1) Umidade do ar pode ficar abaixo dos 30% em partes do sudeste
Segunda 22/04/24 - 7h02A semana começará com padrão variado de clima no Brasil.
Na região sul, espera-se chuva e a possibilidade de temporais no interior do Rio Grande do Sul, devido à atuação de sistemas meteorológicos.
O Norte e Nordeste também terão chuvas, com alertas para temporais em algumas áreas, incluindo Amazonas, Pará e Maranhão.
No Sul, a Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu alertas para temporais com raios e rajadas de vento de até 90km/h em diversas regiões do estado.
No Norte e Nordeste, as chuvas devem começar pela manhã, com destaque para a influência da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que afetará especialmente o litoral norte do Nordeste.
O Centro-Oeste terá pouca chuva e temperaturas elevadas, com apenas algumas áreas podendo registrar chuvas isoladas, como no Pantanal e no sul do Mato Grosso do Sul.
No Sudeste, prevê-se tempo firme e calor em cidades como Rio de Janeiro, Belo Horizonte e São Paulo, embora a umidade relativa do ar deva ficar abaixo dos 30% em algumas regiões, gerando preocupações com a saúde respiratória.
Em Vitória, Espírito Santo, podem ocorrer pancadas de chuva rápida devido à umidade vinda do mar.