Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 25 - quinta-feira, 20 de junho de 2024

Unimontes tem 371 vagas destinadas a pessoas com mais de 60 anos. Há 2 vagas para medicina. Outros 60 cursos também oferecem vagas, com inscrições entre 20 de maio e 2 de junho. Apenas prova de redação será exigida

Domingo 19/05/24 - 12h47


Unimontes destina vagas para maiores de 60 anos em 61 cursos

iniciativa foca o combate ao etarismo e a convivência de diferentes gerações na universidade
Luiz Ribeiro

Nunca é tarde para aprender. Nem para realizar sonhos. Numa iniciativa inédita entre as instituições públicas de ensino superior em Minas Gerais, a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) divulgou um edital que visa ao preenchimento de 371 vagas remanescentes nos seus cursos de graduação para pessoas com mais de 60 anos.

As vagas para os 60+ são oferecidas em 61 cursos da instituição, sendo duas delas em medicina.

A iniciativa, que fora de Minas já é adotada em grandes instituições públicas como as universidades de São Paulo (USP), de Brasília (UnB) e do Estado do Rio de Janeiro(UERJ), facilita o ingresso no ensino superior para um grupo que tem forte presença na população brasileira.

De acordo com dados do Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o país tem mais de 31 milhões de cidadãos com 60 anos ou mais. Em Minas Gerais, essa faixa etária é formada por cerca de 3,5 milhões de pessoas.

Os candidatos com mais de 60 anos serão submetidos apenas a uma prova de redação no processo de seleção para o preenchimento das vagas na Unimontes. Eles deverão ter concluído o ensino médio.

As inscrições serão recebidas no período 20 de maio a 2 de junho, pela internet, por meio do si

A prova de redação está marcada para 16 de junho, das 9h às 12h, no campus-sede da universidade, na cidade-polo do Norte de Minas. As aulas serão iniciadas no segundo semestre de 2024.



No mesmo edital das vagas para idosos, a Unimontes disponibiliza vagas remanescentes em seus cursos nas modalidades de transferência externa (371),transferência interna (371) e obtenção de novo título (371). No total, são1.484 vagas nessas modalidades. Para as demais, o critério de seleção será o histórico escolar dos candidatos.

O reitor da Unimontes, Wagner de Paulo Santiago, salienta que, ao lançar o novo edital, a instituição busca a inclusão das pessoas de todas as idades, combatendo o etarismo.

“Entendemos ser uma forma de inclusão e, por consequência, mostra que a universidade é um espaço para todos, onde não cabe nenhum tipo de d iscriminação”, afirma Santiago. “Em uma universidade pública é inconcebível ter vagas ociosas e pessoas querendo fazer um curso superior. Assim, uma parte das vagas remanescentes foi reservada para a categoria 60+, para trazer para dentro da universidade a experiência e a sabedoria dessa parcela importante da população”, destaca o reitor da Unimontes.

O pró-reitor adjunto de Extensão da instituição, Marcelo Brito, ressalta que a ação considera o aumento da expectativa de vida da população brasileira. “É possível observar cada vez mais as pessoas 60+ ativas e com projetos de vida que incluem, muitas vezes, voltar a estudar. Nesse sentido, é extremamente importante a iniciativa da Unimontes em oportunizar o acesso e a convivência de diferentes gerações”, avalia.

“A experiência e as vivências das pessoas 60+ podem acrescentar muito na trajetória de jovens estudantes, e esses podem também contribuir para a ampliação de conceitos e perspectivas, em uma troca de muitos ganhos e aprendizados”, completa Brito.

Processo contínuo


Para o presidente do Conselho Estadual da Pessoa Idosa de Minas Gerais, Renato Gregório, a medida adotada pela Universidade Estadual de Montes Claros é “um marco na valorização e inclusão” desse grupo no estado. Ele reconhece que o aprendizado é um processo contínuo e que a idade não deve ser um obstáculo para a busca por novos conhecimentos e experiências. “Além de ampliar as oportunidades de formação, essa ação contribui para combater estereótipos e preconceitos relacionados à idade, promovendo uma sociedade mais justa e igualitária”, avalia.





