Estados terão até 11 de dezembro para divulgar seus resultados; ganha o candidato que atingir 270 delegados
Terça 05/11/24 - 7h47Nos Estados Unidos, o processo de apuração das eleições presidenciais é descentralizado e varia conforme o estado, diferente do modelo brasileiro, onde o TSE - órgão inexistente nos demais países - centraliza a contagem.
A partir das 21h (horário de Brasília) desta terça-feira (5), as primeiras urnas começam a ser fechadas, com o último encerramento previsto para as 3h.
Cada estado utiliza métodos próprios de votação – que podem ser cédulas de papel, urnas eletrônicas ou outros dispositivos – e apuração, o que afeta a divulgação dos resultados.
Cada estado tem até 11 de dezembro para finalizar o processo de apuração e divulgar o resultado das urnas.
A imprensa americana reúne e projeta os dados estaduais para indicar um provável vencedor com base nos delegados do Colégio Eleitoral.
Esse colégio possui 538 delegados distribuídos de acordo com a população de cada estado, e um candidato precisa conquistar pelo menos 270 delegados para ser eleito presidente.
Em 48 estados, todos os delegados vão para o candidato com mais votos locais; já em Maine e Nebraska, a divisão pode ser proporcional.
O processo oficial termina com a contagem dos votos do colégio pelo Congresso, em 5 de janeiro, confirmando o novo presidente dos EUA.
***
✅ Clique para seguir o canal da 98FM/montesclaros.com no WhatsApp👇🏻
Acesse aqui
Importante: ao abrir o canal no WhatsApp pela primeira vez, CLIQUE em SEGUIR para receber todas as notícias seguintes