Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 25 - terça-feira, 7 de maio de 2024

Ministro admite em Nova Iorque que economia brasileira pode ter encolhido; previsão é de PIB negativo, inflação a 7% e juros de 13%

Quinta 19/02/15 - 7h

Em Nova Iorque, falando a 200 investidores, o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, admitiu que a economia brasileira pode ter encolhido no ano passado. "Estamos em um ritmo mais lento nos últimos tempos, e todos ressentimos que o crescimento desacelerou e talvez no ano passado tenha sido negativo, devido à queda em grandes investimentos", afirmou o ministro, referindo-se à possível contração do PIB em 2014. Sobre as novas medidas de ajuste do governo, Joaquim Levy reafirmou o compromisso com o rigor fiscal e com a meta de superávit primário de 1,2% do PIB para 2015 – o equivalente a R$ 66,3 bilhões para todo o setor público (governo, estados, municípios e empresas estatais).
NÚMEROS
A projeção dos especialistas é de PIB negativo este ano, inflação superior a 7% e taxa de juro de 13% .As instituições financeiras apontam para uma contração de 0,42% para o PIB em 2015, mostrou o boletim Focus divulgado pelo Banco Central.

Compartilhe
Siga-nos nas redes sociais