“A terceira idade não significa incapacidade ou falta de interesse em aprender e trabalhar. Pelo contrário, muitas pessoas nessa faixa etária possuem vasta experiência e conhecimentos acumulados ao longo da vida, o que pode se um grande e diferencial em diversas áreas. Além disso, o aprendizado contínuo contribui para a saúde mental e bem-estar, prevenindo doenças e promovendo a longevidade ativa”, observa Gregório. “Além de estimular o desenvolvimento cognitivo e a socialização, o acesso à educação superior pode abrir novas portas para o mercado de trabalho e para a realização de projetos pessoais. O aprendizado contínuo também contribui para a autoestima, a autonomia e a sensação o de pertencimento, fatores essenciais para uma vida plena e feliz”, destaca.



Avó e aluna


Depois de ter cursado pedagogia, ser mãe de dois filhos e avó de dois netos e ter se aposentado como professora, Maria Shirlene Aguiar Brito decidiu retornar à sala de aula, aos 61 anos, desta vez como aluna. Ela ingressou na Unimontes, concorrendo em um edital para o preenchimento de vagas para obtenção de novo título. Hoje, aos 62, Maria Shirlene está no segundo período do curso de letras/português. “Eu me aposentei, mas meu sonho era voltar para a Universidade e cursar letras”, afirma a universitária/avó. Ela elogia a iniciativa da instituição pública estadual de oferecer vagas a serem preenchidas especificamente por candidatos com mais de 60 anos, tendo processo de seleção apenas uma prova de seleção. “A Unimontes está de parabéns porque nós, da idade melhor, estamos aptos a exercer qualquer função na educação ainda”, assegura.





Cursos com vagas oferecidas para pessoas acima de 60 anos na Unimontes:


Em Montes Claros: Administração (6), Ciências Biológicas diurno (6), Ciências Biológicas/ licenciatura (3),Ciências Contábeis/matutino (5), Ciências Contábeis/noturno (4), Ciências da Religião (8), Ciências Econômicas /matutino (5), Ciências Econômicas/noturno (6), Ciências Sociais/ matutino (5), Ciências Sociais/ noturno (7), Direito /matutino (2), Direito/noturno (1), Educação Física bacharelado/ diurno (5), Educação Física licenciatura diurno(8), Educação Física licenciatura/noturno (2), Enfermagem (1), Engenharia Civil (5), Engenharia de Sistemas (8), Filosofia (5), Geografia/matutino (3), Geografia/noturno (5), História/noturno (5), História/matutino (3), Letras Espanhol (4), Letras Inglês/noturno (3), Letras Inglês/vespertino (3), Letras Português/noturno (6), Letras Português/vespertino (3), Letras Português (3), Música (4), Matemática/diurno (6), Medicina (2), Odontologia (3), Pedagogia/vespertino (8), Serviço Social/matutino (7), Serviço Social/noturno (2), Sistemas de Informação (4), Teatro/noturno (4), Tecnologia em Gestão Pública/vespertino (3), Tecnologia em Gestão Pública/Noturno (3). Nos demais campi: Administração/Brasília de Minas (12), Agronomia/Janaúba (8), Ciências Contábeis/Salinas (5), Educação Física licenciatura/Januária (3), Engenharia Florestal/Janaúba (3), História/São Francisco (6), Letras Inglês/noturno Januária (5), Letras Português/Almenara (6), Letras /Espinosa (6), Letras/Januária (8), Letras-Unaí (8), Matemática/São Francisco (9), Medicina Veterinária/Janaúba (1), Pedagogia noturno/Almenara (8), Pedagogia Brasília de Minas (7), Pedagogia/Janaúba (4), Pedagogia/Januária (2), Pedagogia/Paracatu (9), Pedagogia/Pirapora (8), Tecnologia em Agronegócio/Janaúba (3), Zootecnia/Janaúba (7).

***

✅ Clique para seguir o canal da 98FM/montesclaros.com no WhatsApp👇🏻
Acesse aqui

Compartilhe
Siga-nos nas redes sociais