Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 25 - sábado, 28 de setembro de 2024

Mural

Jornalismo exercido pela própria população

Deixe sua notícia neste Mural, clique aqui para enviar
<< Próxima Página

Mensagem N°40239
De: EDILSON RAPOSO Data: Quarta 29/10/2008 16:27:40
Cidade: MADRID -  País: ESPAÑA

Que alegria e satisfação poder ouvir a 98fm desde tao longe, é uma forma ótima de matar a saudade da nossa região -norte de minas....é como se estivesse em algum lugar de montes claros...essa cidade que adoro como se nela estivesse nascido. nasci em sao francisco mas morei alguns anos aí em moc.vejo pelas noticias que o sol castiga o norte de minas....e eu aqui sem poder participar disso....pois aqui em madrid o frio ja começa a dar as caras...chegando a incomodar além do calor solar...falta tambem o calor humano....o pessoal é meio frio....há que adaptar.....
abraços a todos os montesclarenses na cidade ou fora dela......edilson raposo

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°40238
De: Luiz de Paula Data: Quarta 29/10/2008 15:40:25
Cidade: Montes Claros/MG

(Do livro "Por Cima dos Telhados, Por Baixo dos Arvoredos" - Parte 52)

Estávamos em abril ou maio de 1969. Pensei muito na conversa do João Agripino. E tomei uma decisão. No dia seguinte vim a Belo Horizonte, procurei o Governador Israel Pinheiro, contei-lhe o acontecido e acrescentei:
“Se o João Agripino pode aprovar o projeto, o senhor também pode. Meu desejo é que o projeto seja implantado em Minas. E só não será se o Governo não nos apoiar.”
O Governador Israel Pinheiro poderia ser um homem de respostas duras, mas era um estadista. Perguntou-me qual era minha idéia. Eu respondi que o prestígio do Governador João Agripino era muito grande. Seria bom que montássemos uma estratégia para obtermos um compromisso irreversível do superintendente da Sudene, o General Tácito Theóphilo Gaspar de Oliveira, fora da Sudene. Para tanto eu propunha que o Governador fizesse um convite ao General para visitar Belo Horizonte, a fim de conhecer as potencialidades do Estado e falar aos empresários mineiros sobre a Sudene.
Estávamos em maio de 1969. O convite foi feito. O General aceitou e marcou a data para junho. No dia e hora marcados, eu e o Presidente do Conselho Econômico do Estado, Dr. Victor Andrade Brito, estávamos NO MEIO DA PISTA, na Pampulha, aguardando-o.
Recebemo-lo, ao pé da escada do avião, levamo-lo ao Hotel Del-Rey e mais tarde ao Palácio, onde nos reunimos com ele e o Governador em mesa redonda.
O Governador agradeceu a presença do Superintendente e falou bastante sobre Minas e sobre o que o Estado esperava da Sudene. Ao final, disse:
– De momento, Minas tem uma única pretensão de curto prazo. É a aprovação do projeto de uma fábrica de tecidos para Montes Claros. O Deputado Luiz de Paula, que é o presidente da empresa, vai dar ao senhor os detalhes. E me passou a palavra. Coube a mim expor ao Superintendente o que era a Coteminas, o que o projeto representava para Minas e para a Sudene, o número de empregos previstos, o consumo de algodão e poliéster do Nordeste, as vantagens da instalação de uma fábrica nova, com equipamento ultra-moderno, como exemplo para a renovação do parque têxtil do Nordeste e do País. E fui por ai afora, para no final revelar nossa grande preocupação com o propósito da Sudene de suspender em dezembro o exame de projetos têxteis. Dai a necessidade de o nosso projeto ser analisado e aprovado com a máxima urgência, para não ser alcançado pela suspensão. Além do mais, a Coteminas seria um exemplo e uma referência para a renovação pretendida pela Sudene.
Ao final, o Governador reafirmou a pretensão do Estado, com respeito a aprovação do projeto, e o Dr. Victor Andrade Brito, como Presidente do Conselho de Desenvolvimento, órgão que representava o Estado junto à Sudene, fez dele as minhas palavras e manifestou a confiança do Governo no apoio da Sudene ao projeto.
O Superintendente mostrou-se sensibilizado e se comprometeu com o Governador a atender ao pedido de Minas.
Do Palácio fomos para a reunião com empresários, na Associação Comercial, onde o então Presidente, Dr. Adolfo Martins da Costa, com quem eu me havia entendido, fez o mesmo pedido, agora em nome das classes produtoras, tendo o Superintendente acrescentado às anotações que fizera em sua caderneta de bolso, no Palácio, o pedido da Associação Comercial.
Daí por diante, mantive, de Brasília, constante contato com a Sudene, acompanhando o andamento do projeto nos setores de análise. O projeto começou a andar, mas não no ritmo que eu desejava.
O Superintendente vinha freqüentemente a Brasília e eu tive ocasião de transmitir a ele, de viva voz, em Brasília, e por telex, da Câmara dos Deputados, a minha apreensão com relação ao andamento da análise, tendo em vista o passar do tempo. Até que certo dia, em novembro de 1969, em uma das vindas do General Tácito a Brasília, procurei-o, novamente. E ele, ao ver-me, antes mesmo que o cumprimentasse, foi-me dizendo, em palavras textuais:
– Olha, deputado, a SUA COTEMINAS vai ser aprovada na reunião de dezembro. Desde o mês de junho eu vinha acompanhando os trabalhos da equipe técnica da Sudene, que por ordem do Superintendente, o retirara da “prateleira”.
Pessoalmente, em Recife, onde compareci, nesse acompanhamento, e de Brasília, por telefone e em contato pessoal com o Superintendente, que em suas idas a Brasília hospedava-se no Hotel Nacional, onde eu residia.
Atento ao andamento do projeto em sua tramitação na Sudene, eu mantinha contatos com a empresa que nos assessorava, a Nordeste Projetos, para pronto atendimento das “exigências” que a equipe de analistas da Sudene apresentasse.
E assim o projeto foi tramitando, não com a presteza que se desejava, porque não havia boa vontade. Compreende-se. Os funcionários eram nordestinos. Conheciam o obsoletismo do parque têxtil do Nordeste e priorizavam sua renovação. Para muitos, nós, da Coteminas, éramos forasteiros, sediados num estado rico. Não precisávamos da Sudene.
Mas eu estava vigilante.
Vencendo os empecilhos, um a um, chegamos à véspera do dia em que seria realizada a última reunião do Conselho Deliberativo, naquele ano. Seria também a última reunião em que seriam apreciados projetos da área têxtil, até serem atendidos os projetos de renovação do parque têxtil do Nordeste.
Às 9 horas da manhã, falando de Brasília, telefonei à Secretaria da Sudene para confirmar se o projeto estava na pauta da reunião do dia seguinte.
Em resposta à minha pergunta, o Secretário confirmou que o projeto fôra incluído na pauta.
Antes de agradecer a informação perguntei se estava tudo em ordem, para a aprovação.
– Está sim, senhor deputado. Vossa excelência pode ficar tranqüilo. O projeto do senhor é de prioridade B, não é?
– Não é não! – Eu falei, de Brasília.
– Pois aqui na pauta está registrado como prioridade B... É assim que ele vai ser apresentado.
Minha decisão foi imediata. Peguei minha pasta de viagem, fui para o aeroporto e apanhei o primeiro avião que saía para o Nordeste.
Se fosse aprovado em prioridade B, com contrapartida de dois por um em vez de três por um, o projeto ficaria inferiorizado no mercado de opções e jamais seria implantado.
Para deputados há reserva de lugares nos aviões. Obtive uma dessas reservas e no início da tarde cheguei a Recife. Do aeroporto segui diretamente para a Sudene.
Valeu-me muito a condição de deputado. Para mim não houve espera. Imediatamente a equipe de analistas largou o que estava fazendo e atendeu-me. Com a cópia do projeto em mãos eu quis saber a razão pela qual o projeto fora rebaixado para a prioridade B.
Percebendo o desconforto da equipe, ao ser colocada naquela posição, pedi a cópia dos critérios adotados para contagem dos pontos que definiam as faixas de prioridade.
As prioridades A, B e C correspondem à participação acionária da Sudene na proporção de três por um, dois por um e um por um, em contrapartida à participação do empreendedor.
Com o documento em mãos e informado de que faltara um ponto para que o projeto alcançasse a prioridade A, percorri a relação de alto a baixo, localizei um dos pontos positivos e perguntei se aquele havia sido considerado.
– Não, não foi – responderam.
– Pois incluam. Como presidente da empresa eu assumo o compromisso de que a Coteminas será uma empresa de capital aberto, com ações negociadas na Bolsa de Valores.
O documento foi feito, eu assinei e o compromisso foi incorporado ao projeto e bem assim a classificação em prioridade A.
Eu viajara com o propósito de regressar no mesmo dia a Brasília. Mas resolvi tomar hotel e comparecer à reunião do Conselho na tarde do dia seguinte.
Acompanhou-me o Professor Adalberto Arruda, diretor da “Nordeste Projetos”, empresa que nos assessorava na capital pernambucana. Chegamos antes do início da reunião e pudemos verificar que o projeto constava da pauta em prioridade A
Assisti à apresentação e aprovação do projeto e regressei a Brasília, onde cheguei às duas horas da manhã. No dia seguinte comuniquei ao Alencar: Coteminas aprovada. Em prioridade A.

