Lula já chegou a Lisboa e deverá ficar por Portugal e Espanha até o dia 26
Sexta 21/04/23 - 8h26
Depois, seguirá para Madri, na Espanha, entre os dias 25 e 26.
A guerra da Ucrânia, que gerou críticas na Europas e Estados Unidos, deverá ser umas das principais pautas nesta viagem à Europa.
Lula, durante visita à China, disse que Estados Unidos e Europa contribuem para prolongar o conflito na Ucrânia, invadida pela Rússia.
Os governos dos Estados Unidos e da Europa rebateram os comentários, e o G-7 emitiu um comunicado advertindo para “graves custos” para os países que ajudarem a Rússia a driblar as sanções e a manter seu esforço de guerra.
QUEDA
A viagem de Lula acontece também poucas horas após a queda do ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general Gonçalves Dias.
AGENDA
Lula embarcaria na sexta-feira (21) de manhã a Lisboa, mas antecipou a partida.
Hoje, terá dia livre. No dia 22, participa da Cimeira Luso-Brasileira, encontro promovido pelo governo português, com a presença do presidente Marcelo Rebelo e do primeiro-ministro António Costa.
No dia 23 a agenda está em aberto.
No dia 24, Lula viaja de manhã a Matosinhos para encontros com empresários e de tarde participa da entrega do Prêmio Camões ao compositor Chico Buarque.
No dia 25, o presidente comparecerá à sessão solene na Assembleia Nacional, na data que marca a Revolução dos Cravos, de 1974.
A previsão de um discurso de Lula no parlamento é criticada por setores políticos portugueses.
Na tarde do dia 25, Lula viajará a Madri.