Trump, na sua primeira viagem internacional, está na primeira fila da missa, ao lado de líderes como o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky. Antes, tiveram reunião "muito produtiva". (Comitiva brasileira tem Motta, Alcolumbre e Barroso). (Veja vídeo no @montesclaroscom, o Instagram da 98FM, no facebook Montesclaroscom Radiomoc e no whatsapp montesclaros.com)
Sábado 26/04/25 - 6h56
Entre os dignitários presentes, destacaram-se o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e sua esposa, Melania Trump.
Esta cerimônia também marcou a primeira viagem internacional de Trump desde seu retorno à presidência em janeiro de 2025.
Antes do falecimento do pontífice, a primeira viagem oficial de Trump ao exterior seria em maio, com destino à Arábia Saudita.
O presidente dos EUA alterou seus planos para estar em Roma.
Durante a cerimônia, Trump foi saudado pelos reis da Espanha, Felipe VI e Letizia, e se posicionou na primeira fila, ao lado de líderes como o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky e o príncipe William, representando o rei Charles III.
O funeral é conduzido pelo cardeal Giovanni Battista Re, decano do Colégio dos Cardeais, e seguiu o protocolo tradicional da Igreja Católica.
Após a missa, o corpo do Papa Francisco será levado à Basílica de Santa Maria Maior, em Roma, para o sepultamento, conforme desejo do pontífice.
Pela primeira vez em mais de um século, um papa não será enterrado na Basílica de São Pedro.