(continuará, nos próximos dias, até a publicação de todo o livro, que acaba de ser lançado em edição artesanal de apenas 10 volumes. As partes já publicadas podem ser lidas na seção Colunistas - Luiz de Paula)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°40234
De: Wanderlino Arruda Data: Quarta 29/10/2008 12:14:36
Cidade: Montes Claros/MG

REIVALDO, A REALIDADE DOS SONHOS

Wanderlino Arruda

A maior e mais verdadeira prova de seu amor, Reivaldo, esteve sempre delineada e aplicada no ato diário de seu viver e conviver. Uma linda viagem terrena em que você doou, recebeu, compreendeu, compartilhou, apoiou, aceitou e foi aceito, olhou em torno e dentro de si mesmo. Sua existência, Reivaldo, foi uma lembrança sempre presente da infinitude do amor de Deus perante cada manifestação da natureza: nas flores, nas águas, na dança das folhas, nos vôos e nos cantos dos passarinhos, nas presenças e nas manifestações de carinho dentro de casa e no brilho dos olhos de seus amigos. Sua vida, Reivaldo, foi uma colheita de esperanças e alegrias, tudo positivo, ambição só a necessária para as despesas de cada dia. Sua vida, Reivaldo foi construída nos sonhos e concretizada no amor. Afinal, a fé sem obras é morta. Qual o proveito em dizer que tem fé, mas não tem obras? Seu pensamento, religiosamente ou não, foi o mesmo do apóstolo Tiago. Não bastava crer, era preciso realizar.
Você nem imagina como foi sempre a minha alegria e o sentimento da riqueza do amor sempre que visitei você em manhãs de domingo, casa cheia de olhares vibrantes de toda a sua família, às vezes do Reinine e até de um ou outro amigo mais próximo. Todos, mesmo parecendo com os pés na terra, tinham as cabeças nos sonhos. Quanta dignidade, quanta coerência no exercício de amor e na certeza de que a vida só é válida quando vem condimentada com os sabores da felicidade. Sabe o que foi sempre o mais bonito em você? Nunca se empolgou com o próprio brilho, nunca se envaideceu da maravilhosa inteligência que lhe dourou palavras e idéias, ações e realizações. Ser humano justo, em todas as horas você inspirou, estimulou, energizou, pessoas e coisas, proporcionou conforto a tudo que a natureza o rodeou e pôs no seu contato.
Pensando em você com saudade, lembro-me da Parábola do Bom Samaritano, daquele viajante que tendo saído de Jerusalém para Jericó, fora assaltado por ladrões no meio do caminho, ficando ferido e desfalecido, à beira da estrada, o que não sensibilizou os dois religiosos que, mesmo vendo a cena, desfilaram pela outra margem, sem preocupação ou vocação para o bem servir ou para a fraternidade. O atendimento foi feito por um passante originário da Samaria, uma região pobre e nunca considerada pelos importantes da época. O samaritano limpou-lhe as feridas, aplicou os remédios de que dispunha, colocou na alimária e seguiu viagem com ele até um ponto de apoio. Lá, hospedou-o, pagando as despesas, deu o atendimento complementar e, tendo de logo viajar, recomendou ao estalajadeiro bem cuidasse dele, prometendo, caso houvesse novas despesas, pagar-lhe na volta. Neste episódio há três filosofias: para os ladrões (partidários da distribuição social), a idéia é de que "o que é seu é meu"; para os religiosos (não responsáveis diretos pela violência ocorrida), "o que é meu é meu e o que é seu é seu", o problema é do dono do problema; para o samaritano, entretanto, sofredor do dia-a-dia, só vale uma decisão de amor, "o que é meu é seu". Cito este relato bíblico, Reivaldo, para lhe dizer que a sua vida foi efetivamente a de bom samaritano, três quartos de século de eterna doação. Sua alegria, sua gentileza, seu conhecimento, seu amor, todos os seus sentimentos de cidadania e de fraternidade sempre pertenceram às outras pessoas.
Nobre Reivaldo Canela, os que viveram próximo a você e todos nós, companheiros e amigos, continuaremos por aqui vivendo e saudando-o mais do que calorosamente. Você foi sempre amado e admirado. E árvore plantada com amor nenhum vento derruba. Nem mesmo num grave momento de despedida.
Instituto Histórico e Geográfico de Montes Claros

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°40231
De: Claudemiro Data: Quarta 29/10/2008 11:00:33
Cidade: Guanhães/MG  País: Brasil

Também estou curioso para saber o que era aquela bola de fogo. Moro na Cidade de Guanhães-MG, na hora eu estava em um show e vi esta bola de fogo cortando o ceus em na região de Diamantina que é a umas 2h de daqui. Um irmão meu que estava na cidade de Dom Joaquim tambem viu.Curto a radio o dia todo, fico esperando notícias.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°40230
De: Helena Data: Quarta 29/10/2008 10:42:01
Cidade: Montes Claros  País: Brasil

Pensei que, com o fim do 2° turno acabaria o barulho e a algazarra da política. No entanto o barulho permanece, pois alguns fanáticos que trabalharam para o prefeito eleito não pararam com o som, e pior, passam somente aquela música repetitiva, cuja letra só fala 15 enfadonhamente, com risadas, sem falar no foguetório todos os dias próximo à prefeitura. (...)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°40227
De: Maria das Graças Data: Quarta 29/10/2008 09:42:07
Cidade: Montes Claros

Sobre o "Fogo" visto por moradores da região de Diamantina, informo que dois filhos meus, viram, do Sapucaia,no mesmo horário (+ ou - às 23h de sábado), essa bola de fogo enorme que desceu em direção à Bocaiúva.Será que não teria caído no rio Jequitinhonha, nas imediações da Represa de Irapé?

