Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 25 - segunda-feira, 17 de junho de 2024

Boa notícia para o campo: ministro garante que a China suspendeu o veto à compra da carne brasileira por causa do caso isolado da vaca louca

Quinta 23/03/23 - 7h20

O governo chinês suspendeu o embargo à importação de carne bovina brasileira, conforme informou o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro.

A decisão foi divulgada pelo governo brasileiro três dias antes do embarque do presidente Lula à China, onde vai se encontrar com o presidente Xi Jinping.

Até o momento, não foi divulgada data precisa para o reinício das vendas e a embaixada da China no Brasil ainda não fez um pronunciamento oficial.

***

China suspende embargo à carne bovina brasileira

Vendas estavam suspensas desde fevereiro

O Ministério da Agricultura e Pecuária informou que o governo chinês decidiu nesta quinta-feira (23) suspender o embargo à carne bovina brasileira. A decisão, segundo a pasta, foi tomada após reunião entre o ministro Carlos Fávaro e o ministro da Administração Geral da Aduana Chinesa, Yu Jianhua, em Pequim.

As importações do Brasil estavam suspensas desde fevereiro, após a confirmação de um caso classificado pelo governo brasileiro como “isolado e atípico” de encefalopatia espongiforme bovina, conhecida como mal da vaca louca. O registro foi feito em uma pequena propriedade no município de Marabá (PA).

“Desde a descoberta do caso, o Ministério da Agricultura e Pecuária vem trabalhando com transparência e tomando todas as providências necessárias conforme protocolo de importação internacional”, informou a pasta, por meio de comunicado.

“Tenho certeza que isso é um passo para que o Brasil avance cada vez mais com o credenciamento de plantas e oportunidades para a pecuária brasileira”, avaliou o ministro Carlos Fávaro, ao final do encontro, em Pequim. (Por Paula Laboissière – Repórter da Agência Brasil)

Compartilhe
Siga-nos nas redes sociais