Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 25 - segunda-feira, 23 de dezembro de 2024

Cocaína e maconha são drogas usadas por caminhoneiros, mais do que os chamados "rebites" - apontam exames em BH

Quarta 16/03/16 - 8h

Exame toxicológico para verificar consumo de drogas por parte de motoristas profissionais das categorias C, D e E, realizado durante blitz educativa em Belo Horizonte, revelou que a cocaína e a maconha já são mais usadas pelos condutores do que o rebite.
VOLUNTÁRIOS
De acordo com os resultados obtidos, dos 104 motoristas que aceitaram participar do teste voluntariamente, 4,81% fizeram uso da cocaína. A 2ª droga mais usada foi a maconha, com 0,96%, dos condutores que passaram pelo teste. “Nos dois dias de blitz, 22 e 23 de fevereiro, não houve nenhum registro de motorista que tenha usado rebite ou ópio.
VALOR
Acreditamos que o valor mais baixo e o fácil acesso a essas outras duas drogas são responsáveis por essa mudança”, explicou o presidente da Federação das Empresas de Transportes de Carga de Minas, Vander Costa. Ainda segundo o documento, dos motoristas que usaram drogas, 60% possuem indicação de dependência química.
SUSPENSO
Em Minas, o exame toxicológico foi suspenso por recomendação do Ministério Público. O Denatran afirma que não foi avisado e alerta que carteiras de habilitação não serão emitidas ou renovadas se o exame não tiver sido feito.

Compartilhe
Siga-nos nas redes sociais