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°40226
De: Giullyano Data: Quarta 29/10/2008 09:27:56
Cidade: Serro/MG

Noticia: Ouvi grandes relatos aqui na cidade de Serro e principalmente no distrito de Milho Verde, de moradores que viram um enorme clarão no céu e paredes e vidros de casa tremendo. Uns dizem que são Óvnis e outros falam que foi um avião caindo. Extranho né.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°40212
De: Edson Data: Terça 28/10/2008 17:23:01
Cidade: Montes Calros/MG

Titulo da notícia: Moradores já acreditam que “fogo” que desceu na região de Diamantina foi um óvni; ou meteorito, para os astrônomos
Em referência a esta Notícia, minha sogra e sua irmã comentaram comigo no domingo que na noite de sabádo havistaram uma bola de fogo cruzando o céu no sentido fabrica de cimento serra de bocaiuvá, devido ao forte calor que tem castigado a cidade nos últimos dias, elas não conseguiam dormir e por isto ficaram na varanda da casa conversando até mais tarde quando avistaram uma bola de fogo cruzando os ceus de nossa cidade.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°40210
De: José Othen Data: Terça 28/10/2008 17:13:03
Cidade: Montes Claros-MG

Sobre a Mensagem do Fabricio n.º 40184, não se trata de uma invasão, aquela área pertence a um Deputado que está loteando de perto do Parque Municipal até o Asilão e já foi autorizada para Implantação, diante disso os moradores dos bairros próximos estão aproveitando para a retirada da lenha e posteriormente o empreendedor fará o arruamento

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°40202
De: Luiz M. Ribeiro Data: Terça 28/10/2008 15:36:29
Cidade: JAÍBA (MG)

A Cidade de Jaíba (MG)onde esta localizado o Projeto Jaíba, Pasmém...Esta faltando agua na cidade, o sistema de abastecimento da copasa so tem capacidade para mais dois dias. A cidade será atendida por caminhão pipa.
O rio verde grande que corta a cidade esta praticamnete seco...SOCORRO!

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°40199
De: Jussara Bôa Sorte Data: Terça 28/10/2008 15:15:57
Cidade: Montes Claros-MG

No sábado à noite passando pela rua Carlos Gomes, por volta das 22:30 horas, vi um objeto cair do céu. Na hora pensei que fosse um meteorito ou até mesmo um cometa. Foi muito bonito de se ver, mas pareceu um pouco perigoso se caisse por perto. Pareceu-me grande demais para ser fogos de artifícios. Agora lendo as mensagens e as notícias vejo que tive, provavelmente, a sorte de ver a queda de um meteorito. Abraços a todos os leitores e funcionários da nossa querida rádio.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°40194
De: ASTERIO ITABAYANA FILHO Data: Terça 28/10/2008 14:29:47
Cidade: JANUARIA  País: BRASIL

Entre 22:30h/m e 23:00 h do sábado dia 25/10 avistei da Avenida São Francisco margem do rio em Januaria grande meteorito cruzando o espaço no sentido noroeste>sudeste que concide com a posição de Diamantina em nossa localização.
Não sei se foi o mesmo que contam que lá caiu.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°40184
De: Fabrício Data: Terça 28/10/2008 12:45:25
Cidade: Montes Claros

A onda de invasões recomeçou.Segunda feira houve uma tentativa de invasão a um terreno pertencente a prefeitura de Montes Claros próximo ao Asilão.A Secretaria de meio ambiente teve de intervir.Os invasores criticaram a ação da secretaria dizendo que a ação tem o apoio do (...).Será?

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°40183
De: M. Sá Data: Terça 28/10/2008 12:15:18
Cidade: Montes Claros

Em tempos de internet, de comunicação instantânea, as notícias chegam velozmente, mas velozmente também partem. Vejam: o resultado das eleições em segundo turno no município de M. Claros foi conhecido antes das 8h da noite de domingo. E o resultado já estava velho, velhíssimo na tarde de segunda-feira, menos de 24h depois. O que os eleitores querem, agora, é o cumprimento das promessas, o cumprimento tintim por tintim. Em todas as latitudes, em todos os lugares, o ramerrão da política mudou muito. Com a internet ao alcance de todos, a notícia navega rápido e põe no pé dos eleitos, no próprio pescoço, uma fiscalização e um nível de exigência jamais vistos, com ativa e viva participação de toda a comunidade. Os tempos de embromação são passados! Então, senhores políticos, atualizem-se, pois a plena cidadania avançou. Mirem-se nos exemplos atuais, dos que saem de cena, e convençam-se - o nível de exigência dos eleitores será crescentemente maior. Não percam tempo mirando-se no espelho. A vitória e a derrota de domingo são coisas já do reino do passado.E em apenas míseras menos de 48 horas. A internet, saibam, já permite a democracia direta.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°40182
De: Rita de Cássia Moreira Freire Data: Terça 28/10/2008 12:12:08
Cidade:

Nome: Rita de Cássia Moreira Freire
E-mail: rita.cassia.freire
Telefone: () 7411824
Mensagem: Olá para todos. Sou de Montes Claros e estou morando no Timor-Leste. Hoje consegui conectar a rádio aqui via internet e gostaria de mandar um abraço para todos os meus familiares aí em Montes Claros. Também para colegas do CESEC e para o meu esposo Magno. Sinto muita falta de tudo aí do Brasil. Beijos para todos e mandem música para mim.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°40181
De: Rita Freire Data: Terça 28/10/2008 12:05:49
Cidade: Dili/DL

Nome: Rita Freire
E-mail: rita.cassia.freire
Cidade/UF: dili/dl
Mensagem: Estava escrevendo a mensagem qdo vcs colocaram a musica de Daniel. Fiquei tão emocionada q estou chorando. Fala alguma coisa para mim. Um abraço para Marcelo (meu irmão)em januária Abraços a quem estiver ouvindo a rádio

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°40175
De: Xavier Data: Terça 28/10/2008 10:11:58
Cidade: M.Claros

Baixíssima umidade do ar, muito calor (sempre acima dos 36 graus) e nenhum pingo de chuva. é o que nos aguarda nos próximos muitos dias.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°40174
De: Jose Geraldo Lopes Data: Terça 28/10/2008 09:37:22
Cidade: Montes Claros

estou sentindo uma sensasão agradável, apesar do forte calor. está um silêncio... graças a deus. acabou o barulhão dos nossos poluidores de som " os políticos barulhentos " agora é esperar um bom governo e cobrar as promessas feitas. obrigado

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°40169
De: Alexsandro Data: Terça 28/10/2008 01:28:10
Cidade: Montes Claros

Na noite de Sábado, estava na Vila Regina em frente ao Sesiminas por volta das 21 a 22 horas vi no céu o que parecia um asteróide ou estrela cadente, mas segundos depois o que parecia uma estrela transformou-se numa bola de fogo e parecia cair bem próximo, um amigo que me acompanhava chegou a imaginar que teria caido na região do Morrinhos ou Santo Expedito, mas creio que temos a ilusão de proximidade mas poderia ser algo próximo a Bocaiuva ou mais. Foi uma imagem estranha nos momentos finais pois parecia uma explosão com labaredas em queda livre algo incomum, no momento afirmei: talvez na segunda teremos noticiario sobre essa luz ou possivel asteróide. ao ler a Mensagem N° 40152 sobre a queda do avião recordei e aguardo maiores detalhares...

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°40163
De: Pedro Data: Segunda 27/10/2008 20:21:42
Cidade: MOC  País: BR

Grande movimentação de policiais na vila Tiradentes. Talvez a resposta policial aos assassinatos do fim de semana. 08 viaturas fechando a rua Morro Vermelho durante toda a tarde de hoje e até agora a noite. Alguém tem maiores informações?

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°40153
De: Jailton Data: Segunda 27/10/2008 17:24:09
Cidade: João Pessoa-PB  País: brasil

Sou de Moc e vivo em J. Pessoa a 10 anos, para matar a saudade desta terra maravilhosa vejo as notícias aqui deste canal e observo nossa cidade pelo Google Earth. Quero concordar com o colega Helvécio que postou a mensagem 40108, abaixo: de fato, falta a nossa terra uma preocupação maior com a manutenção das suas áreas verdes, vendo nossa cidade de cima não vislumbramos quase nenhuma árvorezinha, elas seguramente ajudariam a minimizar o calor !

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°40152
De: Maiara Data: Segunda 27/10/2008 17:16:43
Cidade: Monjolos/MG

Titulo da notícia: Aeronáutica e bombeiros procuram avião que teria caído e explodido na região de Diamantina
Nome: Maiara
E-mail: [email protected]
Cidade: Monjolos/MG
Comentário: eu estava em uma festa quando vi um clarao forte e tipo uma bola de fogo caindo e com faiscos atraz..

