Jornada da Juventude começa hoje. Papa não é esperado, mas pode quebrar protocolo. (8 pessoas ficaram feridas, ontem. Bomba foi desativada em Aparecida)
Terça 23/07/13 - 7hCopacabana terá hoje a abertura oficial da Jornada Mundial da Juventude. O Papa Francisco, no entanto, não é esperado no evento que deve receber 500 mil pessoas e tem a agenda livre no dia. A expectativa dos fiéis, no entanto, é que o pontífice quebre o protocolo e visite o Cristo Redentor, para acompanhar cardeais que escolheram o dia para visitar o Corcovado. Ontem à noite, um protesto contra o governador do Rio, Sérgio Cabral, e a visita do Papa ao Brasil resultaram em confronto na rua Pinheiro Machado, perto do Palácio Guanabara, onde o Pontífice foi recepcionado por autoridades, no início da noite. O conflito começou após alguns manifestantes encapuzados derrubarem uma grade e jogarem coquetéis molotov contra os policiais. Pouco antes, os militares já haviam sido atingidos por pedras. Para dispersar os cerca de 1.500 manifestantes, a polícia usou gás lacrimogêneo, balas de borracha e um caminhão-pipa. Pelo menos 8 pessoas ficaram feridas e 7 foram detidas, uma delas com 20 coquetéis molotov, segundo o polícia.
APARECIDA
O papa Francisco irá amanhã a Aparecida (SP), onde anteontem uma bomba de fabricação caseira foi encontrada no banheiro do Santuário, maior ponto de peregrinacão no Brasil.