela zona rural cobrando dívida ativa da União. Certa vez, em São João da Ponte, necessitou de contratar um garoto esperto, ativo, desembaraçado, para entregar as cartas de intimação dentro da cidade. Indicaram Justino, que se desincumbiu da tarefa a contento.
O menino continuou trabalhando com o escrivão, e cresceu como acontece com todo mundo. Quando já taludo, passou a viajar com o escrivão, estudou, ingressou no serviço público e terminou sua brilhante carreira como coletor estadual. Palmas para quem merece!
Do Instituto Histórico e Geográfico de Montes Claros

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°78864
De: Afonso Data: Segunda 13/10/2014 15:52:04
Cidade: Montes Claros/MG

Complementando a minha mensagem nº 78.845, de 12/10/2014, 19h32m, informo que, dos 7 tremores que relacionei, referentes ao ano de 2013, 6 ocorreram entre 12h e 12h49m e apenas um, de 18/4/2013, ocorreu às 7h11m, com intensidade de 3,7 graus Richter, conforme a mensagem nº 75.250, do Estado de Minas, de 19/4/2013, 9h25m. Portanto, não houve nenhum tremor durante a madrugada, em 2013, que tenha sido sentido por mim ou relatado em mensagens neste Mural.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°78863
De: Rezende Data: Segunda 13/10/2014 15:50:31
Cidade: SP/Capital

Envio interessante notícia sobre o barulho em S. Paulo. Aqui, ao contrário de Montes Claros, o barulho é o barulho "natural" da cidade. Em Montes Claros, o problema é muito mais grave, pois o barulho é provocado intencionalmente, seja por barzinhos sem proteçao acústica e carros usinas de som que rodam pela cidade, conduzidos por pessoas que se comportam como alucinados, inclusive à noite e em áreas que deveriam ser mais protegidas, como a de hospitais, escolas, etc.. Sugiro que publiquem para que a populaçao faça valer os seus direitos e lute por qualidade de vida, que vem caindo em todos os sentidos.


"Barulho é a 3ª maior queixa na Prefeitura - Jerusa Rodrigues - Relatório da Ouvidoria mostra que problema só perde para atendimento e poda de árvores - A cidade de São Paulo é conhecida por nunca parar – ou por obras que não cessam ou por ter estabelecimentos abertos a qualquer hora. A consequência são ruídos produzidos quando o cidadão precisa descansar.
Segundo o Relatório Anual da Ouvidoria-Geral do Município, em 2013 a perturbação ao silêncio foi a terceira maior queixa recebida, precedida apenas por reclamações sobre o atendimento prestado por órgãos municipais e por casos ligados a corte e poda de árvores.
O Programa de Silêncio Urbano (Psiu) recebeu 33 mil reclamações em 2013. Entre janeiro e agosto deste ano foram 22 mil registros e aplicadas 326 multas. Entre as principais queixas estão ruídos vindos de estabelecimentos comerciais, de veículos e de obras – como o caso da educadora e psicóloga Tereza C. Martins, que até recorreu à polícia por causa dos barulhos feitos durante a madrugada pelo empreendimento Win Work Ibirapuera.
“Não aguento mais o barulho e sujeira resultantes da obra. Há dias em que começam às 6 horas e seguem até depois das 23 horas.”
O empreendimento Win Work Ibirapuera responde que as atividades são regulares e que a entrega de certos materiais só pode ser feita à noite.
Tereza discorda da construtora citando o barulho dos caminhões de concretagem à noite.
Segundo a coordenadora Institucional da Proteste, Maria Inês Dolci, todos têm o direito de gozar de tranquilidade, silêncio e repouso, sem perturbações sonoras abusivas de qualquer natureza. “É direito absoluto, extrapatrimonial e indisponível e sua transgressão pode acarretar responsabilidade jurídica tanto na esfera cível quanto em matéria criminal.”
Neste caso, diz, a leitora deve recorrer à Ouvidoria da Prefeitura, pedindo providências a respeito, assim como outros moradores. “Pode ainda registrar boletim de ocorrência, pois os transtornos podem ser enquadrados como contravenção penal de perturbação do trabalho ou sossego alheio, conforme o artigo 42 do Decreto-Lei n.º 3.688/41; requerer na esfera cível sua cessação e entrar na Justiça com ação de indenização por danos sofridos.”
Bares. O economista Almir Matos, de 47 anos, reclama da bagunça e do barulho durante a madrugada provocados por dois bares situados em frente a seu condomínio. “Apesar do envio de dezenas de reclamações ao Psiu e à subprefeitura, nada foi feito.”
A Subprefeitura Pinheiros informa que os estabelecimentos estão regulares e que o Psiu fará vistoria no local.
De acordo com o professor de Relações e Consumo da FGV Direito-Rio Fabio L. Soares, a ausência de fiscalização, multa e interdição, quando há denúncias de barulho e uso irregular do lugar, pode ensejar ação judicial dos vizinhos contra o estabelecimento e contra o poder público pela falta de exercício de sua função

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°78862
De: O Tempo Data: Segunda 13/10/2014 15:42:01
Cidade: Belo Horizonte