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°40145
De: Cida Santana Data: Segunda 27/10/2008 15:01:29
Cidade: Montes Claros

Neste momento,foco de incendio acontece nesse momento no Parque Gumarães Rosa. Infelizmente o fato se repete todo ano nessa época de seca intensa, e na maioria das vezes é provocado pela irresponsabilidade de algumas pessoas

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°40140
De: Augusto Vieira Data: Segunda 27/10/2008 13:50:38
Cidade: Belo Horizonte

“AUGUSTO, CADÊ A CHUVA???”

Foi uma beleza o casamento de Vanessa e Rodrigo, no sábado, dia 25 de outubro, em nossa majestosa Catedral, onde, há 33 anos, naquele mesmo dia do mês, os pais da noiva, meus compadres Haroldinho e Ângela, também haviam se casado. De Vanessa eu me considero tio, pelo coração. Rodrigo, por sua simpatia, tornou-se nosso mais novo sobrinho, porque conquistou todos os velhos amigos do sogro, “chefe” de uma turma de dinossauros que, dentre outros, ainda tem, vivos, Cláudio Athayde, Marinho Alaor, Odorico Mesquita, Joenildo Chaves e este pobre escriba, conhecido por Augustão Bala Doce. Bateu muita saudade dos que haviam partido: Nem Passarela, Wanderley Fagundes, Dácio Cabeludo, Tone Abreu e Lucílio Mesquita. Robertão Gomes não apareceu. Continua recluso. Mas o fato é que os ainda vivos, à exceção de Marinho Alaor, se locomoveram de bem longe e se reuniram para o casamento da filha do “Chefe”.
O noivo foi o primeiro a chegar na Igreja. Fui o segundo. Bonito, inteligente e comunicativo, como é quase todo mundo de nossa gostosa São Francisco, ficou surpreso com minha espaçosa presença. Apresentei-me a ele e disse que era Augustão Bala Doce. Ele respondeu: você é o famoso Bala Doce? Em seguida apresentei-lhe minha esposa, Célia. Aí brinquei: cara, São Francisco só produz cara bonito, hein? Não vê o Jarbinhas, meu amigo de Belo Horizonte? É o cara mais bonito do Ministério Público. Empata com Jacson Campomizzi. Agora me aparece você com esta belezura toda! Qual o segredo que vocês têm lá?
Quando Haroldinho entrou com Vanessa, Igreja lotada, Rodrigo esperando no altar, meus olhos se encheram de lágrimas. Antes, no cortejo, presenciara a passagem de Petrônio Braz. Perguntei a Odorico o porquê e veio a resposta: avô do noivo. Pouco depois choraria pra valer. Foi quando Haroldinho, ao final da cerimônia, surpreendendo minha comadre Ângela, entregou ao padre duas novas alianças, que foram abençoadas, em comemoração aos seus 33 anos de casados. É, gente, isso vai virar moda em nossa aldeia, onde o povo adora uma festa. Será mais uma de nosso vasto calendário. Haroldinho, muito fervoroso, até já lhe deu nome: Bodas de Cristo.
Da Catedral fomos ao Automóvel Clube, para uma recepção de conto de fadas. Os dinossauros ocuparam duas mesas. Tiraram várias fotos e se confraternizaram com os noivos, seus parentes e todos os demais convidados. Beijei D. Dina, D. Aparecida e dancei, várias músicas, com D. Neuza, avó da noiva. Eta time bacana, o dessas vovós de minha aldeia, sô!
Na volta, no domingo, almocei com Paulinho Pedra Azul, Carlos Dijon e Marcelo Giran, no restaurante de João Maia. Eles estavam vindo de Januária, onde haviam se apresentado, junto a Gabriel Guedes e a um conjunto local, de chorinhos. Agora é acumular energias, para voltar a MOC no dia 12 de novembro, para a posse de Petrônio Braz na Academia Montes-Clarense de Letras e ficar até o dia 15, para a Festa dos Sessentões, organizada por Nenzão, Tininho, Picolino, Chico Ornelas, Armeninho Graça, Murilo Antunes e outros caras, bem mais novos do que nós. Já beirando os 64, só espero que chova, pois o calor, em minha aldeia, anda insuportável. “Augusto, cadê a chuva???”

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°40126
De: Duarte Data: Segunda 27/10/2008 11:22:48
Cidade: Montes Claros

Prestem atenção nas notícias mais lidas deste excelente jornal na internet. Reparem que lá a notícia da enxurrada de homicídios deste fim de semana tem mais leitores do que até o resultado das eleições. A população já percebeu que a vida real, a vida vivida, tem mais importância do que o delírio dos políticos. Os atuais, os antigos e os próximos, todos passarão. A vida real, em torno de nós, de nossos filhos, de nossos pais, de nossa rua, de nosso bairro, de nossa cidade - esta é a que importa. Todos correm atrás de melhor qualidade de vida. Senhores políticos: parem de soltar foguetes, comecem o seu trabalho. Estamos todos de olho nele. Há um novo tempo, perceberam? (...) Outra coisa: parem o barulho. Nós fomos sacrificados demais nestes últimos 40 dias. Não deboxem (com x, de propósito) de nós!!! Estamos cansados, cansados.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°40122
De: Lidiane Pereira Data: Segunda 27/10/2008 11:13:37
Cidade: Montes Claros / MG

Nós moradores do bairro renascença, estamos chocados com o trágico acidente que levou a vida de nossos amigos, os irmãos Robson e Flávio. Que Deus com sua infinita bondade visite toda aquela familia dando o conforto que precisam diante de tanta dor.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°40115
De: Silvia Data: Segunda 27/10/2008 10:44:25
Cidade: Montes Claros

Trágico acidente também no bairro Cristo Rei, na av. que dá acesso ao bairro Santo Inácio. Domingo por volta das 10:30 horas, um acidente envolvendo pedestre, moto e carro, fez uma vítima fatal no local, uma moça de apenas 19 anos, recém casada e com um bebê de apenas 05 meses. È realmete muito lamentável. O trânsito de Montes Claros está cada dia pior e esperamos que a próxima administração ohem isto com mais cuidado.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°40109
De: Vivianne Rodrigues Data: Segunda 27/10/2008 09:57:27
Cidade: Montes Claros  País: MG

É muito triste a noticia do falecimentos dos irmãos Robson e Flavio. Peço a Deus conforto para o coração de sua mãe familiares e amigos!um acidente trágico!!!!

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°40108
De: Helvécio Data: Segunda 27/10/2008 09:46:04
Cidade: Moc

Montes Claros terá semana de forte calor e baixa umidade do ar. Até a umidade máxima do ar, do dia, está baixa - uma calamidade. Brasília, que já foi a pior cidade do Brasil, neste item, está muito melhor que M. Claros. Aqui, não há plantio regular de árvores e pequenas lagoas urbanas e nascente estão sendo criminosamente aterradas. Ainda sobre a previsão para estes dias: a pequena chuva que a meteorologia via em Finados já desapareceu. Aguentem - os próximos dias vão ser de lascar.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°40107
De: Luzinete Data: Segunda 27/10/2008 09:15:20
Cidade: São Tiago

Primeiramente Boom dia!, Gostaria de saber se vcs tem alguma noticia sobre o acidente na serra de Francisco Sá este fim de semana se tiver por favor entre em contato pelo e_mail [email protected]. desde já agradeço!!!

