Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 26 - sábado, 18 de janeiro de 2025

Mural

Jornalismo exercido pela própria população

Deixe sua notícia neste Mural, clique aqui para enviar
<< Próxima Página

Mensagem N°48728
De: Professora Data: Sábado 8/8/2009 14:13:55
Cidade: Pirapora

Por enquanto nenhum sinal da chegada dos "tais kits" prometidos pelo governo para auxiliar as escolas da rede pública estadual na prevenção a gripe suína. E as aulas retornam na segunda...

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°48724
De: Ruth Tupinambá Data: Sábado 8/8/2009 12:41:44
Cidade: Montes Claros

Um Casamento Planejado

Ruth Tupinambá Graça

Nossa cidade progredia. O trem de ferro trazia, diariamente, gente nova e como a cidade era pequena, os visitantes eram bem vindos e a moçada, cheia de sonhos e esperanças aguardava a vinda do “Príncipe Encantado” para tirá-las do “barricão”.
Certa vez, com a graça de Deus, o trem de ferro (hoje já extinto) trouxe dois viajantes muito alinhados e interessantes, para nós “casadoiras:
Armênio Graça e Aluízio Pinto.
Vindos da capital eram protótipo da elegância e diplomacia.
As moças se alvoroçavam e cada qual se empenhava mais em conquistá-los e as mães também interessadas em casar suas “donzelas”.
Houve muita disputa e também decepções, mais como é certo aquele ditado:
“O que é do homem o bicho não come”, os visitantes recém-chegados, abandonando todo cortejo das interessadas “caíram de para quedas” nos braços de duas fortes concorrentes: Ruth e Luiza.
Houve muita reação das candidatas, ate ameaças, mas o cupido estava do nosso lado e a nosso favor.
O meu escolhido Armênio Graça era um “gentleman” educadíssimo.
Elegante e bonito, moreno de olhos azuis (um pedaço de mal caminho) que não resistiu aos encantos da “índia” montes Clarense. Ele possuía uma rural azul e branca (naquele tempo em que os carros eram escassos em nossa cidade) e motorizado subia e descia a rua Dr. Veloso (onde eu morava) milhares de vezes, buzinava e eu corria para vê-lo.
Certa noite (bendita noite) escutei a buzina. Eu e Luiza chegamos à janela e ficamos assustadas. O carro estava parado poucos metros abaixo da minha casa e os rapazes, Armênio e Aluízio vinham subindo a rua, e de repente, paravam para nos cumprimentar. Houve um “clima especial” e o Armênio calado e desapontado (ele era tímido) não conseguia disfarçar, enquanto o Aluízio foi logo se explicando: “O carro enguiçou, temos que providenciar um mecânico”.
Começamos aquele bate papo e o Aluízio foi logo dizendo que estava adorando nossa terra e pretendia ficar, pelo menos enquanto durasse a gestão de seu irmão Dr. Orlando Ferreira Pinto, primeiro prefeito de Montes Claros.
O Armênio, mais calado de vez enquando se arriscava a dizer alguma coisa e o Aluízio ajudava “bancando o padrinho”. No final deram a entender que queriam aproximação.
A Luiza, antes de ir para casa disse-me: “Acho que o “grandão” (Armênio) está caído por você” e eu retruquei-lhe: Eu acho que o “pequenino” (Aluízo) esta tentado conquistar-lhe.
Foi nosso primeiro encontro, daí por diante, outros vieram, o amor tomou conta em breve ficamos noivos.
Só mais tarde, meses depois, ficamos sabendo que tudo aquilo foi planejado. O enguiço do carro foi apenas uma desculpa para aproximação, pois o Armênio não tinha coragem de fazê-lo sozinho.
O destino se encarregou de promover os acontecimentos. Por coincidência, a Luiza estava comigo naquela noite e o Aluízio não resistiu ao seu jeito simples de sertaneja e formosura em pessoa, logo se apaixonaram.
Os noivos logo se oficializaram e os casamentos demoraram um pouco... é que os dois solteirões, já mais velhos não queriam perde a liberdade e iam adiando o casório. Nenhum deles queria se casar primeiro, enquanto o outro permanecesse solteiro. Mas na vida “há sempre um dia” e abrindo a folhinha de 1939, os dois foram passando a página e chegando ao mês de junho contornaram o dia “15 de junho” (em vermelho) chegando finalmente a conclusão: Seria naquela data 15/06/39 os nossos casamentos, no mesmo dia, na mesma igreja.
Eu e Luiza começamos os preparativos para o grande acontecimento: Convites, organização da festa, decoração da igreja, musica, bufê, flores e o celebre vestido de noiva, com tudo a que tínhamos direito: Véus, grinaldas com flores de laranjeira (símbolo da virgindade e tabu daquela época) contando os dias com muita ansiedade.
O Armênio não tinha férias naquela data, (era funcionário de uma empresa americana), portanto não viajaríamos na nossa lua de mel.
O contrario se deu com o Aluízio, conseguiu uma licença com o irmão na prefeitura.
Luiza e Aluízio se casaram pela manhã, fomos padrinhos dos e a Luíza estava lindíssima no seu vestido de noiva e os dois não escondiam a felicidade de estarem vivendo aquele momento inesquecível.
Mas quando o trem de ferro já estava bem longe, o casal de pombinhos, desfrutando o grande momento (emfim sós) o Aluízio teve aquele estalo e de repente disse: “E se o Armênio não se casar hoje”?...
A Luiza, com muito jeitinho disse-lhe: _ “Agora é tarde meu amor. Estamos amarrados para sempre, no católico e no civil... até que a morte nos separe.
À noite, chegou a nossa vez, (trato é trato) na mesma Igreja do rosário entrei pelo braço do meu pai. E modéstia á parte estava linda e feliz, ao lado do meu eleito, muito elegante no seu traje especial: calça listrada e palitó de mescla inglesa, o traje mais chique da época.
No altar sob bênçãos do saudoso Padre Marcus Van In, juramos eterno amor, e acreditem, não foi um juramento falso.
Dois meses se passaram. Finalmente o casal chegou. Apesar do enjôo da Luiza os dois estava feliz com a vinda da cegonha (que não brinca em serviço) e a perspectiva da chegada do primeiro herdeiro que no batismo recebeu o nome de José Aluízio, tenho como padrinhos eu e Armênio.
Logo depois a cegonha bateu a nossa porta e foi com muita alegria que eu também ia ser mãe, e o Armênio todo orgulhoso ia ser papai...
E a “cegonha” continuou trazendo outros filhos: Norma, Márcia, Ana Ester, Nara, Alberto e Armênio Filho.
Filhos queridos que nos deram muita alegria e se multiplicaram, ate hoje, em 16 netos e 15 bisnetos que são nossa alegria e felicidade.

(N. da Redação: Ruth Tupinambá Graça, de 94 anos, é atualmente a mais importante memorialista de M. Claros. Nasceu aqui, viveu aqui, e conta as histórias da cidade com uma leveza que a distingue de todos, ao mesmo tempo em que é reconhecida pelo rigor e pela qualidade da sua memória. Mantém-se extraordinariamente ativa, viajando por toda parte, cuidando de filhos, netos e bisnetos, sem descuidar dos escritos que invariavelmente contemplam a sua cidade de criança, um burgo de não mais que 3 mil habitantes, no início do século passado. É merecidamente reverenciada por muitos como a Cora Coralina de Montes Claros, pelo alto, limpo e espontâneo lirismo de suas narrativas).

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°48723
De: Anselmo Data: Sábado 8/8/2009 12:40:50
Cidade: Moc

Transformada em pista de corrida, pelo próprio projeto de duplicação (sem retornos) e por completa ausência de todo tipo de fiscalização, a avenida Magalhães Pinto tornou-se muito perigosa. Hoje mesmo, um carro passou por cima de uma moto em movimento. Foi quase chegando ao Parque de Exposições. Um dos locais mais perigosos fica na pista de entrada da cidade, na altura do trevo do bairro Planalto. Ali, onde há anos funcionou um dos barzinhos mais conhecidos da cidade, o Roda-Viva, construiram galpóes para desembarque de cargas. Acontece que, sem sinalização, carretas manobram na pista, bruscamente. Os carros que vêm atrás correm o risco de serem esmagados pelos demais, principalmente por caminhões em alta velocidade. Ou se tomam providências imediatamente ou a duplicada avenida Magalhães Pinto vai ser cenário de tragédias anunciadas.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°48722
De: Web - Chorografia Data: Sábado 8/8/2009 12:36:40
Cidade: Montes Claros

Transcrição da Revista do Archivo Público Mineiro, editada em Ouro Preto, então capital de Minas, em 1897. O conteúdo, doze anos antes, em 1885, saiu no primeiro jornal de Montes Claros, “Correio do Norte”, fundado e editado pelo autor – o depois desembargador Antônio Augusto Veloso, pai da imprensa de Montes Claros. É o mais antigo documento sobre a história de Montes Claros - Parte 23 - (As partes anteriores estão arquivadas na seção Colunistas - Web - Chorografia)




