Vacina japonesa contra a dengue será aplicada nos postos de saúde a partir de fevereiro, em duas doses
Domingo 24/12/23 - 7h21
Desenvolvida por laboratório japonês, a Qdenga é a segunda vacina contra a dengue aprovada pela Anvisa.
Suas primeiras doses chegarão em fevereiro de 2024.
Também conhecida como TAK-003, utiliza vírus vivos atenuados da dengue para induzir respostas imunológicas contra os quatro sorotipos do vírus.
A Anvisa aprovou o registro em março deste ano.
A Anvisa recomenda a vacinação para indivíduos com idade entre 4 e 60 anos, sem estudos que avaliem sua eficácia em pessoas com mais de 60 anos.
E indicada tanto para aqueles que já tiveram dengue quanto para os que nunca foram infectados, sendo a primeira vacina disponível no Brasil para esse último grupo.
A vacina não é indicada para pessoas alérgicas a seus componentes, aquelas com sistema imunológico comprometido, condições imunossupressoras, gestantes ou lactantes.
Está disponível em clínicas particulares desde a aprovação pela Anvisa, em março.
A vacinação está programada para começar em fevereiro, com o SUS disponibilizando 6,2 milhões de doses ao longo de 2024.
O esquema consiste em duas doses, com um intervalo de três meses entre elas, permitindo a imunização de cerca de 3,1 milhões de pessoas no próximo ano.
O Ministério da Saúde indicou que as doses serão destinadas a públicos e regiões prioritárias, sem fornecer detalhes adicionais.
***
✅ Clique para seguir o canal da 98FM/montesclaros.com no WhatsApp👇🏻
Acesse aqui