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°40103
De: Amigo Data: Segunda 27/10/2008 08:43:22
Cidade: Montes Claros MG  País: Brasil

Morreu neste domingo 27/10/2008 o Sr.Waldomiro. Aquele Baianinho que tinha loja de relógio no shopping popular ali bem na entrada do lado da pescaça loja a direita. Foi morto por inacreditáveis 18 facadas aplicadas por um companheiro de jogo de baralho após discursão por causa de jogo. Sr Waldomiro para nós vizinhos e para quem o conhecía era uma pessoa muito boua, prestativo, alegre... Será velado em sua residênçia na Rua 20 do Major Prates. Sr Waldomiro, que Deus o tenha juntado de Dona Maria sua esposa que faleceu também em um domingo há exatos 1 ano e 5 dias e que seus filhos que perderam agora com sua partida os dois esteios principais da casa, da família. Deus os prepare para de agora em diante encarar essa vida que nunca mais será a mesma.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°40089
De: NUNO ESTEVES Data: Domingo 26/10/2008 20:23:48
Cidade: GUIMARÃES  País: PORTUGAL

Conheci Montes Claros e aprendi gostar dessa cidade de povo encantador. Acompanhei o resultado das eleições e desejo aos novos governantes sucesso e progresso. Desejo também que os governantes se espelhem na simpatia da população que será governada. O que ainda falta em Montes Claros em termos económicos sobeja em qualidade de pessoas.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°40084
De: Fabíola Leão Data: Domingo 26/10/2008 19:17:48
Cidade: MONTES CLAROS / CEL.FABRICIANO

Parabéns RAquel, pela sua crônica, voltei em muito ao tempo de criança, era maravilhoso, mágico.Hoje damos mais valor naquilo que vivemos, aquele tempo sim era tempo de criança "CRIANÇA FELIZ, FELIZ A CANTAR ALEGRE EMBALAR SEU SONHO INFANTIL, OH MEU BOM JESUS..." tempo realmente de crianças felizes.
PARABÉNS

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°40083
De: PM Data: Domingo 26/10/2008 18:26:35
Cidade: Montes Claros

(...)
BO 56.632/08: Foi presa por panfletagem proibida, por volta das 12h e 37min, a senhora Coleta Brito de Oliveira, 53 anos. Ela se encontrava próximo à E. E. Eloy Pereira distribuindo panfletos. O policial militar que se encontrava fazendo a segurança daquele local de votação, acionou a viatura policial que a conduziu para a Delegacia de Polícia Federal. O fato foi registrado e levado ao conhecimento da Justiça Eleitoral.
BO 56.595/08: Às 09h57min de hoje, 26/10, a Polícia Militar foi acionada a comparecer na Praça Itapetinga, no B. São João, onde Charles da Paixão Rosa de Jesus foi informado pela presidente da seção onde iria votar que outra pessoa, de nome Charles Ferreira Barbosa já havia votado em seu lugar. Foi feito o registro do fato o qual foi levado ao conhecimento da Justiça Eleitoral.
BO 56.620/08: Às 11h45min de hoje, 26/10, a Polícia Militar foi acionada a comparecer na Escola Estadual Eloy Pereira na Av: João Luiz de Almeida, nº 1100, onde a solicitante Maria Aparecida Dantas da Silva narrou que ao chegar à 111ª Seção para votar, após o mesário digitar o número do seu Titulo Eleitoral, foi detectado que uma outra pessoa já havia votado com o seu nome, ao verificar a situação com um outro mesário, foi informada de que ocorrera um equivoco, que uma outra pessoa com o nome de Maria Aparecida Afonso havia votado em seu lugar. O fato foi levado ao conhecimento da Justiça Eleitoral.
BO 56.645/08: Às 14h00min de hoje, 26/10, a Polícia Militar foi acionada a comparecer na Escola Estadual Carlos Albuquerque onde o solicitante Sr. Roberto Ribeiro Lopes, delegado da Coligação “Montes claros cada vez melhor”, alegou que no 1º turno, a senhora Maria de Jesus da Silva, 85 anos, foi votar na mesma zona e seção eleitoral, sendo constatado pelos mesários que ela já havia votado. Nesta data, ela foi votar novamente no mesmo local, sendo constatado que uma pessoa de nome Maria de Jesus Silva já havia votado. O fato foi registrado em Boletim de ocorrência e levado ao conhecimento da Justiça Eleitoral.
BO 56.657/08: Às 14h e 56 min de hoje, ao comparecer na seção eleitoral localizada na Av Coronel Luiz Maia, nr 1.355, bairro Jardim Palmeiras, para votar a eleitora Daniela Neres Prates percebeu que já haviam votado em seu lugar. O fato foi registrado e levado ao conhecimento da Justiça Eleitoral.
BO 56.668/08: Às 15h e 35min, na Praça da Tecnologia, nr 77, bairro São João, a eleitora Beatriz Ribeiro de Freitas quando foi votar percebeu que outra pessoa já havia exercido o direito à cidadania em seu lugar. O fato foi registrado e repassado à Justiça Eleitoral.
(...)
BO Nr 56.610/08: Às 11h e 55 min de hoje (26/10), a Polícia Militar foi acionada para registrar uma ameaça sofrida pelas senhoras Anne Joice Malta Diniz, 38 anos, professora e Maira de Morais Ferreira, advogada, no interior da seção eleitoral que funciona na Escola Estadual Benjamim Versiane dos Anjos, localizada na Av. Bio Lopes, nr 736, bairro Renascença, Montes Claros/MG. Segundo versão das vítimas e das testemunhas, o candidato a Prefeito pela coligação “Montes Claros para todos” - Luiz Tadeu Leite chegou à Escola em companhia de um filho, um advogado e mais 06 pessoas, todos vestidos com camisetas de cor preta, escrito o número 15. O candidato começou a abraçar os eleitores, os quais se encontravam na fila, aguardando a vez de votar e dizendo o número 15. O candidato foi chamado à atenção pela advogada e pelos demais fiscais da coligação “Montes Claros cada vez melhor”. Houve uma pequena discussão, momento em que o filho do candidato começou a fotografar a solicitante e os demais, dizendo que no próximo ano, caso eles fossem funcionários da Prefeitura Municipal, seriam prejudicados pelo prefeito eleito, tendo ainda, um dos seguranças do candidato empurrado e desferido uma cotovelada na advogada. O fato foi registrado e levado ao conhecimento da Justiça Eleitoral.
BO 56.617/08: Às 11h30min de hoje, 26/10, a Polícia Militar foi acionada a comparecer na Rua Dois, s/n, bairro Chiquinho Guimarães, onde a fiscal de Partido, Gracielle Almeida, após tentar orientar Charles de Lima quanto a possibilidade do cometimento de crime eleitoral por ele, este veio a proferir ameaças contra ela. A vítima alegou ainda, embora não pudesse afirmar com certeza, que o autor estaria possivelmente manipulando eleitores da 184ª Zona Eleitoral. O autor foi liberado no local e o fato levado ao conhecimento da autoridade policial
(...)
BO 56.592/08: Às 09h30min de hoje, 26/10, a Polícia Militar foi acionada a comparecer na Rua Santo Estevão, 246, bairro Vilage I, onde, Santana Lacerda Divino, proprietária de um Bar foi flagrada vendendo bebidas alcoólicas. A proprietária foi advertida e o fato registrado para conhecimento da Justiça Eleitoral.
BO 56.631/08: Às 12h40min de hoje, 26/10, a Polícia Militar foi acionada a comparecer no Bar “Zé Barrado”, Av. Penápolis, 91, bairro São Geraldo, onde o proprietário, José Soares da Conceição, 51, foi flagrado vendendo bebidas alcoólicas. O fato foi registrado para conhecimento da Justiça Eleitoral e o dono do estabelecimento advertido.
(...)
BO 56.640/08: Às 10h56min de hoje, 26/10, a Polícia Militar foi acionada a comparecer na Escola estadual Levi Durães Peres, bairro Monte Carmelo, onde o candidato Luiz Tadeu Leite compareceu estando vestido uma camiseta e botom contendo o número 15, além de estar acompanhado de seu filho e uma comitiva composta por fiscais da sua coligação. O senhor Carlos Alberto Teixeira, 49 anos, coordenador geral eleitoral naquele colégio, entendendo que a lei eleitoral poderia estar sendo infringida, advertiu o candidato, momento em que ele o respondeu: “toda vez que chego nesta escola, o senhor me cria problemas; o senhor não gosta de mim”, o que foi confirmado pelo senhor Carlos. Ainda segundo o citado coordenador, o candidato acusou-o de estar trabalhando para seu adversário. O coordenador tentou barrar a entrada do candidato e sua comitiva às seções eleitorais, não conseguindo êxito. Diante disso, comunicou o fato ao TRE, sendo orientado a procurar a Polícia Militar para registrar o fato. Houve o registro do Boletim de ocorrência, sendo todos os direitos e prerrogativas inerentes ao candidato respeitados e tudo informado à Justiça Eleitoral.
BO 56.687/08: Às 16h e 45min de hoje, 26/10, o candidato Luiz Tadeu Leite compareceu na escola Estadual Antônio Canela, onde sua presença gerou um princípio de tumulto, pois o candidato estava sendo carregado pela multidão. Havia uma manifestação de várias pessoas vestidas com camisetas, botons e bandeiras da Coligação “Montes Claros para todos”. O juiz eleitoral, Dr Danilo Campos foi acionado, comparecendo ao local e determinando o registro do competente Boletim de ocorrência, entendendo que os fatos configuraram crime eleitoral.
BO 56.629/08: Às 12h35min de hoje, 26/10, a Polícia Militar foi acionada a comparecer na Escola Municipal Geraldo Pereira de Souza, Rua Josefina Chaves, s/n, bairro Santa Lúcia II, onde, segundo versão dos Advogados Sr. Murilo Edgard e Sr. Paulo Couto da coligação “Montes Claros para todos” no interior da escola estaria sendo servida alimentação a alguns fiscais da coligação adversária, “Montes Claros cada vez melhor”. Em contato com o Sr. Flávio Célio, fiscal da Coligação “Montes Claros cada vez melhor” ele disse que teria recolhido certa quantia em dinheiro para custear a alimentação das pessoas que estavam trabalhando como fiscais, tendo os alimentos, sido feitos e servidos na cantina da escola, ele alegou ainda que até um fiscal da outra coligação teria se alimentado da mesma forma. O fato foi levado ao conhecimento da Justiça Eleitoral que é competente para apurar os fatos.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°40082
De: Rita Data: Domingo 26/10/2008 18:14:16
Cidade: Juiz de Fora

