Setores da Prefeitura de M. Claros confirmam a morte do ex-prefeito Humberto Souto, em Brasília. (Aos 90 nos, ele sofreu AVC no dia 22 de dezembro e foi transferido para Brasília no dia 10 de janeiro)
Terça 04/02/25 - 7h35Após ser internado na Santa Casa de Montes Claros, foi submetido a procedimentos para desobstrução de artérias cerebrais.
Souto começou a responder a estímulos médicos, como apertar e soltar a mão, indicando sinais de recuperação.
Posteriormente, em 10 de janeiro, foi transferido para Brasília.
A sua internação se prolongou por 44 dias.
A morte foi confirmada por setores da Prefeitura.
Humberto faleceu aos 90 anos: nasceu em 3 de junho de 1934.
***
Da Câmara Municipal de Montes Claros, terça-feira, 7h59m:
Morre ex-prefeito Humberto Souto
Nota de pesar
Morre ex-prefeito Humbero Souto
O presidente Junior Martins em nome da Câmara Municipal de Montes Claros, manifesta seu profundo pesar pelo falecimento do Prefeito Humberto Souto, aos 90 anos, ocorrido na data de 04.02.2025.
Com sua partida, a cidade perde um homem de grande caráter, cuja trajetória de vida foi marcada pela honestidade, dedicação e compromisso com o bem-estar de todos os montes-clarenses.
Humberto Souto foi vereador de Montes Claros em 1962, além de ter ocupado outros importantes cargos públicos, tanto em nível estadual quanto federal, sempre com zelo e dedicação.
Neste momento de dor, a Câmara Municipal se solidariza com a família, amigos e todos aqueles que tiveram o privilégio de conviver com esse grande homem. Que a memória de Humberto Souto seja eternizada em nossos corações e em nossa cidade.
Ainda não há informações sobre o velório e enterro.
***
Do jornal O Tempo, de BH, terça-feira, 8h09m:
Morre Humberto Souto, ex-prefeito de Montes Claros
Souto estava internado em Brasília para tratar um quadro de AVC
Leticya Bernadete
O ex-prefeito de Montes Claros Humberto Souto (Cidadania) faleceu nesta terça-feira (4 de fevereiro), aos 90 anos. Ele estava internado em Brasília para tratar um quadro de AVC, que sofreu em 22 de dezembro, poucos dias antes de terminar seu mandato à frente do Executivo da cidade no Norte de Minas.
À época da internação pelo AVC, ele ainda estava consciente, mas foi sedado por decisão médica após ser constatada a necessidade de realizar um procedimento cirúrgico para tratar o AVC. O ex-prefeito chegou a ser submetido a uma trombectomia mecânica, procedimento de desobstrução das artérias no dia 24 de dezembro. Ele ficou internado por 19 dias na Santa Casa de Montes Claros e foi transferido para o Hospital Sírio-Libanês, em Brasília, no dia 10 de janeiro, onde permanecia hospitalizado desde então.
Souto foi prefeito de Montes Claros por dois mandatos consecutivos, de janeiro de 2017 a dezembro de 2024. Antes disso, exerceu diversos cargos legislativos. Foi deputado estadual de 1971 a 1975 e deputado federal por seis mandatos consecutivos, entre 1975 e 1995. Em 1995, tornou-se ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), presidindo a instituição de 2001 a 2002. Permaneceu no TCU até 2004.
Em 2007, foi eleito deputado federal para o mandato 2007-2011, mas não conseguiu a reeleição em 2010, ficando na suplência. Em 2012, concorreu à Prefeitura de Montes Claros, substituindo Athos Avelino, cuja candidatura foi impugnada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Com 20 dias de campanha, quase chegou ao segundo turno.
Ainda em 2012, retornou à Câmara dos Deputados em 19 de dezembro, ocupando a vaga de Carlaile Pedrosa, que renunciou ao mandato para assumir a Prefeitura de Betim, na Grande BH. Em 2014, sofreu novo revés ao tentar a reeleição para deputado federal, ficando novamente na suplência.
Em 2016, foi eleito prefeito de Montes Claros, cargo que ocupou até sua internação. Souto ainda conseguiu eleger seu sucessor, o então vice-prefeito Guilherme Guimarães (União), nas eleições de 2024.
Com informações de Salma Freua
***
Do jornal Estado de Minas, terça-feira, 8h25m:
Humberto Souto, ex-prefeito de Montes Claros, morre aos 90 anos
Ex-prefeito estava internado no Hospital Sírio Libanês, em Brasil, após sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC) em dezembro do ano passado
Luiz Ribeiro
O ex-prefeito de Montes Claros e ex-presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Humberto Souto (sem partido), morreu na manhã desta terça-feira (4/2), aos 90 anos, em Brasília (DF). Ele estava internado no Hospital Sírio-Libanês, para onde foi transferido no último dia 10 de janeiro, após sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC) em dezembro do ano passado.
