Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 25 - quinta-feira, 28 de novembro de 2024

Todo sangue doado nos Estados Unidos será testado para o vírus zica, recomenda FDA

Sábado 27/08/16 - 8h

A FDA, agência do governo americano responsável pelo controle de alimentos e medicamentos, recomendou que todo sangue doado nos EUA seja testado para o vírus zika, como medida para prevenir a transmissão da doença por meio de transfusão. A medida foi tomada após autoridades da Flórida anunciarem o 1º caso de zika transmitido por mosquito no condado de Pinellas, a 450 km de Miami, onde os primeiros casos de transmissão local foram registrados.
IDENTIFICAR
Em comunicado, a FDA disse que os testes para o vírus zika no sangue doado já estão sendo feitos na Flórida e em Porto Rico, assim como em outras áreas, e têm sido benéficos para identificar doações infectadas pelo vírus. A ampliação do teste estará em vigor até que a possibilidade de transmissão por meio de transfusões seja reduzida. O zika foi detectado no Brasil em 2015 e já se espalhou pela América. O vírus representa risco para mulheres grávidas, pois pode causar malformação no feto, como microcefalia.
1º CASO
As autoridades de saúde dos EUA anunciaram o 1º caso conhecido de um homem que contraiu o vírus da zika durante viagem, não apresentou sintomas e infectou a sua parceira durante relação sexual desprotegida. O homem, que vive em Maryland, viajou para a República Dominicana no 1º semestre deste ano e voltou sem relatar nenhum dos sintomas comuns do zika. Ele teve relações sexuais sem preservativo com sua parceira em duas ocasiões, 10 e 14 dias após o seu retorno. No 16º dia, a mulher apresentou febre e erupção cutânea.

Compartilhe
Siga-nos nas redes sociais