Com 70 dos votos apurados em juiz de Fora, o resultado terá reflexos em M. Claros. Vai ganhando, apertado, o candidato Custódio. Se vencer, abrirá vaga na Cãmara dos deputados para o ex-prefeito de M. Claros, Jairo Ataíde.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°40076
De: Milton Data: Domingo 26/10/2008 17:22:39
Cidade: Moc

No Rio, o suspense será imenso. As pesquisas indicam empate entre Gabeira e Paes, Eduardo. É agora a eleição mais emblemática do Brasil. Pode marcar uma nova era. Gabeira acha que pode ganhar "por um nariz".

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°40075
De: Valéria Data: Domingo 26/10/2008 17:18:26
Cidade: SP

O Bipe dá Kassab como reeleito em S. Paulo por 60% dos votos. O prefeito praticamente reeleito atribui sua vitória a José Serra. Começou a sucessão de Lula, dois anos antes do prazo oficial.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°40072
De: Lima Data: Domingo 26/10/2008 17:02:48
Cidade: Montes Claros

O TRE de Minas disse que 37 urnas eletrônicas apresentaram problemas em Minas e foram substituídas. Não houve necessidade do uso de voto de papel.Em M. Claros, 3 urnas foram substituídas. O TRE não disse onde.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°40071
De: Suely Data: Domingo 26/10/2008 16:56:53
Cidade: Montes Claros

Repetiu-se a falta de entusiasmo neste segundo turno das eleições em M. Claros. Até o sol foi o mesmo, inclemente. A temperatura foi de 36 graus, entre 2 e 3 horas da tarde. A umidade do ar novamente está nos críticos 16 por cento.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°40068
De: willian rodrigues rocha Data: Domingo 26/10/2008 14:27:32
Cidade: montes claros  País: brasil

e muita tristesa para uma mae perder 02 filhos em um acidente,so resta pedir a deus para dar bastante forca esta familia e que deus proteja os outros oculpantes do carro que feriram gravimente neste grave acidente

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°40062
De: Luzinete Data: Domingo 26/10/2008 11:58:34
Cidade: São Tiago

Acabei de ficar sabendo da morte de dois irmãos Robson e Flávio duas pessoas boas que perderam a vida num trágico acidente que Deus us tenha, e que sua familía se conforte...È o que desejo a familía deles...

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°40061
De: PM Data: Domingo 26/10/2008 11:32:24
Cidade: M.Claros

Na 1ª hora de hoje, 26/10, após receber denuncia anônima, relatando sobre de vários disparos de arma de fogo, na rua Morro Vermelho, bairro Vila Tiradentes. Policiais Miltiares comapareceram ao local, onde foi localizado caído ao solo em decúbito dorsal, já sem vida, a vitima Reinilson Araújo Lopes, 20 anos, serviços gerais, residente na bairro Santa Rita. A polícia técnica compareceu ao local, realizou os trabalhos de praxe e constatou que a vitima levou 05 tiros de pistola Cal.40, sendo um tiro na barriga, dois na cabeça e dois na perna direita, recolheu as capsulas deflagradas e liberou o corpo para o IML.
Às 21h32min de ontem, (25/10), a polícia miltiar foi acionada a comparecer a rua Um, B. Santa Cecília, onde, a vitima Fábio Soares Azevedo, 21 anos, ajudante de pintor, se encontrava no local, quando foi surpreendida por 06 motocicletas, entre elas uma Honda/NX Falcon verde, cada uma com dois ocupantes. Segundo a vítima os passageiros efetuaram vários disparos de arma de fogo em sua direção, sendo que um dos disparos atingiu-o de raspão na região glúteo. A vítima Fábio foi atendido por uma viatura do bombeiro no local, e se recusou a ser encaminhado ao HPS. Informou ainda, que o passageiro de uma das motocicletas, Weliton Aparecido Corrêa de Souza, 25 anos, vulgo "Bruce", desocupado, caiu ao solo, sendo constatado que o passageiro havia levado um tiro na cabeça, tendo morte instantânea. A vitima Weliton (fatal) foi reconhecida pelo familiares que compareceram ao local. A polícia técnica compareceu ao local, realizou os trabalhos de praxe e liberou o corpo para o IML. No local foram recolhidas pelo perito 04 (Quatro) cápsulas deflagradas Cal.9mm, um celular Nokia, dois capacetes de motociclista e um estribo de motocicleta envolvida no fato.
Às 03 horas de hoje, (26/10), a polícia militar foi acionada a comparecer na Rua Sete de Setembro, B. Maracanã, onde segundo informações dois indivíduos estariam jogando panfletos no local. A guarnição comandada pelo Cb Helton compareceu ao local, onde prendeu os autores: Vinicius de Brito Saraiva, 29 anos, estudante e Débora Saraiva Guimarães, 20 anos, estudante, por crime eleitoral. Com os autores foram aprendidas três caixas com panfletos de propaganda proibida. Os autores presos foram conduzidos à Delegacia de Polícia Fedral
Às 18h05min desta sexta-feira, 24/10, durante operação policial, através de denuncias anônimas, dando conta que na rua Juiz de Fora, bairro Conferência Cristo Rei, havia drogas e armas. Imediatamente policiais militares do 10º BPM efeturam buscas no local e localizaram num lote vago os seguintes materiais: 01 sub metralhadora marca bereta cal.9mm, luger nr de série 13987, 02 carregadores p/sub metralhadora 9mm estendidos, 01 pistola Taurus cal.40 oxidada, com numeração raspada, 03 carregadores para pistola cal.40, 01 pistola marca Taurus cal.765, inox, nr de série FRH41559, 01 carregador para pistola cal.765, 01 revólver marca rossi cal.38 inox nr série I045125, 10 cartuchos cal 12 marca CBC, 34 munições cal.40, 29 munições cal.9mm, 10 munições cal.45, 06 munições cal.32, 02 balanças de precisão marca central, 01 rádio comunicador marca motorola, 05 tocas ninjas, 79 pedras de crack já embaladas, 55 gramas de pasta base de cocaína, 215 gramas de maconha, 545 gramas de crack. Todo material apreendido foi entregue na delegacia de Polícia.
Na primeira hora deste sábado, 25/10, a guarnição comandada pelo Cb Alfeu, foi acionada a comparecer na rua Paulino Silva Maia, Vila Telma, onde a vítima Atila de Souza Leonardo Salvador, 23 anos, pintor, informou que estava com sua motocicleta Yamaha XTZ 125, cor preta placa HDP-7142, chassi 9C6KE094060002000, estacionada no local. Durante conversa com sua namorada, a vítima foi abordada por três autores desconhecidos e encapuzados. Um deles, armado com um revólver, que anunciou o assalto e roubou-lhe sua motocicleta, documentos pessoais, R$100,00 em dinheiro, um celular LG, e três capacetes.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°40059
De: Vanessa Data: Domingo 26/10/2008 11:13:42
Cidade: Montes Claros(MG)

