Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 25 - quinta-feira, 30 de maio de 2024

Nova ponte, dupla, sobre a via férrea (no lugar de outra que por décadas estrangulou a circulação entre as partes norte e leste de M. Claros) já vai receber 6 vigas de 17 metros, com peso de 18 toneladas cada

Sábado 20/01/24 - 14h20

Divulgado pela Prefeitura:


A Prefeitura de Montes Claros continua em ritmo intenso com as obras de construção da nova ponte sobre a linha férrea na avenida Minas Gerais, na divisa dos bairros Floresta e JK (região do grande Renascença).

Na manhã dessa sexta-feira, 19, a empresa contratada para executar a obra realizou a concretagem de uma lateral da ponte (lado do bairro JK).

A previsão é de que nos próximos dias a outra lateral da ponte seja concretada.

Daí vai ser só esperar pelo tempo da ‘cura do concreto’.

Essas são as duas bases onde serão colocadas as seis vigas de concreto, que já estão no canteiro de obras.

Cada viga pesa 18,6 toneladas, com comprimento de 17 metros, 60 centímetros de largura e altura de 90 centímetros.

Vale destacar que as bases de sustentação são compostas por seis tubulões de pouco mais de seis metros de profundidade (começando quase na base do asfalto, e passando cinquenta centímetros abaixo da linha férrea).

A parte de implantação de ferragem do lado do bairro Floresta está pronta, aguardando somente a colocação da proteção de madeira.

É importante ressaltar que a obra atenderá a uma antiga reivindicação dos moradores da região e de motoristas que passam pelo local, além dos estudantes que se dirigem diariamente às várias unidades de ensino superior existentes naquela área.

A antiga ponte era um gargalo que resultava em grandes filas, sobretudo nos horários de pico, por passar somente um veículo por vez.

A nova construção terá pista dupla, ampliando consideravelmente a fluidez do trânsito local.

Há anos a velha ponte vinha sofrendo com o desgaste natural do tempo e o aumento do tráfego de veículos, o que contribuiu para que ela ficasse totalmente vulnerável.

Quando concluído o novo acesso, o tráfego vai ser mais organizado, garantindo maior segurança para motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres.

***

✅ Clique para seguir o canal da 98FM/montesclaros.com no WhatsApp👇🏻
Acesse aqui

Compartilhe
Siga-nos nas redes sociais