Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 26 - domingo, 22 de fevereiro de 2026

900 mil mortes poderiam ser "evitáveis", se o sistema de saúde funcionasse - adianta pesquisa em Minas. Falta de acesso a tratamentos é pior do que a pandemia

Quarta 27/12/23 - 7h28

Pesquisa do Datatempo, hoje revelada, diz que a saúde é a questão mais preocupante para 21,8% dos entrevistados em Minas.

Em nove das 12 regiões do estado, a saúde ou a falta de serviços nesta área são apontadas como o principal desafio, superando desemprego, segurança pública, educação e economia.

As avaliações mais severas vêm do Campo das Vertentes, Rio Doce e Triângulo e Alto Paranaíba, onde as referências à saúde como principal problema ultrapassam a média de 21,8%, considerando a margem de erro.

No Campo das Vertentes e no Rio Doce, a insatisfação atinge 32% e 31,2%, respectivamente, superando a média em dez pontos percentuais.

No Triângulo e Alto Paranaíba, 26,2% consideram a saúde como a questão mais urgente.

A falta de acesso a tratamentos ou atendimento médico resultou em cinco vezes mais mortes em Minas do que a pandemia de Covid-19, que causou quase 66 mil óbitos em três anos e oito meses.

Em uma década, aproximadamente 900 mil mortes foram classificadas como "evitáveis", representando perdas que poderiam ser prevenidas.

Até aqui, os dados do Norte de Minas não foram adiantados.

***

✅ Clique para seguir o canal da 98FM/montesclaros.com no WhatsApp👇🏻
Acesse aqui

Compartilhe
Siga-nos nas redes sociais