(Continuará, nos próximos dias, até a publicação de toda a "Chorografia")

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°48721
De: Jane Data: Sábado 8/8/2009 11:23:48
Cidade: Montes Claros

Cresce informalmente entre os pais a disposição de não enviar os filhos para a escola, segunda-feira.São Paulo, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Paraná já adiaram o retorno às aulas, assimo como universidade isoladas - como o caso da Universidade Federal de Juiz de Fora. Vai se repetir na semana que vem o que aconteceu nesta.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°48720
De: Estado de Minas Data: Sábado 8/8/2009 11:16:06
Cidade: BH

Garota grávida com suspeita de gripe suína morre, mas médicos salvam bebê - Luiz Ribeiro - Luciane Evans - A população de Januária, no Norte de Minas, aguarda com tristeza e expectativa os resultados dos exames que confirmarão se a adolescente A.N.C, de 16 anos, que estava grávida, morreu em consequência da gripe suína. A jovem faleceu na quinta-feira à noite, mas os médicos conseguiram salvar o bebê, um menino, que passa bem. Segundo informações do Hospital Municipal de Januária, onde a adolescente estava internada, a criança nasceu dia 31 e até anteontem a equipe médica lutava para salvar a vida da mãe, mas seu quadro clínico se agravou e ela faleceu. A jovem foi internada com tosse, febre e problemas respiratórios, sintomas muito semelhantes aos da gripe suína.No atestado de óbito, assinado pelo médico José Luiz dos Santos, consta que a causa da morte foi pneumonia, "com a possibilidade" de ter sido causada pela gripe A, mas a confirmação só virá depois do exame do material recolhido e encaminhado ao laboratório da Fundação Ezequiel Dias (Funed). Ontem à tarde, a diretora administrativa do Hospital Municipal de Januária, Érica Sacaya, disse que o médico registrou a "possibilidade de gripe A" no atestado de óbito para que o caso fosse investigado.Natural da comunidade de Sapé, no município de Cônego Marinho (vizinho a Januária), a adolescente deu entrada no Hospital Municipal de Januária em 30 de julho, apresentando contrações. Segundo uma amiga da família, ela havia procurado o hospital três dias antes, reclamando dor, febre e falta de ar. Foi atendida e orientada a voltar para casa. Como seu estado de saúde piorou, voltou à unidade de saúde e foi internada. A criança nasceu no dia 31. A direção do hospital informou que o bebê continua internado em observação, mas está bem e não apresenta sintomas de doença. (...)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°48719
De: Danielle L. Cordeiro Data: Sábado 8/8/2009 11:03:53
Cidade: Montes Claros

(...) será que na proxima segunda feira, vamos ter condiçoes de mandar nossas crianças para a escola, sendo que elas são mais fragéis e provavelmente resistirá a tal doença se contagiada for? vale a pena correr esse risco, não quero mandar meus filhos, mais será que se eu deixa-los em casa, o colégio vai reprovar eles no fim do ano letivo? o que vou dizer aos meus filhos? (...)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°48716
De: Jacinto Data: Sábado 8/8/2009 09:45:09
Cidade: M.Claros

Inusual o clima este ano em M. Claros. Fez algum frio, durante a noite,nos meses de maio e agora, já em agosto, chegada dos Catopês. No miolo, meses de junho e julho, o frio da noite, da madrugada, do amanhecer, foi muito ameno. Não que o de agora não o seja, mas é próprio entre nós que o ancestral ambor dos catopês já dissipe, no começo de agosto, o frio pelas montesclarinas ruas. Contudo, o piso da temperatura - de 12, 13 graus, de madrugada - já subirá para o patamar acima dos 15 na entrante semana. E assim, muito em breve, voltará à media noturna dos 20 graus. Confortável, para os nossos tórridos padrões.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°48715
De: Juliana Data: Sábado 8/8/2009 08:38:42
Cidade: M. Claros

Tenho muita preocupação com o retorno as aulas em M. claros, hoje a nossa cidade é um polo universitário, recebendo alunos de toda a região. Estudo em uma faculdade aqui e todos os dias vejo quantos ônibus chegam de todos os lados. Será que não seria melhor avaliar a volta as aulas? estamos todos com medo. Quando surgiu este vírus, no México a minha filha de 10 anos me disse que estava com muito medo, disse para ficar tranquila,pois era algo muito distante de nós. Hoje já está aqui ao nosso lado. Que Deus proteja todos nós.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°48710
De: Rafael N Data: Sexta 7/8/2009 23:24:48
Cidade: Montes Claros

Geraldo, a chuva de meteoros poderá ser vista a olho nu no Brasil? Será portanto as 02 horas de quarta (12). Como faço para poder ver com ajuda de um telescópio e qual lente seria mais adequada para estar usando.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°48709
De: Professora Data: Sexta 7/8/2009 21:26:14
Cidade: Montes Claros

Estou indignada com a pobre preparação dos professores da rede pública em relação ao retorno às aulas. Como receberemos nossos alunos semana que vem? Salas lotadas... aproximadamente 40 alunos em cada uma... depois de férias, viagens, contacto com pessoas de fora... Dá medo. As salas tem pouca ventilação e os alunos, mesmo com todas as informções, não têm maturidade para seguir as prevenções sugeridas... Estamos nas maõs de Deus. Acho que deveriam prorrogar o prazo de início das aulas.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°48708
De: Rosilene dos santos sá Data: Sexta 7/8/2009 20:44:04
Cidade: BH

Titulo da notícia: Foi de madrugada, em S. João da Ponte, o enterro de Laura, vítima da gripe suína em Campinas
Fiquei triste pois conhecia a laura a mesma morava no norte poximo a casa dos meus pais. Mas se deus quis assim assim seja......vai com deus.......

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°48705
De: Secretaria da Saúde de Minas Data: Sexta 7/8/2009 18:56:55
Cidade: BH

07-08-2009 Sobre as medidas de enfrentamento da Influenza A (Gripe Suína), a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) informa:
1. Minas Gerais tem hoje, até o momento, 548 casos suspeitos e 171 casos confirmados de Influenza A. Há 305 descartados.
Suspeitos Confirmados Descartados Total
548 171 305 1024
2. Foram confirmados hoje, por meio de exame laboratorial, 03 casos (nenhum se refere a óbito); outros 05 casos foram descartados e foram incluídos 86 suspeitos.
3. Estão em investigação em Minas Gerais 14 óbitos suspeitos:
GRS ÓBITOS EM INVESTIGAÇÃO
BARBACENA 1
BELO HORIZONTE 5
CORONEL FABRICIANO 1
MONTES CLAROS 1
PASSOS 1
PONTE NOVA 2
POUSO ALEGRE 1
UBERLÂNDIA 2
TOTAL GERAL 14

- Barbacena
Gestante, 22 anos, óbito em 05-08
- Belo Horizonte
Mulher, 24 anos, óbito em 05-08 (Villa da Serra)
Homem, 48 anos, óbito em 31-07 (Risoleta Neves)
Homem, 54 anos, óbito em 02-08 (Santo Ivo)
Mulher, 34 anos, óbito em 06-08 (Eduardo de Menezes)
- Betim (GRS BH)
Mulher, 25 anos, óbito em 27-07
- Ipatinga (Cel Fabriciano)
Homem, 54 anos, óbito em 05-08
- Montes Claros
Homem, 24 anos, óbito em 29-07
- São Sebastião do Paraíso (GRS Passos)
Menina, 1ano e 4meses, óbito em 24-07
- Viçosa (GRS Ponte Nova)
Gestante, 27 anos, óbito em 04-08
Mulher, 53 anos, óbito em 05-08
- Pouso Alegre
Mulher, 44 anos, óbito em 30-07
- Coromandel (GRS Uberlândia)
Mulher, 50 anos, óbito em 28-07
- Uberlândia
Homem, 40 anos, óbito em 27-07