Souto foi hospitalizado inicialmente na Santa Casa de Montes Claros, onde permaneceu por quase 20 dias antes da transferência para a capital federal. O AVC ocorreu a nove dias do fim de seu segundo mandato à frente da prefeitura da maior cidade do Norte de Minas.
Com mais de seis décadas de vida pública, Humberto Souto exerceu sete mandatos como deputado federal e ocupou os cargos de ministro e presidente do TCU. Além disso, foi vereador e deputado estadual.
A Prefeitura de Montes Claros está em contato com a família para que o velório seja realizado na cidade, na sede da prefeitura, nesta quarta-feira (5/2). No entanto, o velório e o sepultamento do ex-prefeito ainda não tiveram detalhes divulgados.
Em nota, o prefeito de Montes Claros, Guilherme Guimarães, ressaltou que Humberto Souto “dedicou sua vida ao serviço público, deixando um legado incomensurável para o Brasil, para Minas Gerais, para o Norte de Minas, e, especialmente, para Montes Claros, terra onde nasceu e que tanto amou”.
“Humberto Souto cumpriu sua grande missão: cuidar de Montes Claros e de seu povo. E assim, ele construiu uma grande história com esta cidade, transformando e melhorando as vida das pessoas, com obras e ações que ficaram para sempre, deixando ensinamentos e um grande exemplo de seriedade e honradez”, destacou.
***
Da Prefeitura de M. Claros, terça-feira, 9h12m:
Nota de Falecimento – Humberto Guimarães Souto
Com imenso pesar, comunicamos o falecimento do ex-prefeito Humberto Guimarães Souto, aos 90 anos, ocorrido na manhã desta terça-feira (4/02).
Humberto Souto dedicou sua vida ao serviço público, deixando um legado incomensurável para o Brasil, para Minas Gerais, para o Norte de Minas, e, especialmente, para Montes Claros, terra onde nasceu e que tanto amou. Nascido em 3 de junho de 1934, teve uma trajetória de mais de 60 anos de vida pública, marcada pela ocupação de cargos de elevada relevância e grandes realizações. Foi vereador, deputado estadual, deputado federal por oito mandatos, vice-presidente da Câmara dos Deputados (assumindo interinamente a presidência em diversas ocasiões), ministro e presidente do Tribunal de Contas da União (TCU) e prefeito de Montes Claros (por dois mandatos, 2017 a 2024).
Humberto Souto cumpriu sua grande missão: cuidar de Montes Claros e de seu povo. E assim, ele construiu uma grande história com esta cidade, transformando e melhorando as vidas das pessoas, com obras e ações que ficaram para sempre, deixando ensinamentos e um grande exemplo de seriedade e honradez.
A população de Montes Claros voltou a ter a sua alta estima elevada. Deu voz novamente ao nosso município. Deu destaque a sua terra.
A gratidão do povo de Montes Claros a Humberto Souto, que deixou a sua marca registrada para sempre em nossos corações e em nossa vida!
Guilherme Guimarães
Prefeito de Montes Claros.
Montes Claros, 4 de fevereiro de 2025
***
Do Governo de Minas, terça-feira, 10h19m:
Nota de pesar
Comunicado divulgado pelo Governo de Minas Gerais nesta terça-feira, 4 de fevereiro de 2025
O Governo de Minas lamenta o falecimento do ex-deputado federal e ex-prefeito de Montes Claros, Humberto Souto, aos 90 anos nesta terça-feira (4/2).
A trajetória política de Humberto foi marcada pela dedicação ao desenvolvimento e ao bem-estar de Minas Gerais. Com seu compromisso e visão, trabalhou incansavelmente por melhorias na saúde, educação e infraestrutura, deixando um legado de conquistas que mudaram a vida dos mineiros.
"Objetivo, transparente, ético e competente, ele foi um exemplo de como a política pode caminhar junto com a honestidade e a eficiência”, ressaltou o governador Romeu Zema.
Natural de Montes Claros, Humberto Guimarães Souto iniciou sua carreira política em 1962, quando foi eleito vereador. Ao longo de sua vida pública, exerceu mandatos como deputado estadual, deputado federal e, mais tarde, como ministro do Tribunal de Contas da União (TCU). Sua atuação como prefeito de Montes Claros se destacou pela competência administrativa, pelo compromisso e amor à sua cidade natal.
O Governo de Minas se solidariza com seus familiares, amigos e todos que lamentam essa grande perda. Seu legado, sempre pautado pelo serviço à comunidade e pelo zelo pelas pessoas, será lembrado com carinho, respeito e admiração.