Ônibus bate em carreta, cai em ribanceira, pega fogo e um morre - Acidente aconteceu nesta manhã na MG-122; coletivo transportava romeiros de volta das comemorações do Dia de Nossa Senhora Aparecida - Fernanda Viegas - Pelo menos uma pessoa morreu em uma batida frontal entre um ônibus e uma carreta, na MG-122, entre Porteirinha e Monte Verde, na região Norte de Minas Gerais. Depois da colisão, o coletivo, que transportava romeiros, caiu em uma ribanceira e pegou fogo.
De acordo com a Polícia Militar (PM) de Janaúba, o acidente aconteceu por volta das 11h e foi na altura do km 88. Várias pessoas ficaram feridas e estão sendo encaminhadas para hospitais da região, por equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e do Corpo de Bombeiros.
Os romeiros estavam voltando da cidade de Bom Jesus da Lapa a caminho de São João da Ponte, depois de participarem das comemorações pelo Dia de Nossa Senhora Aparecida, nesse domingo (12).
O trânsito funciona em meia pista nos dois sentidos. A PM ainda não soube informar as causas do acidente e nem o total de pessoas que estavam nos veículos.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°78861
De: Hoje em Dia Data: Segunda 13/10/2014 15:40:18
Cidade: Belo Horizonte

Tremor em Montes Claros atingiu 3,5 graus de magnitude na Escala Richter - O tremor de terra que assustou moradores de Montes Claros, no Norte de Minas na madrugada de domingo (12), teve magnitude de 3,52. O registro foi feito pelo Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UnB) às 3h32. O maior tremor registrado naquela região foi de intensidade 4 na Escala Richter e aconteceu em maio de 2012.
Segundo o Corpo de Bombeiros, grande parte dos moradores conseguiu sentir a movimentação de terra. “Vários bairros registravam o tremor, até mesmo locais em que a população não sentia os tremores em ocorrências anteriores”, explicou o tenente Lauro Fonseca.
A corporação informou que não houve chamado da população ou registro de acidentes devido ao tremor na madrugada. Segundo o tenente, também não há registro de imóveis com danos causados pelo abalo sísmico na cidade.

Estudo
De acordo com um estudo do Observatório da UnB, os tremores mais fortes ocorrem numa falha geológica próxima ao bairro Atlântida. Análises preliminares indicam tratar-se de uma falha inversa cuja movimentação é causada por tensões geológicas naturais do tipo compressão.
Não há evidência de que a exploração nas pedreiras tenha relação com a atividade sísmica. Não é possível prever se a atividade vai continuar diminuindo ou se haverá novo surto com algum tremor de magnitude superior a 4. O cenário mais provável, ainda segundo o estudo, é que a atividade diminua gradualmente com alguns tremores ocasionais de magnitude perto de 3.
A probabilidade de ocorrer outro tremor maior, é estimada em 1% (baseado em estatísticas de outros casos no Brasil). Mesmo com probabilidade pequena, recomenda-se reforçar as casas frágeis próximas à área epicentral.
* Com informações de Gabriela Sales - Hoje em Dia

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°78860
De: José Prates Data: Segunda 13/10/2014 11:21:02
Cidade: RIO DE JANEIRO RJ

A RELIGIÃO E O SER HUMANO

Por mais que procurem, não vão ser encontrados em nenhum lugar do mundo ou na sua historia, seres humanos nascidos em qualquer lugar civilizado ou não, que não professem ou não tenham professado uma crença religiosa onde se encontra o Deus único com o seu poder e amor à sua criação. A crença religiosa vem de longe, de tempos imemoriais. Existem evidências arqueológicas de que povos da Idade antiga já professavam uma religião cujo Deus Criador era reverenciado em rituais. Como vemos o culto e o amor a Deus, não são de hoje. O amor a Deus é um sentimento que nasceu na consciência do homem ao brotar-lhe a fé que lhe anima.
Não podemos esquecer que a religião é parte integrante e inseparável da cultura humana e, provavelmente sempre será porque o sentimento religioso é inerente ao ser humano e nele está desde o seu nascimento, tendo influído na formação e unificação de sua sociedade. Existem evidencias de que quase todos os acontecimentos ligados à humanidade que ocorreram no passado, tiveram a religião como impulsora. Mesmo as diversas guerras que se travaram, algumas tiveram legitimação religiosa chegando a serem chamados de “Cruzadas” como foram os movimentos militares de inspiração cristã que no século XI partiram da Europa Ocidental em direção à Terra Santa (nome pelo qual os cristãos denominavam a Palestina e à cidade de Jerusalém) com o intuito de conquistá-las, ocupá-las e mantê-las sob domínio cristão. A influencia religiosa na sociedade era tão grande que as estruturas socais foram estabelecidas e definidas com base em religiões, principalmente a cristã que muito influiu na formação do comportamento social que nos atingiu e adotamos.
Hoje em dia, apesar de todo o avanço científico por que o mundo passou, a importância da religião no comportamento humano sobrevive e cresce, sobrepondo-se a toda modernidade que lhe quer ofuscar. Onde está o poder da religião desafiando previsões que anteviram seu fim? Na consciência do homem onde ela funciona como um freio impedindo os passos quando entra na estrada do mal. A grande maioria da humanidade professa alguma crença religiosa direta ou indiretamente e a religião continua a fazer o seu papel de norteadora dos sentimentos humanos. Difícil é encontrar um ser humano que não tenha crença em Deus. È um sentimento que nos tomou ao nascer e brotou na mente ao nascer da inteligência acompanhada da noção do bem e do mal. Quem disser não crer em Deus, está enganando a si próprio.
José Prates

