Venezuela indica general como "única autoridade" em 70% do território da Guiana e Estados Unidos anunciam voo de seus militares com militares do país a ser ocupado
Quinta 07/12/23 - 12h21As Forças Armadas dos Estados Unidos realizarão, em colaboração com as Forças de Defesa da Guiana, uma operação aérea na Guiana nesta sexta-feira (07), conforme anunciado pela Embaixada dos EUA no país.
O exercício é para fortalecer a parceria de segurança entre os 2 países, visando melhorar as operações conjuntas e a cooperação regional.
Nota divulgada pela embaixada ressalta o compromisso dos Estados Unidos em ser um parceiro de confiança para a segurança da Guiana, com foco em áreas como segurança aérea, marítima e combate a organizações criminosas.
A medida significa um implícito apoio dos Estados Unidos à Guiana, em meio à disputa territorial com a Venezuela pela região de Essequiba.
O presidente venezuelano, Nicolás Maduro, aconselhou os Estados Unidos a não interferirem na tentativa de anexação de Essequibo, pedindo que deixem a Guiana e a Venezuela resolverem a questão.
O secretário de Estado americano, Antony Blinken, reiterou o apoio dos Estados Unidos à Guiana em conversa com o presidente Irfaan Ali.
Maduro recentemente criou a zona de defesa integral da Guiana Essequiba, nomeando um general como a "única autoridade" na região.
Diante da crise, a Guiana convocou uma reunião do Conselho de Segurança da ONU, marcada para esta sexta-feira (08).
***
✅ Clique para seguir o canal da 98FM/montesclaros.com no WhatsApp👇🏻
Acesse aqui