Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 25 - quinta-feira, 30 de maio de 2024

Conta da luz segue subindo acima da inflação e consumidores se queixam da a má qualidade da energia elétrica, que danifica e queima equipamentos de todo tipo

Quarta 06/03/24 - 8h31

A conta de luz continua a subir acima da inflação, impactando os consumidores residenciais pelo menos desde 2021, segundo dados da Aneel.

Para 2024, a projeção é de um aumento de 5,6%, superior à inflação estimada em 3,9% pelo mercado financeiro.

Os aumentos são impulsionados principalmente por três fatores: o crescimento dos subsídios pagos pelos consumidores, o custo da contratação de energia e os investimentos em transmissão.

Os subsídios representam uma parcela significativa da conta de luz, custeando políticas públicas do setor e descontos para pessoas de baixa renda.

O custo da contratação de energia varia entre consumidores cativos e livres, sendo que estes últimos podem negociar diretamente seus contratos.

Os consumidores cativos acabam arcando com custos adicionais, como o da geração térmica, mesmo sem terem acesso direto a essas fontes de energia.

O governo discute maneiras de reduzir a conta de luz, considerando propostas para redistribuir os custos do sistema entre todos os consumidores.

***

✅ Clique para seguir o canal da 98FM/montesclaros.com no WhatsApp👇🏻
Acesse aqui

Compartilhe
Siga-nos nas redes sociais