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°78859
De: Junior Data: Segunda 13/10/2014 14:43:22
Cidade: Montes Claros

Um acidente agora apouco entre Porteirinha e Mato Verde, no Norte de Minas, envolvendo um ônibus e uma carreta, deixaram até momento, 30 pessoas feridas uma vítima fatal.
A polícia Rodoviária Estadual está no local.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°78858
De: José Ponciano Neto Data: Segunda 13/10/2014 13:54:21
Cidade: Montes Claros-MG  País: Brasil

O bolão dos sismos de Montes Claros.
O montes-clarense além de tranqüilo é um gozador. É normal correr uma lista de palpites (bolão) de resultado de um determinado jogo de futebol. Até aí. Ok! - Em Glaucilândia correu o “bolão” da eleição dos deputados estaduais; pouca gente acertou – aqueles que eram certos majoritários foi um fracasso - apenas um acertador.
Agora em Montes Claros devido à demora da divulgação quanto a magnitude dos tremores por parte do Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (Obsis-Unb), Unimontes e Cedec/MG. Chegou em minhas mãos o bolão dos graus na escala Richter do ultimo tremor do dia 12/10 as 03:32 da manhã.
Dos 50 assinantes, onze acertaram os 3.5 graus – perdi por 0,2 na escala – assinei 3.3. Mas, pelo visto. O montes-clarense já está ficando expert na escala/abalo e, levando os eventos já na brincadeira.
Não podemos brincar com a natureza e nem ficar relapso. Temos que continuar cobrando qual a verdadeira causa desses abalos que vem tirando o sono da cidade. Só peço a DEUS que não aconteça um tremor = > 5,0 graus em horário comercial. Será um deus-nos-acuda. O “corre-corre” nas escolas, creches, shoppings repartições públicas, universidades, restaurantes e Etcetera, poderá provocar uma tragédia.
Apesar de que o Corpo Bombeiros ter declarado bem equipados e aptos para agirem, teremos que manter a calma no momento.
Torcemos para que os resultados dos gráficos saiam antes dos “bolões”. Já tem muitos - funcionários padrão - ganhando dinheiro com os sismos.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°78857
De: Mark Damon Duarte Borges Data: Segunda 13/10/2014 14:02:12
Cidade: Montes Claros/MG

Titulo da notícia: Tremor de terra na madrugada de domingo, em Montes Claros, foi de 3,5 graus

Comentário: Sabe-se que a terra é cortada por placas tectônicas; e Chile, Equador e Peru, são os países mais atacados por estes fenomenos na América do Sul, devido à movimentação da placa tectonica de Nazca. No Brasil, temos a Placa Sul Americana, que atinge até 200Km de espessura, e estes tremores no Brasil são causados por degastes nesta placa, provocando falhas geológicas, tais como a de Montes Claros; tais tremores sempre existiram no Brasil e se fizermos uma pesquisa veremos que são bem antigos; poir a terra está em movimento geológico constante. Mas , entendo que é necessário mais estudos para averiguar o tamanho da falha geológica de Montes Claros, o que está contribuindo, para se prevenir danos maiores,nas construções, que deverão logicamente serem reforçadas.
IRBATS

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°78855
De: Gustavo Data: Segunda 13/10/2014 13:33:31
Cidade: m. Claros

13/10/14 - 9h50 - Tremor de terra em M. Claros, na madrugada de domingo, foi de 3,5 graus. Com ele, já são 8 tremores neste ano

Oito tremores neste ano. Não é para alarmar, mas sejamos realistas. A cidade, por suas vozes responsáveis, deve meditar sobre a construção de espigões. O alerta da natureza foi dado e repetido. Cabe aos homens meditarem. E agir com bom senso. Toda cautela é pouca. Santiago do Chile, que sofreu o pior trremoto da história, hoje constrói prédios altos, mas debaixo da melhor técica japonesa, sobre molas e com uso de modernos pêndulos, prevenindo catástrofes. A área central da cidade é majoritariamente baixa, de poucos andares. A Catedral, na Praça das Armas, com seus quase 400 anos e paredes largas, colossais, resistiu a todos. O mesmo aconteceu com o convento de São Francisco, ali perto. Colossais e resistentes. M. Claros precisa ter consciência.. Para nao chorar depois.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°78854
De: Gersier Data: Segunda 13/10/2014 13:28:43
Cidade: Montes Claros

Para os interessam por tecnologia espacial, e mesmo por curiosidade, essa é uma boa notícia. A NASA está fazendo um experimento e para isso instalou quatro câmaras de alta definição(HD) na ISS que está mostrando em tempo real, imagens da terra enquanto a mesma a circunda nas suas trajetórias. O link para quem está interessado é: http://www.ustream.tv/channel/iss-hdev-payload.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°78853
De: Prefeitura Data: Segunda 13/10/2014 12:22:10
Cidade: Montes Claros

