Piloto tentou derrubar a porta para voltar à cabine de comando do Airbus que caiu nos Alpes com 150 pessoas; raro, caso parecido aconteceu em 2013, com 33 mortos
Quinta 26/03/15 - 7hUm dos pilotos deixou a cabine do Airbus 320 pouco antes da queda com 150 pessoas, segundo o jornal "The New York Times". A informação é a primeira pista concreta sobre as causas do acidente nos Alpes franceses na última terça-feira. De acordo com o jornal, trechos do áudio da caixa-preta apontam que um dos pilotos deixou a cabine e não conseguiu entrar novamente. É possível ouvir o piloto batendo na porta para retornar, mas sem obter resposta de quem está do lado de dentro.
FONTE MILITAR
A reportagem cita fonte militar da investigação na França e diz que os dois pilotos conversaram normalmente no começo do voo, que fazia o trecho entre Barcelona (Espanha) e Düsseldorf (Alemanha). O áudio indica que um dos pilotos deixou a cabine e não conseguiu retornar, porque a porta não abriu mais, apesar de ele ter chamado pelo outro piloto. "Pode-se ouvir ele tentando derrubar a porta", completou o investigador, que pediu anonimato. As autoridades anunciaram ontem que haviam recuperado os áudios da caixa-preta. A outra caixa-preta, que registra os dados do voo, permanece desaparecida – apenas o estojo que a envolvia foi achado.
HIPÓTESES
Surgem agora 2 hipóteses: um dos pilotos passou mal enquanto o outro estava fora da cabine, ou houve uma ação deliberada para derrubar o avião. A conclusão dependerá de a caixa-preta com dados do voo ser encontrada. Os elementos coletados pelos peritos descartam, até aqui, as hipóteses de explosão no ar ou despressurização da aeronave.
ACONTECEU
Um comandante disposto a derrubar o avião até conseguiria fazê-lo, o que apenas as investigações e a posterior revelação das conversas na cabine poderão confirmar. Apesar de ser fenômeno raro, já aconteceu: em 29 de novembro de 2013, um piloto se trancou na cabine de um Embraer ERJ-190 da LAM (Linhas Aéreas de Moçambique) durante um voo entre Maputo e Luanda (Angola) quando o copiloto saiu. Segundo a autoridade de aviação de Moçambique, foi possível ouvir nas gravações da caixa-preta batidas na porta e os alarmes que indicam a digitação do código, do lado de fora, pelo copiloto. A aeronave caiu sobre a Namíbia; as 33 pessoas a bordo morreram.
SOZINHO
“Não sabemos ainda a razão pela qual um dos pilotos saiu”, explicou o funcionário. “Mas o que é certo é que no final do voo, o outro piloto está sozinho e não abre a porta”. Os dados aprofundam o mistério em torno do acidente. A queda de 38 mil pés de altura durante cerca de 10 minutos foi alarmante, mas gradual para indicar que o Airbus não sofreu grandes danos. Em nenhum momento da descida houve qualquer comunicação a partir da cabine para os controladores de tráfego aéreo ou qualquer outro sinal de emergência.