4. Minas tem hoje 43 pacientes em isolamento hospitalar, sendo 21 no Hospital das Clínicas (sendo 02 no CTI) e 22 no Hospital Eduardo de Menezes (sendo 05 no CTI).
Hospital das Clínicas
CTI:
· Homem, de 27 anos, internado desde o dia 29 de junho, com diagnóstico confirmado para a Influenza A (H1N1) continua no CTI, em estado grave, com quadro inalterado em relação a ontem.
· Mulher, 36 anos, internado dia 07/08 no CTI. Apresenta quadro respiratório grave, mas está clinicamente estável.
Ambulatório:
§ O Hospital das Clínicas da UFMG informa que atendeu ontem no Ambulatório de Referência para a Influenza A (H1N1) 68 pacientes, com 21 notificações.
Houve o registro de oito altas hospitalares
Hospital Eduardo de Menezes
CTI:
· Paciente sexo masculino de 48 anos (iniciais FCLM). Entrada em 30/07/2009. Permanece grave e em ventilação mecânica.
· Paciente sexo masculino de 73 anos (iniciais PLO). Entrada em 01/08/2009. Permanece grave, ainda em ventilação mecânica.
· Paciente sexo masculino de 23 anos (iniciais LFM). Entrada em 29/07/2009. Muito grave.
· Paciente sexo feminino de 40 anos (iniciais CHM). Entrada em 06/08/2009. Muito grave, diabética e cardiopata, em ventilação mecânica.
· Paciente sexo feminino de 21 anos (iniciais DFR). Entrada em 06/08/2009. Muito grave, em ventilação mecânica, necessita de drogas para manutenção da pressão.
Ambulatório:
Foram atendidas no ambulatório do Hospital Eduardo de Menezes (HEM), das 17 horas do dia 06/08 até às 17 horas de 07/08/09: 46 pessoas.
· 30 atendidas e encaminhadas para domicílio com orientação.
· 11 atendidas e agendados retornos (em monitoramento)
· 02 internadas
· 03 aguardando resultado de exame

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°48704
De: Jornal O Tempo Data: Sexta 7/8/2009 18:19:35
Cidade: Belo Horizonte

Grávida morre com suspeita de gripe suína em Minas Gerais - Larissa Nunes - Um grávida de 16 anos pode ter morrido, nesta sexta-feira (7), por gripe suína na cidade de Januária, no Norte de Minas Gerais. Segundo informações do Hospital Municipal de Januária, a adolescente foi internada há uma semana, mas o estado de saúde dela só se agravou nessa quinta-feira. Os médicos conseguiram salvar o bebê, mas a mãe não sobreviveu. Parentes informaram que ela pode ter contraído o vírus H1N1 em contato com parentes de São Paulo, que ficaram hospedados em sua casa recentemente. Procurada pela reportagem de O Tempo Online, a Secretaria de Estado da Saúde Minas Gerais informou que ainda não foi notificada oficialmente sobre o caso. Este pode ser o 15º caso de suspeita de morte de gripe suína no Estado. Nenhum caso, no entanto, foi confirmado ainda.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°48703
De: Haroldo Lívio Data: Sexta 7/8/2009 18:06:57
Cidade: M. Claros

APRESENTAÇÃO


Este bem elaborado documentário poderia, muito bem, salvar as Festas de Agosto, numa eventual ameaça de extinção. Disse documentário, mas se o leitor preferir, poderá chamá-lo de reportagem fotográfica, memorial descritivo ou álbum, como queira, que o brilho será o mesmo. Nossos historiadores informam que o terno de catopês se apresenta ao público de Montes Claros, anualmente, todo mês de agosto, desde o primeiro quartel do Século XIX, quando negros forros e cativos requereram licença à autoridade municipal para saírem à rua trajados à caráter,batucando, dançando e louvando os santos padroeiros, tal qual seus ancestrais africanos nas cerimônias tribais, que invocavam os orixás.
Depois dos catopês vestidos de branco, que em outros lugares são chamados de congados, guardas de Moçambique e outras denominações de uso local, vieram completar a riqueza folclórica das Festas de Agosto os marujos e os caboclinhos de arco e flecha. Neste caldo de culturas estão representadas as três principais etnias que formam a nação brasileira: o negro que veio da África, nos porões dos navios negreiros, lamentando a saudade da pátria distante; o branco descobridor e colonizador, que nos legou o patrimônio da língua portuguesa; e o índio, que era o dono da terra e foi desapossado dela.
As Festas de Agosto, com seu derramamento barroco de cores e cantigas merencórias, algumas primitivas, outras mais melodiosas, são o que nossa cidade tem de melhor para mostrar ao visitante, se lhe pedirem para ver as jóias, adereços e roupas de gala que deve ter guardados e usa e veste em apenas três dias de folia, como se fosse carnaval. Dá arrepio pensar que este festival da Cidade da Arte e da Cultura já poderia ter acabado, na voragem do progresso material e do crescimento urbano acelerado. Consta que a primeira ameaça de extinção ocorreu quando aqui chegaram os cônegos premonstratenses, há cem anos, em cumprimento de missão evangelizadora dos hereges. Oriundos da civilizada Bélgica, os padres brancos confundiram os catopês com culto pagão, de gentio que não seguiria os ensinamentos de Cristo, e teriam impedido a entrada do terno em templo católico. Porém, esclarecidos de que os catopês veneravam as imagens de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, contemporizaram e retiraram a censura eclesiástica.
A segunda ameaça de extinção veio nas décadas de 1950 e 1960, do século passado, em que se observou, com preocupação, o enfraquecimento das irmandades dos catopês, marujos e caboclinhos, que estiveram perdendo, gradativamente, o prestígio social de que gozaram em outros tempos mais ditosos. Houve um ano, não sei qual precisamente, em que ficou decidido que a festa centenária não seria realizada, por absoluta falta de recursos financeiros. Foi aí que entrou em cena, inconformado com a decisão, um montes-clarense apaixonado por sua terra, sua gente e seus costumes, o médico e historiador Hermes de Paula, cujo centenário de nascimento se comemora neste ano, e que botou o bloco na rua. Em atitude de verdadeiro mecenas, protetor das artes e da cultura, e sem que fosse milionário, custeou de seu próprio bolso as despesas para a apresentação de nosso maior espetáculo popular. Ele não deixou o samba morrer. As Festas de Agosto foram salvas pela segunda vez.
Tenho a mais absoluta certeza de que não haverá a terceira ameaça. Porque a efeméride faz parte do calendário turístico e cultural e conta com a simpatia da sociedade e o apoio efetivo da administração municipal, por ser considerada a cara de Montes Claros, cantada e decantada em verso e prosa, pintada, fotografada e filmada em todos os ângulos. Este valioso trabalho da fotógrafa Ângela Martins Ferreira é um documento iconográfico que indica a real importância da manifestação folclórica e mostra todo o esplendor de sua beleza cênica. A fotografia perpetua a imagem. Os chineses, em sua sabedoria milenar, já diziam que uma imagem vale mais que mil palavras. Ângela, que merece o nome angelical que ostenta, capta a imagem e externa seu sentimento de contemplação com palavras que enriquecem o flagrante. Poesia é com ela mesma, e é fácil explicar o porquê. Quando criança, na histórica São João Del Rei, sua cidade natal, morou em uma casa ao lado de outra onde já havia morado, em priscas eras, Bárbara Heleodora, a heroína da Inconfidência Mineira e musa inspiradora do marido, o poeta Inácio de Alvarenga Peixoto. Quem não se lembra dos versos que seu consorte lhe enviou do cárcere: “Bárbara bela, do norte estrela, que meu destino sabes guiar.”
Penso que a dedicada autora deste documentário, ao empunhar a câmera e procurar o melhor ângulo para estas fotos fantásticas, incorpora a inspiração trovadoresca de Bárbara bela, que também versejava, e dá mais beleza às belíssimas Festas de Agosto. Afinal, fotografia é arte, é magia, é poesia.

(Do Instituto Histórico e Geográfico de Montes Claros)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°48701
De: paulo Data: Sexta 7/8/2009 17:19:28
Cidade: montes claros/mg  País: brasil

eu me lembro que na decada de 80,quando ainda tinha cerca de 15 para 16 anos em MONTES CLAROS,havia o comissarios de menor e que o menor que fosse pego na rua após as 22:00 hs,estes comissariados os orientavam a ir para casa se não eram levados para o predio do comissariado de menor e estas atitudes me trouxeram muito proveito pois eu tinha certeza de que o melhor era ficar ao lado de minha familia e não nas rua perambulando.Pois assim aqui em nossa cidade já esta mais do que na hora de nossos governantes aderirem o toque de recolher aos menores e que os pais sejam responzabilizados pelos atos de seus filhos que se negarem obedecer a lei.obrigado .

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°48700
De: CARLA Data: Sexta 7/8/2009 17:09:41
Cidade: MOC  País: BRASIL

nossa gente estou com medo dessa nova gripe,todos falam para não ter pânico, mais o q vejo que todos q pega essa doença estão morrendo..queria q as autoridades de moc dar-se mais importançia a doença e fale-se mais a população de montes claros o q está mesmo acontecendo aqui...obrigada

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°48698
De: Tomáz Figueira Data: Sexta 7/8/2009 17:06:46
Cidade: Montes Claros-MG  País: Brasil

Aflição, este é o sentimento de muitos pais e mães que estão com data marcada para retorno das aulas de seus filhos. Será que os professores estão bem informados sobre o H1n1? Será mesmo que as aulas recomeçam na segunda 10 de agosto? Srs Autoridades pensem nisto, seus filhos também não estão imunes quanto a isto.Deus, toma conta!!!