Na madrugada de domingo (12), um tremor de terra de 3.5 na escala Richter foi sentido em todas as regiões de Montes Claros. Registrado pelos sismógrafos instalados na cidade, as informações chegaram ao Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (Obsis-Unb), que determinou a intensidade.Os tremores de terra são relativamente comuns no Brasil e a grande maioria é de origem inteiramente natural, ou seja, causados por tensões geológicas existentes na crosta brasileira. Embora atividades sísmicas venham ocorrendo com certa frequência em Montes Claros, estudos comprovam que o Norte de Minas não é uma das áreas mais sísmicas do Brasil. Os estudos permanecem sendo realizados pelo Obsis-Unb, através de dados enviados pelos 4 sismógrafos existentes, atualmente, em Montes Claros.Os especialistas que estudam o fenômeno frisam, no entanto, que não é possível prever a evolução dos tremores e nem fazer previsão de novas atividades. Eles acreditam que a melhor forma de lidar com o fenômeno é ter conhecimento de como agir durante a situação.Além dos estudos, visando levar informações para a população e mostrar que não há necessidade de pânico, a Defesa Civil de Montes Claros tem realizado palestras em escolas, empresas, indústrias e em outros locais. Para receber o grupo, basta agendar uma palestra através do 199.(...)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°78852
De: Fernanda Azevedo Data: Segunda 13/10/2014 10:36:02
Cidade: Montes Claros  País: Brasil

como é triste ver a vida ser tão banalizada, onde vamos parar com tanta violência, vidas para serem vividas, ceifadas com tanta brutalidade, e uma mãe chora novamente a impunidade (lucas é irmão de camilo aquele atropelado na avenida sanitária por um jovem de carro). não conheci o rapaz lucas assassinado no dia das crianças em sua residência, mas pude ver o olhar perdido de sua mãe velando o corpo do seu filho, filho amado, admirado por todos, rapaz estudante de engenharia civil com uma vida toda pela frente e até onde comentavam no velório pessoa de bem. sou mãe, meu coração está espedaçado por uma vida tão jovem retirada brutalmente. lucas era namorado da irmã de um amigo meu,fica a indignação por tudo, falta de segurança, falta de respeito com a vida. que deus neste momento possa confortar essa família dando a eles forças o suficiente para seguir em frente.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°78851
De: Petrônio Braz Data: Segunda 13/10/2014 04:32:41
Cidade: Montes Claros

Qual a causa de tantas acomodações subterrâneas (abalos sísmicos) em Montes Claros? Ninguém dá uma explicação compreensível.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°78850
De: Rafinha Data: Segunda 13/10/2014 08:19:03
Cidade: Montes Claros/MG

"Interessante : Antes, um pouco, do tremor e do forte estrondo, os cães latiram muito ! Logo após, silenciaram!!!" Os cães tem mesmo essa sensibilidade, o vídeo abaixo flagra o momento:

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°78849
De: Mariana Data: Segunda 13/10/2014 07:49:10
Cidade: m. Claros

Quase 30 horas depois do último abalo sentido em Montes Claros - uma pesada e surda queda no oco da terra - o Observatório Sismológico de Brasília é um silêncio só.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°78848
De: Jr Data: Segunda 13/10/2014 01:03:51
Cidade: M. Claros

Passa de meia-noite. E a cantoria sem proteção acústica (quem acoberta?) no triângulo da impunidade, área hospitalar, prossegue. Os carros da polícia passam ao largo, quando passam...M. Claros volta a ser cidade sem lei, e o triângulo da impunidade, que a PM em boa hora pretendeu transformar em triângulo da segurança, volta a ser uma área de exclusão das leis, isto é, área em que as leis ali não valem nada. (...). Nao vamos desistir, vamos lutar.Não é possível que os transgressores humilhem as leis.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°78847
De: Roberto Benigni Data: Segunda 13/10/2014 00:49:52
Cidade: montes Claros

Esta madrugada, tivemos o sobressalto do tremor, motivado por causas naturais, impossíveis de serem previstas e evitadas. É a força da natureza. Agora, contudo, corremos o risco de mais uma noite indormida porque um barzinho do lamentável triangulo da impunidade insiste em colocar uma cantoria, aos berros, praticamente no passeio, perturbando toda a vizinhança. Humildemente, pedimos a atuação das autoridades no cumprimento das leis. É absurdo que estabelecimentos sem proteção acústica novamente zombem das leis, das autoridades e de todos nós. Pobres de nós, forçosamente resignados diante da natureza e impotentes diante da transgressão repetida. Ajudem-nos, por favor, estamos exaustos, necessitamos descansar para trabalhar amanhã!

Helena, vivemos em uma sociedade em que a poluição sonora agride e deturpa nossos ouvidos com uma naturalidade espantosa. Não deveríamos ser passivos, mas infelizmente somos, e aceitamos, não por covardia, mas por não haver tempo para bancar o paladino da proteção auditiva - afinal cada um tem preocupações maiores em suas vidas - os alto-falantes berram, os carros zombam com seus sons de última geração (aliás, essa, uma das maiores provas de futilidade do ser humano), as motos que rasgam violentamente ruas pacatas, as indústrias, os telefones celulares, enfim, essas violações corriqueiras que promovem estresse, doenças, indignação. E tudo isso, infelizmente, tem a ver com o nosso nível cultural, como nossa falta de educação. Deixo meu compadecimento pelos que sofrem silenciosamente essa falta de respeito gritante.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°78846
De: Helena Data: Domingo 12/10/2014 21:40:51
Cidade: m. Claros

Esta madrugada, tivemos o sobressalto do tremor, motivado por causas naturais, impossíveis de serem previstas e evitadas. É a força da natureza. Agora, contudo, corremos o risco de mais uma noite indormida porque um barzinho do lamentável triangulo da impunidade insiste em colocar uma cantoria, aos berros, praticamente no passeio, perturbando toda a vizinhança. Humildemente, pedimos a atuação das autoridades no cumprimento das leis. É absurdo que estabelecimentos sem proteção acústica novamente zombem das leis, das autoridades e de todos nós. Pobres de nós, forçosamente resignados diante da natureza e impotentes diante da transgressão repetida. Ajudem-nos, por favor, estamos exaustos, necessitamos descansar para trabalhar amanhã!

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°78845
De: Afonso Data: Domingo 12/10/2014 19:32:58
Cidade: Montes Claros/MG

"Mensagem N° 74124 -
De: Afonso Data: Ter 25/12/2012 13:58:33
Cidade: Montes Claros/MG
Analisando uma relação de 22 tremores de terra em Montes Claros, que fiz, incluindo os horários, concluí que a maioria (14, ou seja, 63,63%) ocorreu fora da madrugada, enquanto que 8 tremores, ou seja, 36,36%, ocorreram durante a madrugada.
As intensidades variaram entre 2,1 e 4,5 graus Richter." Procedendo de forma semelhante para 14 tremores que relacionei em 2014, verifiquei que a maioria (11, ou seja, 78,6%) ocorreu fora da madrugada, enquanto que apenas 3 tremores, ou seja, 21,4%, ocorreram durante a madrugada. E as intensidades medidas e publicadas em 2014, referentes a 8 tremores, variaram entre 2,1 e 3,9 graus Richter.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°78844
De: carlos antonio Data: Domingo 12/10/2014 13:56:42
Cidade: montes claros/mg  País: Brasil

não sei aonde vamos parar, era aproximadamente 12:30 quando ladrão armado assaltou um jovem no bairro alto são joaõ, lucas era um menino conhecido em todo bairro, trabalhador foi morto c/ 01 tiro na cabeça. estamos em estado de choque, onde vamos parar meu deus?a família só nos resta pedir miséricordia para continuar a viver,e um outro irmão dele esta em cima de uma cama também por causa de violencia,, e aí o cidadão está preso e os bandidos estão solto. misericordia...

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°78843
De: Cláudio Data: Domingo 12/10/2014 10:40:29
Cidade: Moc/MG

Será que uma cidade do porte de Montes Claros, com 400.000 habitantes, onde talvez todos tenham sido acordados às 3h33m de hoje por um tremor de terra, não têm o direito de saberem a intensidade do mesmo, após mais de 7h que ocorreu? Gente, estamos nas mãos de uns poucos que não se empenham em divulgar rapidamente o que foi medido pelos sismógrafos, o que viria amenizar a nossa apreensão diante do fenômeno ocorrido e de outro que poderá ocorrer. Não é possível que na era da Internet, dos celulares, dos satélites, não haja ninguém para liberar essa informação, com celeridade, seja em Brasília, São Paulo ou Montes Claros. Parecem querer ter a exclusividade da divulgação. Ridículo.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°78842
De: Estado de Minas Data: Domingo 12/10/2014 10:36:31
Cidade: BH