Hoje por volta das 5 h. da manhã, à Rua Pedro Geraldo, nas imediações do aglomerado "Feijão Semeado", uma moça conhecida por "Leninha",presumíveis 18 anos, moradora desse local(Feijão Semeado) foi assasssinada com vários tiros em frente a uma mini padaria alí existente. O corpo da jovem foi removido por volta das 8 horas pelo SAMU para as depedências do IML. É o segundo crime de morte, menos de 15 dias, que acontece nessas imediações. Segundo as primeiras informações a vítima etaria envolvida no tráfico de drogas e vizinha da casa em que a polícia, no dia 24 último, descobriu vários objetos, como armas, drogas, coletes, etc. que foram apreendidas.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°40058
De: Melo Data: Domingo 26/10/2008 11:13:13
Cidade: Montes Claros  País: BR

Não é possível que nenhuma autoridade se manifeste sobre a poluição sonora em Montes Claros.O barulho está adoecendo as
pessoas.Por favor autoridades, (não "otoridades")se manifestem ! ajam !
Saiam desta lerdeza enervante !

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°40056
De: Claudia Carvalho Data: Sábado 25/10/2008 18:05:39
Cidade: Montes Claros  País: Brasil

Raquel,na sua mensagem "Brincadeiras de Criança" ressalta a importãncia da inocencia e da pureza de ser criança.Talvez a sua preze não seja atendida,pois,vivenciei hoje meu filho e meu neto,em total inocencia,jogar bola,nadar e brincar com palavras atuais (joystik).O presente,hoje,foi vivido com práticas antigas,infelizmente dentro das quatros paredes de minha casa.Que Nossa Senhora continue a nos iluminar.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°40046
De: Luiz de Paula Data: Sábado 25/10/2008 08:21:35
Cidade: Montes Claros

(Do livro "Por Cima dos Telhados, Por Baixo dos Arvoredos" - Parte 51)

O PROJETO

Ao criarmos a empresa piloto, aqui em Montes Claros, em dezembro de 1967, sugeri que entregássemos a elaboração do projeto à empresa NORDESTE PROJETOS, cuja competência eu ficara conhecendo por ter sido essa empresa que fizera o projeto do FRIGONORTE.
A escolha foi tão acertada que após a aprovação do projeto contratamos a empresa para continuar como nossa representante junto à SUDENE.
Na decisão de implantação da Coteminas levamos em conta a vantagem locacional, as fontes de matéria prima, as possibilidades de mão-de-obra, o reconhecimento do mercado de demanda e o estímulo através dos incentivos fiscais e creditícios da Sudene.
Na definição do tecido a ser produzido evitamos colidir com os interesses da indústria têxtil mineira.
Na escolha das máquinas orientamo-nos por pesquisa realizada pelo CEPAL, na indústria têxtil do Brasil. Dados colhidos em 850 fábricas do País, apresentavam o rendimento das fiações em apenas 58% do rendimento padrão e o das tecelagens em torno de 54% do que se podia alcançar com maquinaria moderna.
A mesma fonte acrescentou que estavam obsoletos 80% dos fusos e 70% dos teares instalados.
Era este o quadro da indústria têxtil nacional.
Cresceu a nossa disposição de optar pelo que de mais moderno existia no mundo.
Prosseguindo na pesquisa, verificamos que estavam saindo das pranchetas da engenharia européia um tipo de tear avançado tecnologicamente para produzir tecido de modo contínuo e em várias larguras, sem lançadeiras e outros acessórios, produzindo por 6 teares comuns. Foram esses os teares que compramos para a Coteminas.
Em 1968 o projeto ficou terminado e foi entregue à Sudene. Esperávamos que fosse aprovado naquele mesmo ano.

IMPASSE NA SUDENE

O projeto Coteminas, apresentado em 1968, encontrou resistências em seu trâmite. E caiu num impasse. As notícias não eram animadoras. Dizia-se que o projeto não seria sequer analisado, isso porque os estados nordestinos queriam que a Sudene primeiro cuidasse da renovação do parque têxtil do Nordeste, que estava envelhecido.
Certo dia, em Brasília, sendo eu deputado, fui procurado pelo Governador João Agripino, que me disse o seguinte:
Estou informado de que o nobre deputado é presidente da Companhia de Tecidos Norte de Minas - Coteminas, com projeto na Sudene, para implantação de uma moderna fábrica de tecidos.
– É verdade, Governador. Estamos com esse projeto na Sudene.
– O projeto de vocês - disse ele - dificilmente será aprovado. A Sudene está voltada para a recuperação do parque têxtil nordestino, em via de tornar-se obsoleto. Só depois disso irá acolher projetos novos.
A conversa do Governador me preocupou. Eu tinha conhecimento desta preferência da Sudene pela recuperação das fábricas do Nordeste e sabia que se propalava em Recife que a partir de dezembro a Sudene não iria mais receber cartas-consulta de projetos têxteis. Por um período de 2 a 3 anos.
A uma outra pergunta dele eu informei que era nosso propósito implantar a fábrica em Montes Claros, na Área Mineira da Sudene.
O Governador João Agripino era figura respeitável no Congresso. Por sua experiência parlamentar e pela liderança que exercia, eu sempre o admirei.
No prosseguimento de nosso diálogo, a certa altura ele disse ao que viera.
– Vocês deviam pensar numa solução. De minha parte, posso ajudar. Se vocês levarem o projeto para João Pessoa, eu garanto a aprovação e ainda faço a doação do terreno e ofereço o aval do Banco do Estado. Podem contar com o Governo da Paraíba para o que vocês precisarem.
– Eu fico muito grato, Governador, mas pelo menos até o momento o nosso propósito é fazer a implantação do projeto em Minas.
– Vocês planejaram para Minas, mas isso pode mudar. Eu garanto a concordância da Sudene. Além do mais, prosseguiu, por que Minas? Minas não tem algodão de fibra média e longa. Nós temos. No futuro vocês terão de exportar. Minas não tem mar. A fábrica de vocês fica bem é na Paraíba. Pense nisso, deputado, e conte comigo.
O Governador João Agripino lutava bravamente pelo seu estado.
A conversa me preocupou por que o Governador João Agripino desfrutava do mais alto conceito na Sudene. Numa disputa, a Sudene se posicionaria em favor da Paraíba, pois era voz corrente, na Sudene, que Minas era rica e não merecia os incentivos da autarquia. Além disso, o Governador João Agripino era da UDN e nós do PSD. A UDN era íntima da revolução. Magalhães Pinto, presidente da UDN, fora o chefe civil da Revolução. Nós, do PSD, éramos tratados sob suspeita, por causa do Juscelino. Por isso tudo, fiquei preocupado com a conversa do Governador João Agripino.
Além do mais, sabia-se que a Sudene resolvera paralisar a aprovação de projetos têxteis a partir de Janeiro do ano seguinte, para reestudar a indústria têxtil do Nordeste e criar um programa voltado para a renovação de seu equipamento. Essa suspensão seria de 1 a 3 anos. Se a portaria suspensiva entrasse em vigor antes da aprovação da Coteminas, adeus fábrica de tecidos!

