Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 23 - sábado, 21 de maio de 2022

Aviso aos barranqueiros e navegantes do Rio de São Francisco, de Assis: comportas da barragem de Três Marias começarão a ser abertas amanhã, quarta-feira. (À tarde, Cemig adiou a abertura das comportas)

Terça 11/01/22 - 7h01

O aguaceiro que atinge Minas, depois de um período de secas que deixou com sede os reservatórios das usinas hidrelétrica, afinal começou a provocar a abertura de comportas.

A Cemig anunciou que fará a abertura gradual, a partir de amanhã, quarta-feira (12), das comportas da Usina Hidrelétrica de Três Marias, a 337 km de Montes Claros.


A abertura das comportas da barragem de Três Marias não ocorria desde 2020.

Mesmo com a abertura das comportas, o armazenamento de água deverá seguir aumentando até o final de janeiro.

ADIOU

Na tarde de hoje, a Cemig adiou a abertura das comportas, o que ocorreria a partir de amanhã.

Explicação da Cemig:

-

"Diante da atualização dos cenários de cheias percebidos nos municípios ribeirinhos do rio São Francisco, a Cemig informa que adiará a abertura das comportas da UHE Três Marias.

Isso permitirá reduzir os impactos de inundação no trecho do Rio São Francisco até a cidade de Pirapora, reduzindo os efeitos de subida do nível que poderiam ser provocados pelo aumento de liberação do reservatório.

Essa decisão, considerando dados atualizados, tem como prioridade a segurança da população da região.

As ilhas fluviais do Rio São Francisco já foram evacuadas, pois são impactadas para vazões em patamares menores que os atuais.

A decisão também leva em conta a proteção da obra de restauração do Vapor Benjamim Guimarães, levando em consideração novas informações fornecidas pela Prefeitura de Pirapora."

Compartilhe
Siga-nos nas redes sociais