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°48697
De: Flor Data: Sexta 7/8/2009 17:06:02
Cidade: Montes Claros/MG

Importantes universidades como, UNB e Federal de Ouro Preto, dentre outras, decidiram por adiar mais uma semana o reinício das aulas. Diante da morte da adolescente em Januária, estando sua filha (recém-nascida) e sua mãe, também sob suspeita, não seria o momento de prorrogar também as aulas das universidades/faculdades/escolas de Montes Claros?

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°48691
De: Waldyr Senna Data: Sexta 07/08/2009 15:12
Cidade: Montes Claros

A abrangência da Adenor

Waldyr Senna Batista

Na assembleia de criação da Adenor ( Agência de Desenvolvimento do Norte de Minas ), semana passada, foram estabelecidas premissas que só o tempo confirmará ou não.
- Uma delas: há muito dinheiro nos órgãos do governo federal à espera de bons projetos.
- Outra: o governo não sabe fazer projetos.
- Mais uma: o exercício de função pública ou de mandato eleitoral é incompatível com a ocupação de cargo de direção na agência.
A reconstrução da BR-135 (Montes Claros/BR 040) foi citada inúmeras vezes como exemplo. A obra só se viabilizou a partir do momento em que a ACI (Associação Comercial e Industrial ) se ofereceu para elaborar o projeto, obtendo previamente do governo o compromisso de que, com o projeto em mãos, seria promovida licitação pública para sua execução. O governo cumpriu o trato. A obra está em andamento.
É assim que a Adenor se propõe a atuar nas três esferas de governo.
Para efeito ilustrativo,falou-se na hipótese de a Prefeitura de Montes Claros resolver promover a revitalização do centro da cidade. A Adenor cuidaria do projeto, o município obteria recursos no Ministério das Cidades e abriria concorrência pública para a realização do serviço. A agência seria remunerada com base em percentual sobre o valor do empreendimento.
Tendo sido estruturada nos moldes de organização não-governamental ( ONG ), a Adenor se manterá desvinculada dos governos federal, estadual e municipais, que, no entanto, serão seus clientes potenciais. Essa é a razão pela qual ela não poderá ter em seus quadros de direção políticos com mandatos e empresários que elaborem projetos ou que possam vir a ter interesse na licitação deles.
Com base nessa premissa, o empresário Ariovaldo de Melo Filho, eleito para a presidência da Adenor, antes de assumir a função, certamente será instado a se pronunciar sobre especulações que se fazem sobre a possibilidade de ele disputar a eleição do próximo ano. Se for procedente a informação, a assembleia deverá escolher outro nome. Ela foi declarada aberta por trinta dias, para acolher eventuais mudanças.
Na reunião da semana passada, voltou à tona antiga manifestação de desagrado em face da predominância de Montes Claros em assuntos que envolvem interesses do Norte de Minas. Em outros tempos isso partia de Janaúba que, sob o influxo do projeto Jaíba, esperava ser contemplada com crescimento expressivo, o que de fato aconteceu, em parte. Agora isso se dá com Pirapora, que atravessa bom momento, sustentado por intensa publicidade institucional, e passa a reivindicar mais espaço. Ao tempo da Sudene também havia essa pretensão.
Seus representantes na reunião deixaram sutilezas de lado e defenderam a desconcentração de poder que Montes Claros detém. Eles disseram que reconhecem a liderança natural, mas opinaram que o momento recomenda a co-participação, no que não foram contestados.
Não foi, evidentemente, a primeira manifestação do grupo de Pirapora nesse sentido. Nas inúmeras reuniões preparatórias de criação da entidade o tema foi abordado, o que levou à elaboração de estatutos que destacam a abrangência da atuação da Adenor em todos os 83 municípios que compõem o Norte de Minas.
Não por acaso, figura em seu roteiro a seguinte premisssa: “A agência deve relacionar as cadeias de produção do Norte de Minas, criando argumentos suficientes para atrair negócios, incentivos fiscais e financeiros e dar subsídios para empresários alavancarem a economia”.
Resta lembrar que a polarização de Montes Claros não é imposta, ela é natural, pelo fato de a cidade oferecer melhor infraestrutura. E a incipiente disputa de outros municípios é salutar e deve ser até incentivada, pois, como acontece em outras regiões do Estado, ela induz o desenvolvimento.

(Waldyr Senna é o mais antigo e categorizado analista de política em Montes Claros. Durante décadas, assinou a "Coluna do Secretário", n "O Jornal de M. Claros", publicação antológica que editava na companhia de Oswaldo Antunes. É mestre reverenciado de uma geração de jornalistas mineiros, com vasto conhecimento de política e da história política contemporânea do Brasil)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°48688
De: CRISTINE Data: Sexta 7/8/2009 14:55:40
Cidade: Montes Claros  País: Brasil

Li a pouco neste mural o texto de Raquel.Conheço quase todas as pessoas citadas por ela.Gostoso mesmo foi lavar e esfregar o chao da igrejinha do Rosario,coisa que nunca tinha feito.Amei

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°48686
De: Jornal O Tempo Data: Sexta 7/8/2009 14:24:33
Cidade: Belo Horizonte

Minas tem 14 casos de mortes suspeitas pela gripe suína - Clarissa Damas - Quatorze pessoas podem ter morrido em Minas Gerais após contágio pela gripe H1N1, conforme informou nesta sexta-feira (7) a Secretaria de Estado de Saúde (SES). São cinco mortes investigadas em Belo Horizonte, uma em Barbacena, uma em Coronel Fabriciano, uma em Montes Claros, uma em Passos, duas em Ponte Nova, uma em Pouso Alegre e duas em Uberlândia. No país, 138 pessoas já tiveram morte confirmada pela doença.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°48685
De: Francielle Data: Sexta 7/8/2009 13:34:31
Cidade: Ouro Preto, MG

A Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) transferiu para o próximo dia 17 de agosto o reiinício das aulas para cursos na modalidade presencial. O retorno estava marcado para o dia 10. Medo da gripe suína.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°48684
De: Corpo de Bombeiros Data: Sexta 7/8/2009 12:23:59
Cidade: M. Claros

Bombeiros do 7º BBM em Montes Claros debelam incêndio em comércio e encontra vítima carbonizada - Ao serem acionados via 193, bombeiros do sétimo Batalhão, se deslocaram para atender ocorrência de incêndio no bairro Santa Rafaela – Montes Claros. Ao chegarem ao local depararam com um foco de incêndio em um ponto comercial. Após debelarem o princípio de incêndio os Bombeiros foram surpreendidos ao avistarem sobre restos de materiais combustíveis (roupas, colchão, cobertor, plástico, etc), o corpo de uma vítima do sexo masculino, com parte do corpo totalmente carbonizado.Diante dos fatos a Polícia Militar e Perícia foram acionadas para as demais providências.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°48680
De: Fabio Oliva Data: Sexta 7/8/2009 10:59:10
Cidade: Montes Claros

Primeira morte por gripe A assusta moradores de Januária - A notícia da morte de uma adolescente por gripe A assustou os moradores de Januária, região norte de Minas Gerais. Amanda Nascimento Costa, de 16 anos, pertencia ao grupo de risco. Ela estava grávida e deu entrada no Hospital Municipal de Januária em estado grave. Os médicos conseguiram salvar o bebe, que está sendo submetido a exames para saber se também não está infectado. A mãe da adolescente está com os mesmos sintomas da filha. Acredita-se que as vítimas contraíram o vírus H1N1 no contato que tiveram recentemente com pessoas de São Paulo que hospedaram recentemente em sua casa.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°48679
De: Geraldo Marcelo Data: Sexta 7/8/2009 10:53:52
Cidade: Montes Claros - MG  País: Brasil

Sobre a minha mensagem de no.48668, uma correção: o nome da chuva de meteoros é Chuva das Perseidas e não Peseidas. Peço-lhes desculpas pelo erro de digitação. Obrigado.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°48675
De: Mae Data: Sexta 7/8/2009 09:06:38
Cidade: Montes Claros-MG  País: Brasil

Espero que as autoridades da Saude nos de mais informacao sobre a gripe suina pois,na volta as aulas no dia 10/08 as informacoes que nos chega e muito desencontradas.Espero que alguem va e explique o que as maes deve fazer para que as criancas nao se contamine.Nos ajude pelo menos nisso,pois pagamos impostos em dias e precisamos de explicacao das autoridades,para que nossos filhos ou ate agente mesmo fica a merce desta epidemia

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°48674
De: ARTHUR DUARTE PINTO NETO Data: Sexta 7/8/2009 02:27:57
Cidade: Salvador

O passeio de Raquel.Acompanho o MontesClaros.com, e sempre que há uma crônica(não sei se é bem isso) de Raquel, remeto-me à época, somos contemporaneos, portanto, passeio junto, sempre, pessoas conhecidas, tradicionais, enfim patrimônio desta cidade, da minha cidade ou melhor da nossa cidade, nessa vivência narrada de maneira tão delicada por Raquel, remeteu-me a lembranças,que embora não estivesse ali com vassouras nas mãos conversando com o Dr. Hermes de Paula, a minha vivência despretenciosa, contudo marcante,nas festas de agosto. Pessoas, personalidades tão conhecidas de todos nós. Lembro-me de grande parte das pessoas citadas, e, vejo-me de novo nesse contexto. É extraordinária, Raquel, a forma como vc vai descrevendo, é como se a festa, novamente, estivesse acontecendo aqui e agora, na verdade esse é o papel de quem escreve: lembrar ao leitor que tudo tá dentro de sí, a escrita é um mote para que cada um contacte com o lúdico que traz e o acompanha. Estou aguardando a festa, através de sua narrativa, por que até aqui, nesse momento, já estou a caminho da igreja do Rosário pensando nos catopês...

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°48673
De: Fábio Data: Quinta 6/8/2009 23:34:37
Cidade: Brasília DF

A UNB, Universidade Nacional de Brasília, fundada pelo montesclarense Darcy Ribeiro, adiou para o dia 17 de agosto o retorno às aulas. Quer proteger professores e alunos contra a gripe suína.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°48672
De: Roberto Silva Data: Quinta 6/8/2009 22:47:51
Cidade: SP, S. Paulo

Daqui a pouco, exatamente à meia-noite, todo o estado de São Paulo passa a exigir o cumprimento da lei que proíbe fumar em qualquer ambiente fechado de uso coletivo. Equivale dizer que, no minuto seguinte às doze badaladas da noite de hoje, será rigorosamente proibido fumar no interior de bares, boates, restaurantes, escolas, museus, áreas comuns de condomínio e hotéis, casas de show, açougues, padarias, farmácias, drogarias, supermercado, shoppings, repartições públicas, hospitais, etc., na maior cidade do Brasil, uma das maiores do mundo. Em frente ao Insituto do Câncer de S. Paulo uma ampulheta marcou dias, horas e minutos que faltavam para a entrada em vigor da lei, um marco da saúde pública paulista.
Lembro isto para dizer que leio neste espaço constantes apelos para que as autoridades de M. Claros façam valer as leis – de âmbito federal, estadual e municipal – que protegem a população ainda não contra o cigarro, mas contra uma ameaça à saúde pública ainda maior: o barulho. Quando as autoridades daí agirão como, acertadamente, agem as daqui de S. Paulo? (Em tempo: Sou de M. Claros e espero que esta nossa cidade adote procedimentos civilizados, como o controle público do uso do fumo e o combate à poluição sonora, visual, etc. Nesta direção, caminha o mundo civilizado)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°48671
De: Sandro Data: Quinta 6/8/2009 20:23:00
Cidade: Moc

Duas informações:
- Não está fácil achar álcool em gel em farmácias e supermercados de M. Claros.
- A Universidade Federal de Juiz de Fora decidiu adiar novamente a volta às aulas da graduação e da pós-graduação por tempo indeterminado devido à gripe suína. A medida foi anunciada nesta quinta-feira após uma reunião para definir as ações para evitar a propagação da doença.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°48668
De: Geraldo Marcelo Data: Quinta 6/8/2009 19:30:21
Cidade: Montes Claros - MG  País: Brasil

Uma chuva de meteoros ocorrerá tendo seu ponto máximo por volta das duas horas da manhã do próximo dia 12. Todos os anos essa chuva acontece nesse período. O fenômeno que inicia-se em julho e finaliza-se em setembro, é grandemente apreciado pelos moradores do hemisfério norte que poderão observar a olho nu, aproximadamente 200 meteoros por hora que ao atravessarem a nossa atmosfera são incendiados e tomam a forma de estrelas cadentes. Já na nossa região o número deverá ser bem menor, mas, também poderá ser apreciado. A chuva recebe o nome Chuva das Peseidas (Meteoros Perseídeos)por dar a impressão de vir da constelação de Perseus, vista por nós no inverno no horizonte ao Norte. Ela em si não nos representa perigo algum, mas sim o que a origina. Os meteoros são restícios do cometa Swift-Tuttle que cruza a óbita da Terra a cada 130 anos. Muitos cientistas acham remotas as chances de o cometa vir a se chocar com a Terra, porém, não são todos. Após a última passagem do cometa (1992), em agosto de 1993, puderam ser observados cerca de 400 meteoros por hora no hemisfério norte.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°48667
De: Jornal O Tempo Data: Quinta 6/8/2009 17:48:58
Cidade: Belo Horizonte

Minas Gerais tem dez casos suspeitos de morte pela gripe suína - Clarissa Damas - O Estado investiga dez mortes que podem ter ocorrido em pacientes com a gripe suína, conforme informou nesta quinta-feira (6) a Secretaria de Estado de Saúde (SES). O anúncio foi feito durante a palestra dada a professores de escolas públicas e particulares de Minas Gerais. No encontro, realizado pela SES, os educadores foram orientados quanto a cuidados e prevenções sobre o vírus Influenza A. Na próxima segunda-feira (10), dia em que voltam as aulas, os professores foram informados que devem deixar janelas e portas abertas, orientar os alunos a levarem copos e talheres de casa e a dividir os horários do recreio por faixa etária. A SES alertou ainda quie, caso haja suspeita da doença, o aluno deve ser isolado e os pais acionados.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°48666
De: Cláudia Carvalho Data: Quinta 6/8/2009 16:13:39
Cidade: Montes Claros-MG

Raquel,com seus passeios por nossa cidade,consegue retratar um passado cheio de saudades,de gente simples e alegre,formando uma só família, que cultivava os bons costumes e a boa vizinhança.Parabéns Raquel,continue a nos alegrar com essas belas lembranças.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°48660
De: Raphael Reys Data: Quinta 6/8/2009 13:51:30
Cidade: Mo - Mg  País: Br

JOAQUIM SURUBIM E ADÃO CALANGO

As seriemas e jaçanãs cantavam no córrego Bandeira, os tucanos nos ocos de pau os passarãos voavam pela serra do São Domingos cantando tiau... tiau... e as jararacas espreitavam nos talhados de pedra no fundo do rio São Lamberto. O gado nelore cagava para trás nas mangas das fazendas da Boa Sorte e botava os donos para frente.
Corria uma aragem boa vinda da cachoeira Rompe Dia, do córrego Extrema Baltazar Duarte, Gera e Atair, entre risos e gargalhadas contavam os causos de Joaquim Surubim e Adão Calango. Virgílio, genro de Baltazar dava gaitada, gritava interjeições e sai rompendo para a praça montado em uma mula.
O fazendeiro Joaquim Surubim andava com uma coberta suja no ombro, que nem doido de asilo arrastando as suas alpercatas de couro com os dedos cheios de bicho de pé. Era meio surdo e, como não escutava direito respondia o que entendia e não concluía bem o diálogo com o interlocutor. À noite, soltava sua égua na larga deixando que a mesma resolvesse no homérico o que tinha de amor platônico pelo cavalo de um vizinho.
Pela manhã, saía à procura da égua levando o cabresto pela mão arrastando a sua “precata” na chapada. Um passante, ao vê-lo perguntou: “Como vai a comadre Belmira”, perguntando pela esposa de Joaquim.
- Tô caçando minha égua!
- Perguntei se ela está boa, insistia o passante, falando baixo.
- Passei creolina no rabo dela e soltei na chapada!...
Doutra feita molhava a minhoca nas águas do São Lamberto e um vaqueiro que passava falou: “Ei, seu Joaquim, está pescando?” – “Tô “pinicando”. “É surubim?” “Não sei se é bagre ou é mandim...”
A sua filha trouxe da cidade umas xícaras bastante pequenas e o convidou para tomar um café, estreando-as. Acostumado a grandes copos e canecas de esmalte, ao se sentar à mesa, falou: “Traga-me o café e um pedaço de cordão de um metro.” “Uai, para quê, pai?” “Para amarrar na asa da xícara. De tão pequena que é, se eu a engolir, puxo com o cordão!”
Já Adão Calango, da fazenda Quebra Ovo, gostava de levar a vida brincando e caçoando com todos. Alto, magro, bigodudo, um caboclo de bem com a vida e com a natureza.
Era sua verve caipira. Aonde chegava aprontava logo uma e deixava todo mundo de orelha em pé. Chegando um dia em Claro dos Poções, viu a praça cheia de conhecidos,compadres e comadres.
Sabedor que o amigo Cassiano não estava na cidade e como na roda havia parente e aderente do ausente, foi se aproximando e perguntando: “Compadre Cassiano morreu mesmo?” Logo a roda de pessoas pululava de perguntas e indagações sobre o falso “de cujus”. Os parentes vinham tomar satisfação, pedir detalhes e ele respondia, na troça: “Eu tava só perguntando se ele morreu! Ocês é que fizeram o baticum!...”
Certa feita passava pela praça do povoado Boa Sorte trotando no seu cavalo, quando um magote de gente que tomava uma cachaça no bar do Pedrinho ao vê-lo, provocou: “Conta uma mentira aí pra nós, Adão!”
Diminuindo o trote da montaria ele respondeu, em cima da bucha: “Agora não dá, pois vou até a casa do Altair para avisá-lo de que uma porcada invadiu o seu mandiocal e está comendo tudo!”
A galera munida de paus e pedras saiu na carreira em socorro da plantação do Altair para espantar a porcada invasora.

