Reservatórios das hidrelétricas estão com nível alto, entre 82 e 97%, sem cobrança extra na conta de luz, o que vem desde abril do ano passado
Domingo 02/04/23 - 8h03
As bandeiras tarifárias foram criadas para indicar o custo da geração de energia. Quando o custo de produção aumenta, a agência pode acionar as bandeiras amarela ou vermelha patamar 1 ou 2, que representam custos adicionais para os consumidores.
A bandeira verde está em vigor desde 16 de abril de 2022 e não acrescenta custos às tarifas dos consumidores de energia, com base em seu consumo mensal.
Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), os reservatórios do país estão com nível alto de armazenamento, variando entre 82,96% e 97,66%, dependendo da região, até a última quinta-feira (30).
Quando o nível dos reservatórios está baixo, as hidrelétricas geram menos energia e o operador precisa acionar usinas termelétricas para garantir a eletricidade ao país.
Como as térmicas são mais caras que as hidrelétricas, aumentam o custo de geração de energia do país, que é repassado pela Aneel por meio das bandeiras tarifárias.