(continuará, nos próximos dias, até a publicação de todo o livro, que acaba de ser lançado em edição artesanal de apenas 10 volumes. As partes já publicadas podem ser lidas na seção Colunistas - Luiz de Paula)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°40041
De: Juvenílio Data: Sexta 24/10/2008 19:49:37
Cidade: Montes Claros/MG

Os políticos hoje extrapolaram todos os limites de civilidade. A pretexto de se agredirem, eles que já foram aliados incondicionais, agrediram a população, acertaram grosseiramente a população. É impensável admitir que, depois de tanto descumprir a lei, ainda se sintam em condições de, no futuro, exigir dos mesmos cidadãos, sacrificados e humilhados, o cumprimento de qualquer lei. Perderam esta condição. Fica o protesto. Entenderei se não publicarem.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°40038
De: Carlos Data: Sexta 24/10/2008 17:43:30
Cidade: Montes Claros

Não sei se é por causa do barulho e bagunça promovida pelos candidatos a prefeito, mas a guarita da Policia Militar da Pça. Dr. Carlos não está mais funcionando.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°40037
De: Carmen Netto Data: Sexta 24/10/2008 17:10:22
Cidade: Bhte

“Vou-me embora prá Pasárgada”

“Vou-me embora prá Pasárgada / Vou-me embora prá Pasárgada / Aqui eu não sou feliz / Lá a existência é uma aventura / ... Farei ginástica / andarei de bicicleta / montarei um burro bravo / subirei no pau-de-sebo / tomarei banhos de mar! / E quando estiver cansada / Mando chamar a Mãe d’água / pra me contar as histórias / Que no tempo de menina / Rosa vinha me contar / Vou embora prá Pasárgada”.
O noticiário sobre a crise financeira amainou e foi substituído pela tragédia de Santo André, um seqüestro acompanhado de morte que traumatizou o país; sem contar o festival de baixarias na campanha política. Não se apresentam programas de governo e as agressões pessoais permeiam todas as falas. Para conquistar o poder, vale tudo!
Ninguém se engana quando consulta o coração, porque ele é sábio, não precisa ficar pensando, elaborando, raciocinando. Em meio a um mundo tão insano, a esse ódio e violência que levam aos grilhões da intolerância me perguntei: Por que não vou prá Pasárgada a procura de paz e tranquilidade? Uma vozinha lá de dentro me respondeu: não se perca em metáforas, põe os pés no chão e encare a realidade do momento em que vive. Não dei confiança, inconformada entrei no túnel do tempo a procura do arco-iris que me levaria prá Pasárgada, aquele mundo mágico onde se vive sem medo, dorme-se sob a luz das estrelas e levanta-se com o azul das manhãs.
Escuto o poeta me chamar: - Menina, o que fazes por aqui? Como chegastes? Há tanto tempo ninguém aparece por essas bandas! Respondo que consultei meu coração, e, como não conseguia ter paz num mundo em guerra e não querendo dramatizar a vida mais do que ela já é, lembrei-me de Pasárgada e cá estou. O poeta deu aquele sorriso de cumplicidade e me disse: - Fique a vontade, o tempo que quiser. “Em Pasárgada tem tudo / É outra civilização”.
Sento-me em um banco, sob um jasmineiro e o seu perfume transportou-me para outros tempos mais felizes. Recordar é apaziguar. O ato de recordar é saudável, nos acolhe fortalecendo os laços de ternura. Naquele momento de plenitude, lembrei-me que estamos no mês de Outubro, mês que homenageia a Mãe Aparecida e os professores. Vieram à lembrança todos que me educaram e lembrei-me especialmente de D. Lili Madureira que me alfabetizou, D. Rosita Aquino com quem concluí o primário e D. Arlete Macedo minha alegre professora de canto orfeônico. Todas vivas, saudáveis, lúcidas e de bem com a vida. Elas me mostraram as promessas contidas nos livros da infância; ensinaram-me a valorizar a música, a leitura, os valores cívicos, a ética. Elas educaram e não apenas transmitiram conhecimentos. Essas professoras tinham luz própria, magnetizavam os alunos e nos mostraram o amanhã de nossa geração e, por isso, elas moram num lugar bem ensolarado do meu coração.
Não sei quanto tempo fiquei em Pasárgada, pois estava além do tempo e do espaço. Tive a sensação de eternidade, de leveza, de que a vida é uma manhã luminosa de Abril. Reciclando sentimentos, reencontrei-me. Despeço-me do poeta mais leve que um vôo de borboleta. Agradeço-lhe por ficar num canto secreto do seu paraíso, passeando entre lagos e jardins floridos. Acalmei minha alma para enfrentar o peso desses dias.
Compartilho a dor das famílias de Eloá e Nayara. Eloá já está em sua Pasárgada, e o gesto solidário de sua família em doar seus órgãos, me devolve a fé e a esperança de um mundo melhor!
Volto para casa, deixo o sol e o vento entrar e soprar o medo, a angústia, a revolta ante toda violência que veio se acumulando nesses dias de tantas dúvidas e inseguranças. E, novamente, lembrei-me do poeta.”E quando eu estiver mais triste / mais triste de não ter jeito / Vou-me embora prá Pasárgada“!

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°40035
De: Haroldo Lívio Data: Sexta 24/10/2008 14:52:40
Cidade: M. Claros

Jubileu de Ouro à vista

HAROLDO LÍVIO

Sei muito bem que a coluna social de Theodomiro Paulino está completando 43 anos de publicação ininterrupta e não 50, como faz parecer o título acima. Porém, seu entusiasmo com a comemoração do evento é tão grande que já dá para anunciar o Jubileu de Ouro, no ano de 2015, de hoje a apenas 7 anos. Se agora, nos 43, que nem chega a ser uma data redonda, ele se empolga a ponto de até publicar esta revista, imagine bem o que deverá ser a festa de arromba do meio século de jornalismo.
Supõe-se que a futura celebração da efeméride de meio centenário poderá, dada sua importância histórica, ser oficializada pelos poderes públicos. E há motivo para isto. No momento, Theodomiro já se coloca entre os colunistas sociais mais antigos da imprensa brasileira. Tenho a impressão de que pode integrar uma lista dos 10 colunistas do país que há mais tempo mantêm suas colunas funcionando. E também deve estar entre os mais lidos, por assinar colunas diárias em Montes Claros e Belo Horizonte e ainda apresentar um programa de variedades, na televisão.
Dessa dedicação exclusiva e em tempo integral resultou a profissionalização do jornalista, que se tornou personalidade bastante conhecida nos meios em que circula. Dá para entender a alegria que está vivendo. Ora, corre tudo bem em sua carreira e em sua família. Suas promoções, em razão de sua experiência e domínio da matéria, fazem sucesso. Todos sabem que suas festas são sempre de casa cheia e muita animação. Além de todas essas recompensas pelo esforço para crescer cada vez mais, não tem do que se queixar.
É notório que mora bem,veste bem, come bem, está sempre na moda. Principalmente é muito viajado; faz pião em Paris, de onde parte para países distantes e exóticos. Pouca gente já voou tanto quanto ele. Pelo tipo de vida que leva, buscando desfrutar da carreira que soube organizar e dignificar, pode ser considerado a pessoa mais rica de nossa cidade e que mais sabe gozar a doce vida.
Se perguntarem a ele quantas condecorações ele recebeu até agora, certamente que terá dificuldade para informar o número exato. Agora mesmo, há poucos dias, foi homenageado com a Medalha JK, que faltava em sua coleção de troféus. Em sua prestigiosa coluna diária, de vez em quando ele manda o recado para a galera de que ”está apenas começando”. Deve vir chumbo grosso por aí... De qualquer forma, Théo está de parabéns pelos 43, que devem ser a ponta do iceberg dos 50.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Página Anterior >>>

Abra aqui as mensagens anteriores: