Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 23 - quinta-feira, 29 de setembro de 2022

Avião com a presidente da Câmara norte-americana desce em Taiwan, no voo mais rastreado deste 2 de agosto. Gesto agrava as relações entre China - que colocou suas tropas em alerta máximo - e Estados Unidos

Terça 02/08/22 - 13h47

Presidente da Câmara dos EUA, a democrata Nancy Pelosi desembarcou em Taipé nesta terça-feira (2), apesar das ameaças da China pela visita.

“A visita de nossa delegação do Congresso a Taiwan honra o compromisso inabalável dos Estados Unidos em apoiar a vibrante democracia de Taiwan”, disse a deputada Pelosi em comunicado.

“Nossa visita de forma alguma contradiz a política de longa data dos Estados Unidos, guiada pela Lei de Relações de Taiwan de 1979, os três comunicados conjuntos EUA-China e as Seis Garantias.”


O voo da delegação foi o mais acompanhado no site de rastreamento aéreo Flightradar24.

O avião levando a comitiva deixou a capital malaia de Kuala Lumpur às 04h42, no horário de Brasília, e voou para o leste em uma rota que contornou o Mar da China Meridional.

Fontes haviam indicado que Pelosi era esperada na capital taiwanesa de Taipé nesta terça-feira (2).

A escala em Taiwan é a primeira de um presidente da Câmara dos EUA em 25 anos.

Forças chinesas, americanas e taiwanesas estão em estado de alerta elevado.

O presidente chinês, Xi Jinping, havia alertado os EUA para que "não brinquem com fogo".

Os militares foram colocados em alerta máximo na China e lançarão “operações militares direcionadas” em resposta à visita do presidente da Câmara dos Estados Unidos.

O Comando de Teatro Oriental do Exército de Libertação Popular da China (ELP) disse que realizará operações militares conjuntas perto de Taiwan a partir da noite desta terça-feira.

Incluirão exercícios aéreos e marítimos conjuntos no norte, sudoeste e sudeste de Taiwan, disparos reais de longo alcance no Estreito de Taiwan e lançamentos de mísseis de teste no mar a leste de Taiwan.

Compartilhe
Siga-nos nas redes sociais