Morre aos 73 anos, em casa, de embolia pulmonar, o escritor João Ubaldo Ribeiro, na Academia de Letras desde 93, onde será velado
Sexta 18/07/14 - 8h Morreu na madrugada desta sexta-feira, em casa, no Leblon, Zona Sul do Rio, o escritor e acadêmico João Ubaldo Ribeiro, de 73 anos. João Ubaldo teve uma embolia pulmonar. O escritor era baiano de Itaparica e ganhou em 2008 o Prêmio Camões, o mais importante da literatura em língua portuguesa. Ele é autor de livros como “Sargento Getúlio”, “O sorriso dos lagartos”, “A casa dos budas ditosos” e “Viva o povo brasileiro”. Também ganhou dois prêmios Jabuti, da Câmara Brasileira do Livro, em 1972 e 1984.
ACADEMIA
O escritor era o 7º ocupante da cadeira número 34 da Academia Brasileira de Letras, tendo sido eleito em 1993. Como jornalista, foi repórter, redator, chefe de reportagem e colunista do “Jornal da Bahia” e colunista, editorialista e editor-chefe da “Tribuna da Bahia”. O corpo será velado na sede da ABL, no centro do Rio, a partir das 10 horas. Pela tradição, membros da Academia Brasileira de Letras são velados na sede da ABL e enterrados no mausoléu da entidade, no cemitério São João Batista, em Botafogo, zona sul da cidade.