Novo tremor de terra assusta moradores de Montes Claros na madrugada deste domingo - Bombeiros receberam dezenas de ligações de pessoas assustadas e pedindo orientações. Não houve registro de danos - Luiz Ribeiro - Um novo tremor de terra assustou moradores de Montes Claros, Região Norte de Minas, na madrugada deste domingo. O fenômeno aconteceu às 3h32 e foi sentido pela população de praticamente todos os bairros da cidade que tem 384 mil habitantes. Até o momento, o site do observatório sismológico da Universidade de Brasília (UnB) não divulgou o registro do abalo em Montes Claros. Como no domingo não há expediente na instituição, ainda não foi possível fazer o monitoramento. O Corpo de Bombeiros da cidade informou que recebeu dezenas de chamadas durante a madrugada, mas todas foram de pessoas assustadas ou pedindo orientações de como deveriam agir. Não houve registros de danos.
Montes Claros já tem um histórico de abalos sísmicos, que de acordo com estudos realizados pela UnB e pela Universidade de São Paulo (USP) têm como causa uma falha geológica situada próxima à área urbana. Em abril deste ano, em um único dia foram registrados cinco tremores e o mais forte deles atingiu 3,9 graus na Escala Richter.
Por meio das redes sociais, moradores da cidade comentaram o susto com o tremor de terra. “Tremeu a terra!!! Aqui em Montes Claros, começou o meu DEUS.... sensação horrivél (sic)...”, disse uma usuária do Twitter. “Tremeu tudo aqui em Montes Claros! Nada agradável acordar assim”, comentou um rapaz.
Estudo
Diante do grande número de ocorrências, o observatório da UnB divulgou em seu site, no último mês de abril, uma análise da atividade sísmica em Montes Claros.
“Os tremores têm origem a profundidades entre 1 e 2 km, aproximadamente, ou seja, em rochas cristalinas da parte superior da crosta, abaixo da camada de calcário (resultado ainda a ser confirmado por estudos mais detalhados)”, explica o texto da universidade, que também descarta a relação dos tremores com as pedreiras no município. “Não há evidência de que a exploração nas pedreiras tenha relação com a atividade sísmica. Não é possível prever se a atividade vai continuar diminuindo ou se haverá novo surto com algum tremor de magnitude superior a 4.”(Com informações de Cristiane Silva)
***
O Tempo - Tremor de terra deixa moradores de Montes Claros assustados - Segundo Corpo de Bombeiros, não houve registro de feridos e imóveis danificados - CAROLINA CAETANO - Moradores de Montes Claros, no Norte de Minas, ficaram assustados com um tremor de terra, na madrugada deste domingo (12). Não houve registro de feridos.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, o abalo foi sentido por volta de 03h30 na maioria dos bairros do município. “Vários moradores entraram em contato com a nossa equipe para saber informações do caso. Não registramos nenhuma ocorrência com feridos ou dano a imóveis”, explicou o cabo Jhonson Ribeiro.
Segundo o militar, ainda não há dados oficiais do tremor. No site do observatório sismológico da Universidade de Brasília (UnB) ainda não há informações do abalo. “Na última semana, a cidade registrou um tremo de fraca intensidade”, disse Ribeiro.
Pelas redes sociais, moradores da cidade repercutiram o incidente. “Tremor de terra agora em Montes Claros..toda população muito assustada...”, escreveu um usuário do Twitter.
***
Hoje em Dia - Tremor de terra assusta moradores de Montes Claros - Gabriela Sales - Um tremor de terra assustou os moradores de Montes Claros no Norte de Minas. A movimentação aconteceu na madrugada desde domingo, por volta das 3h30.
Segundo o Corpo de Bombeiros, grande parte dos moradores conseguiram sentir a movimentação de terra. “Vários bairros registravam o tremor, até mesmo locais em que a população não sentia os tremores em ocorrências anteriores”, explicou o tenente Lauro Fonseca.
A corporação informou que não houve chamado da população ou registro de acidentes devido ao tremor na madrugada. Segundo o tenente, também não há registro de imóveis com danos causados pelo abalo sísmico na cidade.
No site de monitoramento do observatório sismológico da Universidade de Brasília (Unb) também não havia nenhum registro do tremor. A reportagem entrou em contado com a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec) Montes Claros, mas ninguém foi localizado para falar sobre o assunto.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°78841
De: O Estado de São Paulo Data: Domingo 12/10/2014 10:27:23
Cidade: SP

Com a seca no São Francisco, usina de Três Marias deve parar de gerar energia - Usina de Minas está com apenas 4,5% da capacidade de seu reservatório; Operador Nacional do Sistema diz que mantém operação para não prejudicar `o que vem rio abaixo`, como a usina de Sobradinho, que está com 27,5% de sua capacidade - ALEXA SALOMÃO, ENVIADA ESPECIAL, TRÊS MARIAS ( MG) - A seca que castiga o Sudeste e o Nordeste está próxima de fazer uma grande vítima no setor elétrico. A usina de Três Marias, construída no leito do rio São Francisco, em Minas Gerais, pode parar de gerar energia no fim de outubro ou início de novembro.
Hoje ela opera com apenas duas das sete turbinas. Com capacidade total de 396 megawatts/hora (MWh) e responsável por quase um terço de toda a geração de energia do São Francisco, Três Marias tem em sua barragem apenas 4,5% do seu volume de água. Trata-se do nível mais crítico desde a inauguração, em 1962.
A água da represa baixou tanto que hoje é possível caminhar em parte do fundo da barragem, onde o cenário é de árida desolação. Onde antes os turistas se reuniam para avistar o "mar doce", como alguns chamam Três Marias, não há uma gota d`água.
O pier flutuante que ficava na margem está encalhado na poeira, longe da costa, rumo ao que deveria ser o fundo da água. A longa cerca erguida para isolar a usina, antes oculta sob as águas, emergiu totalmente e agora tem fim.
Alerta. O risco de paralisação da Usina de Três Marias foi mencionado num documento divulgado pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco, entidade que monitora toda a região influenciada pelo rio. De acordo com a entidade, Três Marias tende a atingir no final de outubro, mais tardar no início de novembro, o "volume zero", ou "volume morto", como se convencionou falar.
"A represa ainda terá água, mas numa quantidade insuficiente para gerar energia", explica Márcio Tadeu Pedrosa, coordenador do comitê responsável pelo Alto São Francisco, o trecho que corta o Estado de Minas Gerais a partir da nascente.
Segundo Tadeu, o problema ocorre porque hoje a barragem, que funciona como uma caixa d`água, despeja rio abaixo muito mais água do que recebe do rio acima. Como a seca castiga o São Francisco desde a nascente, pouco mais de 30 metros cúbicos por segundo (m³/s) entram em Três Marias atualmente, mas na outra ponta estão sendo liberados cerca de 150 m³/s.
A Cemig, empresa que tem a concessão da usina de Três Marias até 2015, foi reduzindo a geração ao longo do ano, desligando uma turbina de cada vez, à medida que a seca restringia a água. A falta de Três Marias sobrecarrega o sistema elétrico e precisa ser coberta por outras usinas hidrelétricas, térmicas e eólicas.
No entanto, a produção hoje é tão pequena, que já não é considerada fundamental no atual estágio da seca. "A Cemig acredita que pode manter a geração com a água próxima de zero, mas deixou se ser relevante se Três Marias vai ou não gerar energia porque ela está produzindo muito pouco", diz Hermes Chipp, diretor geral do Operador Nacional do Sistema, o ONS, responsável pela gestão da energia no Brasil. "Operamos a usina pensando nos demais usuários e usinas que dependem da água rio abaixo."
Depois de Três Marias, o rio São Francisco continua seu curso pelo Norte de Minas e por outros seis Estados, abastecendo a agropecuária e a população de mais de 400 municípios, bem como outras cinco hidrelétricas, incluindo as de Xingó, entre Alagoas e Sergipe, o complexo de Paulo Afonso e a usina de Sobradinho, na Bahia, essenciais ao abastecimento de energia do Brasil.
O ONS defende reter um volume maior de água na barragem neste momento para que possa ter instrumentos para manter o abastecimento rio abaixo nas próximas semanas. "Para o setor elétrico, o importante é monitorar a água de Três Marias para garantir que Sobradinho chegue a final de novembro com 15%", diz Chipp. Hoje, o reservatório da usina baiana tem 27,5% de água.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°78840
De: Manoel Soare Data: Domingo 12/10/2014 09:18:05
Cidade: Montes Claros/MG  País: Brasil

