Incêndio em gerador interno provocou a transferência de 4 pacientes que estavam sendo atendidos em UPA de M. Claros, no fim da tarde. Atendimento acabou suspenso
Terça 30/09/25 - 20h49
(...)
Na tarde desta terça-feira, 30 de setembro de 2025, por volta das 17h30min, o Corpo de Bombeiros Militar atendeu a uma ocorrência de incêndio em um transformador de energia da Unidade de Pronto Atendimento do Chiquinho Guimarães, na Av Nossa Senhora de Fátima, bairro Chiquinho Guimarães, cidade de Montes Claros.
Ao chegar ao local, as equipes de bombeiros depararam com incêndio em um transformador na parte externa da UPA.
Diante dos fatos, foi feito isolamento do local e com a utilização equipamentos de proteção individual (EPI) e equipamentos de proteção respiratória (EPR), a guarnição agiu rapidamente e controlou as chamas com uso de pó quimico seco, extinguindo o incêndio.
Os técnicos e engenheiros responsáveis estiveram no local para desligamento total da energia da UPA para coibir novos riscos. Vale destacar que o local ficou sob a responsabilidade da cemig.
Diante disso, o engenheiro elétrico informou ao diretor da UPA a necessidade de remoção dos pacientes da unidade para local adequado, além do encerramento pontual de novos atendimentos até a normalização da situação.
Atuaram na ocorrência duas guarnições de Bombeiros militares
***
20h58m, terça-feira, do jornal Estado de Minas, de BH:
Incêndio em gerador assusta pacientes de UPA em Montes Claros
Fogo atingiu gerador interno da Unidade de Pronto Atendimento Chiquinho Guimarães. Pacientes tiveram que ser transferidos
Luiz Ribeiro
Pacientes que aguardavam atendimento na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Bairro Chiquinho Guimarães, em Montes Claros (Norte de Minas), foram surpreendidos por um incêndio em um gerador interno da unidade, no fim da tarde desta terça-feira (30/09). Não houve feridos, e as chamas foram rapidamente controladas.
Por meio de nota, a Secretaria de Comunicação (Secom) da Prefeitura de Montes Claros informou que, devido ao incêndio no gerador, foi montado um plano de contingência e houve a necessidade de transferência de quatro pacientes que estavam sendo atendidos na UPA para o Hospital Municipal Alpheu de Quadros e outras unidades hospitalares da cidade.
Eles foram transferidos com o apoio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e Emergência (Samu).
Conforme nota divulgada pela direção da UPA do Chiquinho Guimarães, no fim da tarde desta terça-feira, foi registrado um incêndio em um transformador da rede de energia na área externa da unidade de saúde. Em seguida, o fogo atingiu a sala do transformador na parte interna da UPA.
“Segundo relatos de quem estava no local, houve uma explosão no transformador da área externa da rede da Cemig, vindo a causar uma sobrecarga no sistema, o que ocasionou o incêndio no gerador interno da UPA”, diz a nota divulgada pela diretoria da unidade de saúde.
Na sequência, as equipes da Cemig e do Corpo de Bombeiros foram acionadas e conseguiram controlar as chamas. Os danos aos equipamentos também foram avaliados pelos técnicos da Cemig e da Prefeitura, visando o restabelecimento da energia elétrica no local.
Porém, na noite desta terça-feira, a direção da UPA informou que a unidade continua sem energia elétrica. “Toda a rede elétrica da unidade está em processo de inspeção pela equipe de engenharia elétrica. O atendimento permanecerá suspenso até que haja liberação técnica, garantindo plena segurança para pacientes e profissionais”, informou a gerência da unidade de saúde.