Devedor de cartão de crédito poderá fazer a portabilidade para outro banco, a partir de julho - decide o Banco Central. Juros estratosféricos bateram em 441,1% em outubro último
Terça 26/12/23 - 19h37A medida é para proporcionar ao consumidor a oportunidade de buscar condições mais vantajosas, como juros menores, em outras instituições financeiras.
Segundo o Banco Central (BC), os clientes poderão solicitar propostas de outras instituições, comparar as condições oferecidas e, caso desejem, apresentar a proposta ao banco onde possuem a dívida original, permitindo a negociação de contrapropostas.´
A partir de julho de 2024, as faturas do cartão de crédito deverão conter mais informações, conforme determinação do CMN.
Que também estabeleceu: os juros cobrados no cartão de crédito rotativo não podem ultrapassar o valor original da dívida a partir de janeiro.
Na portabilidade de dívidas do cartão de crédito, foram definidos critérios como a necessidade de a proposta substituta ser realizada por meio de uma operação de crédito consolidada e a garantia de que a portabilidade seja feita de forma gratuita.
O cartão de crédito rotativo, que é o crédito mais caro do mercado, apresentou juros médios de 441,1% ao ano em outubro, conforme dados do Banco Central.
Essa linha de crédito é acionada por quem não conseguiu pagar o valor total da fatura na data de vencimento.
A taxa de inadimplência atingiu 55% em outubro de 2023, devido aos elevados juros praticados pelos bancos.
A recomendação é que os clientes paguem integralmente o valor da fatura do cartão de crédito mensalmente para evitar custos excessivos.
***
✅ Clique para seguir o canal da 98FM/montesclaros.com no WhatsApp👇🏻
Acesse aqui


