Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 25 - sexta-feira, 26 de abril de 2024

Novo extintor de incêndio de carros será exigido já a partir de amanhã, 1º de janeiro; valor médio é de 60 reais - multa é o dobro

Quarta 31/12/14 - 16h

A partir de amanhã, dia 1º de janeiro de 2015, os carros de passeio, utilitários, camionetas, caminhonetes, caminhão, ônibus, micro-ônibus e triciclos de cabine fechada deverão estar equipados com extintor de incêndio do tipo ABC. Os equipamentos permitidos atualmente pela legislação federal, do tipo BC, deverão ser substituídos até este dia 31 de dezembro de 2014. O valor médio do extintor é de R$ 60. Ao contrário do extintor do tipo BC, o extintor com carga de pó do tipo ABC também é eficaz no combate ao fogo que se propaga por materiais sólidos, como bancos, tapetes e painéis do carro, por exemplo. O novo extintor tem validade maior, de 5 anos; o do tipo BC vence a cada 3 anos e pode ser reabastecido uma vez, com validade de um ano após a nova carga.
MULTA
Quem não cumprir a norma a partir de quinta-feira, dia 1º de janeiro, estará sujeito a multa de R$ 127 e perder cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação. O Conselho Nacional de Trânsito também reitera que, mesmo que o extintor BC do seu veículo esteja dentro da data de validade, ele deverá ser trocado para um de carga ABC.

Compartilhe
Siga-nos nas redes sociais