A 3 dias do plebiscito que pode levar a Venezuela a invadir a Guiana, Brasil promove reforço militar na fronteira norte
Quinta 30/11/23 - 7h05Houve reforço militar na região, conforme pedido do senador Hiran Gonçalves, que solicitou a presença das Forças Armadas em Pacaraima, cidade na fronteira com a Venezuela.
A disputa entre os dois países pela região de Essequibo, que possui grandes reservas de petróleo, motivou o aumento da segurança.
O senador enfatizou a importância do reforço militar para garantir a segurança dos brasileiros em Pacaraima, especialmente devido à proximidade do referendo convocado pela Venezuela para decidir sobre a criação da província "Guayana Esequiba" no território disputado com a Guiana.
O referendo, agendado para este domingo (3), visa conceder a nacionalidade venezuelana a 125 mil habitantes da região de Essequibo.
A disputa por Essequibo persiste desde 1966, intensificando-se em 2015 com a descoberta de imensos campos de petróleo pela ExxonMobil.
A Guiana argumenta sua propriedade com base em um laudo de 1899, enquanto a Venezuela se apoia em um acordo de 1966 com o Reino Unido, anulando o laudo arbitral de 1899 e buscando uma solução negociada.
***
A partir de agora, as notícias enviadas através do WhatsApp serão atualizadas apenas pelo canal abaixo 👇🏻.
Inscreva-se tocando abaixo
Acesse aqui