. Sera que nao teria algum entendido no assunto para posicionar sobre a importancia dos gases dentro da terra? Bem, nao sei se alguem tem observado, depois que comecou a exploracao de gases em nossa regiao, os rios estao secando com mais rapidez, nao chove, as arvores (plantacoes em geral) , nao desenvolvem como antes seu crescimento, e por mais que faz calor, nao sentimos vapor saindo da terra( evaporacao). E ainda sem contar estes estrondos constantes que comecaram ser rotineiros. Pois bem, espero que algun entendido no assunto opine sobre tudo isso.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°78839
De: Celso de Matos Data: Domingo 12/10/2014 09:27:59
Cidade: Montes Claros

Realmente, eram 3:30 h deste domingo. Também senti o tremor de terra aqui no Bairro São José. Parece, quando chega o tempo de calor forte é que acontece estes tremores. Há mais de 20 anos, quando eu trabalhava em uma Cia. Petróleo foi advertido por um colega de Governador Valadares sobre essas possibilidade tremor de terra aqui no Norte de Minas, devido a falhas em placas embaixo da terra.Ele deve ter lido alguma coisa a respeito destas possibilidades naquela época.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°78838
De: neide Data: Domingo 12/10/2014 09:07:39
Cidade: montes Claros

"Até agora, depois de quase 5 horas, o site do Observatório Sismológico de Brasília, nada registra sobre o tremor das 3h32 minutos desta madrugada em M. Claros. Lá, o último registro de tremor é de Joinville, Santa Catarina, dia 6 de outubro, e o penúltimo, em M. Claros, no dia 1º de outubro. O registro é..."

Onde estáo os políticos, de todo o jeito e tipo, que infernizaram nossas vidas nos últimos 45 dias? Foram embora, para voltar daqui a 4 anos? Ficamos nós, nossos filhos e nossos problemas... Não conseguimos sequer saber alguma coisa do que está ocorrendo. Deus tenha pena de nós!

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°78837
De: claudia Data: Domingo 12/10/2014 09:06:43
Cidade: montes claros  País: brasil

tremeu tbm no maracanã montes claros 3:35

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°78836
De: Márcia Data: Domingo 12/10/2014 09:04:47
Cidade: M. Claros

Tremor às 3h34 (no meu relógio). Eu e minha mãe sentimos, aqui no São José..mas não acho que foi tão forte assim. Não caí da cama. Só percebemos e voltamos a dormir. Alô cemig, a energia caiu 4 vezes em menos de meia hora. Computador, geladeira, tv..Quero saber se vai pagar os estragos.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°78835
De: gildasio Data: Domingo 12/10/2014 08:51:14
Cidade: montes claros  País: brasil

novo tremor forte em montes claros sentido aqui no bairro Veneza parque hoje as 03:35

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°78834
De: Ailton Flavio Data: Domingo 12/10/2014 08:48:06
Cidade: Montes Claros  País: Brasil

Abalo muito forte, sentido por mim aqui na Vila Regina, balançaram todas as janelas da casa da minha mãe! Por volta das 03:24h.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°78833
De: Cláudio Magalhães Data: Domingo 12/10/2014 08:42:20
Cidade: MONTES CLAROS

Tremeu às 3:33 (Santo Antônio I), exatamente. Espécie de explosão.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°78832
De: Laisa Data: Domingo 12/10/2014 08:42:02
Cidade: Montes Claros-MG

O tremor dessa madrugada (12 de outubro, 03:32h) foi muito forte aqui no bairro Edgar Pereira. Foi um tremor com barulho de um trovão. Acordei muito assustada com o coração disparado...Quando é que isso irá acabar?
Nossa Senhora Aparecida, olhai por nós!
Feliz Dia das crianças!