Era mentira pura.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°48658
De: Márcio Data: Quinta 6/8/2009 13:13:50
Cidade: M. Claros

Em algumas clínicas de MOntes Claros os atendentes estão trabalhando com máscaras. Até agora, as autoridades públicas nada disseram oficialmente sobre o exame do rapaz que morreu na semana passada, supostamente de hantavirus.É preciso que se pronunciem, e orientem mais a população.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°48657
De: Jr Data: Quinta 6/8/2009 12:59:36
Cidade: Montes Claros

Para Tonires, Mensagem N° 48655. Na rua Melo Viana, bairro Morrinhos, foi construida uma malfadada passarela, que hoje se transformou no banheiro do bairro, além de ter estrangulado o transito e ainda servir de abrigo para todo tipo de bandidos a qual recebeu o nome de Chico Ornelas.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°48655
De: Tonires Data: Quinta 6/8/2009 11:36:49
Cidade: M. Claros

Num rápido deslocamento, esta manhã, pelas ruas de M. Claros, vi: 1)um carro de som, aos brados, convidava para festa em casa noturna. Gritava, na porta do Hospital Clemente de Farias, chamado de Universitário. 2) Um pouco mais à frente, debaixo de uma nuvem de poeira que quase encobria pá carregadeira e caminhões, vi que uma casa era desfeita. Ficou a impressão de que naquela casa, por anos, anos,morou um gênio de Montes Claros. Chico Ornelas. O nosso Professor Pardal. Fazia de tudo, com grande competência, zelo e modéstia.Onde, por favor, fica a rua Chico Ornelas, ou outra homenagem para este homem de grande rastro na história do bem em Montes Claros?

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°48648
De: Jornal Estado de Minas Data: Quinta 6/8/2009 09:44:27
Cidade: Belo Horizonte

Ex-prefeito acusado de desviar dinheiro - Alessandra Mello - O Ministério Público Federal (MPF) denunciou mais uma vez por fraude em licitação e desvio de dinheiro público o ex-prefeito de Januária Josefino Lopes Viana (PP). Desta vez, são duas denúncias envolvendo verbas liberadas pela Fundação Nacional de Saúde (Funasa) para construção de 1.560 banheiros e uma estação de tratamento de esgoto no município do Norte de Minas. Eleito para o segundo mandato em 2004, o ex-prefeito já foi denunciado por envolvimento com o esquema de compra de ambulâncias conhecido como “Máfia dos sanguessugas”, por fraudes com recursos dos ministérios da Saúde e da Educação e compra de votos. Ele também chegou a ser preso em flagrante pela Polícia Federal em 2006, e há cerca de dois anos teve bens bloqueados. Mesmo com esse currículo, no ano passado ele tentou disputar a prefeitura novamente, mas teve registro cassado pela Justiça Eleitoral.
Ao todo foram denunciadas 10 pessoas, entre servidores públicos municipais, advogados, engenheiros, contadores e empresários. Além disso, o Ministério Público Federal e o Estadual ajuizaram ações em conjunto para que os réus sejam condenados a devolver aos cofres públicos o dinheiro desviado ilegalmente. O valor total das fraudes é calculado atualmente em cerca de R$ 2 milhões. A estação de tratamento de esgoto nunca saiu do papel e os banheiros para população carente foram construídos com material de péssima qualidade. Para driblar a fiscalização da Controladoria-Geral da União (CGU) e do MPE, que também participou das investigações com a Procuradoria da República, o ex-prefeito chegou a apresentar falsos laudos técnicos assinados por um engenheiro da administração municipal e por um falso representante da Funasa. As fraudes contaram com a participação de duas empresas de engenharia, Nova Construtora e Ergue Engenharia Ltda, ambas sediadas em Brasília. Também fazem parte da relação dos denunciados Ricardo Teixeira de Almeida, Nair Guedes Carvalho, Aglair Janaína da Silva Vianna (ex integrantes da comissão de licitação), Willer Santos Ferreira (ex-assessor jurídico municipal), Iraci da Costa Neto e Mário Alves Ribeiro (empresários), Fabrício Viana de Aquino (ex-secretário municipal de Finanças), e Fábio Neves Garcia e Cirineu Dias de Oliveira (engenheiros). As acusações contra eles são fraude em licitação, emissão de notas frias, peculato e falsidade ideológica. O ex-prefeito não foi localizado ontem para comentar as denúncias.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°48647
De: A. Rodrigues Data: Quinta 6/8/2009 09:29:54
Cidade: M. Claros

Avolumam-se as queixas contra os serviços de telefonia celular em M. Claros. Nos horários de pico, está impossível encontrar espaço na rede para completar uma ligação. Também o serviço de acesso à internet por banda larga é muito deficiente, apesar de ser um dos mais caros do mundo. A população sofre, enquanto os políticos se divertem e fingem que nada vêem.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°48646
De: Jornal Hoje em Dia Data: Quinta 6/8/2009 09:23:55
Cidade: Belo Horizonte

Tremor de terra é causado por explosões de mineradoras em Montes Claros - Girleno Alencar - A Comissão Municipal de Defesa Civil constatou que os tremores de terra registrados em Montes Claros, no sábado e na segunda-feira, foram causados por explosões feitas pela Mineradora Pavisan, que explora uma jazida na BR-135, na saída para Januária. Na última terça-feira, o coordenador do órgão, Mádson Malveira, esteve na empresa, onde recebeu o Plano de Fogos e verificou que as explosões com dinamite ocorreram nos mesmos horários em que o Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UnB) registrou os dois últimos abalos no município. As quatro mineradoras da cidade assumiram o compromisso de comunicar, com 24 horas de antecedência, quando farão as explosões, para municiar os registros dos dados. Em janeiro, o observatório da UnB, localizado a 600 quilômetros de Montes Claros, admitiu a possibilidade de que pedreiras seriam causadoras de tremores de terra em Montes Claros e pediu que fossem realizados estudos nas empresas.
Mádson Malveira afirma que, depois de receber o relatório sobre os novos tremores de terra, procurou as mineradoras para pedir informações sobre explosões. Com base em dados como latitude e longitude, chegou à conclusão que os horários das explosões na Pavisan e dos abalos sísmicos eram coincidentes. “Isso dá tranquilidade pois agora se sabe a origem dos tremores. Estamos aguardando os relatórios das explosões de cada mineradora, para verificar se há coincidência de horários. Vamos encaminhá-los para o Observatório Sismológico da UnB”, alega Malveira.
Relatórios do observatório da UnB apontam que, no último sábado, por volta das 15 horas, foi registrado tremor de terra de 2,1 graus na Escala Richter; e na segunda-feira, às 17 horas, ocorreu outro, de 1,9 grau. Com base nos dados da Defesa Civil, o observatório incluiu, no informe técnico, que a causa dos abalos seria explosões em pedreiras. Deste 15 de dezembro de 2008, já foram registrados oito tremores de terra em Montes Claros, variando de 1,3 a 2,4 graus na Escala Richter. No Informe Técnico Científico da Atividade Sísmica de Montes Claros sobre o abalo ocorrido em 15 de janeiro, de 2,2 graus, os técnicos da UnB George Sand França, Daniel Caixeta, Kate de Souza e Cristiano Chimpliganond citam que “o primeiro tremor de terra registrado no município foi em 1978, e o primeiro surto de sismicidade, em 1995, entre os dias 27 e 28 de agosto, com máxima magnitude de 3,7 na Escala Richter. Em 1999, ocorreu outro tremor com magnitude determinada em 3,5”. Os técnicos informam ainda, no relatório, que “a atividade sísmica, até este momento, não apresenta risco para a população nem produz danos estruturais, devido aos sismos apresentarem magnitudes com valores baixos. Embora a probabilidade de acontecer um terremoto seja muito pequena, as consequências de um evento de maior magnitude poderiam ser muito sérias, principalmente em construções precárias”. Por isso, eles sugeriram uma vistoria nos bairros afetados, para verificar se houve danos; a criação de um curso de formação em terremotos para professores dos ensinos médio e fundamental, em Montes Claros; e a avaliação dos planos de fogos em pedreiras e minas nas proximidades do município.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°48644
De: Elizabeth Data: Quinta 6/8/2009 08:46:05
Cidade: Rio de Janeiro - RJ

Enquanto em M. Claros eventos que reúnem multidões foram mantidos e propagandeados, aqui no Rio as autoridades se mostram mais cautelosas. As secretarias municipal e estadual decidiram na tarde de ontem adiar a volta às aulas na rede pública de ensino para o dia 17, como precaução contra a gripe suína. O funcionamento das creches e início das aulas para crianças da pré-escola do município também foram prorrogados para o dia 24.Segundo o governo do Rio, as datas ainda poderão sofrer mudanças na próxima quarta-feira (12), de acordo com a evolução dos casos da doença no Estado. Até esta quarta, foram confirmadas 19 mortes em decorrência da gripe suína no Rio.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°48634
De: Raquel Chaves Data: Quarta 5/8/2009 22:20:04
Cidade: M. Claros

Viagem pelas ruas de Montes Claros em véspera de Catopê

Raquel Souto Chaves


A praça da Igreja do Rosário, onde daqui a dois dias serão realizadas as Festas de Agosto, está sendo decorada. Fitas multicores de papel crepom voam pelos ares. Angelina , Tereza e Maria Alice Maia observam, embevecidas. O Ipê roxo florido do pátio da Macife atesta que a festa dos catopés, marujos e caboclinhos se aproxima. Eva e Regina, de Vó Ninha, chegam trazendo a chave da igreja (foram buscar no Palácio do Bispo). Jogo os chinelos de lado, estico a mangueira, ligo a torneira que fica ao lado do Cruzeiro de madeira, em um buraco no canteiro do meio da Avenida Coronel Prates (na semana passada cai neste buraco, quando brincava de policia-ladrão. O joelho está uma pipa). Pé ante pé, entro em casa, apanho sabão em pó e vassouras, e volto para começar o serviço. O chão de cimento queimado carece de ser esfregado com palha de aço. Num piscar de olhos, eu, Eva e Regina resolvemos o problema. Roy, Eduardo e Mêra, meus irmãos, Repolho e Peru, de Tio Rey, Paco e Fred, de Tia Cléo, Estevam e Raul, de Tia Rosalva, Regina Célia, Sérgio, Sandra e Silvaninha, de Dona Carlota costureira, Eduardinho, Felix Junior, Jaqueline, Fabiola e Marlú, de dona Dorinha Pimenta, Cléa Márcia, de dona Marilene, Cascão, Mônica e Paulinho, de seu Arnaldo, e Sorainha, de Dona Odília, vendo o nosso movimento, pedem para ajudar. Com este batalhão de meninos, depois de muito esfregar, o chão fica limpinho. Marcelo, Eduardo e Simone de Marion Ferrante, de caras fechadas, denunciam a tristeza de terem perdido a farra da limpeza. Dr. Hermes, vindo do seu consultório na Rua Lafetá, vistoria o serviço e passando a mão em minha cabeça delega:
- Vá lá em casa e peça a Fina a toalha de linho bordada e engomada para forrarmos o altar.
Descendo a Rua Governador Valadares, Dácio cabeludo, Geraldim Alcântara, Tio Henrique, Boyzim, Virgilio de Paula e Rubinho Sena (vindo do conservatório após o ensaio do Banzé) se manifestam, simulando a dança e o som dos catopês. A poucos metros da igreja, na porta da nossa casa, meu pai chega com as compras que fez no Ita Supermercados. Seu fiel escudeiro, Otacílio cozinheiro, começa a socar a carne de sol seca no pilão para preparar a paçoca que será servida, acompanhada de cortezano, vinho e Q - suco, aos dançantes que estarão depois de amanhã em visita ao nosso quintal. Vindos da estação ferroviária, na Praça Capitão Enéas, recém chegados de Belo Horizonte, avisto Tio Ulpiano com Tia Elza e os filhos, Cláudia e Ronaldo; logo atrás estão Raquel e Armando (filhos de tia Chiquinha), com a esposa Imaculada. Vieram prestigiar a festa. Juntos, nós, os sete filhos de Terezinha Souto, nossos primos e os meninos vizinhos, fazemos uma festa em torno da fogueira na calçada do salão Paroquial, aguardando com ansiedade o nascer do sol de depois de amanhã. Quando as festas começarem, prestarei bastante atenção em todos os detalhes para continuar a minha narração.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°48632
De: Lameiras Data: Quarta 5/8/2009 20:40:45
Cidade: Montes Claros/ MG  País: Brasil

As aulas não deveriam nem começar no dia 10 com tantos casos novos e graves de gripes no país, nossos filhos não merecem estar tão expostos assim a nova gripe, sendo que em casa temos tomado medidas para evitar tal contaminação, como tirar o lazer de nossos filhos pra protegê-los. Pensem nisso!!!

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°48627
De: Wanderlino Arruda Data: Quarta 5/8/2009 18:10:49
Cidade: Montes Claros

O MULO DARCY RIBEIRO

Wanderlino Arruda

O lançamento do segundo romance de Darcy Ribeiro-"O MULO"- na Academia Montesclarense de Letras, numa descontraída noite de alguns anos atrás, foi um reencontro de alegria e de contrastes, com um amado e temido filho da terra a derramar nos ouvidos o mel e o fel de santas heresias e virtudes. Ora terno, doente de romantismo, saudoso filho de dona Fininha Silveira, ora demolidor, prenhe de força belicosa, irmão de Mário Ribeiro, ora compulsivamente criativo, primo espiritual de Konstantin Christoff. É que Darcy Ribeiro nasceu pouco adaptado ao modo e ao jeito dos mineiros, nunca afeito ao silêncio, ao retraimento, mas, ao contrário, incomodo para inteligências e sentimentos preguiçosos, bisturi ou látego auto-conduzido e sempre a si mesmo proclamado. Ao contrário de Ciro dos Anjos, outro montes-clarense famoso no mundo das Letras, este sereno, machadiano, universalista, acomodado como um velho funcionário público, a curtir um silêncio invisível, Darcy Ribeiro é e afigura-se agitado, fogoso, tropicalmente brasileiro, aquecido de alma e corpo, de lufa e de luta, instintivo, felino como um condor. De inteligência selvagem, incontida, Darcy raciocina como uma ventania de amor a tudo que é cultura. Curtido primitivamente no sol e no solo do sertão de Montes Claros, fruto teórico de ternura e de instinto, de voluptuosa ambição de mundo. Darcy é um caldeirão efervescente de idéias como a querer viver em uma só vida todas as vidas. Mortal, tem pretensões de imortalidade e imortal se fez pelos feitos multifeitos. Bem brasileiro, latinamente apaixonado, traz na alma o Mulo Darcy retalhos de peles de todas as cores: a cor do índio, a cor do negro, lembranças atávicas do misticismo dos celtas, aguerrida força de velhos godos, gosto de mando da alma ibérica, uma noção tão grande de espaço e de glória que só navegadores fenícios poderiam ter impregnado o sangue de marinheiros do velho Portugal. Tem mais: Darcy é lúbrico como um cristão novo, fogoso como um nômade cavaleiro árabe. Na verdade, é um homem com a alma da raça, e não só da portuguesa, da índia e da africana, misturadas no cadinho brasileiro. E da raça humana, pois portador de muitas virtudes e de muitos defeitos, um caldo bem temperado de sêmens jorrados do chuveiro eterno, não sei porque nascido em Montes Claros. O MULO é esta cidade sedenta de força humanamente parceira de Deus na distribuição da vida e da morte; divinamente sequiosa na busca de amor, criadoramente envolvente na caça do mando e do poder. Sensual, oportunista, material, religiosamente mística, faminta da novidade, sonhadora de futuro. O MULO é um pedaço de cada criatura que viva ébria da própria terra natal, homem ou mulher. O MULO tem muito de João Valle Maurício na palavra e na sutileza, muito de Konstantin no arregalo da anatomia, no desenhar das forças; muito de Crispim da Rocha no faro do homem do mato, forte e inteligente; muito de Filomeno na sede do ter e do governar; muito de Plínio Ribeiro, no misticismo, no gosto do idear, no ser e não ser da vida. O MULO é Darcy e é Mário Ribeiro, inconseqüentes e perseverantes, sempre determinados. O MULO, centro de uma bem romanceada trama de Realismo e Naturalismo, barroco talvez pelos contrastes, hereditariamente marcado pelo destino, fruto do amor e do desamor, sem peias, sem origem e sem destino produto da terra e da carne, tudo e muito de todos nós, pequenas ou grandiosas criaturas no sofrer e no gozar. E que Deus nos perdoe, amém!

Institutos Históricos e Geográficos de Minas Gerais e de Montes Claros

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°48625
De: Secretaria da Saúde de Minas Data: Quarta 5/8/2009 17:36:50
Cidade: Belo Horizonte

Audiência pública discute Influenza A -
Na manhã desta quarta-feira (05-08), o subsecretário de Vigilância em Saúde, Luiz Felipe Caram e o superintendente de Epidemiologia da Secretaria de Estado de Saúde (SES/MG) apresentaram, em audiência pública realizada na Assembléia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), a situação da Influenza A (H1N1) em Minas e as ações realizadas para impedir o avanço da doença. Desde que o vírus começou a se alastrar pelo mundo, o Comitê realiza ações, em um primeiro momento, para retardar a entrada da doença no país e, agora, para evitar a disseminação e dar assistência aos casos confirmados. “Conseguimos evitar ao máximo a entrada do vírus no Estado. Agora, trabalho para diminuir o número de casos e, nesse momento, a participação da sociedade é fundamental”, ressaltou. A participação da sociedade deve ser realizada a partir de uma mudança de comportamento. "A higienização constante das mãos é imprescindível não apenas para evitar o contágio pelo H1N1, mas também para evitar a aquisição de várias doenças. Lavar as mãos corretamente deve ser uma atitude constante de toda a população", explicou Caram. Com a dificuldade de aquisição de álcool gel para higienização das mãos, o Superintendente de Epidemiologia da SES/MG, Francisco Lemos, esclareceu que água e sabão são suficientes para realizar a correta limpeza.
Exames e medicamentos - Outro ponto abordado na audiência pública, foi a realização de exames para confirmação da Influenza A (H1N1) na Funed. Segundo o presidente da instituição, Carlos Alberto Pereira, há previsão de que no máximo em três semanas os exames sejam realizados na instituição. Para isso, técnicos da Funed receberão treinamento na próxima semana. Os kits necessários para realização dos exames estão em processo de aquisição. Hoje, três laboratórios, situados no Rio de Janeiro, São Paulo e Pará, realizam os exames para confirmação da Influenza A (H1N1). Além da descentralização para Minas Gerais, o Paraná também está em processo de qualificação para realização dos exames.
Em relação ao uso do medicamento Tamiflu, Francisco Lemos, pontuou que a sua utilização depende de avaliação médica. O objetivo dessa medida é evitar o uso desnecessário e uma possível resistência ao medicamento. "Devem existir critérios para o uso do Tamiflu. O medicamento não deve ficar disponível em farmácias para aquisição sem avaliação médica", explicou.
Da mesma forma, o presidente da Sociedade Brasileira de Infectologia, Carlos Ernesto Starling, destacou que a medicação deve ser usada nos casos necessários, mas de forma controlada. "A automedicação é grave. Por isso, não deve haver liberação de forma ampla, apenas por diagnóstico e indicação médica”. Em relação aos leitos disponíveis no interior do Estado, o subsecretário Caram destacou que há identificação pela SES/MG das cidades pólos que tem capacidade para atender os casos de Influenza. "Todos os hospitais que fazem parte do Pro-Hosp nas cidades sedes de macrorregião receberão os pacientes que necessitarem de atendimento devido a Influenza A", pontuou.
Novo adiamento das voltas às aulas -
Segundo Lemos, até o momento, não há indicação de necessidade de nova prorrogação da volta às aulas. Portanto, as aulas em todo o Estado devem ter início na próxima segunda-feira, 10 de agosto. Para o presidente da Sociedade Brasileira de Infectologia, Carlos Ernesto Starling, a prorrogação, de uma semana, realizada para a volta às aulas foi importante para redução do pico da epidemia. Da mesma forma, o presidente da Comissão de Saúde da Assembléia, Carlos Mosconi, afirmou que essa semana em casa permite que, após o retorno das viagens, seja constatado se os estudantes apresentarão algum sintoma da doença.
Para auxiliar as escolas estaduais, serão disponibilizados 5 mil kits que incluem: jornal, folheto com informações para os alunos, adesivo para banheiro, 100 luvas e 100 máscaras cirúrgicas. Além disso, para pais e professores foram produzidos 50 mil jornais com informações e esclarecimentos sobre Influenza A (H1N1). As escolas municipais e particulares que quiserem ter acesso as peças publicitárias, podem acessar http://gripesuina.saude.mg.gov.br

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°48621
De: Brito Data: Quarta 5/8/2009 16:31:18
Cidade: Brasília DF

Terminou neste momento o discurso - de 50 minutos - do presidente do Senado. Sarney se apresentou como vítima de ataques de imprensa, inclusive de manipulação de gravações, e deixou claro que vai permanecer no cargo, enquanto o Conselho de Ética avalia as denúncias contra ele. Sarney acusou um repórter, cujo nome não disse, de ter roubado documentos da mesa de pessoa a quem vendeu uma sua fazenda.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°48620
De: Prefeitura Data: Quarta 5/8/2009 16:26:53
Cidade: Montes Claros

Prefeitura alerta para cuidados com a gripe A - A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde, está iniciando uma intensa campanha de alerta e conscientização da população de Montes Claros para prevenção e combate à Gripe A (H1N1). O município já adiou o retorno às aulas e cancelou, temporariamente, a fase regional dos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG). Estão sendo afixados em locais públicos, cartazes explicativos sobre como evitar a contaminação e, em caso de aparecimento de sintomas, como o paciente deve agir, a procura de tratamento. Dados da Divisão de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde, mostram que até o dia 04 de agosto, foram notificados em Montes Claros, 40 casos suspeitos da gripe Influenza A (H1N1). Deste total, 32 estão sob monitoramento e 07 foram descartados. Aguardando exames, estão 4 casos vindos de outros municípios. Segundo a infectologista da Secretaria Municipal de Saúde, Cláudia Biscotto, a gripe sazonal ou gripe comum provocou mais óbitos que a Influenza. Foram 4.500 vítimas fatais, somente no mês de julho de 2008, contra 56 mortes provocadas pela Gripe Suína, no mesmo mês. De acordo com o Secretário de Saúde, José Geraldo Drumond, a população deve ficar em alerta e aumentar os cuidados pessoais e coletivos em relação à nova doença. “Obviamente, que existem grupos de risco como grávidas, hipertensos, obesos, casos devem ser tratados com maior atenção”, afirmou o secretário. Segundo ele, não há motivo para pânico. “Estamos preparados para qualquer eventualidade no sentido de detectar e tratar a gripe A. Temos uma estrutura preparada, para cuidar do paciente, depois que especialistas constatem a necessidade de internação”, destacou. Cláudia Biscotto ressalta a importância dos cuidados com a higiene no sentido de prevenir a gripe A, principalmente lavar as mãos ou passar álcool absoluto sempre e principalmente quando tiver contato com objetos de uso coletivo e superfícies de locais públicos, como ônibus, por exemplo. A Divisão de Epidemiologia fornece algumas orientações de como as instituições de ensino devem agir na forma de prevenir uma possível propagação do vírus:
•Os professores e funcionários das Instituições de Ensino devem se reunir para programar as ações que serão desenvolvidas em prevenção à propagação do vírus Influenza A (H1N1), a partir da volta às aulas.
•As instituições devem realizar pesquisas junto aos alunos a respeito da gripe A. Os professores devem utilizar matérias jornalísticas, divulgadas na imprensa e na internet, principalmente informações dos sites do Ministério da Saúde, das Secretarias de Estado da Saúde e Educação, que tratam das formas de prevenção e sintomas da nova gripe.
•Deve haver repasse de orientações das escolas para os pais, de forma a inserir e mobilizar a família nas ações de prevenção.
•Após o início das atividades educacionais, o aluno que chegar à Instituição de ensino com sintomas gripais deve ser estimulado à retornar à sua residência. Cabe ainda a Instituição produzir um controle especial de freqüência e repassar para a Divisão de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde de Montes Claros, para que esses alunos sejam monitorados.
•Devem manter os alunos em ambientes ventilados, o máximo possível, e evitar a aglomeração de alunos, fazendo o escalonamento do recreio, a partir do dia 10 de agosto.
•Verificar as práticas normais de higiene, utilizar álcool gel e incentivar o uso do produto por todos da comunidade de ensino.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°48619
De: Ricardo Maurício Data: Quarta 5/8/2009 15:36:26
Cidade: Francisco Dumont - MG  País: Brasil

Acaba de ser assaltada a Agência de Correios da cidade de Francisco Dumont. Assaltantes armados invadiram a Agência de Correios, onde funciona também um Posto de Atendimento do Banco Bradesco, e levaram quantia, ainda desconhecida, de dinheiro. A Polícia Militar foi acionada e saiu em perseguição aos assaltantes que fugiram em direção à estrada que liga o Município às cidades de Jequitaí e Várzea da Palma.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°48618
De: Marisa Data: Quarta 5/8/2009 15:30:33
Cidade: Montes Claros

Senhores(as), todos os dias no horario de 11:00 as 13:00 hs, quando as bombas explodem na pedreira, na minha casa que fica perto da unimontes, todos as janelas balançam, é normal a casa tremer, agora se é uma atitude normal das pedreiras ao redor da cidade não sei.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Página Anterior >>>

Abra aqui as mensagens anteriores: