Bandeira da Finlândia foi hasteada, nesta tarde, na sede da Otan, em Bruxelas. Rússia promete reagir
Terça 04/04/23 - 13h16
A entrada da Finlândia aumenta quase o dobro da extensão da fronteira da aliança militar com a Rússia, adicionando cerca de 1.300 quilômetros.
Anteriormente, apenas cinco membros da OTAN compartilhavam fronteira terrestre com a Rússia.
O processo de adesão foi concluído pelo ministro das Relações Exteriores finlandês, Pekka Haavisto, nesta terça-feira (4), quando entregou um documento oficial ao secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, na sede da OTAN em Bruxelas. O secretário-geral da OTAN, Jens Stoltenberg, também esteve presente na sede da aliança.
“A era do não alinhamento militar em nossa história chegou ao fim. A Finlândia tornou-se hoje membro da aliança de defesa da OTAN. Uma nova era começa”, disse a presidência finlandesa em um comunicado.
A Finlândia se juntará a outras nações membros da OTAN para dissuasão e defesa coletiva. Em todas as futuras reuniões da OTAN, a Finlândia será considerada uma “Aliada” e participará sentada à mesa entre a Estônia e a França.
A bandeira finlandesa foi hasteada do lado de fora da sede da OTAN em uma cerimônia com a presença de ministros das Relações Exteriores da OTAN.