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°78831
De: Mércio Coelho Antunes Data: Sábado 11/10/2014 10:32:00
Cidade: Montes Claros/MG

Sugiro, e solicito, ao José Prates, publicar nesse espaço a Ata conforme mensagem 78770.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°78830
De: Katia Prates Data: Domingo 12/10/2014 08:40:15
Cidade: montes claros mg  País: Brasil

aqui no jardim panorama sentimos um forte tremor,sera nossas construçoes estao preparadas?

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°78829
De: josé Ponciano Neto Data: Sábado 11/10/2014 12:32:34
Cidade: m. Claros

Lapa Grande: Ampliação questionada.

Sou de Montes Claros conheço aquele complexo desde criança onde durante toda minha infância justamente com meus familiares passeávamos nas Fazendas do Sr. Antonio Viana (Lapa Grande), Simeão Ribeiro(Buriti), Fernando Pires(rebentão), Família Maciel (Candeal) e Dona Arinha de Pedro Veloso(Quebradas), além disso fui responsável direto pelo monitoramento dos córregos, quando os dados subsidiaram aos hidrólogos e geólogos na definição da captação ali existente. Bem antes de 2006.
Então, do alto dos meus “cinqüenta e quase sessenta anos” - o vivido dar-se-á àquele que tem dúvida a confirmação que conheço muito bem toda a área e não sou nenhum aventureiro ambiental ou adventício ao falar acerca do Parque Lapa Grande; que foi criado sob o Decreto N.26/1961 por o então prefeito Simeão Ribeiro, posteriormente como parque estadual pelo Decreto 44.204/2006.
Vamos ao assunto. Ontem sexta feira dia 10/10 houve uma Audiência Pública na sede da Amans, o objetivo do IEF foi explicar a ampliação do Parque Lapa Grande – eu não deveria voltar ao assunto, porque em 02/10 já comentei sobre a situação precária dos parques – mas, como veio em Montes Claros o Sr. Henri Collet (ainda Diretor de áreas protegidas do IEF), voltarei ao assunto.
Esta ampliação de 7.800 para 13.000 hectares sem saber se terão recursos para arcar com as regularizações latifundiárias e como adquirir recurso para ampliar o quadro de funcionários e equipamentos - fica em suspeição. A quem interessa?
Primeiro: Fazendeiros de família tradicional de Montes Claros já tinham disponibilizado suas terras improdutivas ao IEF temendo mais invasões de agricultores, suas áreas rupestres serão vendidas pelo mesmo valor. Estes, estão contando os dias para por a mão no dinheiro. Para não ficar nenhum quadrante isolado, o IEF através dos seus técnicos que não são daqui, resolveram desapropriar os verdadeiros e pobres produtores rurais. Estes, sequer não sabem para onde irem e quando irão receber.
Se até hoje o IEF não regularizou suas áreas desapropriadas em 2006, como agora quer desapropriar mais terras? O Ministério Público esteve na reunião e tenho certeza pelo seu desempenho nas causas, irá avaliar estas questões: como pagar? Quando irão pagar? Os valores serão reais de compra e venda? E as conseqüências sociais com a ampliação que são as mais severas.
Segundo: O IEF está pensando esperar que os novos empreendimentos, através da compensação ambiental regulamentem as áreas recém-desapropriadas?... Se sim. É deixar de recuperar as nascentes e áreas de recargas das micro bacias do Rio Pacui (bem degradadas) e investir no parque para satisfazer o ego dos gerentes contrariando o Art. 26 do Decreto n° 6.660, de 21 de novembro de 2008.
Hoje os Rios Pai João e Rebentão que atravessam o Parque pelos aquedutos naturais- pois, suas águas, conforme estudos científicos vêm de muito longe- são responsáveis por 16,6% do abastecimento de Montes Claros e não 50%, como declarou o Sr. Henri Collet (certamente por falta de conhecimento).
É diante de um caso com esse, que o Prefeito Ruy Adriano Borges Muniz não se manifestou sobre aquela demanda do empreendimento da Serra Ibituruna. Como pode ele e Câmara Municipal tomarem uma decisão diante da falta de estudos científicos e conhecimento técnico dos aventureiros ambientais e adventícios, estes que procuram potencializar um empreendimento em detrimento do outro? Estamos vendo condomínios subirem a Serra... E aí?
Voltando. O que mais dói é o caso que originou este artigo; agricultores pobres serão desapropriados pelo o IEF de suas terras de subsistência, só porque outros fazendeiros ricos querem repassar para o governo as encrencas de suas terras e deixar a possível regularização para os empreendedores do futuro que pensam investir em Montes Claros.
O Parque Lapa Grande (IEF) que não tem estruturas para evitar as queimadas, brigadistas insuficiente para combatê-las, pois, sempre demandam ajuda dos Bombeiros Militares; o IEF não consegue restaurar a sede da Fazenda Quebradas - agora já no fechar das cortinas do atual governo - inventa deixar demandas para o próximo, sem saber qual a política e a logística que serão implementadas, e, se os gerentes serão os mesmos. Um caso a pensar com muito carinho.
Volto a dizer. Não tenho nada contra aos gerentes, apenas externo a falta de recursos do IEF que fica a mercê dos TACs e doações para estruturar os Parques que, quase na totalidade só existem no papel e na mídia.

(*) José Ponciano Neto é Tec. Em Meio Ambiente/Recursos Hídricos e Membro do Instituto Histórico e Geográfico de Montes Claros.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Página Anterior >>>

Abra aqui as mensagens anteriores: