Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 25 - segunda-feira, 26 de fevereiro de 2024

Entrou em vigor, hoje, o decreto que desloca 3.700 militares das Forças Armadas para policiar portos, aeroportos e fronteiras

Segunda 06/11/23 - 6h39

O decreto de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) entrou em vigor nesta segunda-feira (6) para os portos e aeroportos do Rio e São Paulo, com validade até 3 de maio de 2024.

A autorização foi assinada por Lula no dia 1º de novembro.

A medida atinge os portos de Itaguaí (RJ), Rio de Janeiro e Santos (SP), bem como os aeroportos de Guarulhos (SP) e Galeão (RJ).

As Forças Armadas desempenharão funções de segurança nesses locais.

Um comitê de acompanhamento será estabelecido para coordenar ações de segurança, sob a supervisão dos ministros da Justiça, Flávio Dino, e da Defesa, José Mucio.

A operação contará com 3,7 mil militares das Forças Armadas, distribuídos da seguinte forma:
2.000 do Exército, 1.100 da Marinha e 600 da Aeronáutica

Oss militares terão autoridade policial nos aeroportos de Guarulhos e Galeão, cobrindo áreas como manobras de aeronaves e verificação de bagagens e cargas.

A Marinha será responsável pela segurança nas vias de acesso aos portos e poderá realizar inspeções navais, incluindo revistas em casos de suspeita de crimes.

O Exército empregará cerca de 2.000 militares para patrulhar faixa de 2.300 quilômetros nas fronteiras, com autorização para realizar patrulhamento, revistas de pessoas, veículos terrestres e prisões em flagrante.

***

A partir de agora, as notícias enviadas através do WhatsApp serão atualizadas apenas pelo canal abaixo 👇🏻.

Inscreva-se tocando abaixo

Acesse aqui

Compartilhe
Siga-nos nas redes sociais