Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 25 - sexta-feira, 19 de abril de 2024

Finlândia testa pagar 1.990 reais a cada cidadão – seja pobre ou rico – para eliminar burocracia que consome muito mais recursos

Quarta 23/11/16 - 8h

A Finlândia – um país gelado na Escandinávia, ao lado da Noruega e da Rússia - vai testar renda mínima de R$ 1.990 para seus cidadãos. A ideia é criar um programa universal de renda mínima, a ser paga todo mês a todos os habitantes, sejam pobres ou milionários.
TESTE
A partir de janeiro, o teste vai envolver 2 mil finlandeses. A proposta é substituir todos os auxílios sociais oferecidos atualmente por um único benefício. Não haveria mais auxílio-moradia, seguro-desemprego, auxílios para deficientes e nem verbas para estudantes. Estes e outros benefícios seriam desnecessários, pois cada cidadão receberia do Estado, automaticamente, o mínimo suficiente para viver.
BUROCRACIA
Cada cidadão com renda mínima universal pode sair mais barato do que o sistema atual. Hoje, enorme contingente de funcionários públicos é necessário para administrar complexa rede de programas sociais oferecidos. Já o modelo da renda mínima pode ser gerenciado por número bem menor de servidores - já que o sistema enterraria a burocracia exigida para determinar se um indivíduo tem de fato o direito de receber este ou aquele benefício social.

Compartilhe
Siga-nos nas redes sociais